Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 6/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 6 explicado pelo
Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/Et7jqWs_6uE.
Breve
síntese do capítulo 6.
O Cordeiro foi achado digno de abrir o livro e olhar para ele. O livro
tinha sido selado com sete selos e o capítulo 6 vai narrar a abertura por parte
do Cordeiro de cada selo.
A cada selo aberto, um padrão na narrativa, primeiramente começando por
João narrando que viu e ou ouviu algo. Quem abre os selos, um a um, é o
Cordeiro. Quem chama João para ver e narrar é um dos seres viventes, no total
de quatro. Em seguida, João narra tanto o que viu quanto o que ouviu e são
julgamentos e juízos.
Percebe-se, desde o início, que está havendo uma progressão na
narrativa. Primeiro Deus Pai que entrega a Jesus a revelação e este por
intermédio de seu anjo a anuncia a João que tanto atesta a palavra de Deus
quanto o testemunho de Jesus Cristo.
Segundo, as cartas às sete igrejas, nos capítulos 2 e 3. Terceiro, a
visão do trono, no capítulo 4. Depois, no capítulo 5, ainda no céu, a visão do livro selado com sete selos. No
capítulo 6, ocorre a abertura de 6 selos, que é o que estamos segmentando agora
mesmo.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – estamos vendo
agora.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19).
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
1. O primeiro ciclo: O rolo e seus sete selos (4.1-8.1) - continuação.
Como dissemos, dos vs. 4.1 ao 8.1, estamos
vendo o primeiro ciclo: o rolo e seus sete selos. Há diversas características
que se percebem nesse primeiro ciclo de visões (veja o capítulo 4).
b. A abertura dos seis selos (6.1-17).
João estava atento a tudo e estava ali
mesmo para isso para registrar o que via e ouvia. Ele tinha sido convidado para
isso mesmo.
Ele observou bem quando o Cordeiro, único
digno de abrir os selos, abriu o primeiro selo de sete. João ouviu um dos seres
viventes dizer com grande voz, como de trovão: “Venha!”.
Cada vez que o ser vivente dizia para vir,
vinha um cavalo. Nos quatro primeiros selos os quatro cavalos e os quatro
cavaleiros (vs. 1-8). Eles representam os primeiros quatro selos: conquista,
guerra, fome e morte.
Essas calamidades caracterizam um período
indefinido anterior à segunda vinda (Mc 13.6-8). Esses desastres ocorreram nos
tumultos do Império Romano e podemos esperar que ocorram tanto agora quanto
imediatamente antes da segunda vinda.
O simbolismo é passível de múltiplas
personificações. As sete igrejas foram exortadas a colocar a confiança não na
paz e prosperidade supostamente alcançadas pelo governo romano, mas em Deus e
em suas promessas de um novo mundo (2.17; 3.12; 21.4).
Quando ocorreram catástrofes, as igrejas
foram asseguradas de que o Cordeiro ainda estava no controle de fato, os
tumultos originaram-se da autoridade do Cordeiro de quebrar os selos e da voz
das criaturas viventes.
Esses julgamentos representavam a mão
punitiva de Deus sobre um mundo rebelde (cf. 9.20-21). Quem conhece e estuda a
história, mais do que ninguém sabe interpretar os fatos e conhecer melhor o que
está por vir, pois embora em épocas diferentes, será do mesmo modo operante.
Os quatro primeiros selos: os cavalos e os cavaleiros do Apocalipse.
(1)O
primeiro selo aberto pelo Cordeiro.
Um
dos quatro seres viventes disse com voz de trovão: “Venha!”. O que veio foi o
primeiro cavalo que era branco!
Seu
cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como
vencedor determinado a vencer.
Com
base nas semelhanças entre essa expressão e a que encontramos em 19.11, alguns
pensam que Cristo aparece aqui, conquistando por meio do evangelho. Mais
provavelmente, entretanto, o cavalo branco nessa passagem simboliza conquista
como uma forma de calamidade terrestre. Assim, a calamidade dos vs. 1-2 é
paralela àquela dos vs. 3-8.
