Judas escreveu essa
epístola com o fim de denunciar os falsos mestres na igreja e o estilo de vida
imoral que eles promoviam.
Breve
síntese do capítulo único de Judas.
O propósito de Judas era combater o falso ensino de que a liberdade e a
salvação dos cristãos pela graça dão a eles licença para pecar.
Suas verdades fundamentais encontradas em Judas, o irmão de Tiago, uma
das colunas da igreja (Gl 2:9): 1. Um castigo rigoroso aguarda aqueles que se
rebelam contra Deus e Cristo. 2. Os cristãos devem resistir com vigor aos
falsos mestres na igreja. 3. A liberdade cristã e a livre graça de Deus não dão
aos cristãos liberdade para pecar. 4. Os cristãos são responsáveis por procurar
ativamente fazer boas obras e crescer espiritualmente. (conforme BEG).
Poderemos pecar mais abundantemente para que a graça seja ainda mais
abundante? Não! Jamais! Aquele que se dá ao pecado não conhece, nem nunca
conheceu ao Senhor, antes engana-se a si mesmo achando-se de Cristo.
Veja a segmentação de Judas.
1. SAUDAÇÃO (1-2)
Judas identificou-se e saudou seus leitores.
Judas identificou-se como o autor da carta e cumprimentou seus leitores. Também
como servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago que endereçou a sua carta aos
chamados, santificados em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo. Um chamando,
outro santificando e ainda outro conservando.
Deus é soberano e gracioso em chamar efetivamente
para salvação aqueles que ele escolheu, os quais são os amados. Essa eleição e
o chamado soberanos de Deus são baseados no eterno amor do Pai pelos eleitos
(Rm 8.28-39; Ef 1.4-5). Eles são conservados ou guardados por Jesus Cristo. O
grego também pode ser traduzido "guardados para Jesus Cristo". O
eleito perseverará na fé porque Deus os preserva (vs. 24; Jo 10.27-30; 1Pe
1.5).
A eleição eu entendo assim. Imaginemos o
fim de tudo e o momento em que haverá a separação dos homens, no juízo eterno,
fortemente anunciado em todas as Escrituras. Haverá um tempo – dentro do tempo
físico – em que tudo se terá passado. E agora nós teremos os que são de Deus
(os eleitos) e os que foram para o inferno (não eleitos).
Depois do juízo final de Deus, haverá
injustiças da parte de Deus por causa dos eleitos e dos que foram para o lago
de fogo? Nem depois, nem antes, nem nunca houve injustiças ou inverdades ou
falta de amor da parte de Deus, pois sabemos que ele é perfeito!
O Lago de Fogo, diz a Palavra, é o lugar
preparado para o inferno e também para o diabo, todos os seus anjos e
seguidores - (Ap 20.10, 13-15; Cf. 14. 9 -11; 19.20).
Há mesmo um lugar destinado para todos os
seguidores do diabo! Obviamente que não são os eleitos. A eleição de Deus (como
é feita e executada sem injustiças alguma? Não sei explicar!) é um processo
santo e perfeito.
A esses que identificamos acima ele os
saúda e os abençoa com a tríplice saudação envolvendo a misericórdia, a paz e o
amor. Judas confere a uma tradicional saudação judaica ("misericórdia e
paz") um profundo significado cristão ao acrescentar a palavra
"amor". A misericórdia de Deus para com os pecadores indignos e a paz
que resulta são fundamentadas no amor divino manifestado em Jesus Cristo (vs.
1; Jo 3.16).
II. PROPÓSITO DA CARTA (3-4).
Judas escreveu a fim de denunciar os falsos
mestres na igreja e o estilo de vida imoral que eles promoviam.
Judas explicou que ele escreveu a fim de
contestar o falso ensino de que a graça de Deus dá aos cristãos licença para
pecar.
Em vez da carta que tinha planejado
escrever (talvez uma obra doutrinal sobre a salvação), Judas sentiu-se
compelido pelas circunstâncias a tratar do problema dos falsos mestres (vs. 4).
Não sabemos se a carta planejada originalmente acabou sendo escrita.
Ele queria escrever sobre a salvação comum,
mas achou por bem escrever e exortá-los a batalhar, diligentemente, pela fé.
Aqui, "fé" indica o conteúdo da mensagem ensinada pelos apóstolos e
aceita por todos os cristãos (Gl 1.23; 1Tm 3.9), não o exercício pessoal de fé
e confiança praticado pelos cristãos.
Batalhar pela fé quando se está sob ataque
significa mais do que simplesmente opor-se verbalmente aos falsos mestres; isso
envolve um modo positivo de vida que é fiel à mensagem do evangelho (vs.
20-23).
É essa a fé que de uma vez por todas foi
entregue aos santos. O Cristianismo envolve um corpo normativo de crenças dado
por Deus para a igreja por meio dos apóstolos (1Co 15.3-8). Juntamente com o
Antigo Testamento (veja 2Tm 3.14-17), o testemunho apostólico, como encontrado
no Novo Testamento, permanece o padrão para a igreja (2Jo 9-10).
Ele agiu assim por causa de certos
indivíduos que estavam se introduzindo no ambiente com dissimulação. Os
causadores de problemas aparentemente tinham vindo de fora da(s) igreja(s)
particular(es) a que Judas estava se dirigindo, talvez como profetas itinerantes
ou mestres (cf. 2Co 11.1-5; 2Jo 7,9-11).
Sobre eles, Judas não poupa palavras para
descrevê-los como aqueles que desde muito, foram antecipadamente pronunciados
para esta condenação. Essa frase difícil provavelmente refere-se às várias
profecias da vinda da condenação de homens ímpios como os falsos mestres,
talvez incluindo os exemplos nos vs. 5-7,11, a profecia de Enoque nos vs. 14-15
e as profecias apostólicas nos vs. 17-18.
Embora menos provável, pode se referir ao
destino do ímpio sendo escrito nos livros dos céus (cf. Jr 22.30). Essa
expressão “homens ímpios” resume a acusação de Judas aos falsos mestres.
Eles eram culpados de impiedade prática pelo
fato de se negarem a reconhecer o senhorio de Cristo. Eles são os que
transformam em libertinagem a graça de nosso Deus.
Os oponentes de Judas eram culpados de
antinomianismo — a crença de que os cristãos não estavam sob a obrigação de
seguir a lei moral como uma regra de vida. Esse ensino era um problema
persistente na igreja antiga (Rm 3.8; 6.15; 1Co 6.12-20; Gl 5.13),
especialmente naquelas igrejas nas quais a ênfase de Paulo sobre a justificação
pela graça por meio da fé era mal compreendida e deturpada (2Pe 3.16).
