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segunda-feira, 23 de novembro de 2015

WebRadio Os Semeadores - A Radio que gera vida!

Estamos nascendo! Nossa fase atual é de testes e sua abertura oficial deverá ocorrer no início de 2016.

Ainda nem somos nada, nem temos nossas vinhetas, mas já começamos a ter uma carinha, um sonzinho e em breve muita coisa boa para você ouvir. Estaremos contando com a assessoria inicial do Pr. Natsan, de Goiânia, responsável pelo programa do Augusto Nicodemos "EM POUCAS PALAVRAS".

Natsan P. Matias tem uma empresa de Assessoria e consultoria em Tecnologia de Comunicação e auxilia seus clientes na Produção de Slides e treinamento em Apresentações Multimídia. Seu site comercial é o  www.technollogica.com, sendo seu email para contatos, natsanpm@terra.com.br.

A WebRadio Os Semeadores está nascendo para trazer aos seus ouvidos coisas saudáveis, boas, edificantes e que poderão agregar valor à sua vida neste mundão de nosso Deus.

Teremos diversas programações, entre elas músicas bem variadas para o seu gosto, conforme o seu horário. Teremos programas ao vivo; entrevistas, pregações e sermões, clássicos, radionovelas, reflexões bíblicas do Jamais Desista; canal social, dos imigrantes, comerciais, cultos com transmissões online e muito, mas muito mais coisas. Estaremos 24x7 no ar!

Por enquanto, vá ouvindo uma boa música e esteja atento às nossas programações. Entrem em nosso site da rádio (http://radio.ossemeadores.com.br/contato) e cadastre-se como ouvinte e colaborador.

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Atos 22 1-30 - ESCOLHIDO PARA CONHECER, VER E OUVIR

