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sábado, 6 de novembro de 2010

Faltam 902/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 3 - I Reis 19:9-21

 

Continuando nossa meditação em nosso tema:

Elias, o Tebista, cujo nome significa "Jeová é Deus" tinha acabado de derrotar no Monte Carmelo os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel (I Re 18:19).

 

Aqueles 450 profetas de Baal desafiados por Elias, só, clamavam pela resposta de seu deus desde cedinho até ao meio-dia, mas nada aconteceu. Então profetizaram até que a oferta de manjares se oferecesse, mas nada de resposta.  Elias zombava deles.

 

Passado a vez daqueles profetas, Elias restaura primeiro o Altar do Senhor que estava em ruínas. Tomando 12 pedras conforme o número das tribos de Israel edifica o Altar do Senhor e nele prepara a sua oferta.

 

Deus responde com fogo, com fogo dos céus e todo o povo sai clamando que O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Elias então se aproveitando da situação fez aqueles profetas descerem ao ribeiro de Quisom ao norte na planície abaixo do Monte Carmelo e ali os matou.

 

Em seguida diz para Acabe subir, comer e beber. Ele sobe e vai comer e beber. Era já um pré-anúncio de Elias a Acabe de que a lei severa já poderia acabar, pois a seca iria dar lugar à chuva. Enquanto isso, Elias volta ao cimo do Monte Carmelo a orar por chuva e, diz a palavra de Deus, encurvado, meteu o seu rosto entre as suas pernas e orava.

 

Qual o resultado de sua oração insistente, persistente e perseverante? Chuva torrencial! Muita chuva! Os céus que há pouco tinha somente uma pequena nuvem como a palma de um homem se enegreceu com nuvens e vento e caiu grande chuva, copiosa chuva. Acabe então sobe ao carro e vai para Jezreel, perto do Monte Gilboa uns 25 km dali.

 

O Espírito Santo de Deus toma então a Elias e o faz passar em alta velocidade por Acabe que chega primeiro em Jezreel. Isso foi uma demnostração sobrenatural, poderosa e maravilhosa. Ainda assim, tais fatos não foram capazes de quebrar aquele coração duro de Jezabel que quando soube do ocorrido, narrado por Acabe que tudo testemunhara, resolveu em seu coração matar Elias.

 

Jezabel já tinha matado muitos profetas do Senhor. Ela era malígna, filha de um sacerdote-rei de Tiro era a grande incentivadora do restabelecimento do culto de Baal na Palestina. Casou-se com Acabe devido a uma aliança entre Onri, pai de Acabe, de Isarel e Etbaal, pai de Jezabel, de Tiro. Esta aliança visava tanto o culto de Baal quanto o extermínio dos profetas do Senhor.

 

Temos então aqui três personagens principais: Elias, um grande profeta, reconhecido inclusive por seus inimigos, homem de Deus que realizava sinais, prodigios e milagres em Israel. Acabe, rei de Israel, o mais malígno dos reis de Israel que até seu filho sacrificou a outros deuses. Jezabel, a poderosa e malígna mulher que visava matar os profetas do Senhor e restabelecer o culto pagão a Baal.

 

Elias era homem semelhante a nós!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 395/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 370/438 (84%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 243/274 (89%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Faltam 903/1000 dias! Miguel Parabéns!

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 2 - I Reis 19:9-21
 
Miguel o que fazes aqui, por exemplo, na UNB?
 
Imagino eu que você ache que esteja apenas estudando nessa Universidade com o fim único de obter uma graduação em, por exemplo, Engenharia da Computação porque você foi muito bem nos seus estudos e conquistou uma vaga, valiosa vaga, em uma faculdade reconhecida e pública.
 
Garanto a você, pela minha fé em Deus, que essa é apenas uma pequena parte da história, mas que não está completa. Em parte te digo que é verdade. Em parte porque ao colocarmos Deus no meio dessa história de seu ingresso na faculdade, outras verdades, outras partes surgiram e o quadro da tua vida começa a dar-nos uma visão melhorada.
 
Um dia você sonhou, estudou, lutou, conquistou: meus parabéns! No entanto, te digo que foi Deus quem te colocou na UNB. Miguel você é ESTUDANTE DE CRISTO! Assim como Paulo se considerava ‘prisioneiro de Cristo’ e eu me considero, atualmente, ‘empregado de Cristo’, você é um (e não “o”, pois como tu, há muitos, creia-me!) estudante de Cristo.
 