(2)O
segundo selo aberto pelo Cordeiro.
O
segundo dos quatro seres viventes disse com voz de trovão: “Venha!”. O que veio
foi o segundo cavalo que era vermelho.
Seu
cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se
matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.
(3)O
terceiro selo aberto pelo Cordeiro.
O
terceiro dos quatro seres viventes disse com voz de trovão: “Venha!”. O que
veio foi o terceiro cavalo que era preto.
Seu
cavaleiro tinha na mão uma balança. João ouviu o que parecia uma voz entre os
quatro seres viventes, dizendo: "Um quilo de trigo por um denário, e três
quilos de cevada por um denário, e não danifique o azeite e o vinho!".
Virá
fome tão severa que todo o salário de um trabalhador será suficiente apenas
para alimentar a si mesmo. Para alimentar a sua família o trabalhador será
obrigado a comprar cevada, um alimento de qualidade inferior. O óleo e o vinho
são poupados, o que talvez indique que os ricos ainda serão capazes de se
regalar.
(4)O
quarto selo aberto pelo Cordeiro.
O
quarto dos quatro seres viventes disse com voz de trovão: “Venha!”. O que veio
foi o quarto cavalo que era amarelo.
Seu
cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder
sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por
meio dos animais selvagens da terra.
(5)O
quinto selo aberto pelo Cordeiro.
O
quinto selo (vs. 9-11) representa a justiça de Deus a favor dos mártires.
Dos
vs. 9 ao 11, os santos martirizados imploram por justiça, não por causa de desejos
egoístas, mas porque estão sintonizados com a justiça do trono de Deus. Eles
desejam ver a justiça de Deus totalmente manifestada.
Apocalipse
mostra que a humanidade é constituída de dois grupos:
a.O
povo de Deus, cuja cidadania está no céu (Fp 3.20).
b.E,
em oposição a eles, os rebeldes que habitam sobre a terra (vs. 15; 8.13; 11.10;
13.3,8,12,14; 17.2,8).
João tinha visto, quando foi aberto o
quinto selo, debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por
causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.
Eles clamavam em alta voz: "Até
quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da
terra e vingar o nosso sangue? "
João viu que cada um deles tinha
recebido uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até
que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser
mortos como eles.
(6)O
sexto selo foi aberto pelos Cordeiros.
O
sexto (vs. 12-17) selo fala do julgamento de Deus sobre toda a terra em
acontecimentos associados à segunda vinda de Cristo.
Dos vs. 12 ao 17, vemos que todos os que
habitam sobre a terra, assim como o próprio cosmos, passam pelo julgamento de
Deus.
Quando o Cordeiro abriu o sexto selo houve
um grande terremoto. Não se sabe a causa do grande terremoto, mas isso provocou
fenômenos que abalaram o sol que ficou escuro como tecido de crina negra, toda
a lua que se tornou vermelha como sangue, e as estrelas do céu que caíram sobre
a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte.
Acho que não se tem na história tamanho
terremoto com efeitos tão devastadores sobre a terra e os céus. O céu foi se recolhendo
como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de
seus lugares. Na verdade, por causa dos fenômenos nos céus envolvendo o sol e a
lua, algo acontecerá na natureza de efeitos muito devastadores cuja expressão
na terra será na forma de um grande terremoto.
Esses versículos, conforme a BEG, dão a
primeira de sete descrições, no Apocalipse, dos acontecimentos associados com a
segunda vinda.
Em Mc 13.24-26 e em Lc 21.25-27 à vinda
do Filho do Homem imediatamente se seguem fenômenos incomuns envolvendo o sol,
a lua e as estrelas.
A menção de sete tipos de pessoas (vs.
15) sugere condenação total, como também a caracterização do "grande Dia
da ira deles" (vs. 16-17).
a.Os
reis da terra.
b.Os
príncipes.
c.Os
generais.
d.Os
ricos.
e.Os
poderosos.
f.Todos
os homens (escravos).
g.Todos
os homens (livres).