Como já dissemos, Atos foi escrito para orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. Estamos no capítulo 22, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 22
Paulo se defende das acusações e avança em seu discurso até ao ponto que disse que foi pregar aos gentios!
Paulo aproveita para explicar sua origem, sua pessoa, sua conversão, seu trabalho e nada disso tinha incomodado ninguém, mas ao falar que tinha ido pregar aos gentios, tudo mudou.
Paulo narra ainda seu encontro poderoso com Jesus, o Senhor e por causa desse encontro, a sua vida foi transformada radicalmente. Tudo o que fazia, cria, buscava e planejava sofreu drástica mudança.
Não dá para continuarmos o mesmo após um encontro com o Senhor. A primeira coisa que ele viu quando encontrou com Jesus foi uma luz tão forte como o sol ao meio dia que o cegou. A segunda coisa, foi que ficou cego. Já não podia conduzir-se por si só, mas dependia que outros o auxiliassem. O nosso encontro com o Senhor então produz cegueira pois tudo o que víamos e críamos está em trevas diante do brilho de sua presença.
Durante esta fase de cegueira, resolve buscar a Deus e se derrama em oração perante ele. A terceira coisa que lhe sucedeu foi essa busca do Senhor, em oração. A quarta coisa foi que Deus levantou e levanta aqueles que irão ajudar a recobrar a vista. Ananias, recebe o chamado de Deus e, em obediência, foi orar por Paulo para que recobrasse a vista.
Ananias lhe diz que Deus o havia escolhido para: “conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido”. Logo, em seguida, Paulo vai ao templo ORAR. Na oração, sobreveio-lhe um êxtase e viu a Jesus que lhe deu instruções dizendo que em Jerusalém não receberiam a sua palavra de pregação mas que fosse para os gentios.
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem missionária de Paulo (15.36-18.22) – já vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – já vimos; E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) – estamos vendo; F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) - continuação.
Como dissemos, veremos até o capítulo 26, a detenção, o julgamento e a prisão de Paulo na Palestina. Lucas registra como os judeus incrédulos fizeram falsas acusações contra Paulo quando este retornou a Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes. Essa série de acontecimentos mostra que Paulo não foi responsável pela discórdia que ocorreu entre ele e os judeus incrédulos.
Ele os chama de irmãos e pais e aí apresenta sua defesa. Falou-lhes em aramaico (Paulo falava o hebraico, aramaico, grego, latim) o que fez com que todos ficassem em silêncio ouvindo atentamente.
Ele começa dizendo que era de judeu de Tarso. Uma importante cidade comercial e universitária situada na Cilicia, a província do extremo sul da Ásia Menor, distante aproximadamente 16 km da costa do Mediterrâneo.
Dos vs. 3 ao 11, ele fala como foi criado, instruído na lei, que era demasiadamente zeloso, que por causa disso perseguia a igreja e assim prendeu e fez sofrer a muitos. Ele até confessa que recebera cartas do sumo sacerdote e do Conselho para ir a Damasco para trazer aquelas pessoas a Jerusalém para serem punidas.
Aí ele relata seu encontro pessoal com o Senhor e como ficou cego e recebera ajuda dos irmãos.
Ananias – vs. 12 - foi a pessoa mais apropriada para se encontrar com Saulo, um fariseu zeloso "hebreu de hebreus" (Fp 3.5), pois Ananias havia se tornado um elo de ligação com o restante dos judeus da cidade que desconfiavam de Paulo (9.10-19).
Ananias recebera do Senhor instruções e ministrou trazendo cura da cegueira para Paulo. Também lhe disse que ele era um escolhido dele para:
·         Conhecer a sua vontade.
·         Ver o justo.
·         Ouvir as palavras de sua boca.
Isso tudo a fim de que ele se tornasse testemunha ao mundo todo das coisas que veria e ouviria. Tendo profetizado na vida dele, questionou porque ainda estava ali prostrado e pediu para se levantar e ai recebeu o batismo – vs. 16 - o batismo do Novo Testamento é, em parte, um sinal exterior de uma purificação interior. Nesse sentido, é comparado à circuncisão do Antigo Testamento (Dt 10.16; 3.6; Ez 44.7).
A instrução de Ananias foi para ele:
·         Levantar-se.
·         Batizar-se (obviamente que não se autobatizou-se, mas Ananias o batizou e também o Espírito Santo).
·         Lavar-se dos seus pecados. Como? Invocando o nome do Senhor Jesus – vs. 16.
Paulo voltou a Jerusalém e estando a orar no templo lhe sobreveio um êxtase e viu o Senhor. O Senhor o orientava que saísse de Jerusalém porque não o ouviriam, mas que fosse para longe, para os gentios.
A multidão prestou atenção em tudo e o tinha ouvido até ele citar os gentios, aí não suportaram mais e se transformaram ficando mesmo inflamados contra ele. Eles queriam mesmo matá-lo.
O comandante vendo aquilo ordenou a prisão de Paulo e que o mesmo fosse açoitado. Refere-se ao açoite romano (do latim, flagellum), um chicote feito com tiras de couro e pedaços de metal em cada ponta, cujo uso poderia aleijar e até mesmo matar (Jesus foi açoitado com um chicote desses; Jo 19.1). Paulo havia recebido muitas surras judaicas, algumas com varas (2Co 11.24-25), mas nunca recebeu esse tipo particular de punição.
Eles ainda o estavam amarrando para receber o açoite quando Paulo diz ao centurião que era cidadão romano e que deveriam tomar cuidado com o que iriam fazer.