Ele, Paulo, poderia ter dito que era prisioneiro de Roma, injustiçado pelo sistema, vítima da violência romana, mas não, sua visão da SOBERANIA de Deus era fantástica e pode reconhecer a mão de Deus na sua vida o conduzindo pelas prisões de Roma. É a mão de Deus que está te conduzindo na UNB: não temas portanto as coisas, as circunstâncias, os acontecimentos, os fatos a que estais exposto.
 
Lute com fé em Deus reconhecendo que foi ele quem te colocou na UNB para testemunhar de Cristo para tanta gente que está perdida e procurando algo que nem sabe o que é, mas você sabe porque o Espírito de Deus está em você! Teu colega ateu necessita de tuas orações e ajuda para não ser tragado vivo e inteiro para um mar terrível e assustador da ignorância espiritual.
 
Pode confiar em Deus 100% de que você não está na UNB por acaso: Deus tem um plano e propósitos com você neste local.
 
Agora, neste dia especial, de seu aniversário de 17 anos, ou de 6209 dias de vida, quero parabenizá-lo e desejar a você que este seja O DIA MAIS FELIZ DA TUA VIDA.
 
Receba meus cumprimentos sinceros de um pai que te acompanha desde o seu nascimento e te conhece e sabe que você é especial, especial demais. Sempre te protegi e sempre irei te proteger e lutar por você, não importa aonde você estiver ou vir a fazer: eu sempre estarei contigo, em minhas orações, sabendo que Deus por ti tem cuidado especialíssimo e vai te levar muito longe.
 
Agora, as coisas nem parecem ser assim, mas eu confio em Deus que tem me chamado para declarar as pessoas uma coisa muito simples: Deus Existe! Miguel, Deus existe! O meu Deus que existe irá te ajudar.
 
Batalhe, Miguel. Não olhe para trás. Caminhe avante ouvindo a voz de Deus te chamar cada vez mais altissonante.
 
Em Jesus Cristo, nosso Pai celeste escondeu todos os tesouros da sabedoria e da ciência, por isso te dedico, neste teu dia especial, para você meditar PROFUNDAMENTE em Colossences 2:2-4: “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.”.
 
Nas horas de tuas lutas quando enfrentares os teus maiores inimigos (muitos dos nossos piores inimigos estão dentro de nós mesmos!) lembre-se da Palavra do Senhor como na pregação de ontem na Arca da Aliança que depois que Jesus os tocou a ninguém mais viram senão ao Senhor.
 
Se os teus olhos não se desviarem do Senhor, poderás facilmente passar e atravessar qualquer obstáculo. Não se preocupe que Deus está preparando amigos que estarão ao teu lado em ajuda. Miguel, mais uma vez, FELIZ ANIVERSÁRIO!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 395/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 370/438 (84%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 243/274 (89%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Faltam 904/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias?
 
I Reis 19:9-21
9. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
10. E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
11. E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
12. E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
13. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
14. E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
15. E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
18. Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
19. Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
20. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
21. Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.
 
Segmentação do texto da referência:
 
9. E ali entrou numa caverna e
passou ali a noite;
e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse:
à  Que fazes aqui Elias?
 
10. E ele disse: [as seis desculpas de Elias]
à Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos,
à porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
à derrubaram os teus altares, e
à mataram os teus profetas à espada, e
à só eu fiquei, e
à buscam a minha vida para ma tirarem.
 
11. E Deus lhe disse:
à Sai para fora, e
à põe-te neste monte perante o SENHOR.
 
E eis que passava o SENHOR, como também
è um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento
è um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12. E depois do terremoto
è um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo
è uma voz mansa e delicada.
 
13. E sucedeu que, ouvindo-a Elias,
à envolveu o seu rosto na sua capa, e
à saiu para fora, e
à pôs-se à entrada da caverna;
 
e eis que veio a ele uma voz, que dizia:
è Que fazes aqui, Elias?
 
14. E ele disse: [as seis desculpas de Elias]
à Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos,
à porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
à derrubaram os teus altares, e
à mataram os teus profetas à espada, e
à só eu fiquei, e
à buscam a minha vida para ma tirarem.
 
15. E o SENHOR lhe disse:
è Vai,
è volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá,
è unge a Hazael rei sobre a Síria. 16. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
 
17. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
 
18. Também deixei ficar em Israel sete mil:
è todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e
è toda a boca que não o beijou.
 
19. Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
20. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
21. Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.
 
A caverna que Elias entrou para passar a noite era a mesma caverna, no Monte Sinai (Horebe?) em que Moisés teve aquele encontro com Deus em um momento em que se encontrava ansioso e com medo de o Senhor não ir com ele por causa do que fizera o povo.... o que fez o povo? Continuaremos depois...
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 395/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 370/438 (84%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 243/274 (89%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Faltam 905/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 10
 
Ainda continuo engasgado com o discurso de posse da Dilma com uma duração aproximada de 25 minutos (http://asnovidades.com.br/2010/primeiro-discurso-da-dilma-presidente-do-brasil/). Para mim, o autor intelectual daquelas palavras bem engendradas, intencionalmente, excluiu qualquer menção a Deus, principalmente de ações de graças a Deus. Será que Dilma tomará posse no dia 1 de janeiro de 2012? Michel Temer será o presidente do Brasil?
 
Vejamos se consigo completar minha fala sobre a temática da soberania de Deus.
 
Eu continuo a insistir que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade e que com isso, conseguiremos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim, portanto, poderíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Em suma, até aqui, tudo o que Deus faz ou permita que aconteça (isso envolve 100% de todas as circunstâncias a que podemos e estaremos expostos!) estão presentes:
 
  1. A sua soberania: faz o que quer, quando quer, na hora que quer e ninguém, nem nos céus nem na terra, pode dizer-lhe: o que fazes? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?Isaías 45:9.
  2. A sua sabedoria: tudo faz de forma perfeita e sábia. Podemos não entender em um determinado momento, mas devemos confiar no que faz ou permite que se faça. Todas as suas obras levam um carimbo ou um selo real dizendo: Deus é Sábio!
  3. A sua bondade! Em todos os atos permissivos ou ativos da parte de Deus, poderemos perceber que há bondade. Deus não é mal. Deus não pune só por punir para fazermos sofrer ou por ser vingativo. Todos, TODOS, os seus atos são atos de amor e de bondade. Jamais – J A M A I S – duvide da bondade de Deus.
 
A caneta que Deus usa para autografar as suas obras de artes são três: soberania, sabedoria e bondade. Como entender isso quando o assunto diz respeito a algo que envolva, por exemplo, os nossos filhos? A dor da perda muitas vezes é tão grande que apesar de intelectualmente até percebermos a assinatura de Deus (SSB) não aceitamos e o questionamos e o enchemos de “por quê?”.
 
Essa minha exposição reforça a idéia de que Deus está no controle de tudo e de todos e de todas as coisas. Deus está no controle! Nada cai por acidente de forma que não tenha o consentimento de Deus. A presidenta do Brasil eleita foi Dilma, do PT. Deus permitiu! Ela fará um bom governo? Ela que em seu discurso mais importante perdeu a chance de glorificar a Deus perderá mais alguma coisa?
 
Ao passo que Deus está no controle de tudo e é soberano absoluto, o homem é 100% responsável por seus atos, palavras, omissões e intencionalidades. Dilma repare na tua comissão responsável por teus discursos. Vigie e ore! Não dê a outrem o que é teu de direito e por conquista. Não te esqueças de Deus e ele irá te ajudar em sua nobre missão de governar este país imenso.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 390/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 365/438 (83%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 225/274 (82%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Faltam 906/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 9

 

Sobre os mortos: para Deus todos vivem!

 

Certa vez Jesus discutia com os saduceus que não criam na ressurreição dos mortos e tentavam apanhar Jesus em alguma contradição. Então, apresentarem uma história cujo final parecia encurralar ao Senhor, ele, sabiamente, deu-lhes uma resposta insperada de que após a morte não seremos como os vivos que se casam e se dão em casamentos, mas seremos como os anjos lá no céu que não se casam nem se dão em casamento porque não morrem e por isso são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição..

 

Em seguida diz sobre os mortos: "37. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. 38. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. 39. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem." (Lc 20:37-39).

 

Ao se dizer Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó tanto tempo depois de que eles morreram, Deus estava dizendo que eles não estavam mortos, mas vivos. Vivos com Deus, em Deus. Moisés não havia morrido? E como ele apareceu no Monte da Transfiguração, junto com Elias a consolar Jesus?

 

"28. E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. 29. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente. 30. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, 31. Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém." (Lc 9:28-31).