Eles negavam o Soberano e Senhor. Pelo seu
comportamento imoral e ímpio, os falsos mestres negavam a Cristo. A palavra
grega traduzida "Soberano" (despotes) indica poder e autoridade supremos
e é frequentemente empregada para Deus na Septuaginta (a tradução grega do AT).
A designação de Cristo como "Soberano
e Senhor" equipara o senhorio e a autoridade de Cristo aos de Deus e,
desse modo, implica a divindade de Cristo (aqui a BEG recomenda seu excelente
artigo teológico "Jesus Cristo, Deus e homem", em Jo 1).
III. DENÚNCIA DOS FALSOS MESTRES (5-19)
Judas advertiu contra dar ouvidos aos
falsos mestres ao insistir que Deus os castigaria, bem como aqueles que os
seguiam.
O julgamento anterior de Deus contra
aqueles que haviam levado outros a pecar indicava que Deus puniria os falsos
mestres por levarem outros a pecar.
Antigas profecias com respeito à vinda do
julgamento final advertiam quanto a um castigo ainda mais severo dos falsos mestres.
As profecias apostólicas com respeito à
vinda do último julgamento confirmavam que castigos ainda mais severos estavam
reservados para os falsos mestres.
Dos vs. 5 ao 19, veremos essa denúncia dos
falsos mestres. Judas condenou os falsos mestres e advertiu contra acreditar em
suas mentiras. Ele apoiou a sua argumentação com quatro conjuntos de exemplos:
(1) o castigo dos ímpios (5-10); (2) o castigo dos que levam outros a pecar
(11-13); (3) profecias anteriores de castigo (14-16) e (4) profecias apostólicas
de castigo (17-19). Elas formaram nossa divisão proposta, conforme a BEG, a
qual veremos todas agora: A. O castigo dos ímpios (5-10); 1. Exemplos de
castigo divino dos ímpios (5-7); 2. Aplicação dos exemplos aos falsos mestres
(8-10); B. O castigo dos que levam outros a pecar (11-13); 1. O castigo
anterior de Deus de pessoas que levaram outros a pecar (11); 2. Aplicação aos
falsos mestres (12-13); C. A profecia anterior a respeito do castigo (14-16);
1. A profecia de Enoque do castigo dos ímpios (14-15); 2. Aplicação aos falsos
mestres (16); D. Profecias apostólicas de castigo (17-19); 1. Profecias
apostólicas a respeito dos escarnecedores (17-18); e, 2. Aplicação aos falsos
mestres (19).
A. O castigo dos ímpios (5-10).
Judas começou a sua condenação com exemplos
de execuções anteriores do julgamento de Deus contra os ímpios (5-7). Então,
ele aplicou aos falsos mestres os princípios demonstrados por esses exemplos
(8-10).
1. Exemplos de castigo divino dos ímpios (5-7).
Judas usou três exemplos tirados do Antigo
Testamento e dos apócrifos judaicos de castigos que Deus havia imposto aos
ímpios.
Quando os israelitas se negaram a entrar em
Canaã por causa do relato dos espiões, Deus os castigou pela descrença que eles
demonstraram (Nm 13.25-14.38).
A consequência do pecado deles: quarenta
anos de peregrinação pelo deserto. Assim como veio o castigo divino sobre os
israelitas infiéis após sua libertação do Egito, do mesmo modo cairá sobre os
membros apóstatas da igreja (Hb 3.7-12).
Os anjos em questão – vs. 6 - se rebelaram
contra suas responsabilidades dadas por Deus e abandonaram suas áreas de
ministério e residência. Alguns interpretam isso como significando que eles
abandonaram suas residências no céu e vieram para a terra.
A sugestão de que isso é uma referência ao
pecado dos "filhos de Deus" em Gn 6.2 é problemática (Gn 6.2). O fato
é que eles estão reservados na escuridão e em prisões eternas aguardando o
juízo daquele grande dia, o dia do julgamento na segunda vinda de Cristo.
Se o vs. 6 refere-se às tradições associadas
com Gn 6.2-4, a palavra "como" – vs. 7 - refere-se à imoralidade
sexual em geral e às relações sexuais antinaturais em particular.
Desde que Gn 6.2-4 provavelmente não se
refere aos anjos (veja Gn 6.1-4), é preferível entender esse versículo como uma
comparação entre dois casos ao apontar para o escândalo da transgressão e do
orgulho na desobediência.
A perversão sexual em vista é a prática
homossexual descrita em Gn 19.4-9. Aquelas cidades de Sodoma e Gomorra e as
circunvizinhas foram postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição. A
destruição de Sodoma e Gomorra e das cidades circunvizinhas pelo fogo em Gn 19
serve, em toda a Escritura, como um paradigma do castigo de Deus do pecado (Dt
29.23; Is 1.9; Jr 49.17-18; Lc 17.29-30; Rm 9.29).
2. Aplicação dos exemplos aos falsos mestres (8-10).
Da mesma forma – comparando-os com os de Sodoma,
Gomorra e circunvizinhos – esses sonhadores (uma provável referência às
alegações dos falsos mestres de revelação divina mediante experiências visionárias,
as quais talvez fossem usadas para justificar as três ações que seguem):
·Contaminam
seus próprios corpos.
Imoralidade
sexual (v. 4; cf. 1Co 6.18), e talvez até homossexualidade (v. 7; cf. Rm
1.26-27).
·Rejeitam
as autoridades.
Embora
alguns interpretem o governo em questão como humanos ou angélicos, é mais
provável uma referência ao senhorio ou à autoridade de Jesus Cristo (veja a
nota sobre o vs. 4).
·Difamam
os seres celestiais.
Veja
2Pe 2.9-10.
A
evidência indica que esse incidente está baseado em “A assunção de Moisés”, uma
obra apócrifa judaica (da qual restaram apenas fragmentos) que se desenvolve a
partir da narrativa do sepultamento de Moisés em Dt 34.5-6.
A
narrativa em questão diz respeito a uma disputa entre o arcanjo Miguel e o
diabo sobre a posse do corpo de Moisés. Como geralmente interpretado, o
objetivo de Judas era comparar a conversa ousada dos falsos mestres com a
prudência de Miguel (veja 2Pe 2.10).
