INSCREVA-SE!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Faltam 931/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

Tema: Clame a Deus nas Aflições – Sl 142 – adaptado para o GECOR.

 

1. [Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna] Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.

2. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.

3. Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

4. Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.

5. A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.

6. Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.

7. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

.

Oração.

 

"MASQUIL à Término heb. que aparece en los encabezamientos de los siguientes sal.: 32; 42; 44; 45; 52; 53; 54; 55; 74; 78; 88; 89 y 142. Es un término que significa instrucción, y estos salmos dan instrucciones para el remanente fiel que sí entenderá. La misma palabra, en plural (maschilim) significa los sabios o los entendidos (cfr. Daniel 11:33 , 35; 12:3, 10)." (http://www.fraganciadecristo.com/diccionario/palabra-1927-Masquil.html)

 

"A palavra "Masquil" vem do aramaico, mas o seu sentido literal foi perdido. Mas no hebraico significa "Salmo de Instrução", ou seja, que além de ser uma canção de louvor à Deus ele também ensina como devemos nos comportar perante a pessoa de Cristo." (http://masquil.multiply.com/).

 

1.             Davi havia derrotado Golias e por isso tinha sido aclamado o que despertou a inveja de Saul que passou a querer matá-lo.

2.             Davi estava fugindo de Saul (dica de Johnatas, filho de Saul) devido ao seu temor a Deus!

3.             Na fuga, Davi foi a Nobe, lugar próximo a Jerusalém (I Sm 21:1).

4.             Em Nobe, Davi mente a Aimeleque ou Aís, sumo sacerdote, bisneto de Eli e filho de Aitube.

a.    Come dos pães da proposição que eram renovados aos sábados e em número de 12, dos quais serviam somente os sacerdotes (Ex 25:30; Lv 24:5-9; Mc 2:25,26)

b.    Apanha a espada de Golias que estava ali guardada como memorial no santuário

Observação: estava ali detido, talvez por causa de lepra (Lv 14:4, 11, 21) Doegue (Idumeu. Seu nome significa tímido) que seria posteriormente o carrasco de Nobe.

5.             De Nobe, vai para Gate

a.    Com medo de Aquis, se fez passar por doido diante do rei dos filisteus.

6.             Saul persegue Davi, chega em Nobe e dá ordens de extermínio dos sacerdotes e familiares (I Sm 22:18-19)

a.    Saul dá ordens a seus soldados para matar os sacerdotes e familiares

b.    Guardas recusam, mas Doegue executa a ordem tresloucada de Saul (85 sacerdotes + 300 familiares, entre crianças, mulheres, animais)

7.             Continuou fugindo e foi parar na caverna de Adulão (significa refúgio) que ficava distante uns 25 km ao sudoeste de Jerusalém, na metade do caminho entre Gate e Hebron.

8.             Na caverna encontrou:

a.    Seus familiares que por causa de Saul também fugiam por medo de retaliações

b.    Tornou-se chefe de um grupo de pessoas – "Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens." (I Sm 22:2).

9.             Após isso, foi para Mispa de Moabe, para o rei de Moabe, lugar seguro, onde deixou seus pais até saber o que Deus irira fazer com ele. Ali ficou um pouco de tempo.

10.         O profeta Gade, porém lhe disse para sair daquele lugar seguro e ir para Judá e ele foi.

11.         Em resumo:

Davi fugia, estava cansado, com fome, com medo, mentiu, se fez de louco e ainda lhe pesava em seu coração a culpa da morte dos sacerdotes. Ali estava o homem segundo o coração de Deus, dentro de uma caverna.

Foi ali, naquela caverna, que ele escreve este salmos 142 onde Deus falara com ele e também ainda hoje, mais de 3.000 anos após, fala conosco.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm. Estou lendo I Co da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 260/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 235/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø      Estou na página 070/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.