Esses sete tipos de pessoas do vs. 15 que
representam toda humanidade esconderam-se em cavernas e entre as rochas das
montanhas e gritavam às montanhas e às rochas:
"Caiam sobre nós e escondam-nos da
face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois chegou o
grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?". (Vs. 16-17).
Uma vez que este mundo deve ser tão
completamente abalado, os santos devem colocar a esperança em Deus (Lc
12.32-34; 1Co 7.29-31; Hb 12.25-29).
Ap 6:1 Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos
e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo,
como se fosse voz
de trovão: Vem! Ap 6:2 Vi, então,
e
eis um cavalo branco
e o
seu cavaleiro com um arco;
e
foi-lhe dada uma coroa;
e
ele saiu vencendo
e
para vencer.
Ap 6:3 Quando abriu o segundo selo,
ouvi o segundo ser vivente dizendo:
Vem!
Ap
6:4 E saiu outro cavalo, vermelho;
e ao
seu cavaleiro,
foi-lhe
dado tirar a paz da terra
para
que os homens se matassem
uns aos outros;
também
lhe foi dada uma grande espada.
Ap 6:5 Quando abriu o terceiro selo,
ouvi o terceiro ser vivente dizendo:
Vem! Então, vi,
e
eis um cavalo preto
e o
seu cavaleiro com uma balança na mão.
Ap
6:6 E ouvi uma como que voz no meio
dos quatro seres viventes
dizendo:
Uma
medida de trigo por um denário;
três
medidas de cevada por um denário;
e
não danifiques o azeite e o vinho.
Ap 6:7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo,
ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo:
Vem! Ap 6:8 E
olhei,
e
eis um cavalo amarelo
e o
seu cavaleiro, sendo este chamado Morte;
e o
Inferno o estava seguindo,
e
foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra
para
matar à espada,
pela
fome, com a mortandade
e
por meio das feras da terra.
Ap 6:9 Quando ele abriu o quinto selo,
vi, debaixo do
altar,
as
almas daqueles que tinham sido mortos
por causa da palavra de
Deus
e por causa do testemunho que
sustentavam.
Ap
6:10 Clamaram em grande voz, dizendo:
Até
quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro,
não
julgas,
nem vingas o
nosso sangue
dos que habitam sobre a
terra?
Ap
6:11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca,
e
lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo,
até
que também se completasse o número
dos seus conservos
e
seus irmãos que iam ser mortos como igualmente
eles foram.
Ap 6:12 Vi
quando o Cordeiro
abriu o sexto selo,
e
sobreveio grande terremoto.
O
sol se tornou negro como saco de crina,
a
lua toda, como sangue,
Ap
6:13 as estrelas do céu caíram pela terra,
como
a figueira, quando abalada por vento forte,
deixa
cair os seus figos verdes,
Ap
6:14 e o céu recolheu-se como um pergaminho
quando se enrola.
Então,
todos os montes e ilhas foram movidos
do seu lugar.
Ap
6:15 Os reis da terra,
os
grandes,
os
comandantes,
os
ricos,
os
poderosos
e
todo escravo
e
todo livre se esconderam
nas
cavernas
e
nos penhascos dos montes
Ap
6:16 e disseram aos montes e aos rochedos:
Caí
sobre nós
e
escondei-nos da face daquele
que
se assenta no trono
e
da ira do Cordeiro,
Ap 6:17 porque chegou o grande Dia da ira deles;
e quem é que pode
suster-se?
Podemos ver que no céu está Deus - a Trindade: Pai, Filho e Espírito
Santo; tronos; seres viventes - anjos e suas classes hierárquicas; anciãos; os
santos. Podemos também ver que a vida aqui na terra vai se desenrolando, se
sucedendo, acontecendo. Todos estamos avisados de que algo acontecerá de muito
terrível na natureza envolvendo o juízo de Deus sobre toda a humanidade. O
melhor a se fazer, aos que temem a Deus, é se prevenir e buscar ao Senhor
enquanto ainda se pode achá-lo. (Is 55.6).
