INSCREVA-SE!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Faltam 913/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 2
 
Continuação...
 
Ontem, havíamos falado que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. Com isso, conseguimos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim podemos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Soberania è resumidamente falando, a soberania está associada à idéia de um poder máximo e absoluto pertencente unicamente a Deus. Seu reino é total e abrangente. Poderíamos associar ao seu reino trono, majestade e domínio. Ele é único. Não há quem se lhe possa opor. Nada há paralelo ou co-igual ou mesmo semelhante. Sobre seu trono, majestade e domínio poderíamos recorrer a Gerard Van Groningen.
 
As virtudes de Deus, o Criador e o Senhor, foram temas expressos pelos salmistas. Eles o cantaram como o Criador (Sl 33.6), o Governador (Sl 93.1; 97.1; 99.1), o grande Rei acima de todos os outros deuses, em cuja mão estavam as alturas e as profundidades da terra (Sl 94.3-4). Cantaram sobre o seu trono no céu e o seu reino governando sobre tudo (Sl 103.19); todos os aspectos da criação estão a seu serviço (Sl 104.1-4) como também sob seu cuidado (Sl 104.10-14).” (G.V.G)
 
O cosmos é o reino, especificamente, o reino cósmico. O termo reino (m^lKWT) pode ser entendido como referindo-se a um ou mais aspectos envolvidos no conceito ou a todos eles. Um reino envolve uma pessoa, um rei (m#l#K) ou rainha (m^lK>) que tem uma posição de autoridade suprema. Também envolve o exercício efetivo da autoridade real (m`l^K - reinar) e pode se referir à cidade, palácio ou trono onde a autoridade é exercida e de onde é emitida.
 
Finalmente, o termo "reino" refere-se ao domínio sobre o qual o regente exerce sua autoridade real. Embora seja verdade que o termo não aparece em Gênesis 1-2, a idéia, particularmente de reino/domínio, certamente aparece. Os salmistas confirmaram isso quando cantaram sobre Yahweh reinando, seu trono antigo, e de um mundo firmemente estabelecido (Sl 93.1). Davi cantou sobre o trono de Yahweh estabelecido nos céus e seu reino governando sobre tudo (Sl 103.19). Ele cantou sobre o reinado e reino de Yahweh, referindo-se a todo o cosmos, quando exaltou ao "meu Deus e Rei" (Sl 145.1) cujo reino é para sempre e cujo reinado resiste por todas as gerações (Sl.145.13).
 
Os salmistas podiam cantar assim e os profetas, repetidamente, anunciaram que Deus era o Governador (rei) soberano e eterno sobre todo o universo, porque Deus tinha se revelado assim quando criou o cosmos. Quatro aspectos do reino cósmico, como ele veio das mãos do Criador, pedem uma discussão detalhada.” (G.V.G).
 
Sobre estes quatro aspectos ele irá discorrer sobre:
 
  1. A natureza do Reino Cósmico.
  2. A manutenção do Reino Cósmico.
  3. A proposta do Reino Cósmico.
  4. A consumação do Reino Cósmico.
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 350/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 325/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 175/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.