Para aplicar o açoite, os soldados geralmente amarravam os braços do prisioneiro ao redor de um poste, para expor as costas, ou então amarravam as mãos dele com correias e o suspendiam acima do chão.
Paulo apelou novamente à sua cidadania romana, uma vez que estava para ser punido sem ter recebido um julgamento justo (16.37).
A cidadania romana se constituía num status social muito valorizado, geralmente conferido àqueles das camadas sociais mais altas e que ocupavam cargos governamentais, ou então às pessoas que houvessem prestado valorosos serviços ao estado. Essa posição era, então, transferida para a família da pessoa.
O centurião ao ouvir isso correu para o comandante e este recuou e ficou curioso de como ele obtera sua cidadania. Eles não seriam loucos de condenarem sem um julgamento um cidadão romano.
Ainda, no dia seguinte, o comandante procurou descobrir exatamente por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus. No entanto, ao não encontrar nada que justificasse, libertou-o e ordenou que se reunissem os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio. Então, trazendo Paulo, apresentou-o a eles – vs. 30.
Atos 22:29,30
At 22:1 Irmãos e pais, ouvi, agora, a minha defesa perante vós.
At 22:2 Quando ouviram que lhes falava em língua hebraica,
guardaram ainda maior silêncio. E continuou:
At 22:3 Eu sou judeu,
nasci em Tarso da Cilícia,
mas criei-me nesta cidade
e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel,
segundo a exatidão da lei de nossos antepassados,
sendo zeloso para com Deus,
assim como todos vós o sois no dia de hoje.
At 22:4 Persegui este Caminho até à morte,
prendendo
e metendo em cárceres homens e mulheres,
At 22:5 de que são testemunhas o sumo sacerdote
e todos os anciãos.
Destes, recebi cartas para os irmãos;
e ia para Damasco, no propósito
de trazer manietados para Jerusalém os que também lá estivessem,
para serem punidos.
At 22:6 Ora, aconteceu que,
indo de caminho
e já perto de Damasco,
quase ao meio-dia, repentinamente,
grande luz do céu brilhou ao redor de mim.
At 22:7 Então, caí por terra,
ouvindo uma voz que me dizia:
Saulo, Saulo, por que me persegues?
At 22:8 Perguntei:
quem és tu, Senhor?
Ao que me respondeu:
Eu sou Jesus, o Nazareno,
a quem tu persegues.
At 22:9 Os que estavam comigo viram a luz,
sem, contudo, perceberem o sentido da voz
de quem falava comigo.
At 22:10 Então, perguntei:
que farei, Senhor?
E o Senhor me disse:
Levanta-te, entra em Damasco,
pois ali te dirão acerca de tudo
o que te é ordenado fazer.
At 22:11 Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz,
guiado pela mão dos que estavam comigo,
cheguei a Damasco.
At 22:12 Um homem, chamado Ananias,
piedoso conforme a lei,
tendo bom testemunho de todos os judeus
que ali moravam,
At 22:13 veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse:
Saulo, irmão, recebe novamente a vista.
Nessa mesma hora,
recobrei a vista
e olhei para ele.
At 22:14 Então, ele disse:
O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu
para conheceres a sua vontade,
veres o Justo
e ouvires uma voz da sua própria boca,
At 22:15 porque terás de ser sua testemunha
diante de todos os homens,
das coisas que tens visto
e ouvido.
At 22:16 E agora, por que te demoras?
Levanta-te, recebe o batismo
e lava os teus pecados,
invocando o nome dele.
At 22:17 Tendo eu voltado para Jerusalém,
enquanto orava no templo,
sobreveio-me um êxtase,
At 22:18 e vi aquele que falava comigo:
Apressa-te
e sai logo de Jerusalém,
porque não receberão o teu testemunho
a meu respeito.
At 22:19 Eu disse:
Senhor, eles bem sabem que eu encerrava em prisão
e, nas sinagogas, açoitava os que criam em ti.
At 22:20 Quando se derramava o sangue de Estêvão,
tua testemunha,
eu também estava presente,
consentia nisso e até guardei as vestes dos que o matavam.
At 22:21 Mas ele me disse:
Vai, porque eu te enviarei para longe, aos gentios.
At 22:22 Ouviram-no até essa palavra
e, então, gritaram, dizendo:
Tira tal homem da terra,
porque não convém que ele viva!
At 22:23 Ora, estando eles gritando,
arrojando de si as suas capas,
atirando poeira para os ares,
At 22:24 ordenou o comandante que Paulo
fosse recolhido à fortaleza
e que, sob açoite, fosse interrogado para saber
por que motivo assim clamavam contra ele.
At 22:25 Quando o estavam amarrando com correias,
disse Paulo ao centurião presente:
Ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano,
sem estar condenado?
At 22:26 Ouvindo isto, o centurião procurou o comandante
e lhe disse:
Que estás para fazer?
Porque este homem é cidadão romano.
At 22:27 Vindo o comandante, perguntou a Paulo:
Dize-me: és tu romano?
Ele disse:
Sou.
At 22:28 Respondeu-lhe o comandante:
A mim me custou grande soma de dinheiro este título de cidadão.
Disse Paulo:
Pois eu o tenho por direito de nascimento.
At 22:29 Imediatamente,
se afastaram os que estavam para o inquirir com açoites.
O próprio comandante sentiu-se receoso
quando soube que Paulo era romano,
porque o mandara amarrar.
At 22:30 No dia seguinte,
querendo certificar-se dos motivos
por que vinha ele sendo acusado pelos judeus,
soltou-o,
e ordenou que se reunissem os principais sacerdotes
e todo o Sinédrio,
e, mandando trazer Paulo,
apresentou-o perante eles.
Quando acaba de falar todos queriam matá-lo e a guarda, com soldados e centuriões, iriam acostá-lo, mas se livra por causa de sua cidadania romana e por fim é solto e Paulo vai apresentar-se perante o Sinédrio.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
http://www.jamaisdesista.com.br
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domingo, 22 de novembro de 2015

