segunda-feira, 2 de maio de 2016

Gênesis 12: 1-20 - DEUS APARECE A ABRÃO.

Até aqui a preocupação do narrador foi apresentar o pano de fundo para a humanidade com destaque para alguns eventos importantíssimos, como a criação, a origem da família, a queda de Adão, a expulsão do Jardim do Éden, a proliferação do mal, a vida de Noé, o dilúvio e agora já estamos com o pai da fé, Abrão que logo, logo, será Abraão.
O cordão genealógico da semente está já com 21 (3x7) nós e desde o início Satanás está atrás da semente da mulher para a destruir. Ainda faltam surgir, até a chegada do Messias mais 56 gerações.
Deus diz para Abrão para sair da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai porque ele quer fazer dele uma grande nação em uma terra onde ele ainda lhe mostraria. Este, em obediência à orientação divina, obedece ao Senhor e aos 75 anos de sua vida leva consigo Ló, filho de seu irmão, todos os bens que haviam adquirido e todas as almas que lhes foram acrescentadas em Harã. Na verdade, o chamado de Abraão foi em Ur e não em Harã e antes das morte de seu Pai Tera.
Em Canaã, passa por Siquém – provavelmente no centro de Canaã, Js 20:7 -, e ali no carvalho de Moré – significa “ensinador” -, Deus lhe aparece! Deus escolheu um lugar que na época era usado pelas outras culturas para invocações de outros deuses para justamente ali santificar aquele local.

