INSCREVA-SE!

sábado, 28 de abril de 2012

“O Infinito e Urgente Amor de Deus e o exemplo de Moody” – parte 2

Continuando com a linda história de um grande pregador... você sabia que você tem um chamado para pregar a palavra de Deus? Reparem que não disse: "- você tem um chamado para pregar", mas, disse: "- você tem um chamado para pregar a palavra de Deus!". E ai, vai ficar calado esperando que as pedras também clamem? ... prega a palavra... II Tm 4:2
Em 1856, Dwight Lyman foi para Chicago. Com indicação de outro tio seu, Calvin, para trabalhar numa sapataria operada pelos irmãos Wiswall.
Grande era sua expectativa em ganhar dinheiro com seu novo trabalho em Chicago. Mas, aumentava mais ainda seu desejo de servir a Deus.
Seu interesse pelo trabalho na igreja (nessa época, Plymount Congregational Church) foi aumentando a cada dia. Por exemplo, ele alugava bancos da igreja (costume da época) e saía pela cidade convidando pessoas para preenchê-los.
Descobrindo uma escola dominical em Chicago, ele ofereceu ajuda para também ensinar naquele local. O dirigente respondeu: "Há doze professores e dezesseis alunos, porém o senhor pode ensinar todos os alunos que trouxer à escola.".
Foi a surpresa de todos quando viram Moody entrar na escola com dezoito meninos pobres, alguns mal vestidos (mas todos com uma alma para ser salva, dizia). E assim foi aumentando mais e mais. Logo, o local já não comportava tantos alunos.
Ele, então, passou a alugar salões, pagava os professores e cuidava da preparação do local para o momento das aulas. Ele chegava cedo para retirar as pipas de cerveja e outras sujeiras das pessoas que ocupavam o local durante a semana.           Logo a sua escola dominical passou a ser a maior da cidade.
D. L. Desejava ainda enriquecer-se através de seus negócios. Ele prosperava na sapataria (chegou a economizar 7000 dólares). Mas o seu trabalho para Deus tomava cada dia mais seu coração. Um fato fez com que ele tomasse a decisão definitiva de trabalhar todo seu tempo para Deus:
Um certo dia, chegou outro professor de escola dominical na sapataria e disse que ia viajar para se tratar, pois estava extremamente doente (com tuberculose), mas que sua maior tristeza era a frustração de não ver convertidas as sua três alunas.
Moody se prontificou a visitar com ele as três alunas desse professor amargurado. Em cada visita, cada uma das moças aceitou Jesus e se converteu.
Alguns dias depois, no culto de despedida desse professor, uma das moças fez uma oração pela saúde de seu professor que emocionou profundamente D. L. Moody.
Mais tarde Moody comentou: "Eu não sabia o preço que tinha de pagar, como resultado de haver participado na evangelização individual das moças. Perdi o jeito de negociar; não tinha mais interesse no comércio. Experimentava um outro muno e não mais queria ganhar dinheiro... Oh! delícia, a de levar uma alma das trevas deste mundo à gloriosa luz e liberdade do Evangelho!".
Foi em 1860 quando Moody deixou o seu trabalho para dedicar todo o seu tempo a Deus. Ele deixou um bom emprego de 5 mil dólares anuais (um excelente salário para a época) para ganhar não mais que trezentos dólares anuais. Ele disse: "Deus me suprirá de tudo, se Ele quiser que eu continue. E eu continuarei até ser obrigado a parar".
Em 1861, Moody se tornou um missionário urbano da YMCA internacional.
Em 1862 ele se casou com Emma Charlotte Revell (ele com 25 anos e ela com 19). Em 1864, 1869 e 1879 tiveram uma menina e dois meninos, respectivamente.
Durante a guerra civil americana, Moody participou da comissão cristã dos Estados Unidos auxiliando pessoalmente muitos soldados e civis. Também armou uma grande tenda para os cultos com os soldados, no acampamento militar. Quando voltava do campo de batalha, sua escola cada vez aumentava mais, a ponto de ele pensar seriamente em abrir uma igreja própria. Ele alugou um salão no North Market Hall até que o incêndio de 1862 o destruiu completamente.
Em 1863 ele conseguiu dinheiro para construir a igreja "Illinois Street Church" (que se tornou, depois de sua morte, a até hoje chamada Igreja Moody), com capacidade para 1500 pessoas. Essa igreja iniciou seus trabalhos em 1864.
Moody fundou, então, o primeiro prédio da YMCA nos Estados Unidos, no Farwell Hall, em Chicago, em 1867.
No mesmo ano de 1867, ele decidiu fazer uma viagem à Inglaterra, lá ele assistiu à pregação de Spurgeon e Müller, os melhores pregadores da época.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 365 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 28/04/2012) e 775 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.