INSCREVA-SE!

domingo, 24 de outubro de 2010

Faltam 915/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal.doc

Salmos 99

1. Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra.
2. O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos.
3. Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo.
4. És rei poderoso que ama a justiça; tu firmas a eqüidade, executas o juízo e a justiça em Jacó.
5. Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é santo.
6. Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e, Samuel, entre os que lhe invocam o nome, clamavam ao SENHOR, e ele os ouvia.
7. Falava-lhes na coluna de nuvem; eles guardavam os seus mandamentos e a lei que lhes tinha dado.
8. Tu lhes respondeste, ó SENHOR, nosso Deus; foste para eles Deus perdoador, ainda que tomando vingança dos seus feitos.
9. Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o SENHOR, nosso Deus.

Você crê na Soberania de Deus  ou na dualidade do Bem X Mal ou ainda em ambas? Eu começo minha prédica afirmando que sou crente na soberania de Deus! Deus é soberano!

Afirmar isso significa dizer que creio que Deus está no controle de tudo e de todas as coisas independentemente do que aconteça ou ameace a ocorrer. Em todas as circunstâncias, todas, quer agradáveis, quer não; quer boas (em nossa interpretação), ou não; quer catastróficas, quer não; quer nos tragam grandes alegrias e gozos, quer não, Deus ou permitiu ou agiu diretamente, logo, o que veio a ocorrer teve seu consentimento e conhecimento.

Eu creio que a assertiva 'Deus é soberano' anula a existência do mal como uma força oposta ao bem no sentido de forças que se disputam para conquistarem alguma coisa. Eu creio que Deus é soberano, logo, não creio no azar, nem na sorte, mas na sua providência.

O filme Guerra nas Estrelas de George Lucas fala da FORÇA e ressalta o lado negro da FORÇA como oposta ao lado do bem. O mundo que não conhece a Deus é maniqueísta, mas nós, que conhecemos a Deus, não somos dualistas antes cremos na soberania de Deus. Muitos outros filmes, histórias e religiões são baseadas em lutas entrte o bem e o mal.



Quero, finalmente, lembrar que se você tem um pacto de aliança com o Senhor, então você é um missionário, pois onde você anda e está, ali está também o testemunho vivo de que Jesus transformou a sua vida e tem poder para transformar os seus amigos, vizinhos, colegas e todos que fizerem parte de sua vida. Não seja egoísta compartilhe a mensagem do evangelho!

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
Ø       Estou na pág. 340/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
Ø       Estou na página 315/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Ø       Estou na página 165/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.