Atos 21 1-40 - ... ISTO DIZ O ESPÍRITO SANTO...

Como já dissemos, Atos foi escrito para orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. Estamos no capítulo 21, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 21
Eles, os 7 discípulos em Tiro, não estavam movidos pelo Espírito Santo para que Paulo não seguisse viagem para Jerusalém? Até Ágabo, o profeta, dizendo “Assim diz o Espírito Santo...”. Eles não conseguiram demover Paulo de sua decisão de ir para Jerusalém.
Por fim, depois de tanta insistência tiveram que anuir e dizer: Faça-se a vontade do Senhor! Paulo seguiu viagem para Jerusalém e lá encontrou a Tiago. Este o recepciona, dá-lhe instruções importantes por causa do povo que está atrás dele e logo, uns sete ou oito dias depois, é sequestrado por uma multidão incentivada por judeus vindos da Ásia.
Eles mesmos estavam furiosos e iriam matar Paulo ali de pancada, fora do Templo, pois julgavam que Paulo tinha profanado o lugar do templo ao levar consigo Trófimo, um efésio, até que surge socorro da parte do comandante das forças com seus soldados e centuriões.
Estavam todos alvoroçados e prontos para acabarem com Paulo até que o silêncio se rompe quando Paulo, amparado pelas guardas, se dirige ao povo em língua hebraica para lhes falar.
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem missionária de Paulo (15.36-18.22) – já vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – concluiremos agora; E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) – começaremos a ver agora; F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) - continuação.
Como dissemos, Paulo ficou ali, em Antioquia, algum tempo, provavelmente vários meses, a partir do outono de 52 d.C., até a primavera de 53 d.C., mas logo partiu para a sua terceira viagem missionária. Lucas descreve a terceira etapa da evangelização de Paulo às nações gentias.
Os irmãos de Éfeso tinham sentido muito a partida deles que agora iriam navegar entre as ilhas da costa da Ásia Menor com destino ao porto de Pátara.
A ilha de Cós era um pequeno estado livre pertencente à província da Ásia. Rodes, a capital, que ficava no extremo norte da ilha de Rodes, era uma cidade próspera e famosa no período grego antigo.
Pátara, um porto localizado no extremo sul da Ásia Menor, era um importante ponto de referência para as embarcações que navegavam em direção ao leste do mar Mediterrâneo, desse modo colocando a Síria, a Terra Santa e o Egito em contato com a Ásia Menor, a Macedônia e a Acaia.
A Síria controlava a Fenícia durante o período romano.
Esse famoso porto de Tiro nos tempos do Antigo Testamento, conquistado por Alexandre o Grande, situava-se cerca de 650 km ao sudeste de Pátara, uma viagem marítima de durava cerca de cinco dias.
Paulo não era desobediente ao Espírito – vs. 4 -, que o estava compelindo a ir para Jerusalém (20.22). Esses anseios motivados “pelo Espírito” eram manifestações compreensíveis de seus amigos em reação à revelação do Espírito de que Paulo logo seria preso e sofreria maus-tratos (20.23; 21.11-12). Eles ficaram ali sete dias e depois continuaram a sua viagem. A despedida deles ali também foi muito semelhante à de Éfeso. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, os acompanharam até fora da cidade, e ali na praia ajoelharam e oraram. Depois de se despediram e embarcaram, e eles voltaram para casa.
Partiram de Tiro e foram para Ptolemaida. Um porto (atual Acre, em Israel) distante cerca de 40 km ao sul de Tiro. Os produtos eram descarregados nesse porto. Neste lugar ficaram um dia com os irmãos locais.
No dia seguinte foram para a Cesareia e lá ficaram na casa de Filipe, aquele evangelista dos sete. Esse porto, construído por Herodes, o Grande, e distante cerca de 50 km ao sul de Ptolemaida, era capital da província da Judeia. Filipe era um daqueles sete homens escolhidos para gerenciar a distribuição de alimentos (6.1-6). Ele pregou aos samaritanos, ao etíope eunuco e às pessoas que viviam ao longo do litoral da Palestina (cap. 8). As suas quatro filhas profetizavam.
Eles ficaram ali alguns dias até que apareceu um profeta chamado Ágabo. O mesmo homem que havia profetizado, quinze anos antes, a fome que ocorreria na Judeia e regiões vizinhas (11.27-28). Ele profetizava dizendo: “isto diz o Espírito Santo” – vs. 11. Dentro do contexto apostólico do século 1, Ágabo, atuando como profeta, foi orientado diretamente pelo Espírito para entregar uma mensagem inspirada por Deus.
