INSCREVA-SE!

sábado, 2 de outubro de 2010

Faltam 937/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

Tema: "Operai a vossa salvação com temor e tremor"

Por Adauto da Costa Santos[1]

Base bíblica:

Filipenses 2:12,13 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/50/2) e

2ª Pedro 1:1-21 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/61/1)

 

Continuação...

2 – Desenvolvimento (2ª Pedro 1):

2.1 - Um legado (versículos 3 a 5):

Meus pais nos deixaram, a mim e aos meus outros dois irmãos, um legado material e outro imaterial. O material se traduziu em uma fazenda que, à semelhança do referencial do povo bíblico de Israel[2], nós também ainda não demos conta de assumir integralmente, por vários motivos e limitações nossas, a despeito de todas as respostas de Deus às muitas orações que lhe fizemos. O imaterial diz respeito à educação, às crenças, aos valores e aos princípios éticos e morais deles recebidos, bem como às experiências compartilhadas durante a vivência que tivemos o privilégio de ter em comum.

"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude"

Ora, como nosso Pai supremo, Deus já nos deu tudo aquilo de que realmente necessitamos para viver de acordo com o seu legado. Só nos resta tomar posse dessa herança eterna e gloriosa. Da mesma forma como foi dada a Israel a terra prometida de Canaã, já temos de Deus as preciosas promessas, para que delas nos apossemos, desfrutemos e as administremos responsavelmente. Pois é! Mais que desfrute, nos é dado um propósito sublime:

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo."

No entanto, só cumpriremos tal propósito, se nos submetermos ao processo de santificação que nos habilita a escapar da corrupção generalizada.

2.2 - Um processo (versículos: 5 a 7):

A santificação é uma disciplina a ser desenvolvida, como um exercício continuado e crescente rumo à perfeição. A meta proposta é que "TODOS cheguemos à estatura de varão perfeito, à imagem e semelhança de Jesus Cristo"

(Ef. 4:11-14 http://www.sermao.com.br/1969/12/A_estatura_de_var%C3%A3o_perfeito_/).

Uma imagem ilustrará melhor esse processo:

                  AMOR OU CARIDADE

                FRATERNIDADE

             PIEDADE

            PACIÊNCIA

         TEMPERANÇA OU DOMÍNIO PRÓPRIO

        CIÊNCIA OU CONHECIMENTO

      VIRTUDE E/OU PODER

   

Ao subir uma escadaria, a escalamos degrau por degrau, pois não nos é possível atingir-lhe o ápice de uma só passada. Assim é todo processo: tem princípio, meio e fim, o que requer perseverança[3].

 

2.3 - Os resultados (versículos 8 a 10):

Quantas vezes, após tanto esforço por alcançar algum de nossos objetivos, nos sentimos vazios, inúteis, impotentes? No entanto, há um caminho para sair dessa depressão[4] e alcançarmos o verdadeiro senso de realização que extrapola toda e qualquer de nossas limitações:

"Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."

Os resultados de nos entregarmos a esse processo disciplinar serão duradouros, definitivos, posto que são eternos[5], ao contrário de todas as demais realizações humanas, pretensamente grandiosas, porém tão fugazes e vãs, como bem concluiu Salomão[6].

"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis[7]. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

Para compartilhar mais um exemplo pessoal, eu e minha esposa completamos 28 anos de casados na semana passada. Não foi fácil chegar até aqui. Ambos tivemos que renunciar a muitas coisas e nos submetemos um ao outro em várias situações e circunstâncias. Os resultados aí estão: três filhos bem nutridos tanto física quanto espiritualmente, além de termos vencido a solidão[8], outro mal que assola a muitos.

 

Com relação ao passeio para Israel, incluindo o Egito, consultem neste site o link: http://www.jamaisdesista.com.br/2010/09/roteiro-de-viagem-israel-incluindo-o_28.html para obtenção de todos os detalhes desta oferta imperdível. Não perca seu sonho de ir a Israel: vamos juntos! Entrem em contato comigo urgentemente.

 

Amanhã, daremos prosseguimento a mensagem de nosso amado irmão Adauto.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm. Estou lendo I Co da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 245/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 211/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!



[1] Mensagem proferida, em 26/09/2010, na Congregação da Igreja Presbiteriana Renovada do Setor Progresso no Bairro Campinas em Goiânia – GO e, em 27/09/2010, no culto realizado pelo Grupo Evangélico dos Correios no Auditório do Edifício Sede em Brasília - DF

 

[2] "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado". (Josué 1:3)

[3] "Ninguém que lança mão do Arado e olha para trás está apto para o Reino". (Lucas 9:62)

[4] Artigo "Depressão: o mal do século" disponível em: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2511

[5] "... sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (I Coríntios 15:58)

[6] "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade" ... "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (Eclesiastes 1:2 e 2:11)

[7] "O cair é do homem, mas o levantar é de Deus, confessando seu pecado, Deus o levantará". (1ª João 1:9)

[8] "Deus faz que o solitário viva em família (Salmo 68:6)...Me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32).

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.