 

Eu acho assim que na verdade eu jamais morrerei, em primeiríssimo lugar porque jamais saberei que morri e se um dia vier a sabê-lo, então não estarei morto, mas vivo. Em segundo lugar, porque sou pessoa, criada por Deus para viver para sempre. Eu, então não morro, quem morre é o meu próximo, nunca eu mesmo.

 

A minha morte não é morte, mas um processo de separação dos atuais vivos que têm o fôlego de vida em suas ventas. Eu deixo os vivos aqui para estar com a própria vida, em Deus e, creio, em comunhão com ele e com os que já partiram.

 

Mudando de assunto: baixei o discurso de posse da Dilma com uma duração aproximada de 25 minutos (http://asnovidades.com.br/2010/primeiro-discurso-da-dilma-presidente-do-brasil/) e espantei-me que ela não fala de Deus. Agradece a tantos, mas não agradece a Deus. Por que será? É verdade que às vezes, tem gente que fala, fala de Deus e é um verdadeiro satanás, mentiroso e sem vergonha. Espero que ela tenha compromissos com a verdade, com a justiça, com o juízo e faça um bom governo para a glória de Deus.

 

Falar de Deus ou em nome de Deus ou mencionar a Deus é sinal de compromisso com Deus? É preciso cuidado. Como já disse tem gente que fala demais de Deus e nada tem de Deus. Eu sei de uma coisa. O compromisso de Deus é com a justiça, com o juízo, com a misericórdia, com a verdade, etc... quem trilhar estes caminhos, estará, ainda que não falando, nem mencionando a Deus, seguindo a Deus.

 

Ressalto, no entanto, que causou-me tristeza em meu coração um discurso tão longo e tão agradecido a tanta gente, sem dar graças a Deus. Dizem que a boca fala do que está cheio o coração. Preciso dizer mais alguma coisa? Cuidado, senhora Presidenta, com a glória devida a Deus!

 

Completando a minha fala da soberania de Deus, ontem fizemos algumas citações de G.V.Groningen e a sua análise ficará pra outra oportunidade. Uma boa tarde a todos.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 385/545 (70%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 360/438 (81%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 220/274 (75%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Faltam 907/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 8
 
Ontem, fiz uma pequena pausa para comentar o dia 31 de outubro e hoje, voltaremos ao assunto que eu estava falando e discorrendo sobre a bondade de Deus. Repito: DEUS É 100% BOM em tudo o que faz ou permite.
 
Hoje, prosseguiremos com algumas citações de G.V.Groningen e algumas análises relacionadas ainda sobre a bondade de Deus:
 
Deus então passou toda a sua bondade diante dele “kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é “Bom”. Na análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).
 
  1. 'el rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não aparece na forma qal do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e fala de um amor intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o filho que foi formado no seu ventre (rehem, raham). A idéia transmitida é a de suavidade, ternura e gentileza motivadas por uma afeição profunda. A palavra em português "compaixão", derivada do latin cum (com) passus (particípio passado do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e mágoas.
 
  1. wehannûn (um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A idéia é a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
 
  1. 'erek 'appîm (literalmente, de fôlego longo). A idéia transmitida é a de paciência. Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
 
  1. werab-hesed (e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido como benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o de que Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido, sofredor.” Groningen, G. V. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO – vol. 1. Ed. Cultura Cristã – vocês deveriam ler, estudar este livro!
 
  1. we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu povo. Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
 
  1. noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio, enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor e do sofrimento.
 
  1. nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn pode ser traduzido como maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. pesa' aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos informa que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
 
  1. wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte). Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn (culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão demonstradas.
 
As oito declarações incluídas na auto proclamação de Yahweh indicam que seu amor, graça e misericórdia por seu povo, declarados nas sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh. Sua retidão e justiça, no entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
 
Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem, fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador e mantenedor do pacto. http://www.scribd.com/doc/27441452/Pregacao-Provai-e-Vede-que-o-Senhor-e-Bom-24-02http://www.jamaisdesista.com.br/2010/02/365-dias-de-proposito-dia-217365.html 
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 380/545 (70%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 355/438 (81%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 205/274 (75%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

domingo, 31 de outubro de 2010

Faltam 908/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 7

Eu estava falando e discorrendo sobre a bondade de Deus: DEUS É 100% BOM em tudo o que faz ou permite, mas hoje é dia de eleição e também dia em que se comemora a reforma da igreja e é sobre esta última que eu quero falar agora:

Tema: Ecclesia reformata et semper reformanda est –

A reforma ganhou expressão e daí em diante a igreja jamais foi a mesma a partir de 31/10/1517 quanto Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg onde basicamente criticava os abusos do sistema das indulgências. Na tentativa de reformar a igreja, desafiava todos a debater o assunto. Lutero, apesar dos esforços, apenas veio admitir forçadamente a separaçao do romanismo entre 1518-21.