Outros
interpretam Judas como fazendo um contraste entre o apelo de Miguel à
autoridade de Deus sobre Satanás com as reivindicações dos falsos mestres à
autoridade espiritual.
Miguel
é um dos anjos principais e o guardião especial de Israel (Dn 10.13,21; 12.1).
Em Ap 12.7 Miguel é visto liderando a multidão celestial numa guerra contra o
diabo e seus anjos. Aqui há uma excelente recomendação de um artigo teológico
"Anjos", em Zc 1.
B. O castigo dos que levam outros a pecar (11-13).
Judas voltou-se para exemplos de castigos
anteriores mandados por Deus para aqueles que haviam levado outros a pecar
(11). Então, ele aplicou os princípios desses julgamentos aos falsos mestres
(12-13).
Nos exemplos a seguir ficam claros que os castigos
anteriores foram mandados por Deus para aqueles que haviam levado outros a
pecar. Judas apelou a três exemplos do Antigo Testamento da punição de Deus
contra aqueles que haviam levados outros a pecar.
1. O castigo anterior de Deus de pessoas que levaram outros a pecar
(11).
Ai deles! – Judas exclama – pois seguiram o
caminho de Caim. (Veja Gn 4.3-12; cf. Hb 11.4; Ho 3.12). De acordo com a
tradição judaica, à qual Judas tem estado se referindo, Caim foi o pecador
arquetípico e o instrutor de outros no pecado.
Ai deles! – Judas exclama – pois que buscando
o lucro, incorreram no erro de Balaão.
Ai deles! – Judas exclama – pois foram
destruídos na rebelião de Corá. Corá, junto com Datã e Abirão, lideraram
duzentos e cinquenta homens na rebelião contra a autoridade de Moisés e Arão
(Nm 16).
A rebelião de Corá e a consequência do
julgamento divino fornecem um paralelo adequado para a rebelião dos falsos
mestres contra a autoridade legítima da igreja e a perigosa habilidade que eles
têm de desviar os outros do caminho correto.
Eles também fornecem uma ilustração
descritiva do castigo divino que está aguardando os falsos mestres (Nm
16.31-33).
2. Aplicação aos falsos mestres (12-13).
Com base no castigo anterior dado por Deus
àqueles que haviam levados outros a pecar, Judas argumentou que Deus iria
castigar também os falsos mestres por levarem os membros da igreja cristã a
pecar.
Judas compara – vs. 12 e 13 - esses homens sonhadores
com coisas insignificantes na natureza:
·São
rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês
de maneira desonrosa.
A
palavra grega empregada aqui pode significar "recifes; rocha
escondida" (as quais podem pôr em risco a navegação) ou, menos
frequentemente, "nódoa; imperfeição". Talvez Judas tenha
intencionalmente usado a ambiguidade da palavra para enfatizar que os falsos
mestres eram perigosos porque corrompiam e guiavam outros para o caminho errado.
A
interpretação "festas de fraternidade" (2Pe 2.13; cf. 1Co
11.20-34), incerta em 2Pe
2.13, está correta aqui.
Embora
os falsos mestres tivessem transformado as festas de fraternidade em ocasiões
para franca imoralidade (cf. 2Pe 2.13, mas veja também a nota sobre
"festas de fraternidade", acima), Judas também pode ter se preocupado
com a influência deles nessas reuniões.
Como
o ensino ocorria nessas festas (At 20.7,11), havia oportunidade para os falsos
profetas promoverem suas ideias.
·São
pastores que só cuidam de si mesmos.
Quem
cuida apenas de si mesmo vive o mais profundo egoísmo e não se importa com
nada. O outro para esses somente tem uma finalidade servir para alguma
utilidade; caso contrário, é logo descartado.
·São
nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas
vezes mortas, arrancadas pela raiz.
As
nuvens sem água são um tipo de hipocrisia que não fornece o que é prometido
(2Pe 2.17); as árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas,
duplamente mortas. Como árvores que não produzem frutos na época da colheita, a
vida dessas pessoas era improdutiva, e elas estavam sob o julgamento de Deus (Mt
7.16-20).
·São
ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos.
·São
estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas
trevas.
Meteoros,
estrelas cadentes, cometas ou, o mais provável, planetas. Ou o ensino dos
oponentes era passageiro (que durava apenas por um breve período de tempo, como
a luz de uma estrela cadente) ou indigno de confiança e sem valor (como quando
um corpo celestial imprevisível é utilizado para a navegação).
C. A profecia anterior a respeito do castigo (14-16).
Judas foi além dos exemplos de castigos
temporais anteriores para uma antiga profecia que indicava o julgamento mais
severo que iria acontecer no Dia do Senhor.
1. A profecia de Enoque do castigo dos ímpios (14-15).
A profecia de Enoque do castigo dos ímpios
é uma profecia apócrifa que afirma que Deus virá à terra para destruir
totalmente todos os seus inimigos.
Ao dizer que "a estes... profetizou
Enoque", Judas parece ter confirmado que Enoque fez essa profecia em
particular, embora ele não tenha declarado a sua opinião sobre a autoria de
"'Enoque como um todo.
A citação de Enoque ensina, na dependência
do Antigo Testamento, e em consistência com inúmeras profecias do Antigo
Testamento (p. ex., Dn 7.9-10; Zc 14.5), que Deus virá com o seu exército
celestial para julgar os ímpios.
Judas estava justificado ao empregar a
verdade geral desse texto biblicamente baseado à sua situação específica.
Enoque foi o sétimo depois de Adão. O
Enoque de Gn 5.18-24 é da sétima geração de Adão se Adão for contado como o
primeiro. Nos vs. 14-15, Judas citou quase literalmente a obra apócrifa bem
conhecida e respeitada como O Livro de
Enoque, ou 1Enoque, o qual é
atribuído a essa personagem bíblica.
Ao fazer isso, Judas não sugeriu que 1Enoque
era divinamente inspirado ou que havia sido realmente escrito pelo Enoque
bíblico de Gn 5.18-24. Ele estava simplesmente fazendo uso de uma fonte
conhecida que confirmava o seu tema da vinda do castigo divino para os ímpios.
Enoque profetizou: "Vejam, o Senhor
vem com milhares de milhares de seus santos (uma provável referência à multidão
de anjos que irá acompanhar o retorno do Senhor - Zc 14.5; Mt 25.31), para
julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de
impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras
insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele” – vs. 14, 15.