Assustados com aquela profecia tentaram de todos os modos demoverem Paulo de ir para Jerusalém, mas este se mostrou inflexível. 
E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32).
Veremos até o capítulo 26, a detenção, o julgamento e a prisão de Paulo na Palestina. Lucas registra como os judeus incrédulos fizeram falsas acusações contra Paulo quando este retornou a Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes. Essa série de acontecimentos mostra que Paulo não foi responsável pela discórdia que ocorreu entre ele e os judeus incrédulos.
Depois daquelas profecias e exortações dos irmãos, eles subiram para Jerusalém.
A festa do Pentecostes, celebrada cinquenta dias após a Páscoa, estava se aproximando rapidamente (o grupo passou pelo menos trinta e seis dias viajando de Filipos para Cesareia, e quando chegaram ali ainda passaram mais alguns dias) e Paulo desejava estar em Jerusalém para celebrar essa festa.
Em Jerusalém, milhares de cristãos judeus obedeciam aos costumes judaicos e às estipulações da lei mosaica.
Embora muitos cristãos judeus se ressentissem do fato de os cristãos gentios não precisarem obedecer a esses costumes (vs. 25; 15.1-31), aqui a acusação contra Paulo é que ele estava encorajando os cristãos judeus a fazerem o mesmo (vs. 21).
Essa acusação pode ter sido baseada em notícias de que o próprio Paulo não obedecia às cerimônias judaicas quando estava em companhia de gentios. Ainda que Paulo não fizesse objeções quanto aos judeus seguirem as tradições de seus ancestrais, ele se opunha a qualquer argumento que afirmasse que tais costumes e observâncias da lei eram necessários para a salvação (Rm 14.1-8; GI 5.2-6).
Sempre cuidadoso para não causar ofensas desnecessárias, a flexibilidade de Paulo com relação a esse assunto demonstra que o evangelho sempre ocupava o primeiro lugar em sua mente (I Co 9.19-23).
Havia no ar um clima de instabilidade por causa dessa questão da guarda e da observância da lei. A acusação contra Paulo era de que ele ensinava todos os judeus que viviam entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidassem seus filhos nem vivessem de acordo com os costumes judaicos.
Eles estavam preocupados e queriam saber o que fariam. Então eles propõem a ele uma estratégia com alguns homens que fizeram voto de nazireu (Nm 6.1-21).
Eles lhe pediram para Paulo participar com eles dos rituais de purificação, pagando as despesas deles para raparem as cabeças. Refere-se ao voto de nazireu (Nm 6.1-21), durante o qual o devoto deixava o cabelo crescer; terminado o período, a pessoa que havia feito o voto raspava o cabelo e dedicava-o a Deus, queimando-o em seguida juntamente com o sacrifício pacifico (Nm 6.18).
Paulo pagou as despesas desse procedimento para quatro pessoas, além de tê-las acompanhado para fazer o sacrifício junto ao sacerdote e participado dos rituais de purificação. Ao fazer isso, Paulo demonstrou publicamente que era um judeu obediente à lei.
Judeus efésios haviam visto Paulo acompanhado por Trófimo de Éfeso, que sabiam ser um cristão gentio, e suspeitaram que Paulo o houvesse levado para dentro da área do templo, onde os gentios não podiam entrar.
Porém, Paulo havia estado ali com quatro homens não identificados (vs. 23-26), fazendo com que os judeus de Éfeso presumissem que esses homens eram os cristãos gentios que haviam acompanhado Paulo até Jerusalém.
O tumulto começou quando alguns judeus da Província da Ásia viram Paulo no templo e agitaram a multidão e o agarraram gritando aos israelitas para ajudá-los, pois tinham encontrado o homem responsável por ensinar a todos em toda parte contra o povo judeu, contra a lei e contra aquele lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou aquele santo lugar – 28. Na verdade, era presunção deles por terem visto Paulo com Trófimo e terem pensado que ele o tinha introduzido no templo.
Por conta disso, toda a cidade ficou alvoroçada, e juntou-se uma multidão. Agarraram Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente as portas foram fechadas. Eles tentaram matá-lo e só não lograram êxito porque chegaram notícias ao comandante das tropas romanas de que toda a cidade de Jerusalém estava em tumulto.
