domingo, 10 de maio de 2015
domingo, maio 10, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 41:1-26 - EZEQUIEL NÃO PODE ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS.
Ressaltamos que já vimos:
·
Os
oráculos de advertência sobre a destruição de Jerusalém (caps. 1-24) – preocupação
do profeta com o passado e com o presente de Jerusalém.
·
Uma
seção de oráculos contra outras nações (caps. 25-32) – com foco na destruição
de outras nações.
E agora, estamos vendo a terceira e última
parte de nossa divisão proposta para o livro de Ezequiel (com foco nas futuras
bênçãos de restauração que Judá gozaria após o exílio). Veja nosso mapinha de
leitura abaixo para se situar no texto:
Parte III - FUTURAS BÊNÇÃOS PARA
JUDÁ E JERUSALÉM - 31.1-48.35.
B. Visão de Jerusalém restaurada
(40.1-48.35).
2. As estruturas do templo (40.5-42.20) - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo doravante,
até o capítulo 42. 20, as estruturas do templo. Foi mostrado a Ezequiel como
seria o glorioso templo do futuro.
Para melhor reflexão de nossa parte, também
dividimos essas estruturas do templo em três, conforme ele tinha observado: a.
Os átrios e as portas do templo (40.5-49)
– já vimos; b. O santuário (41.1-26) – veremos
agora; c. As câmaras para os sacerdotes (42.1-20);
b. O santuário (41.1-26).
Neste capítulo, até o final dele, estaremos
vendo essa subseção “b” que continua a falar do templo, sendo que já vimos os
textos sobre os átrios e as portas do templo e agora, neste capítulo, sobre o
santuário. Ezequiel viu o lugar santíssimo do templo.
Ezequiel estava sendo conduzido, por isso
que fala que “então me levou...”. O ser
que o acompanhava era aquele que se encontra no início do capítulo 40, verso 3,
um homem com aparência do bronze.
Ele não estava indo de per-se, mas sendo conduzido pelo templo e primeiro passa pelo
santuário exterior onde faz suas anotações de medidas e outras observações –
vs. 1 e 2.
Nos versos 3 e 4, este ser angelical é que penetra
e faz as medições no Santo dos Santos. O
acesso ao Santo dos Santos era restrito ao sumo sacerdote no Dia da Expiação
(Lv 16; Hb 9.11-14); o anjo pôde entrar nesse recinto, mas Ezequiel não. Em Cristo Jesus hoje, temos pleno acesso! -
Hb 10.19.
Ezequiel era uma espécie de testemunha ou
escrivão que deveria estar anotando tudo, pois assim como ele levava Ezequiel
pelo templo, ele media as partes do templo e as passava a Ezequiel que deveria
estar anotando, se não, não haveria esses registros tão precisos e detalhados
de cada parte do templo.
As dimensões do Santo dos Santos no
tabernáculo e no templo de Salomão também formavam um cubo que tinha o
comprimento, a largura e a altura na mesma medida (cf. Ap 21.16).
Dos versos de 5 ao 12, ele descreverá as
câmaras laterais. As câmaras ou quartos eram construídas ao redor dos lados
norte, oeste e sul do edifício do templo; essa estrutura em três andares
aparentemente deveria ser utilizada para guardar os equipamentos e as riquezas
do templo (cf. 42.13; 1Rs 6.5-10).
O segundo e terceiro andares formavam um
ressalto, de modo que cada um era um côvado mais largo que o andar inferior. Haviam
30 quartos em cada um dos andares.
O anjo ia medindo cada detalhe e Ezequiel
observando e anotando outros. Eles pareciam bem compenetrados naquela missão. Foram
medidas as paredes, os quartos, as áreas abertas, bem como foram descritos como
eram as portas, os andares, o templo todo, o pátio, corredores, paredes.
Chama a atenção que dentro do templo havia
obras de escultura – vs 17 – 20. Compare com 1 Rs 6.18; 2Cr 3.5-7. No espaço
acima do lado exterior da entrada do santuário interno e nas paredes, a
intervalos regulares, em volta de todo o santuário interior e exterior, havia
querubins e tamareiras em relevo.
