domingo, 10 de maio de 2015
domingo, maio 10, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 41:1-26 - EZEQUIEL NÃO PODE ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS.
Ressaltamos que já vimos:
·        
Os
oráculos de advertência sobre a destruição de Jerusalém (caps. 1-24) – preocupação
do profeta com o passado e com o presente de Jerusalém.
·        
Uma
seção de oráculos contra outras nações (caps. 25-32) – com foco na destruição
de outras nações.
E agora, estamos vendo a terceira e última
parte de nossa divisão proposta para o livro de Ezequiel (com foco nas futuras
bênçãos de restauração que Judá gozaria após o exílio). Veja nosso mapinha de
leitura abaixo para se situar no texto: 
Parte III - FUTURAS BÊNÇÃOS PARA
JUDÁ E JERUSALÉM - 31.1-48.35. 
B. Visão de Jerusalém restaurada
(40.1-48.35).
2. As estruturas do templo (40.5-42.20) - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo doravante,
até o capítulo 42. 20, as estruturas do templo. Foi mostrado a Ezequiel como
seria o glorioso templo do futuro. 
Para melhor reflexão de nossa parte, também
dividimos essas estruturas do templo em três, conforme ele tinha observado: a.
Os átrios e as portas do templo (40.5-49)
– já vimos; b. O santuário (41.1-26) – veremos
agora; c. As câmaras para os sacerdotes (42.1-20);
b. O santuário (41.1-26).
Neste capítulo, até o final dele, estaremos
vendo essa subseção “b” que continua a falar do templo, sendo que já vimos os
textos sobre os átrios e as portas do templo e agora, neste capítulo, sobre o
santuário. Ezequiel viu o lugar santíssimo do templo. 
Ezequiel estava sendo conduzido, por isso
que fala que “então me levou...”. O ser
que o acompanhava era aquele que se encontra no início do capítulo 40, verso 3,
um homem com aparência do bronze.
Ele não estava indo de per-se, mas sendo conduzido pelo templo e primeiro passa pelo
santuário exterior onde faz suas anotações de medidas e outras observações –
vs. 1 e 2.
Nos versos 3 e 4, este ser angelical é que penetra
e faz as medições no  Santo dos Santos. O
acesso ao Santo dos Santos era restrito ao sumo sacerdote no Dia da Expiação
(Lv 16; Hb 9.11-14); o anjo pôde entrar nesse recinto, mas Ezequiel não. 
Ezequiel era uma espécie de testemunha ou
escrivão que deveria estar anotando tudo, pois assim como ele levava Ezequiel
pelo templo, ele media as partes do templo e as passava a Ezequiel que deveria
estar anotando, se não, não haveria esses registros tão precisos e detalhados
de cada parte do templo.
As dimensões do Santo dos Santos no
tabernáculo e no templo de Salomão também formavam um cubo que tinha o
comprimento, a largura e a altura na mesma medida (cf. Ap 21.16). 
Dos versos de 5 ao 12, ele descreverá as
câmaras laterais. As câmaras ou quartos eram construídas ao redor dos lados
norte, oeste e sul do edifício do templo; essa estrutura em três andares
aparentemente deveria ser utilizada para guardar os equipamentos e as riquezas
do templo (cf. 42.13; 1Rs 6.5-10). 
O segundo e terceiro andares formavam um
ressalto, de modo que cada um era um côvado mais largo que o andar inferior. Haviam
30 quartos em cada um dos andares.
O anjo ia medindo cada detalhe e Ezequiel
observando e anotando outros. Eles pareciam bem compenetrados naquela missão. Foram
medidas as paredes, os quartos, as áreas abertas, bem como foram descritos como
eram as portas, os andares, o templo todo, o pátio, corredores, paredes.
Chama a atenção que dentro do templo havia
obras de escultura – vs 17 – 20. Compare com 1 Rs 6.18; 2Cr 3.5-7. No espaço
acima do lado exterior da entrada do santuário interno e nas paredes, a
intervalos regulares, em volta de todo o santuário interior e exterior, havia
querubins e tamareiras em relevo. 
As tamareiras alternavam com os querubins e
cada um dos querubins tinham dois rostos.