Pode-se perceber que entre os religiosos que dominavam o mundo na Idade Média haviam pessoas de fato interessadas na busca da verdade de Deus e são essas que aos poucos vão buscando, discutindo, criticando e exigindo mudanças. Também haviam os que não criam em Deus e apenas o usavam para manipular as massas e manterem os privilégios do poder. Será que hoje é diferente?

Essa disputa de forças onde outros fatores importantes também estavam em jogo como os aspectos sociais, econômicos e políticos acabaram dividindo as pessoas em grupos que desejavam que algo viesse a acontecer para mudar o atual estado das coisas e outros grupos que preferiam deixar as coisas como estavam.

O fato é que a verdade de Deus não poderia continuar a ficar presa e enclausurada numa igreja que justamente existia para divulgá-la. Ora, Deus não criou a igreja para ser uma fonte de pecado, de rituais e cerimoniais de homens que não santificam vidas antes as escravizam na formalidade e na religião das aparências. A igreja deve pregar o evangelho. Deus veio libertar o homem  do pecado!

Martinho Lutero sofria com a questão do pecado, pois cria piamente em Deus e na realidade do pecado, mas não conseguia agradar a divindade, por mais que se esforçasse, jejuasse e buscasse a Deus em longas orações, rezas e rituais de penitências.

Seu pai queria que Lutero estudasse direito, mas tornou-se teólogo. Já o pai de Calvino queria que o mesmo fosse teólogo e acabou se formando em direito.  Engraçado, não é? Esses famosos líderes da reforma não foram os que começaram, mas aqueles em que a reforma acabou eclodindo, pois ela não surgiu assim vapt-vupt, pelo contrário, o movimento foi ganhando corpo e expressão ao longo de muito tempo.

Voltando ao caso de Lutero e sua luta com a questão do pecado, ele somente encontrou a paz em sua alma quando se deparou com Rm 1:17: "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."

Este versículo caiu como um raio em sua cabeça e daí as idéias da justificação pela fé e da sola scriptura que enfatizavam que a Bíblia é a única autoridade para o pecador procurar a salvação passaram a ser os pontos principais de seu sistema teológico e também da reforma.

Outros livros e idéias de outros teológos que já tinha tido conhecimento por conta de suas respectivas literaturas, como por exemplo Agostinho, também muito o influenciaram, mas o que mais o marcou e o convenceu foi a leitura e estudo das próprias Escrituras.

Já são passados 493 anos ou em dias, bem calculados, 180.068 dias de 31/10/1517 a 31/10/2010. "Ensina-nos Senhor a contar os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios" (Sl 90:12).

Finalizo esta breve meditação citando uma frase do Rev. Ashbell Simonton Rédua: "A célebre frase Ecclesia reformata et semper reformanda est - A Igreja reformada está sempre se reformando – expressão formulada após a Reforma, e vastamente utilizada neste lapso temporal, precisa ser a tônica da Igreja na atualidade, frente a tantos e urgentes desafios, exigindo da Igreja uma postura mais adequada a pos-modernidade sem abrir mão de seus princípios teológicos-reformados." (por Daniel Deusdete, publicado hoje no Boletima da Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga, "Primeirona").

Com relação a votação de hoje para Presidente e para o Governador do DF, meu conselho: vote com consciência!

Amanhã, prosseguiremos com algumas citações de G.V.Groningen e algumas análises relacionadas ainda sobre a bondade de Deus.

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
Ø       Estou na pág. 375/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
Ø       Estou na página 350/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Ø       Estou na página 200/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].


A Deus toda a glória!

sábado, 30 de outubro de 2010

Faltam 909/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 6

 

Eu havia falado ontem de recorrer a Gerard Van Groningen sobre a bondade de Deus onde ele faz uma brilhante exposição quando narra o episódio em que Moisés solicita a Deus que lhe mostre a sua glória, baseado em Ex 33. O trecho bíblico, em resposta, diz que Deus faria passar diante dele toda a sua bondade! Vamos dar uma analisada no texto bíblico, mas agora de forma segmentada:

 

"11. E falava o SENHOR a Moisés, como qualquer fala com o seu amigo;

            face a face                              

depois tornava-se ao arraial;                 

mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num,

           nunca se apartava do meio da tenda.