A repetição desse termo “ímpios” é
importante. A mesma palavra grega é usada nos vs. 4,18. A rebelião dos falsos
mestres era em primeiro lugar e principalmente contra Deus e sua autoridade, e iria
deparar com o julgamento infalível de Deus.
2. Aplicação aos falsos mestres (16).
Do ensino de que Deus voltará com seus
exércitos celestiais para destruir os ímpios, Judas inferiu a aplicação que
terrível destruição eterna aguardava os falsos mestres.
Essas são as suas características:
·Vivem
se queixando.
Como
Israel no deserto (vs. 5; cf. 1Co 10.10), os falsos mestres resistiam à vontade
de Deus, talvez pela queixa sobre as restrições da lei ao comportamento deles.
·São
descontentes com a sua sorte.
Literalmente
"suas bocas falam palavras arrogantes". Isso pode ter envolvido
alegações de experiências visionárias (vs. 8), libertação da lei (vs. 4,8) e
posse do Espírito Santo (vs. 18-19).
·Seguem
os seus próprios desejos impuros.
·São
cheias de si.
·Adulam
os outros por interesse.
Eles
mostravam parcialidade em relação a algumas pessoas na igreja (provavelmente os
ricos; cf. Tg 2.1-9) e podem ter adaptado seus ensinos de modo a agradar as
pessoas influentes que faziam parte do seu público.
D. Profecias apostólicas de castigo (17-19).
Judas recorreu ao ensino apostólico que
confirmava que Deus viria para destruir os ímpios. Em todo lugar na Bíblia há
menção de que os ímpios serão destruídos totalmente.
1. Profecias apostólicas a respeito dos escarnecedores (17-18).
Os apóstolos prognosticaram que alguns
rejeitariam seus ensinos com respeito ao retorno de Jesus.
Alguns têm tomado o vs. 17 como uma
indicação de que Judas não foi contemporâneo dos apóstolos, mas a passagem não
faz essa afirmação. Judas simplesmente declarou que ele não era um apóstolo.
Os últimos tempos, como já temos falado, é
o período total entre a primeira e a segunda vindas de Jesus (At 2.17; Hb 1.2; a
BEG recomenda seu excelente artigo teológico "O plano das eras", em
Hb 7). Nesse período se levantarão muitos escarnecedores. Especialmente da lei
moral de Deus e da certeza da punição divina dos desobedientes (2Pe 3.3-4).
2. Aplicação aos falsos mestres (19).
Judas indicou que os falsos mestres estavam
entre os "escarnecedores", que as profecias apostólicas condenam.
Eles são aqueles que estão andando segundo
as suas ímpias paixões, que não tem o Espírito.
Contra as afirmações de seus adversários,
Judas argumentou que os próprios falsos mestres eram aqueles que viviam totalmente
no nível da vida natural, terrena (vs. 10) e que eles não tinham o Espírito.
Eles também promovem divisões. A divisão
dentro da igreja era um resultado inevitável da arrogância dos falsos mestres
(vs. 16) e suas afirmações, contra a liderança e os cristãos da igreja, de
possuir o Espírito.
Pode ser que eles estivessem classificando
as pessoas (como os gnósticos posteriores fizeram) como "espirituais"
(os próprios falsos mestres) e "naturais" (os cristãos comuns).
Em suma:
·Causam
divisões.
·Seguem
a tendência de sua própria alma.
·Não
têm o espírito.
Dos vs. 20-23, Judas fará exortações
positivas aos cristãos. Judas deixou de lado as acusações aos falsos mestres
para fazer exortações positivas a seus leitores. A forma trinitária de
exortação deve ser observada ("Espírito Santo" no vs. 20,
"Deus" no vs. 21, "Senhor Jesus Cristo" no vs. 21).
Judas, como Pedro (1 Pe 2.5) e Paulo (1 Co
3.16-17), descreveu a igreja empregando a metáfora de um edifício – vs. 20.
Como no vs. 3, "fé" refere-se à mensagem fundamental dos profetas e
dos apóstolos (Cl 1.23; 1Tm 3.9). Em contraste com os falsos mestres, as
orações dos leitores de Judas eram controladas pelo Espírito. (Gl 5.16-18; Ef 6
8).
A orientação de Judas era para serem todos
guardados no amor de Deus. Os cristãos são responsáveis por permanecerem fiéis
a Deus, e eles devem se esforçar para fazer isso. Embora Deus preserve os
cristãos na fidelidade a ele (cf. vs. 24), ele não faz isso à parte dos meios
das obras piedosas e sinceras deles. É o que podemos explicar como graça x
responsabilidade humana. A graça [G] de Deus por exemplo é salvar, a
responsabilidade humana [rh]é a de se fazer algo coerente com isso.
Para isso ficar mais claro, veja bem o vs.
21: “Mantenham-se no amor de Deus [RH], enquanto esperam [RH] que a misericórdia [G ]de nosso Senhor Jesus Cristo os leve [G]
para a vida eterna”. Responsabilidade
humana nesse versículo: “manter-se”, “esperar” e a graça, “misericórdia”, “levar
para a vida eterna”.
Ainda assim, Judas pediu compaixão com os
que tem dúvidas. Há algumas variações entre os manuscritos gregos com relação a
esses versículos. Alguns traduzem o vs. 23 como "salvai outros com temor,
arrebatando-os do fogo, detestando até a roupa...".
Com essa interpretação, há dois grupos em
vez dos três representados nos vs. 22-23. Qualquer que seja a explicação
textual exata, Judas reconheceu claramente que diferentes estratégias pastorais
devem ser empregadas para diferentes pessoas.
Aqueles que expressam dúvidas (ou seja,
aqueles que ainda não adotaram ativamente a incredulidade) devem ser aconselhados
com mansidão, enquanto aqueles que adotam a falsa doutrina requerem uma
abordagem mais confrontadora e direta.
Esses pecadores devem ser "arrebatados
do fogo", mas se deve tomar cuidado para não cair no mesmo pecado,
conhecendo a condenação que espera os impenitentes, pois até a roupa estaria contaminada
pela carne.
Essa é uma vívida metáfora para a
influência contaminadora dos falsos mestres, essa frase enfatiza o cuidado que
os leitores de Judas deveriam ter nos contatos com os falsos mestres e com aqueles
sob a influência deles (1Co 5.11; 2Jo 10.11).
Nos vs. 24 e 25, veremos a doxologia final.