Os rostos deles eram da face de um homem e
da face de um leão, cujo rosto do homem era virado para a tamareira de um dos
lados, e o rosto do leão era virado para a tamareira do outro lado e eles
estavam em relevo ao redor do templo inteiro.
Desde o chão até a área acima da entrada,
havia querubins e tamareiras em relevo na parede do santuário exterior.
Nessa passagem, a mesa para o pão da
proposição é descrita como um altar, provavelmente porque o pão era consumido
pelos sacerdotes como parte de uma refeição sacrificial e porque o incenso que
ra colocado junto ao pão era visto como uma oferta memorial (Lv 24.5-9; 1 Sm
21.3-6).
seis côvados
de largura de uma banda, 
e seis
côvados de largura da outra, 
que era a
largura do tabernáculo. 
Ez 41:2 E a
largura da entrada era de dez côvados; 
e
os lados da entrada, 
cinco côvados
de uma banda e cinco côvados da outra; 
também mediu
o seu comprimento, 
de
quarenta côvados, 
e a largura, 
de
vinte côvados. 
Ez 41:3 E
entrou dentro, 
e
mediu cada umbral da entrada, dois côvados; 
e
a entrada, seis côvados; e a largura da entrada, 
sete
côvados. 
Ez 41:4
Também mediu o seu comprimento, vinte côvados, 
e
a largura, vinte côvados, diante do templo; e disse-me: 
Este
é o lugar santíssimo. 
Ez 41:5 Então
mediu a parede do templo, seis côvados, 
e
a largura de cada câmara lateral, quatro côvados, 
por
todo o redor do templo. 
Ez 41:6 E as
câmaras laterais eram de três andares, 
câmara
sobre câmara, e trinta em cada andar; 
e
elas entravam na parede que tocava no templo 
para
essas câmaras laterais em redor, 
para
se susterem nela, porque não travavam 
da
parede do templo. 
Ez 41:7
Também as câmaras laterais aumentavam 
de
largura de andar em andar, ao passo 
que
se aprofundava a reentrância da parede 
de
andar em andar em volta do templo; 
e
havia ao lado do templo uma escadaria 
pela
qual se subia do primeiro ao terceiro andar 
mediante
o segundo. 
Ez 41:8 Vi
também que havia ao redor do templo 
um
pavimento elevado; 
os
fundamentos das câmaras laterais eram 
da
medida de uma cana inteira, 
seis
côvados grandes. 
Ez 41:9 A
grossura da parede exterior das câmaras laterais 
era
de cinco côvados; e o que sobrava do pavimento 
fora
das câmaras laterais, 
que
estavam junto ao templo, 
também
era de cinco côvados. 
Ez 41:10 E
por fora das câmaras havia um espaço livre 
de
vinte côvados de largura em toda a volta do templo. 
Ez 41:11 E as
entradas das câmaras laterais estavam voltadas 
para
a parte do pavimento que sobrava, 
uma
entrada para o lado do norte, 
e
outra entrada para o do sul; 
e
a largura desta parte do pavimento era de 
cinco
côvados em redor. 
Ez 41:12 Era
também o edifício que estava diante do lugar separado, 
ao
lado que olha para o ocidente, da largura 
de
setenta côvados; 
e a parede do
edifício era de cinco côvados de largura 
em
redor, e o seu comprimento de noventa côvados. 
Ez 41:13
Assim mediu o templo, do comprimento de cem côvados, 
como
também o lugar separado, e o edifício, 
e
as suas paredes, cem côvados de comprimento. 
Ez 41:14 E a
largura da dianteira do templo, e do lugar separado 
que
olha para o oriente, cem côvados. 
Ez 41:15
Também mediu o comprimento do edifício, 
diante
do lugar separado, que estava por detrás, 
e
as suas galerias de um e de outro lado, 
cem
côvados. 
A
nave do templo, a câmara interior, e o vestíbulo do átrio 
eram
forrados; 
Ez
41:16 e os três tinham janelas gradeadas. 
As
galerias em redor nos três andares, defronte do limiar, 
eram
forradas de madeira em redor, 
e
isto desde o chão até as janelas 
(ora
as janelas estavam cobertas), 
Ez
41:17 até o espaço em cima da porta para a câmara 
interior,
por dentro e por fora. 