Os que rejeitam a Deus, irão, fatalmente colher aquilo que estão
semeando.
Reparem na notícia de hoje (04/04/2016), destaque na home page do UOL,
com a seguinte manchete atrativa:
SIGNIFICADO DE EVENTOS NO ESPAÇO
ASTEROIDE CAI, COMETAS SE APROXIMAM, PLANETA
É ATINGIDO: SERÁ O FIM?[1]
Ao acessar o link da manchete vemos o seguinte texto com uma imagem
assustadora da terra sendo atingida, no mar, por um meteoro.
“Astronomia:
A vida como ela é no Sistema Solar
POR
SALVADOR NOGUEIRA
Asteroide
cai no mar, cometas passam de raspão, Júpiter é alvejado. Será que o fim está
próximo?
SEQUÊNCIA
SINISTRA
Há
dois meses, um asteroide perigoso caiu em nosso planeta, perto da costa
brasileira. Sobre o oceano, felizmente não causou danos. Em 17 de março,
astrônomos flagraram Júpiter sendo alvejado. Quatro dias depois, dois cometas
passaram de raspão pela Terra. As coisas definitivamente não parecem estar
tranquilas e favoráveis.
APOCALYPSE
NOW
É o
fim do mundo? Salve-se quem puder? Calma lá, não se trata disso. O que estamos
vendo hoje, na verdade, é o que sempre foi — “a vida como ela é” no Sistema
Solar. A única diferença é que só agora, nesses últimos tempos, começamos a ter
as tecnologias para monitorar adequadamente esses impactos celestes.
O
REI DA PANCADARIA
Pegue
o caso de Júpiter, por exemplo. O preço de ser o maior dos planetas é que você
também acaba sendo o que mais apanha. Houve a famosa colisão com o cometa
Shoemaker-Levy 9, em 1994, que foi observada até pelo telescópio Hubble.
UM
POR ANO?
Desde
então, foram flagrados outros quatro impactos em Júpiter, antes do mais
recente: um em 2009, dois em 2010 e um em 2012. O que mudou? Mais e mais
astrônomos amadores têm usado câmeras digitais em seus telescópios para
fotografar o céu. E aí a surra constante fica evidente.
AQUI
COMO LÁ
O
mesmo vale para pancadas na Terra. Redes de telescópios profissionais e
amadores têm se dedicado a descobrir asteroides perigosos e flagrar a entrada
de meteoros. Na última sexta-feira, o observatório Sonear registrou uma
incrível bola de fogo no céu de Minas Gerais.
PREVISÃO
DO TEMPO: CHUVA DE PEDRA
A
Terra tem sofrido bombardeio constante ao longo de sua história. Muito de vez
em quando, a coisa fica mais séria. Mas estima-se que um evento do naipe “fim
do mundo”, como o que matou os dinossauros, aconteça em média uma vez a cada
100 milhões de anos. Ou seja, não estamos livres do perigo, mas a chance de que
aconteça em breve também é bem pequena.”
... Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 5/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 5 explicado pelo
Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/T-dQ9UlPwUo.
Breve
síntese do capítulo 5.
Depois da visão do trono e de seus significados implícitos e explícitos,
João continuando vendo e continua escrevendo o que viu e ouviu.
É impressionante que neste capítulo ele descreve que viu, que viu e
ouviu, diversas vezes. Na primeira vez diz que viu na mão direita daquele que
estava sentado no trono que ele tinha visto no capítulo 4, um livro todo
escrito, tanto por dentro como por fora, mas super selado com sete selos.
Depois viu um anjo forte, depois um cordeiro, depois ouviu voz de muitos
anjos e o assunto era o livrinho e seus selos na busca de alguém que pudesse
romper os selos para ter acesso ao conteúdo.
Ninguém
era digno até que um dos anciãos disse para João para não chorar porque havia
um Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e os
seus sete selos.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Dos vs. 4.1 ao 22.5, veremos essas visões
celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos (22 8-9,16) João recebe uma
série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1).
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19).