Judas encerrou a epístola com uma doxologia (cf. Rm 16.25-27) que expressa
confiança no poder de Deus para preservar o seu povo até o final e que reconhece
a eterna grandeza de Deus em sua "glória, majestade, império e
soberania".
Àquele
que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua
glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam
glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor,
antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém – vs. 24, 25.
·É
ele o Senhor que não nos deixará cair.
·É
ele o Senhor quem nos apresentará diante da sua glória sem sermos consumidos
por ela.
·É
ele o Senhor quem nos apresentará sem mácula e com grande alegria ao único
Deus, nosso Salvador.
·É
a ele o Senhor que será destinada, por isso, toda glória, majestade, poder e
autoridade.
·Isso
tudo sendo feito mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos,
agora e para todo o sempre. Amém!
Essa é uma importante garantia à luz das
muitas ameaças de castigo que Judas havia listado contra os falsos mestres e
aqueles que o seguem.
É somente mediante a preservação e capacitação
de Deus que os cristãos permanecem fiéis a Cristo (a BEG recomenda aqui seu
excelente artigo teológico "A perseverança e a preservação dos
santos", em Fp 1).
Jd 1:1 Judas,
servo de Jesus Cristo
e irmão de Tiago,
aos chamados, amados em
Deus Pai
e guardados em Jesus
Cristo,
Jd 1:2 a misericórdia,
a paz
e o amor vos sejam
multiplicados.
Jd 1:3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos
acerca da nossa comum salvação,
foi que me senti obrigado a
corresponder-me convosco,
exortando-vos a
batalhardes, diligentemente,
pela fé que uma vez por
todas
foi entregue aos santos.
Jd 1:4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação,
os quais, desde muito, foram antecipadamente
pronunciados
para esta condenação,
homens ímpios, que
transformam em libertinagem
a graça de nosso Deus
e negam o nosso único Soberano e Senhor,
Jesus Cristo.
Jd 1:5 Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes
de tudo uma vez por todas,
que o Senhor, tendo
libertado um povo,
tirando-o
da terra do Egito,
destruiu,
depois, os que não creram;
Jd 1:6 e a anjos,
os que não guardaram o seu estado original,
mas
abandonaram o seu próprio domicílio,
ele
tem guardado sob trevas,
em
algemas eternas,
para
o juízo do grande Dia;
Jd 1:7 como Sodoma, e Gomorra,
e as cidades circunvizinhas,
que, havendo-se
entregado à prostituição como aqueles,
seguindo após outra
carne,
são
postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.
Jd 1:8 Ora, estes, da mesma sorte,
quais sonhadores
alucinados,
não
só contaminam a carne,
como
também rejeitam governo
e
difamam autoridades superiores.
Jd
1:9 Contudo, o arcanjo Miguel,
quando
contendia com o diabo
e
disputava a respeito do corpo de Moisés,
não
se atreveu a proferir juízo infamatório
contra
ele; pelo contrário, disse:
O
Senhor te repreenda!
Jd 1:10 Estes, porém,
quanto a tudo o que
não entendem,
difamam;
e, quanto a tudo o
que compreendem
por
instinto natural,
como
brutos sem razão,
até
nessas coisas se corrompem.
Jd 1:11 Ai deles!
Porque prosseguiram
pelo caminho de Caim,
e,
movidos de ganância,
se
precipitaram no erro de Balaão,
e
pereceram na revolta de Corá.
Jd 1:12 Estes homens são
como rochas
submersas,
em
vossas festas de fraternidade,
banqueteando-se
juntos sem qualquer recato,
pastores que a si
mesmos se apascentam;
nuvens sem água
impelidas pelos ventos;
árvores em plena
estação dos frutos,
destes
desprovidas,
duplamente
mortas,
desarraigadas;
Jd 1:13 ondas
bravias do mar,
que
espumam as suas próprias sujidades;
estrelas errantes,
para
as quais tem sido guardada a negridão das trevas,
para sempre.
Jd 1:14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque,
o sétimo depois de Adão, dizendo:
Eis que veio o
Senhor entre suas santas miríades,
Jd
1:15 para exercer juízo contra todos
e
para fazer convictos todos os ímpios,
acerca
de todas as obras ímpias
que impiamente praticaram
e
acerca de todas as palavras insolentes
que ímpios pecadores
proferiram contra ele.
Jd 1:16 Os tais são murmuradores,
são descontentes,
andando segundo as
suas paixões.
A
sua boca vive propalando grandes arrogâncias;
são aduladores dos outros,
por motivos
interesseiros.
Jd 1:17 Vós, porém, amados,
lembrai-vos das
palavras anteriormente proferidas
pelos
apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,
Jd
1:18 os quais vos diziam:
No último tempo, haverá escarnecedores,
andando segundo as suas ímpias paixões.
Jd 1:19 São estes
os que promovem
divisões,
sensuais, que não
têm o Espírito.
Jd 1:20 Vós, porém, amados,
edificando-vos na
vossa fé santíssima,
orando no Espírito
Santo,
Jd
1:21 guardai-vos no amor de Deus,
esperando
a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo,
para
a vida eterna.
Jd 1:22 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;
Jd 1:23 salvai-os,
arrebatando-os do
fogo;
quanto a outros,
sede também
compassivos em temor,
detestando até a
roupa contaminada pela carne.
Jd 1:24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços
e para vos apresentar com exultação,
imaculados diante da sua glória,
Jd 1:25 ao único Deus,
nosso Salvador,
mediante Jesus Cristo,
Senhor nosso,
glória,
majestade,
império
e soberania,
antes
de todas as eras,
e
agora,
e
por todos os séculos.
Amém!
Vindo um dia desses para o serviço, Deus falou comigo sobre cantar
louvores e adorá-lo e orar a ele no meio das tribulações:
-filho,
você deve me reconhecer no meio das tempestades, como eu andava por cima das
águas e por elas não era afetado. Eu continuo no controle de todas as forças:
dos ventos contrários, da tempestade, das águas, do mar revolto, das ondas...
Por que não me louvas e me adoras e não me reconheces?
Pois bem, devemos adorar ao Senhor não para que por meio de nossa
adoração a situação mude, mas por reconhecermos o controle do Senhor que
querendo, mudará o quadro atual, ou não.
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A terceira epístola de
João foi escrita para incentivar o serviço ao próximo, especialmente a
hospitalidade àqueles que ministram o evangelho. Há somente um capítulo.
Breve
síntese do capítulo único de III João.
