INSCREVA-SE!

sábado, 7 de abril de 2012

Jesus passou o sábado no sepulcro...

Hoje nas comemorações alusivas à páscoa é o sábado, o dia em que Jesus esteve morto. Não era para ele estar morto, mas morreu a nossa morte por nós para em nós gerar a vida e a vida eterna. O Cordeiro da Páscoa fora imolado na sexta-feira, na hora do sacrifício para que se cumprisse a lei.

Tudo foi feito de conformidade com a Lei e Jesus era o cordeiro da páscoa e precisamente morreu na hora em que era para o cordeiro morresse e seu sangue era passado nas umbreiras das portas para o anjo da morte não viesse pegar o primogênito da família.

Ele morreu e foi sepultado e foi ungido pelas mulheres. Ele ocupou o túmulo de José de Arimatéia, homem rico e importante no Sinédrio que cria e seguia a Jesus, embora às ocultas. Também Nicodemos participou desse momento preparando o seu sepultamento em um sepulcro no Jardim do Getsêmani onde ninguém havia ainda sido sepultado.

Ele ocupou o sepulcro de alguém! Essa ocupação é simbólica e representativa de todos nós. O sepulcro de José de Arimatéia não era dele somente, mas de todos nós e o fato de Jesus ser ali sepultado tinha um significado em relação à morte: a morte ali, naquele sepulcro, iria morrer.

Era para José de Arimatéia, Nicodemos, as mulheres e nós todos estarmos ali, mas Jesus esteve ali primeiro e onde Jesus ia era o fim das doenças, das enfermidades, dos problemas, das dores, dos choros, do desespero e da própria morte e do inferno.

Jesus foi sepultado e, portanto, deitado no leito de sua morte para ali ficar e ficou o dia inteirinho de sábado, as 24h de sábado, pois foi sepultado ainda na sexta-feira e somente iria ressuscitar no domingo, pela manhã. Portanto, no sábado Jesus esteve morto para vencer a morte.

Os discípulos e todos os seus seguidores quer públicos quer secretos estavam atônitos e nada entendiam... por mais de 1260 dias esteve com eles o Senhor e pregava, ensinava, curava e muitos sinais, prodígios e maravilhas eram realizados pelas suas mãos.

De repente, uma sexta-feira diferente e tudo estava ruindo. Em apenas um dia, um único dia, tudo parecia ir para o fim. Jesus tinha andado com eles triunfante e parecia até que iria reinar e libertar o povo do jugo romano e ai, foi traído, preso, maltratado, acusado de crimes e a blasfêmia foi a principal delas, julgado injustamente, condenado, sentenciado à morte por crucificação, crucificado, morto...

Blasfêmia! É curioso. O Sumo-Sacerdote que estava ali para representar o povo diante de Deus, estava diante de Deus... e, em um dado momento, fala e esconjura em nome de Deus, para obter uma resposta de Deus e Deus lhe responde. Estava diante dele a Segunda Pessoa da Trindade e ele pergunta para ela, bem objetivamente, uma vez que as acusações e demandas contra o Senhor estavam imprecisas e ele seria liberto.

Mateus 26:62 E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti?

Mateus 26:63 Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

Mateus 26:64 Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Mateus 26:65 Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia!

Eram duas as possíveis atitudes do Sumo Sacerdote, ou cria ou não cria. Ele escolheu não crer! Ao escolher não crer, não creu naquele que lhe falava e testemunhava. Era Deus quem lhe falara.

No sábado ele estava no sepulcro, enterrado... isso era público e notório, mas e aí, acabou?

Sábado de aleluias... a morte estava com seus dias contados... leia mais em: http://pt.scribd.com/doc/53859694/Pregacao-A-Pascoa-e-a-Ressurreicao-de-Cristo-%E2%80%93-I-Co-15-12-34-e-Jo-20-1-18

p.s.: link da imagem original: http://www.espada.eti.br/Images/TOMB.JPG  

Contagem regressiva: Faltam 386 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 07/04/2012) e 796 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.