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
1. O primeiro ciclo: O rolo e seus sete selos (4.1-8.1) - continuação.
Dos vs. 4.1 ao 8.1, estamos vendo o
primeiro ciclo: o rolo e seus sete selos. Há diversas características que se
percebem nesse primeiro ciclo de visões (veja o capítulo 4).
a. Deus o Rei e Cristo, aquele que é digno (4.1-5.14) - continuação.
Dos vs. 4.1 ao 5.14, estamos vendo Deus como
Rei e Cristo, aquele que é digno.
Nós vimos, em síntese que ele é o Deus
soberano e todo-poderoso. Repare que há um só trono. Um só rei. Um só Senhor
sobre todos. Sendo assim, somente haverá um só domínio e um único reino.
Esses
caps. 4-5 formam as duas partes de uma única visão (4.1-5.14). Da
criação (4.11) a ação muda para um foco sobre a redenção e a restauração e
recriação (5.1-14).
Os propósitos de redenção e governo de Deus
somente podem ser realizados por meio daquele que é inigualavelmente digno:
Jesus Cristo.
Ele é simultaneamente o ameaçador Leão da
tribo de Judá, guerreando contra os inimigos de Deus (19.11-21. 17.14), e o
manso Cordeiro que foi imolado, adquirindo assim o seu povo com o sangue do seu
sacrifício redentor (vs. 9-10).
Cada pessoa da Trindade contribui para o
cumprimento desses magníficos propósitos:
üO
Pai ("aquele que se assenta no trono"; vs. 1,7).
üO
Filho ("Cordeiro"; vs. 6-7).
üO
Espírito de Deus (vs. 6), representado pelos chifres e olhos do Cordeiro.
João viu na mão direita daquele que está
assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e
totalmente selado com sete selos.
O livro pode representar várias coisas: a
aliança de Deus, sua lei, suas promessas, seus planos ou talvez o seu
testamento.
O paralelo muito próximo que podemos
verificar entre esse versículo e Dn 12.4 torna provável que se trate de um
livro celestial que contém o plano e o destino de Deus para o mundo.
Dos vs. 2 ao 4, um anjo poderoso começa a
buscar alguém digno para poder romper os selos e assim poder abrir o livro. A
retirada dos selos do livro implica a realização das coisas que Deus tem
proposto.
João chorou (vs. 4) porque estava ansioso
para que os propósitos de Deus fossem realizados (Mt 6.10), mas isso parecia
ser impossível. Não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de se
quer olhar para ele.
João fora consolado por um ancião e anuncia
a ele o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e
os seus sete selos – vs. 5.
Foi depois dessas palavras consoladoras e
animadoras que ele viu um Cordeiro que parecia ter estado morto, mas que ali
estava de pé, no centro do trono e cercado por quatro seres viventes e pelos
anciãos.
A frase "como tendo sido" é usada
porque, embora o Cordeiro tivesse realmente sido morto, ele agora está vivo
para sempre e eternamente (1.18).
Apenas com base no sacrifício realizado de
Cristo e sua ressurreição, os propósitos de Deus para a História podem ser
realizados.
Ele tinha sete chifres e sete olhos, que
são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. No Antigo Testamento,
chifres frequentemente representam poder (SI 89.17; 92.10; Dn 7.8; 8.3). Nesse
caso, eles representam o poder da vida eterna, cheia do Espírito de Cristo (Jo
3.34; Rm 8.11; 1Co 15.45).
Na batalha espiritual, tanto Deus quanto
Satanás exigem um compromisso de fidelidade numa escala cósmica, universal
(7.9; 10.11; 11.9; 12.5; 13.7, 14.6,8; 15.4; 17.15; 18.3; 19.15; 20.3).
Por meio do mérito e do poder do sacrifício
de Cristo, os propósitos de Deus serão cumpridos redimindo uma grande multidão
e cumprindo a promessa abraâmica de abençoar todas as nações (7.9-17; 21.24-27;
Gn 18.18; 22.18; Is 60.1-5).