As tamareiras alternavam com os querubins e
cada um dos querubins tinham dois rostos.
Os rostos deles eram da face de um homem e
da face de um leão, cujo rosto do homem era virado para a tamareira de um dos
lados, e o rosto do leão era virado para a tamareira do outro lado e eles
estavam em relevo ao redor do templo inteiro.
Desde o chão até a área acima da entrada,
havia querubins e tamareiras em relevo na parede do santuário exterior.
Nessa passagem, a mesa para o pão da
proposição é descrita como um altar, provavelmente porque o pão era consumido
pelos sacerdotes como parte de uma refeição sacrificial e porque o incenso que
ra colocado junto ao pão era visto como uma oferta memorial (Lv 24.5-9; 1 Sm
21.3-6).
seis côvados
de largura de uma banda,
e seis
côvados de largura da outra,
que era a
largura do tabernáculo.
Ez 41:2 E a
largura da entrada era de dez côvados;
e
os lados da entrada,
cinco côvados
de uma banda e cinco côvados da outra;
também mediu
o seu comprimento,
de
quarenta côvados,
e a largura,
de
vinte côvados.
Ez 41:3 E
entrou dentro,
e
mediu cada umbral da entrada, dois côvados;
e
a entrada, seis côvados; e a largura da entrada,
sete
côvados.
Ez 41:4
Também mediu o seu comprimento, vinte côvados,
e
a largura, vinte côvados, diante do templo; e disse-me:
Este
é o lugar santíssimo.
Ez 41:5 Então
mediu a parede do templo, seis côvados,
e
a largura de cada câmara lateral, quatro côvados,
por
todo o redor do templo.
Ez 41:6 E as
câmaras laterais eram de três andares,
câmara
sobre câmara, e trinta em cada andar;
e
elas entravam na parede que tocava no templo
para
essas câmaras laterais em redor,
para
se susterem nela, porque não travavam
da
parede do templo.
Ez 41:7
Também as câmaras laterais aumentavam
de
largura de andar em andar, ao passo
que
se aprofundava a reentrância da parede
de
andar em andar em volta do templo;
e
havia ao lado do templo uma escadaria
pela
qual se subia do primeiro ao terceiro andar
mediante
o segundo.
Ez 41:8 Vi
também que havia ao redor do templo
um
pavimento elevado;
os
fundamentos das câmaras laterais eram
da
medida de uma cana inteira,
seis
côvados grandes.
Ez 41:9 A
grossura da parede exterior das câmaras laterais
era
de cinco côvados; e o que sobrava do pavimento
fora
das câmaras laterais,
que
estavam junto ao templo,
também
era de cinco côvados.
Ez 41:10 E
por fora das câmaras havia um espaço livre
de
vinte côvados de largura em toda a volta do templo.
Ez 41:11 E as
entradas das câmaras laterais estavam voltadas
para
a parte do pavimento que sobrava,
uma
entrada para o lado do norte,
e
outra entrada para o do sul;
e
a largura desta parte do pavimento era de
cinco
côvados em redor.
Ez 41:12 Era
também o edifício que estava diante do lugar separado,
ao
lado que olha para o ocidente, da largura
de
setenta côvados;
e a parede do
edifício era de cinco côvados de largura
em
redor, e o seu comprimento de noventa côvados.
Ez 41:13
Assim mediu o templo, do comprimento de cem côvados,
como
também o lugar separado, e o edifício,
e
as suas paredes, cem côvados de comprimento.
Ez 41:14 E a
largura da dianteira do templo, e do lugar separado
que
olha para o oriente, cem côvados.
Ez 41:15
Também mediu o comprimento do edifício,
diante
do lugar separado, que estava por detrás,
e
as suas galerias de um e de outro lado,
cem
côvados.
A
nave do templo, a câmara interior, e o vestíbulo do átrio
eram
forrados;
Ez
41:16 e os três tinham janelas gradeadas.
As
galerias em redor nos três andares, defronte do limiar,
eram
forradas de madeira em redor,
e
isto desde o chão até as janelas
(ora
as janelas estavam cobertas),
Ez
41:17 até o espaço em cima da porta para a câmara
interior,
por dentro e por fora.