João escreve mais uma epístola e desta vez para incentivar o serviço ao
próximo, especialmente a hospitalidade àqueles que ministram o evangelho.
Iremos encontrar nesta carta de apenas 15 versos:
Que os cristãos que são fiéis em
demonstrar bondade aos outros devem ser elogiados.
Que praticar a hospitalidade, especialmente
para os ministros do evangelho, é um grande privilégio e uma
responsabilidade do cristão.
Que os líderes cristãos devem
estimar-se e apoiar-se mutualmente, e não temer nem maltratar uns aos
outros.
I. SAUDAÇÃO E CUMPRIMENTO (1-2).
João saudou seu querido amigo Gaio e
expressou desejo de que ele estivesse bem. João começou a carta com uma
saudação típica, desejando aos destinatários as bênçãos de Deus.
O autor novamente se identificou como
"o presbítero" (como em 2Jo 1), provavelmente como uma referência à
sua idade. Ele endereçou a epístola ao amado Gaio, presbítero também.
João tinha profunda afeição por Gaio, o
principal destinatário dessa carta, e chamou-o de "amado" por quatro
vezes (veja vs. 1,2,5,11). João também descreveu os membros do seu próprio
grupo como "amigos" de Gaio (vs. 14).
Esses vínculos de companheirismo cristão
fazem um nítido contraste com as ações de Diótrefes (vs. 9-10).
João não prometeu a Gaio que ele teria boa
saúde e sucesso – vs. 2 -, pelo contrário, simplesmente disse a ele que orava
pelo seu bem-estar como qualquer bom amigo faria.
A saúde e a prosperidade não são garantidas
para os cristãos antes do retorno de Cristo em glória. Obviamente que sempre a
buscaremos, seja por meio de médicos, como pela oração ou pelo cultivo ainda de
hábitos bem saudáveis.
II. ELOGIOS À HOSPITALIDADE (3-10).
João elogiou Gaio pela hospitalidade
demonstrada aos missionários no passado e condenou Diótrefes por maltratar os
companheiros cristãos. João afirma ter se alegrado quando pode ver pelos irmãos
que testificaram da verdade de que Gaio andava na verdade. A verdade em João
muitas vezes é o sinônimo de caminho.
João, como dissemos, elogiou Gaio pela sua
hospitalidade em relação aos missionários. Ele contrastou o cristão ideal com
as ações de Diótrefes. Esse material se divide em palavras positivas com
respeito a Gaio (3-8) e de condenação a Diótrefes (9-10). Elas formaram a
seguinte divisão proposta, conforme a BEG, que veremos agora: A. Encorajamento
positivo (3-8) e B. Contraste negativo (9-10).
A. Encorajamento positivo (3-8).
Até esse momento, Gaio havia sido fiel
quanto a cuidar dos missionários cristãos.
O verbo "testemunhar" – vs. 3 - tem
conotações de controvérsia legal (indicando a seriedade das questões do ponto
de vista de João) e da alegre proclamação do evangelho (indicando que a vida
exemplar de Gaio era uma consequência da salvação efetuada por Deus em Cristo).
O verbo é usado nesse mesmo sentido nos vs. 6,12.
João muito se alegrava em que seus filhos
andassem na verdade. João se referia aos cristãos sob seu cuidado como seus
filhos, o que ele fez catorze vezes em 1João e três vezes em 2João. Quando eles
procediam de modo correto, ele lhes mostrava sentimentos e orgulho paternais.
João elogiou Gaio por receber com hospitalidade
os mestres cristãos viajantes. A obrigação de acolher e encorajar aqueles que
proclamam o verdadeiro evangelho de lugar em lugar, e a alegria que vem ao
fazer isso, coloca-se em contraste com a necessidade de evitar receber aqueles
que proclamam o falso evangelho (1Jo 4.1-3; 2Jo 10-11).
Os que proclamam a verdadeira mensagem
cristã e os que os incentivam e os auxiliam colaboram em servir à verdade. Essa
visão da hospitalidade vem da ética cristã mais ampla de demonstrar amor às
outras pessoas, como João enfatizou em suas outras epístolas.
João no vs. 7 estava provavelmente se
referindo de modo metafórico aos incrédulos, aqueles que não faziam parte da
igreja.
A igreja primitiva consistia tanto de
pessoas de origem judaica quanto de gentios.
Aqui, a linguagem de João sugere que a
comunidade cristã via a si mesma como o verdadeiro remanescente de Israel em
distinção aos pagãos, aqueles de fora da comunidade cristã.
B. Contraste negativo (9-10).
A cooperação e o amor que deveriam ser o
sinal característico dos cristãos tinham sido quebrados pelo comportamento de
Diótrefes.
Diótrefes era um líder que abusava do
ofício que ocupava. Evidentemente, Diótrefes considerava os outros mestres
cristãos como ameaças, em vez de cooperadores; seu ponto de vista egoísta fazia
com ele mandasse embora os evangelistas viajantes e excomungasse aqueles que os
recebessem.
A presença pessoal do apóstolo era uma
extensão da presença de Cristo, tanto para encorajamento quanto para
advertência (2Co 13.1-3,10).
III. EXORTAÇÃO À HOSPITALIDADE (11-12).
João exortou Gaio a demonstrar maior
integridade. Embora Gaio tivesse tratado bem os missionários no passado, João
sentia a necessidade de exortá-lo a continuar a fazer isso.
Embora esse princípio entre a prática do
bem e do mal tenha ampla aplicação, o principal objetivo de João era que Gaio e
outros não imitassem Diótrefes quanto ao tratamento maligno dos missionários,
mas seguissem o que eles haviam aprendido como sendo o correto.
O corpo da carta termina com uma recomendação
de Demétrio, o portador da carta, como um cristão fiel.
Essa recomendação pelo nome, como a
colocação do nome do destinatário, era necessário para assegurar que a carta
não fosse nem ocultada e nem usada de maneira incorreta por aqueles que, como
Diótrefes, queriam romper a unidade da congregação (vs. 9).
Demétrio pode ter sido um mestre viajante
ou um membro fiel da congregação.
Repare que há uma grande predominância nos
escritos de João com relação à verdade. Ele a usa de diversas maneiras,
principalmente, para falar de Cristo e do caminho.
IV. CONCLUSÃO E DESPEDIDA (13-14).
João expressou o desejo de ver Gaio e
concluiu com uma saudação final. João abstém-se de escrever mais na esperança
de visitá-los pessoalmente, e envia saudações daqueles que estavam com ele.
