Estamos no último discurso de Moisés àquela segunda
geração que estava prestes a entrar em Canaã. A impressão que temos lendo este
capítulo é que estamos lendo o Novo Testamento, principalmente o apóstolo
Paulo.
Moisés está neste momento dando continuidade ao seu
discurso com a finalidade de que o povo reafirmasse seu compromisso pactual –
28:1 – 30:20. O presente capítulo, o 30, faz parte do chamado à renovação, que
se iniciou no 29:2 e será concluído agora no 30, vs. 1-20, o qual também é
chamado de o quarto discurso de Moisés.
Este chamado à renovação foi dividido em 6 seções.
Nela já vimos, no capítulo 29, o prólogo, vs. 2-8; as condições, vs. 9-18; as
maldições, vs. 19-19. Já no capítulo 30, finalizando esta parte, em continuação,
veremos, agora, as bênçãos, vs. 1-10; a oferta, vs. 11-18 e, finalmente, as
testemunhas, vs. 19 e 20.
O início do capítulo 30 nos lembra Jeremias
29:11-14. Vejamos:
Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho
a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos
dar o fim que esperais.
Jeremias 29:12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a
mim, e eu vos ouvirei.
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me
buscardes com todo o vosso coração.
Jeremias 29:14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e
farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de
todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos
ao lugar de onde vos transportei.
O próprio discurso de Moisés, repetindo o que já
disse no capítulo anterior, segue os padrões de como eram feitas essas alianças
à época, com prólogo, condições, maldições, bênçãos, oferta e, não podendo
faltar, as testemunhas da aliança que estava sendo feita.
As bênçãos estavam dispostas e entregues ao povo de
Deus que ele tanto amava, mas com condições sem as quais não haveria como
abençoá-los. Tem gente que pensa que porque é filho está isento de obedecer e
pode fazer qualquer coisa que o papai está com ele.
Terrível engano de quem pensa assim, aliás chega a
ser até doentio e maligno tal pensamento. Não somos filhos de Deus para
fazermos nossa vontade, antes filhos de Deus para cumprir a vontade de Deus e
não a nossa.
O objetivo maior aqui era a aliança com Deus sendo
as bênçãos consequências da obediência natural a Deus e as maldições justamente
o contrário. Não estavam aliançando-se com Deus por causa da bênção, nem era
ela o principal, mas consequência natural.
Quem segue e está de olho na bênção, está com o
espírito voltado não à aliança, mas à recompensa e o resultado será cair na
maldição, por que não seria capaz o homem de obedecer a lei como deveria. Por
isso que veio Cristo e cumpriu toda a lei e desfrutou de todas as bênçãos
decorrentes.
Deus prometeu que circuncidaria os nossos corações
já no momento daquele discurso. Isso revelava já que a obediência não seria
alcançada pelas obras, mas pela fé. Somente Deus seria capaz de dar ao homem
condições para ele ser salvo.
Paulo interpreta perfeitamente e aplica de forma
surpreendente o trecho de Deuteronômio 30:11-18 - que fala da oferta, no caso
da aliança que estamos analisando -, ao falar da salvação em Romanos 10. Ler Dt
30:11-18 é como ler Rm 10. Assim, é pela fé que nascemos, pois o homem estava
morto, não se podia salvar e precisava de um salvador.
1.O homem estava
morto por causa do pecado!
2.O homem não
podia salvar a si mesmo e em sua tentativa inventou a religião: que é a busca
de Deus pelo homem, por isso existem tantas...
3.Deus proveu,
então para o homem, a sua salvação como proveu no Jardim do Éden, a sua
vestimenta. Era ali o Espírito Santo dizendo ao homem que viria de Deus a sua
salvação e cobertura.
É isso que vai
falar Romanos 10. Eu separei um acróstico: EPOCIS para me lembrar dessa
palavra. E – enviar – P – pregar – O – ouvir – C – crer – I – invocar – S –
salvar.
üQuem salva e
envia é Deus!
üQuem prega é o
homem: Deus escolheu o homem para levar a palavra de salvação dos homens!