E em todas as
paredes em redor, por dentro e por fora,
tudo
por medida.
Ez 41:18
havia querubins e palmeiras de entalhe;
e
havia uma palmeira entre querubim e querubim;
e
cada querubim tinha dois rostos,
Ez
41:19 de modo que o rosto de homem olhava
para
a palmeira de um lado,
e o rosto de
leão novo para a palmeira do outro lado;
assim
era pela casa toda em redor.
Ez 41:20
Desde o chão até acima da entrada estavam entalhados
querubins
e palmeiras, como também pela parede do templo.
Ez 41:21 As
ombreiras das portas do templo eram quadradas;
e
diante do santuário havia uma coisa semelhante
Ez
41:22 a um altar de madeira,
de três
côvados de altura, e o seu comprimento
era
de dois côvados; os seus cantos,
o
seu fundamento e as suas paredes
eram
de madeira;
e disse-me:
Esta
é a mesa que está perante a face do Senhor.
Ez 41:23 Ora,
a nave e o santuário ambos tinham portas duplas.
Ez 41:24 As
portas tinham cada uma duas folhas que viravam,
duas
para uma porta, e duas para a outra.
Ez 41:25 E
havia nas portas da nave querubins
e
palmeiras de entalhe, como os que estavam nas paredes;
e
havia um grande toldo de madeira
diante
do vestíbulo por fora.
Ez 41:26
Também havia janelas fechadas e palmeiras,
de
uma e de outra banda, pelos lados do vestíbulo.
O capítulo 10 do livro de Hebreus fala de
termos ousadia, intrepidez para entrarmos no Santo dos Santos. Trata-se do
verso 19: tendo, pois irmãos intrepidez,
ousadia, entremos com confiança no Santo dos Santos...
No Santo dos Santos, somente poderia entrar
o sumo-sacerdote e uma única vez por ano e uma única vez em toda a sua vida!
Por causa do Mediador, Jesus Cristo, Nosso Senhor, temos acesso a qualquer
momento! Você fecha os seus olhos em oração e pronto está diante do Pai!
Aqui neste capítulo, vimos que Ezequiel que
ali se encontrava de uma forma especial e acompanhado de um ser angelical
impressionante não pode entrar no Santo dos Santos. O anjo entrou, mediu e
passou as descrições para ele. Hoje em Cristo Jesus, temos acesso direto a ele!
Que bênção!
Isso porque nos temos agora um sacerdote
eterno, conforme nos fala hebreus 8:
Nós temos um sumo sacerdote! Ele está
assentado à destra do trono da majestade nos céus como ministro do santuário e
do verdadeiro tabernáculo erigido não pelos homens ou por homem algum, mas por
Deus, pelo próprio Senhor!
Nós temos um sumo sacerdote! Ele, Jesus,
está a interceder por nós. Eu agora sou filho de Deus por meio de Jesus, o sumo
sacerdote eterno e estou agora diante do trono da graça!
Nós temos um sumo sacerdote! Ah se caísse a
ficha e despertássemos para a realidade que agora temos este sumo sacerdote e
que não fazemos outra coisa se não pregarmos a sua palavra de vitória, de
libertação, de cura e de salvação.
Nós temos um sumo sacerdote! Pregador!
Desperta! Anuncie a palavra do Senhor, em nome do Senhor, crendo no Senhor como
aquele que fará, inclusive, o maior dos milagres, sinais e prodígios, a
salvação do homem perdido!
Nós temos um sumo sacerdote! Acesso
completo ao Trono da Graça, mediante o Mediador... (meu Senhor não me deixes
passar desta vida sem que a sua palavra em mim seja um martelo que esmiuça a
penha.).
Eu não posso morrer com um tesouro nas mãos
capaz de salvar a vida de homens! “Senhor,
dá-me almas, se não eu morro!” - John Hyde, “o homem que orava”, missionário
na Índia.
...
2 comentários:
deus abençoe por esclarecer
Deus vos abençoe pr esclarecer este texto.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.