O desejo normal de João por companheirismo
pessoal (2Jo 12) era intensificado pela necessidade de restaurar a paz dentro
da comunidade dos cristãos.
Até que João chegasse, Gaio foi exortado a
saudar pelo menos aqueles que estavam dispostos a aceitar o zelo de João.
João pediu que Gaio cumprimentasse todos
seus amigos pessoalmente em seu nome.
III Jo 1:1 O presbítero
ao amado Gaio,
a quem eu amo na verdade.
III Jo 1:2 Amado, acima de tudo,
faço votos por tua prosperidade e saúde,
assim como é próspera a tua
alma.
III Jo 1:3 Pois fiquei sobremodo alegre
pela vinda de irmãos
e pelo seu testemunho da tua verdade,
como tu andas na verdade.
III Jo 1:4 Não tenho maior alegria do que esta,
a de ouvir que meus filhos andam na verdade.
III Jo 1:5 Amado,
procedes fielmente naquilo que praticas para com os
irmãos,
e isto fazes mesmo quando
são estrangeiros,
III Jo 1:6 os quais,
perante a igreja,
deram testemunho do teu
amor.
Bem farás encaminhando-os em sua jornada
por modo digno de Deus;
III Jo 1:7 pois por causa
do Nome foi que saíram,
nada recebendo dos gentios.
III Jo 1:8 Portanto, devemos acolher esses irmãos,
para nos tornarmos cooperadores da verdade.
III Jo 1:9 Escrevi alguma coisa à igreja;
mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia
entre eles,
não nos dá acolhida.
III Jo 1:10 Por isso, se eu for aí,
far-lhe-ei lembradas as
obras que ele pratica,
proferindo contra nós
palavras maliciosas.
E, não satisfeito com estas coisas,
nem ele mesmo acolhe os irmãos,
como impede os que querem recebê-los
e os expulsa da igreja.
III Jo 1:11 Amado, não imites o que é mau,
senão o que é bom.
Aquele que pratica o bem
procede de Deus;
aquele que pratica o mal
jamais viu a Deus.
III Jo 1:12 Quanto a Demétrio,
todos lhe dão testemunho,
até a própria verdade,
e nós também damos
testemunho;
e sabes que o nosso
testemunho é verdadeiro.
III Jo 1:13 Muitas coisas tinha que te escrever;
todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena,
III Jo 1:14 pois, em breve,
espero ver-te.
Então, conversaremos de
viva voz.
III Jo 1:15 A paz seja contigo.
Os amigos te saúdam.
Saúda os amigos, nome por nome.
Amados não escolhemos os problemas que enfrentaremos, mas escolhemos
como iremos ou não glorificarmos a Deus neles. E você o quem feito no meio do
problema?
Eu não preciso de ser lembrado de que não estou com nada, nem que não sou
nada, mas um amigo verdadeiro estenderá as suas mãos, me ajudará a atravessar o
problema e me dirá: - vá sempre em frente, avance e jamais desista!
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A segunda epístola de João foi escrita para
alertar os cristãos com respeito ao falso ensino de que Cristo não tinha vindo
verdadeiramente em carne e para incentivar a hospitalidade aos pregadores do
verdadeiro evangelho. Veremos agora o capítulo/1.
Breve
síntese do capítulo 1.
João, o apóstolo do amor, escreve novamente agora para alertar os
cristãos com respeito ao falso ensino de que Cristo não tinha vindo
verdadeiramente em carne e para incentivar a hospitalidade aos pregadores do
verdadeiro evangelho.
Encontramos nesta epístola as seguintes verdades fundamentais: o amor
entre os cristãos é a preocupação moral básica dos seguidores de Cristo; negar
a plena encarnação de Cristo traz consigo o consequente julgamento de Deus.
(BEG)
Ele se dirige à senhora eleita e aos seus filhos. Seria figuradamente a
ilustração da igreja e de seus membros ou alguém mesmo? Poderia ser figurado,
mas creio que se tratava mesmo de uma senhora com os seus filhos que tinha
outros parentes, como a sua irmã.
Na
segmentação percebe-se claramente a preocupação de João em pastorear a igreja
livrando-a dos lobos vorazes.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
I. SAUDAÇÃO E CUMPRIMENTO (1-3).
João saudou a senhora para a qual ele
escreveu e a abençoou, bem como a todos os que estavam ligados a ela.
João identificou a si mesmo e os destinatários
de sua carta. João também identificou a si mesmo dessa maneira “o presbítero” em
3Jo 1.
Ele estava se referindo ou ao seu ofício na
igreja (veja 1Tm 3.1) ou à sua idade biológica. Não há nenhuma dificuldade real
no fato de um apóstolo identificar-se como presbítero, uma vez que as
responsabilidades de um apóstolo com respeito a cada congregação individual
eram exatamente as mesmas de um presbítero (1Pe 5.1-4).
A sua carte teve um destino certo: à
senhora eleita. Refere-se ou a uma mulher, que é de outra maneira desconhecida,
ou fala de modo figurado de uma igreja local.
Esse uso figurativo não aparece em nenhum
outro lugar, de modo que a primeira hipótese parece ser a mais provável (veja
também vs. 13).
João dirigiu-se a essa mulher com muito
respeito e amor, indicando desse modo o seu interesse pastoral por ela. Ele
também se dirigiu aos seus filhos. Ou os filhos biológicos dessa mulher ou seus
filhos espirituais, ou seja, seus seguidores. O primeiro caso parece ser o mais
provável.
Ele declarou a ela seu amor verdadeiro e
disse que todos os que amam a verdade são do mesmo parecer. A verdade permanece
em nós e conosco estará para sempre. Depois disso, de falar dessa verdade é que
ele comunica a tríplice coroa da saudação cristã: graça, misericórdia e paz da
parte de Deus Pai e do Filho, em verdade e em amor.
II. ELOGIO (4).
João elogiou os cristãos pela fidelidade
deles. João elogiou a senhora e sua família pela fidelidade. O presbítero e a
senhora compartilhavam a alegria de ver os membros da família dela perseverando
na fidelidade à verdade.
III. EXORTAÇÃO A AMAR (5-6).
João exortou os cristãos a cumprirem o
antigo mandamento para amar. O sinal da fidelidade dos cristãos é o amor mútuo.
Ele não estaria comunicando um novo mandamento 1Jo 2.7-8, mas falando desse
amor que deve ser praticado pelos cristãos.