12. E Moisés disse ao SENHOR:         

           Eis que tu me dizes:                 

                                Faze subir a este povo,

           porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo;

           e tu disseste:                           

                                Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.

           13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos,

           rogo-te que me faças saber o teu caminho,

           e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos;

           e considera que esta nação é o teu povo.

                                14. Disse pois: Irá a minha presença contigo

                                                        para te fazer descansar.

15. Então lhe disse:                           

           Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

           16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo?

           Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?

                                17. Então disse o SENHOR a Moisés:

                                                        Farei também isto, que tens dito; porquanto

                                                                       achaste graça aos meus olhos,

                                                                       e te conheço por nome.

18. Então ele disse:                                       

           Rogo-te que me mostres a tua glória.

                                19. Porém ele disse:

                                                        Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti,

                                                        e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti;

                                                        e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia,

                                                        e me compadecerei de quem eu me compadecer.

                                20. E disse mais:

                                                        Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.

                                21. Disse mais o SENHOR:

                                                        Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.

                                                        22. E acontecerá que, quando a minha glória passar,

                                                                       pôr numa fenda da penha,

                                                                       e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

                                                        23. E, havendo eu tirado a minha mão,

                                                                       me verás pelas costas;

                                                                       mas a minha face não se verá." (Ex 33:11-23)

 

"Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi ele narrando em suas páginas de CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO o episódio em que Moisés está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma oração, um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés poderia ter feito: "hare enima et-kebodeka" (Faça-me ver, por favor, a sua glória – Ex 33:18).

 

"Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha bondade) diante dele. O termo "bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz ser. "Bom" transmite a idéia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz que fará no contexto de produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh prosseguiu assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade soberana (Ex 33.19)."[1]

 

Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois lhe disse que não poderia ver a sua face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então concedido vê-lo pelas costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1) declarações incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o Senhor pactual.

 

Deus então passou toda a sua bondade diante dele "kal-tubi" (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é "Bom". Na análise de Gerard Van Groningen "O que se segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).""[2]

 

Amanhã ou na segunda-feira, prosseguiremos com as suas análises. Repetindo o que disse ontem: Um belo dia para você. Creia nisso: Deus é soberano, sábio e bom!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 370/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 345/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 195/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!


[1] Pág. 408. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO. Groningen, G. V. Ed. Cultura Cristã. Para melhor entendimento do termo "Bom", o autor nos remete ao capítulo 2, do mesmo livro. Recomendo a leitura!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Faltam 910/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 5
 
Como já havia falado, quando iniciamos esta série meditativa, que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. Com isso, asseverei que conseguiríamos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim, então, poderíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papél diante de uma e outra coisa
 
Já discorremos tanto sobre a soberania de Deus quanto sobre a sabedoria de Deus. Em suma, até aqui, tudo o que Deus faz ou permita que aconteça (isso envolve 100% de todas as circunstâncias a que podemos e estaremos expostos!) estão presentes:
 
  1. A sua soberania: faz o que quer, quando quer, na hora que quer e ninguém, nem nos céus nem na terra, pode dizer-lhe: o que fazes? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?Isaías 45:9.
  2. A sua sabedoria: tudo faz de forma perfeita e sábia. Podemos não entender em um determinado momento, mas devemos confiar no que faz ou permite que se faça. Todas as suas obras levam um carimbo ou um selo real dizendo: Deus é Sábio!
  3. A sua bondade!
 
Agora vamos meditar um pouco na bondade de Deus. Em primeiríssimo lugar: DEUS É BOM! Assim, em tudo o que faz ou permita que se faça estão presentes também a bondade de Deus. A palavra de Deus diz que Deus é amor (I Jo 4:8,16).
 
Novamente recorro a Gerard Van Groningen que sobre a bondade de Deus faz uma brilhante exposição quando narra o episódio em que Moisés solicita a Deus que lhe mostre a sua glória. O trecho bíblico, em resposta, diz que Deus faria passar diante dele toda a sua bondade! Vamos dar uma analisada no texto bíblico:
 
11. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
12. E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17. Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18. Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” (Ex 33:11-23)
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você. Creia nisso: Deus é soberano, sábio e bom!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 365/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 340/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 190/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!