Então o Cordeiro se aproximou e recebeu da
mão direita daquele que estava sentado no trono o livro.
Dos vs. 8 ao 10, vemos que ao recebê-lo, os
quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do
Cordeiro. Somente o Cordeiro era digno, por isso que todos a ele se curvam e
curvarão pela eternidade. Ao nome de Jesus se dobrará toda língua e nação e
confessarão que ele é o Senhor. (Rm 14.11).
Cada um deles tinha uma harpa e taças de
ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; e eles cantavam um
cântico novo:
"Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste
morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo
e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles
reinarão sobre a terra".
Dos vs. 11 ao 14, vê-se que os louvores que
se haviam iniciado nos círculos mais íntimos de culto ao redor do trono agora
se estendem para fora até encherem o universo, envolvendo todo ser, toda a
criação e tudo o que neles há.
O cântico em alta voz dos milhares de
milhares e de milhões de milhões de anjos que rodeavam o trono, bem como os
seres viventes e os anciãos dizia:
Digno
é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra,
glória e louvor!
Ap 5:1 Vi,
na mão direita
daquele
que estava sentado no trono,
um
livro
escrito
por dentro
e
por fora,
de
todo selado com sete selos.
Ap 5:2 Vi, também,
um anjo forte,
que
proclamava em grande voz:
Quem
é digno de abrir o livro
e
de lhe desatar os selos?
Ap 5:3 Ora,
nem no céu,
nem sobre a terra,
nem debaixo da
terra,
ninguém podia abrir
o livro,
nem mesmo olhar para
ele;
Ap
5:4 e eu chorava muito,
porque
ninguém foi achado digno
de
abrir o livro,
nem
mesmo de olhar para ele.
Ap
5:5 Todavia, um dos anciãos me disse:
Não chores;
eis que o Leão da tribo de Judá,
a Raiz de Davi,
venceu para
abrir o livro e os seus sete selos.
Ap 5:6 Então, vi,
no meio do trono
e dos quatro seres
viventes
e entre os anciãos,
de pé,
um
Cordeiro como tendo sido morto.
Ele
tinha sete chifres,
bem
como sete olhos,
que
são os sete Espíritos de Deus
enviados
por toda a terra.
Ap 5:7 Veio, pois,
e tomou o livro da mão direita
daquele que estava
sentado no trono;
Ap 5:8
e, quando tomou o livro,
os
quatro seres viventes
e
os vinte e quatro anciãos
prostraram-se
diante do Cordeiro,
tendo
cada um deles uma harpa
e
taças de ouro cheias de incenso,
que
são as orações dos santos,
Ap 5:9 e entoavam
novo cântico, dizendo:
Digno és de tomar o livro
e de abrir-lhe os selos,
porque foste morto
e com o teu sangue compraste para
Deus os que procedem
de toda tribo,
língua,
povo
e nação
Ap
5:10 e para o nosso Deus os constituíste
reino
e sacerdotes;
e
reinarão sobre a terra.
Ap 5:11 Vi e ouvi
uma voz de muitos
anjos ao redor do trono,
dos seres viventes
e dos anciãos,
cujo
número era de milhões de milhões
e
milhares de milhares,
Ap
5:12 proclamando em grande voz:
Digno
é o Cordeiro que foi morto de receber
o
poder,
e
riqueza,
e
sabedoria,
e
força,
e
honra,
e
glória,
e
louvor.
Ap 5:13 Então, ouvi
que toda criatura
que há no céu
e sobre a terra,
debaixo da terra
e sobre o mar,
e tudo o que neles
há, estava dizendo:
Àquele
que está sentado no trono
e ao
Cordeiro,
seja
o louvor,
e
a honra,
e
a glória,
e
o domínio pelos séculos dos séculos.
Ap 5:14 E os
quatro seres viventes respondiam:
Amém!
Também
os anciãos
prostraram-se
e adoraram.
Ao Cordeiro seja o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos
dos séculos... Jesus Cristo é a escolha de Deus que venceu para que hoje eu e
você também sejamos vencedores!
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Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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