João explicou que a definição de amor entre
os cristãos deriva dos mandamentos de Deus. O amor é mais do que simples
sentimento, é viver uns com os outros na luz da Palavra de Deus.
IV. ADVERTÊNCIA CONTRA O FALSO ENSINO (7-11).
João advertiu contra seguir o falso ensino
que negava a plena encarnação de Cristo.
João falou em termos muito fortes contra o
falso ensino de que Jesus não tinha vindo em carne. Essa verdade é tão crucial
que rejeitá-la é rejeitar toda esperança de reconciliação com Deus, enquanto
recebê-la é receber o próprio Deus, assim como ele se ofereceu no evangelho.
Os enganadores eram os docetistas, os quais
negavam a realidade da natureza humana de Cristo (1Jo 4.2-3; a BEG recomenda
também ler e estudar o seu excelente artigo teológico "A humanidade plena
de Cristo", em Lc 3). Esses enganadores têm saído pelo mundo afora como se
eles fossem os missionárias de Deus - 1Jo 2.19 -, mas a operação deles é
segundo espírito do anticristo - 1Jo 2.18; eles são ministros de Satanás.
João está advertindo o povo de Deus para
ter cautela a fim de não perderem aquilo que tinham realizado com esforço. O seu
desejo era que esse esforço deveria ser canalizado para receber completo
galardão. Não se trata isso de urna advertência a respeito da perda da
salvação.
Em vez disso, João ensinou que aqueles que
temporariamente seguem os ensinos dos falsos mestres podem perder o galardão
que eles já tinham guardado lá no céu (cf. Mt 6.20).
Ele também pode ter pretendido alertar que
os cristãos que oferecem hospitalidade aos falsos mestres, também irão perder o
galardão porque estão ajudando e apoiando os inimigos do Senhor (vs. 10-11).
Em 1Jo 2.19 ele também advertiu que
desviar-se do verdadeiro evangelho de Cristo ter vindo em carne pode provar que
uma pessoa nunca exercitou realmente a fé salvadora.
Os cristãos trabalham exaustivamente por
muitas razões — mas não para obter a salvação. Feitas pelas razões corretas, as
boas obras garantem futuros galardões (Mc 9.41., Lc 19.16-19).
Não podemos ultrapassar a doutrina de
Cristo, ou seja, deixar a verdade para trás. O fato de ser membro da igreja não
garante a salvação; somente aqueles que têm fé salvadora irão permanecer
verdadeiramente no evangelho de Cristo (a BEG recomenda outro de seu excelente artigo
teológico "A igreja visível e a invisível", em 1 Pe 4).
Tanto não devemos ultrapassar sua doutrina,
como devemos permanecer nela. Quem permanece na doutrina esse sim tem o Pai e o
Filho. Por isso que se alguém vier à nossa casa sem essa doutrina, o certo
seria nem recebê-lo em casa – vs. 10.
Na igreja primitiva, os mestres itinerantes
quase sempre ficavam hospedados nas casas dos cristãos locais (veja 3Jo). O
erro contra o qual João advertiu era tão sério que ele aconselhava separação
total.
A rejeição do companheirismo com os falsos
mestres contrasta nitidamente com a exortação em 3Jo 5-8,10 para receber com
hospitalidade os cristãos que estavam proclamando o verdadeiro evangelho.
Já aqueles que o recebe, faz-se cúmplice
das suas obras más. João instruiu seus leitores a não permitir ou incentivar as
ações de pessoas que se opunham ao evangelho de maneira ativa.
V. OBSERVAÇÕES FINAIS E DESPEDIDA (12-13).
João encerrou a carta com saudações finais.
João encerrou a carta com expressões de afeição e esperança.
João reconheceu que uma carta não pode
substituir um encontro pessoal. Ele esperava ansiosamente compartilhar com a
senhora e sua família o tipo de encorajamento mútuo que somente pode ocorrer
pessoalmente.
João encerra dizendo que os filhos da irmã dela,
eleita, a saudavam. (Veja o vs. 1.) É mais provável que João estivesse se
referindo a outra senhora cristã e sua família, que estavam enviando saudações.
II Jo 1:1 O presbítero
à senhora eleita
e aos seus filhos,
a quem eu amo na verdade
e não somente eu,
mas também todos os que conhecem a verdade,
II Jo 1:2 por causa da verdade
que permanece em nós
e conosco estará para sempre,
II Jo 1:3 a graça,
a misericórdia
e a paz,
da parte de Deus Pai
e de Jesus Cristo, o Filho
do Pai,
serão conosco em verdade e
amor.
II Jo 1:4 Fiquei sobremodo alegre
em ter encontrado dentre os teus filhos
os que andam na verdade,
de acordo com o mandamento
que recebemos da parte do
Pai.
II Jo 1:5 E agora, senhora, peço-te,
não como se escrevesse mandamento novo,
senão o que tivemos desde o
princípio:
que nos amemos uns aos
outros.
II Jo 1:6 E o amor é este:
que andemos segundo os seus mandamentos.
Este mandamento, como ouvistes desde o princípio,
é que andeis nesse amor.
II Jo 1:7 Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora,
os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne;
assim é o enganador
e o anticristo.
II Jo 1:8 Acautelai-vos,
para não perderdes aquilo que temos realizado com
esforço,
mas para receberdes
completo galardão.
II Jo 1:9 Todo aquele que ultrapassa
a doutrina de Cristo
e nela não permanece
não tem Deus;
o que permanece na doutrina,
esse tem tanto o Pai
como o Filho.
II Jo 1:10 Se alguém vem ter convosco
e não traz esta doutrina,
não o recebais em casa,
nem lhe deis as
boas-vindas.
II Jo 1:11 Porquanto aquele
que lhe dá boas-vindas
faz-se cúmplice das suas
obras más.
II Jo 1:12 Ainda tinha muitas coisas que vos escrever;
não quis fazê-lo com papel e tinta,
pois espero ir ter
convosco,
e conversaremos de viva
voz,
para que a nossa alegria
seja completa.
II Jo 1:13 Os filhos da tua irmã
eleita
te saúdam.
Os enganadores continuam a existir e continuarão até a volta de Cristo.
Em todo tempo devemos estar bem atentos e vigilantes, pois uma coisa os revela
como sendo inimigos de Cristo: a Palavra de Deus! Aquele que é versado na
Bíblia e segue ao Senhor, jamais será iludido.
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Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
O Nascimento e a Infância de Jesus
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*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
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