INSCREVA-SE!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Faltam 928/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

Tema: Jesus cura, liberta e ensina às margens do Mar da Galiléia – Mc 5: 1-42
 
Eu ministrei pela graça de Deus a palavra de Deus cujo tema está acima ontem na “Primeirona”, ou seja,  na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga e como sempre faço a disponibilizei para quem tiver interesse em meu SCRIBD: http://www.scribd.com/doc/39064445/Pregacao-Jesus-cura-liberta-e-ensina-as-margens-do-Mar-da-Galileia.
 
Eu também já publiquei esta mensagem de forma diluída aqui no Jamais Desista com o título de “Reflexões Sobre a Cura da Filha de Jairo” e minha intenção agora é colocar aqui hoje e nos próximos dias o que faltou na primeira publicação, incluindo o texto abaixo e mais a segmentação do texto bíblico de referência.
 
Jesus vinha de uma série de curas e milagres em torno do Mar da Galiléia:
 
  1. Mc 3:7 e 10 = “Retirou-se Jesus com seus discípulos para os lados do mar...” aqui, Jesus curou a muitos como escrito está no vs 10: “Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar.
 
Seguia-o multidões (vs. 7):
 
  • Da Galiléia (Cafarnaum, Caná, Tiberíades...)
  • Da Judéia
  • De Jerusalém
  • Da Iduméia
  • Dalém do Jordão
  • Dos arredores de Tiro
  • Dos arredores de Sidom
 
Galiléia ficava mais ao norte e ao sul ficavam, na ordem, Jerusalém, Judéia e Iduméia. Tiro e Sidom ficavam mais próximos à Galiléia.
 
  1. Mc 4:1 = “Voltou Jesus a ensinar à beira-mar...”. Jesus aqui os ensinou por parábolas (do semeador, da candeia, da semente, do grão de mostarda) e disse porque falava por parábolas.
 
  1. Mc 4:35 = “... passemos para a outra margem...”. Isto é a margem leste do mar da Galiléia. Enquanto iam Jesus dormiu no barco e foi acordado pelos discípulos que temiam por suas vidas devido a uma grande tempestade que ele acalmou com as palavras “Acalma-te, emudece!”. São as mesmas palavras que Jesus pronunciou contra o endemoniado de Cafarnaum.
 
  1. Mc 5:1 = “ ... chegaram à outra margem ...”. Jesus cura o endemoniado Gadareno.
 
  1. Mc 5:21 = “ Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado...”. Ocorre a cura da filha de Jairo e a cura da mulher que sofria 12 anos com hemorragia.
 
A Deus toda a glória!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm. Estou lendo I Co da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 275/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 250/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 080/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.