INSCREVA-SE!

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

SOMOS MESMO RACIONAIS?


Será que somos mesmo seres racionais?

Eu não creio! Sinceramente, não creio. Eu acho que tendemos à racionalidade não que sejamos racionais.

Na verdade, o que somos então?

Humanos? Somos seres passionais com tendência racional. A partir disso, deveríamos construir nossa vida, nação, nossa identidade civil.

Oh, sim, nos apaixonamos fácil demais por qualquer coisa, causa. No entanto, a paixão cega nosso entendimento e quando discutimos ou expomos nossas razões simplesmente estamos defendendo apaixonadamente nossos pontos de vista.

Repare que a locomotiva de nossa vida tem três vagões.

No primeiro vagão temos a máquina do motor, o vagão principal para pôr a locomotiva em funcionamento. Ele representa a palavra de Deus (a Justiça, a Verdade, o Amor, a Honestidade).

O segundo vagão é o vagão da direção, da condução, da razão. Somos convidados a colocar a locomotiva em funcionamento conforme à direção da Palavra de Deus.

Sendo o terceiro e último vagão, o vagão dos sentimentos. Ele tem de acompanhar os dois primeiros vagões para a viagem ser boa e nos levar ao destino certo.

Agora, quando invertemos as coisas, e os sentimentos ou mesmo nossa razão estão à frente, chegar ao destino certo é quase incerto.

Jeito há para tentarmos melhorar: - quem sabe se não tivéssemos uma disciplina escolar chamada EDUCAÇÃO EMOCIONAL desde a infância (jardim escolar) até a idade adulta (formação universitária) não estaríamos mais preparados para a vida e para as transformações da sociedade que tanto almejamos visando o bem de todos?

Um sonho impossível? Educar é acreditar que a mudança é possível?

Digo que infelizmente, por causa de nossas paixões, não sabemos lidar com perdas e ganhos em nossos relacionamentos e isso ocasiona os chamados crimes passionais, os feminicídios, o ódio, o preconceito, a ignorância, a falta de respeito, de tolerância com os pensamentos e filosofias contrárias e tantas coisas ruins.

Eu quero finalizar dizendo que há esperanças....SENHOR NOS AJUDE!

Pr. Daniel Deusdete/Editora Os Semeadores

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.