O Senhor lhe apareceu para fazer-lhe grandes promessas e ali, naquele local, Abraão edificou um altar ao Senhor que lhe aparecera. Saindo dali para Betel, ali novamente Abrão edificou um altar ao Senhor e o invocou. Depois continuou indo para a direção do Neguebe, literalmente, “terra seca”, no extremo sul da Terra prometida.
Ele estava percorrendo toda a extensão da terra como se fosse uma marcha, uma reinvindicação de posse que Deus estava dando a ele. Ele estava marchando e declarando a sua bênção porque a promessa ali era de Deus para ele de que toda aquela terra seria dele.
Dos vs. 10 ao 20, encontraremos Abrão indo para o Egito por causa de fome e de lá saindo depois de ser abençoadíssimo. Era como uma figura, uma ilustração do que haveria de ocorrer tempos depois com o povo de sua geração, seus descendentes, que estariam no Egito e seriam oprimidos, e ali viveriam cerca de uns 430 anos, mas sairiam dali em grande libertação de Deus levando até as riquezas do Egito.
No Egito, Abraão tem um probleminha de relacionamento com aqueles povos devido à formosura de sua linda mulher e junto com ela tramam algo que o Senhor abençoou não permitindo que ela fosse objeto dos desejos daqueles homens e ainda assim foram abençoados. Abraão mentiu? Alguns perguntam preocupados com a moral que mal conhecem.
Eu não diria que ele mentiu, mas que omitiu a verdade. Uma parte da verdade ele disse que ela era sua irmã, mas não disse a outra parte dela, que ela era a sua esposa. Eu, sinceramente, achei deselegante da parte dele, mas quem sou eu para julgá-lo? Deus teve misericórdias dele e o poupou.
Foi Deus quem tomou conta dela e não deixou que chegassem perto. Deus zelou deles com grande zelo e até feridas foram distribuídas entre eles a ponto de saberem que isso vinha de Deus e temeram muito.
Eu já me senti uma vez assim queridinho de Deus quando entreguei a ele a minha vida em um episódio em MG com amigos que queriam de todo jeito me levar para a farra, mas eu não quis e me abandonaram no meio da cidade para eu ter de achar um transporte de volta para o hotel. Uma delas chegou a dizer para mim que passarinho que anda com morcego, tem de andar no escuro e dormir de cabeça para baixo. Estremeci ao ouvir!
Eu não busquei vingança e sai triste do carro onde estavam e fui de ônibus de volta para o hotel e cantando uma canção de louvor a Deus e abençoando todos eles. No dia seguinte uma grande surpresa. Eles me procuraram desesperados e clamando que Deus era aquele meu porque somente foi me abandonarem para o carro deles estragarem e somente sair dali com reboque frustrando a farra que iriam fazer.
Eu me ri por dentro e louvei a Deus que se vingara de mim, que tomara as minhas dores, que lutou por mim e que me disse: das minhas ovelhas cuido eu e faço do jeito que eu quero fazer, minha é a vingança e eu retribuirei, diz o Senhor.
Assim, foi com Abrão e Sarai, príncipes de Deus que Deus estava cuidando e zelando sem que eles nem merecessem, sem que eles nem fizessem o que deveria ou não. Abraão para mim não agiu corretamente, nem Sara, mas Deus os poupou, os livrou e ainda os abençoou.
QUADRO IV -  QUADRO DEMONSTRATIVO DA CONTEMPORANEIDADE DE NOÉ ATÉ ABRAÃO
Obs.: os números 10º, 11º, até o 20º correspondem à ordem do nascimento daquele que é o portador da semente messiânica, conforme narra Lucas 3:23-38. Reparem, novamente, que o dilúvio ocorreu ali por volta do ano 1660, contados a partir de Adão e a destruição de Sodoma e Gomorra, por volta do ano 2110, também contados a partir de Adão.
Uma linha vertical que passasse, por exemplo, pela morte de Noé, encontraria como contemporâneos: Sem, Arfaxade, Cainá, Salá, Héber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Tera. Noé morre e nasce Abraão! Lega, não é?
Gn 12:1 Ora, o SENHOR disse a Abrão:
Sai-te
da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai,
para a terra
que eu te mostrarei.
Gn 12:2 E
far-te-ei uma grande nação,
e abençoar-te-ei
e engrandecerei o teu nome;
e tu serás uma bênção.
Gn 12:3 E abençoarei os que te abençoarem,
e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gn 12:4 Assim
partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito,
e foi Ló com ele;
e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Gn 12:5 E tomou Abrão a Sarai,
sua mulher,
e a Ló,
filho de seu irmão,
e todos os bens que haviam adquirido,
e as almas que lhe acresceram em Harã;
e saíram
para irem à terra de Canaã;
e chegaram à terra de Canaã.
Gn 12:6 E passou Abrão por aquela terra
até ao lugar de Siquém,
até ao carvalho de Moré;
e estavam então os cananeus na terra.
Gn 12:7 E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse:
A tua descendência darei esta terra.
E edificou ali um altar ao SENHOR,
que lhe aparecera.
Gn 12:8 E moveu-se dali
para a montanha do lado oriental de Betel,
e armou a sua tenda,
tendo Betel ao ocidente,
e Ai ao oriente;
e edificou ali um altar ao SENHOR,
e invocou o nome do SENHOR.
Gn 12:9 Depois caminhou Abrão dali,
seguindo ainda para o lado do sul.
Gn 12:10 E havia fome naquela terra;
e desceu Abrão ao Egito,
para peregrinar ali,
porquanto a fome era grande na terra.
Gn 12:11 E aconteceu que,
chegando ele para entrar no Egito,
disse a Sarai, sua mulher:
Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
Gn 12:12 E será que, quando os egípcios te virem, dirão:
Esta é sua mulher.
E matar-me-ão a mim,
e a ti te guardarão em vida.
Gn 12:13 Dize, peço-te,
que és minha irmã,
para que me vá bem por tua causa,
e que viva a minha alma por amor de ti.
Gn 12:14 E aconteceu que,
entrando Abrão no Egito,
viram os egípcios a mulher,
que era mui formosa.
Gn 12:15 E viram-na os príncipes de Faraó,
e gabaram-na diante de Faraó;
e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
Gn 12:16 E fez bem a Abrão por amor dela;
e ele teve ovelhas, vacas, jumentos,
servos e servas, jumentas e camelos.
Gn 12:17 Feriu, porém, o SENHOR
a Faraó e a sua casa,
com grandes pragas,
por causa de Sarai,
mulher de Abrão.
Gn 12:18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse:
Que é isto que me fizeste?
Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Gn 12:19 Por que disseste:
É minha irmã?
Por isso a tomei por minha mulher;
agora, pois, eis aqui tua mulher;
toma-a
e vai-te.
Gênesis 12:20 E Faraó deu ordens
aos seus homens a respeito dele;
e acompanharam-no,
a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

Deus abençoou grandemente Abrão e Sarai e ainda fez cair temor de Deus diante de todos daquela terra. Como é bom ser fiel ao Senhor e andar com ele como ele tem dito e orientado: ANDA NA MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO – Gn 17:1. Quer ele nos livre, quer ele não nos livre, fique sabendo, todos, que não nos curvaremos diante de qualquer imagem de escultura, nem diante de qualquer um que se oponha ao Senhor – Dn 3:13-30.
Pr. Daniel Deusdete.
...


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.