E em todas as
paredes em redor, por dentro e por fora, 
tudo
por medida. 
Ez 41:18
havia querubins e palmeiras de entalhe; 
e
havia uma palmeira entre querubim e querubim; 
e
cada querubim tinha dois rostos, 
Ez
41:19 de modo que o rosto de homem olhava 
para
a palmeira de um lado, 
e o rosto de
leão novo para a palmeira do outro lado; 
assim
era pela casa toda em redor. 
Ez 41:20
Desde o chão até acima da entrada estavam entalhados 
querubins
e palmeiras, como também pela parede do templo. 
Ez 41:21 As
ombreiras das portas do templo eram quadradas; 
e
diante do santuário havia uma coisa semelhante 
Ez
41:22 a um altar de madeira, 
de três
côvados de altura, e o seu comprimento 
era
de dois côvados; os seus cantos, 
o
seu fundamento e as suas paredes 
eram
de madeira; 
e disse-me: 
Esta
é a mesa que está perante a face do Senhor. 
Ez 41:23 Ora,
a nave e o santuário ambos tinham portas duplas. 
Ez 41:24 As
portas tinham cada uma duas folhas que viravam, 
duas
para uma porta, e duas para a outra. 
Ez 41:25 E
havia nas portas da nave querubins 
e
palmeiras de entalhe, como os que estavam nas paredes; 
e
havia um grande toldo de madeira 
diante
do vestíbulo por fora. 
Ez 41:26
Também havia janelas fechadas e palmeiras, 
de
uma e de outra banda, pelos lados do vestíbulo. 
O capítulo 10 do livro de Hebreus fala de
termos ousadia, intrepidez para entrarmos no Santo dos Santos. Trata-se do
verso 19: tendo, pois irmãos intrepidez,
ousadia, entremos com confiança no Santo dos Santos... 
No Santo dos Santos, somente poderia entrar
o sumo-sacerdote e uma única vez por ano e uma única vez em toda a sua vida!
Por causa do Mediador, Jesus Cristo, Nosso Senhor, temos acesso a qualquer
momento! Você fecha os seus olhos em oração e pronto está diante do Pai!
Aqui neste capítulo, vimos que Ezequiel que
ali se encontrava de uma forma especial e acompanhado de um ser angelical
impressionante não pode entrar no Santo dos Santos. O anjo entrou, mediu e
passou as descrições para ele. Hoje em Cristo Jesus, temos acesso direto a ele!
Que bênção!
Isso porque nos temos agora um sacerdote
eterno, conforme nos fala hebreus 8:
Nós temos um sumo sacerdote! Ele está
assentado à destra do trono da majestade nos céus como ministro do santuário e
do verdadeiro tabernáculo erigido não pelos homens ou por homem algum, mas por
Deus, pelo próprio Senhor!
Nós temos um sumo sacerdote! Ele, Jesus,
está a interceder por nós. Eu agora sou filho de Deus por meio de Jesus, o sumo
sacerdote eterno e estou agora diante do trono da graça! 
Nós temos um sumo sacerdote! Ah se caísse a
ficha e despertássemos para a realidade que agora temos este sumo sacerdote e
que não fazemos outra coisa se não pregarmos a sua palavra de vitória, de
libertação, de cura e de salvação.
Nós temos um sumo sacerdote! Pregador!
Desperta! Anuncie a palavra do Senhor, em nome do Senhor, crendo no Senhor como
aquele que fará, inclusive, o maior dos milagres, sinais e prodígios, a
salvação do homem perdido! 
Nós temos um sumo sacerdote! Acesso
completo ao Trono da Graça, mediante o Mediador... (meu Senhor não me deixes
passar desta vida sem que a sua palavra em mim seja um martelo que esmiuça a
penha.).
Eu não posso morrer com um tesouro nas mãos
capaz de salvar a vida de homens! “Senhor,
dá-me almas, se não eu morro!” - John Hyde, “o homem que orava”, missionário
na Índia.
...
 
 
 










 

 
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2 comentários:
deus abençoe por esclarecer
Deus vos abençoe pr esclarecer este texto.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.