INSCREVA-SE!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Faltam 911/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 4
 
A sabedoria de Deus está presente em todos os seus atos. Todos! Não existe nenhuma ocorrência neste mundo que Deus execute ou permite que ocorra que não tem seu dedo de sabedoria. O problema é que nós, pobres humanos, achamos que enxergamos quando na verdade somos cegos e guias de cegos.
 
Classificamos as ocorrências em boas ou ruins, em agradáveis e desagradáveis, em sorte e azar, conforme tenham um fim que nos interessem ou não. Eu não sou administrador das ocorrências nem tenho poder sobre elas, mas Deus é o administrador por excelência não somente das coisas desta terra, mas de todo o universo.
 
Imaginem quantas não são as ocorrências, dia após dia, que acontecem em todo tempo, em todos os tempos (passado, presente e futuro), em todo o universo, inclusive no mundo das mentes, dos corações, dos pensamentos e até de outras dimensões? Stephen William Hawking, por exemplo, afirma em um de seus livros (O Universo Numa Casca de Noz) que há 11 dimensões.
 
Este cientista, S. Hawking , é físico teórico e cosmólogo inglês, um dos mais consagrados da atualidade. Ele é doutor em cosmologia e professor lucasiano emérito de matemática da Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton). Hawking sofre, no entanto, de uma distrofia neuromuscular, semelhante à esclerose amiotrófica lateral, cuja condição poderia tê-lo tornado inútil, no entanto, que exemplo de superação e que vontade de viver, estudar e crescer. Isso tudo vem de Deus! Aleluias! E ele é um ateu... misericórdias!
 
Embora se diga ateu ou que não crê em Deus, sua vida é um exemplo da bondade e da misericórdia de Deus que lhe deu o dom da inteligência e o capacitou a entender e a decifrar muitos dos mistérios que Deus administra com sabedoria.
 
O que fazemos ou deixamos de fazer com os processos internos que não param um segundo em nosso corpo e em nossa mente? Tudo é administrado por Deus direta e ou indiretamente por meio de suas leis que são sustentadas por sua palavra. Tudo Deus sustenta e mantém por meio de sua palavra.
 
Muitas ocorrências e eventos a que estou exposto dos quais não tenho controle algum não são eventos do acaso ou fortuitos, mas de sua providência e gestão. A palavra de Deus afirma peremptoriamente que nada acontece sem o seu consentimento. Até o cair de uma folha seca de uma árvore precisa de seu consentimento.
 
Quem disse que o Universo, céus, terra, lua, mares, estrelas, cometas precisa da gestão do homem? O que pode fazer o homem? Deus o criou e o dotou de inteligência e capacidades de construir e de destruir. Mediante o conhecimento das leis que regem o conhecimento científico o homem é capaz de produzir.
 
A sabedoria de Deus está presente em todos os seus atos quer permissivos quer ativos. Nos versos 22 e 23 de Pv 8 está dito que o Senhor criou a sabedoria como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Diz que desde a eternidade ela foi constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. Desde que a criou ela está presente em tudo que foi criado. Deus está além da própria sabedoria ou ele próprio a a própria sabedoria em essencia.
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 360/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 335/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 185/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.