üQuem ouve, crê e
depois invoca é aquele que recebe a pregação da fé; Deus, em seguida salva.
Reparem
na figura acima contendo um quadro
demonstrativo da salvação de almas, conforme Rm 10.
Como serão
salvos se não invocarem ao Senhor? Como haverão de invocá-lo se não crerem? E
como irão crer, como irão ter a fé desenvolvida, se não ouvirem a pregação da
Palavra de Deus? E como ouvirão se não houver quem pregue? Mas como pregarão se
não forem enviados?
A finalidade da
pregação é para que os ouvintes, aqueles que estão mortos em seus pecados,
recebam a palavra de Deus, que gerará neles vida – à semelhança dos ossos secos
de Ezequiel no capítulo 37 -, ouçam o evangelho, invoquem ao Senhor e assim,
recebam a salvação de suas almas.
Bebel[1]
entendeu perfeitamente isso. Ela assimilou tão bem a mensagem de Romanos 10 que
eu fiquei pasmo. Eu somente podia crer que isso não era obra humana, mas do
Espírito de Deus que ali a estava ensinando e revelando a ela coisas profundas
do reino de Deus, com certeza ela estava com mais conteúdo bíblico do que
muitos pregadores e pastores por ai. Realmente, fiquei surpreso pela sua
capacidade de entender e assimilar a palavra que era falada sobre Romanos 10.
Nascemos pela fé
gerada por Deus por meio da pregação! A pregação é a semente de Deus. O
pregador é o que lança a semente: a palavra de Deus pregada! O ouvido é por
onde a semente entra; o coração é a terra onde ela é gerada por Deus e a boca é
por onde o salvo e regenerado invoca e faz confissão do Senhor. Vejam o que diz
Paulo:
Rm
10:5 Ora, Moisés escreveu
que o homem que praticar a justiça decorrente da lei
viverá por ela.
Rm
10:6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz:
Não perguntes em teu coração:
Quem subirá ao
céu?, isto é,
para
trazer do alto a Cristo;
Rm 10:7 ou: Quem
descerá ao abismo?, isto é,
para
levantar Cristo dentre os mortos.
Rm 10:8 Porém que se diz?
A palavra está
perto de ti,
na tua boca e no
teu coração; isto é,
a
palavra da fé que pregamos.
Rm
10:9 Se, com a tua boca,
confessares Jesus como Senhor
e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos,
serás
salvo.
Rm10:10 Porque com o coração
se crê para justiça
e com a boca
se confessa a respeito da salvação.
Então,
entendemos pela palavra acima, que a fé é gerada pela pregação da palavra de
Deus.
Se
você hoje é crente, saiba que você o é por que alguém pregou o evangelho para
você e você creu na mensagem do evangelho. Também pode ser que você tenha tido
contato com o evangelho pela palavra escrita, a Bíblia ou por algum sermão ou
por algum escrito ou porção da palavra de Deus que gerou em você a fé que hoje
você tem e que, talvez, nem saiba que tem.
Eu
agora pergunto a você que está lendo este texto: você tem fé em Deus?
A
fé que você tem foi dada a você gratuitamente por Deus: é a pura graça de Deus!
A nossa fé vem:
1.
Da graça de Deus ( Efésios 2:8 ; Romanos 12:3 )
2.
Da Palavra de Deus ( Romanos 10:17 ; 2 Timóteo 3:15 ).
3.
Da obra de Deus ( 1 João 5:1 ; Colossenses 2:12 ).
Dt
30:1 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas,
a bênção ou a maldição, que
tenho posto diante de ti,
e te recordares delas entre
todas as nações, para onde te lançar
o SENHOR teu
Deus,
Dt 30:2 E te converteres ao
SENHOR teu Deus,
e deres ouvidos à sua voz,
conforme a tudo o que eu te ordeno hoje,
tu e teus filhos,
com todo o teu coração,
e
com toda a tua alma,
Dt 30:3 Então o SENHOR teu Deus
te fará voltar do teu cativeiro,
e se compadecerá
de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as
nações entre as
quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
Dt 30:4 Ainda que os teus
desterrados estejam na extremidade do céu,
desde ali te
ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali;
Dt 30:5 E o SENHOR teu Deus te
trará à terra que teus pais
possuíram, e a
possuirás; e te fará bem, e te multiplicará
mais
do que a teus pais.
Dt 30:6 E o SENHOR teu Deus
circuncidará o teu coração,
e o coração de
tua descendência, para amares ao SENHOR
teu
Deus com todo o coração, e com toda a tua alma,
para
que vivas.
Dt 30:7 E o SENHOR teu Deus porá
todas estas maldições
sobre os teus
inimigos, e sobre os teus odiadores,
que
te perseguiram.
Dt 30:8 Converter-te-ás, pois, e
darás ouvidos à voz do SENHOR;
cumprirás todos
os seus mandamentos que hoje te ordeno.
Dt 30:9 E o SENHOR teu Deus te
fará prosperar em toda a obra das
tuas mãos, no
fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais,
e
no fruto da tua terra para o teu bem;
porquanto o
SENHOR tornará a alegrar-se em ti
para
te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
Dt 30:10 Quando deres ouvidos à
voz do SENHOR teu Deus,
guardando os seus
mandamentos e os seus estatutos,
escritos
neste livro da lei, quando te converteres
ao
SENHOR teu Deus com todo o teu coração,
e
com toda a tua alma.
Dt
30:11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno,
não te é encoberto, e tampouco
está longe de ti.
Dt 30:12 Não está
nos céus, para dizeres:
Quem
subirá por nós aos céus, que no-lo traga,
e
no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Dt
30:13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres:
Quem
passará por nós além do mar, para que no-lo
traga,
e no-lo faça ouvir,
para
que o cumpramos?
Dt 30:14 Porque esta palavra
está mui perto de ti,
na tua boca, e no
teu coração, para a cumprires.
Dt 30:15 Vês aqui, hoje te tenho
proposto
a vida e o bem, e
a morte e o mal;
Dt 30:16 Porquanto te ordeno
hoje
que ames ao
SENHOR teu Deus,
que andes nos
seus caminhos,
e que guardes os
seus mandamentos, e os seus estatutos,
e
os seus juízos,
para que vivas,
e te
multipliques,
e
o SENHOR teu Deus
te
abençoe na terra a qual entras a possuir.
Dt 30:17 Porém se o teu coração
se desviar,
e não quiseres
dar ouvidos, e fores seduzido para te
inclinares
a outros deuses, e os servires,
Dt 30:18 Então eu vos declaro
hoje que, certamente, perecereis;
não prolongareis
os dias na terra a que vais,
passando
o Jordão, para que, entrando nela,
a
possuas;
Dt
30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós,
de que te tenho proposto a vida
e a morte, a bênção e a maldição;
escolhe pois a
vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Dt 30:20 Amando ao SENHOR teu
Deus,
dando ouvidos à sua voz,
e achegando-te a ele;
pois ele é a tua
vida,
e o prolongamento
dos teus dias;
para que fiques
na terra que o SENHOR jurou a teus pais,
a Abraão, a Isaque, e a Jacó,
que lhes havia de dar.
Quanto às testemunhas, ele mesmo invoca os céus e a
terra, obra da criação divina, para serem suas testemunhas de que ele estava
propondo a vida e a morte, a bênção e a maldição, condicionadas à obediência ou
não.
Podemos ver outros exemplos nas Escrituras onde a
criação de Deus é chamada para testemunhar contra o seu povo como se vê em
Isaias 1:2 e Miquéias 1:2.
[1]Bebel é minha filha de 9 anos que assimilou bem o EPOCIS e como se dá o
envio, a pregação, o ouvir, o crer, o invocar e o ser salvo ao final.
[2]Trecho em itálico: Extraído do livro CRESCENDO A FÉ, DIMINUI A DÚVIDA –
APRENDA COMO CONTROLAR O NÍVEL DA SUA Fé, de Daniel Deusdete.
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