Ele reuniu imediatamente alguns oficiais e soldados, e com eles correu para o meio da multidão. Quando viram o comandante e os seus soldados, pararam de espancar Paulo.
O comandante chegou, prendeu-o e ordenou que ele fosse amarrado com duas correntes. Então perguntou quem era ele e o que tinha feito.
Alguns da multidão gritavam uma coisa, outros gritavam outra; não conseguindo saber ao certo o que havia acontecido, por causa do tumulto, o comandante ordenou que Paulo fosse levado para a fortaleza.
Quando chegou às escadas, a violência do povo era tão grande que ele precisou ser carregado pelos soldados.
A multidão que o seguia continuava gritando: "Acaba com ele! "
Quando os soldados estavam para introduzir Paulo na fortaleza, ele perguntou ao comandante: "Posso dizer-te algo? " "Você fala grego? ", perguntou ele. (21:32-37).
O comandante ficou surpreso ao perceber que Paulo era fluente em grego, pois ele havia pensado que o apóstolo fosse um judeu insurrecionista do Egito que três anos atrás havia aparecido por ali dizendo ser um profeta e tinha levado 4.000 sicários para o deserto. (Josefo, Guerras dos Judeus, 2.261-263).
O termo “sicários” (ARA) vem do grego sikarios, que significa "assassinos" ou "homens da adaga"; eram judeus nacionalistas fanáticos. Na NVI o termo está traduzido como “assassinos”.
Paulo responde que ele era um judeu, da cidade de Tarso, cidade importante da Cicília e queria falar ao povo. Paulo pediu silêncio à multidão e está parou para ouvi-lo em língua hebraica, ou talvez em aramaico, a língua comum falada pelos judeus da Palestina, embora os sacerdotes e particularmente os levitas conhecessem bem o hebraico. Por outro lado, o grego era a língua comum dos romanos e do mundo Mediterrâneo.
At 21:1 Depois de nos apartarmos,
fizemo-nos à vela e, correndo em direitura,
chegamos a Cós;
no dia seguinte,
a Rodes, e dali, a Pátara.
At 21:2 Achando um navio que ia para a Fenícia,
embarcamos nele, seguindo viagem.
At 21:3 Quando Chipre já estava à vista, deixando-a à esquerda,
navegamos para a Síria e chegamos a Tiro;
pois o navio devia ser descarregado ali.
At 21:4 Encontrando os discípulos,
permanecemos lá durante sete dias;
e eles, movidos pelo Espírito,
recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém.
At 21:5 Passados aqueles dias, tendo-nos retirado, prosseguimos viagem,
acompanhados por todos, cada um com sua mulher e filhos,
até fora da cidade;
ajoelhados na praia,
oramos.
At 21:6 E, despedindo-nos uns dos outros,
então, embarcamos;
e eles voltaram para casa.
At 21:7 Quanto a nós, concluindo a viagem de Tiro,
chegamos a Ptolemaida,
onde saudamos os irmãos, passando um dia com eles.
At 21:8 No dia seguinte,
partimos e fomos para Cesareia; e, entrando na casa de Filipe,
o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
At 21:9 Tinha este quatro filhas donzelas,
que profetizavam.
At 21:10 Demorando-nos ali alguns dias,
desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;
At 21:11 e, vindo ter conosco,
tomando o cinto de Paulo,
ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou:
Isto diz o Espírito Santo:
Assim os judeus, em Jerusalém,
farão ao dono deste cinto
e o entregarão nas mãos dos gentios.
At 21:12 Quando ouvimos estas palavras,
tanto nós como os daquele lugar,
rogamos a Paulo
que não subisse a Jerusalém.
At 21:13 Então, ele respondeu:
Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração?
Pois estou pronto não só para ser preso,
mas até para morrer em Jerusalém
pelo nome do Senhor Jesus.
At 21:14 Como, porém, não o persuadimos,
conformados, dissemos:
Faça-se a vontade do Senhor!
At 21:15 Passados aqueles dias,
tendo feito os preparativos, subimos para Jerusalém;
At 21:16 e alguns dos discípulos também vieram de Cesareia conosco,
trazendo consigo Mnasom, natural de Chipre,
velho discípulo, com quem nos deveríamos hospedar.
At 21:17 Tendo nós chegado a Jerusalém,
os irmãos nos receberam com alegria.
At 21:18 No dia seguinte,
Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago,
e todos os presbíteros se reuniram.
At 21:19 E, tendo-os saudado,
contou minuciosamente
o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.
At 21:20 Ouvindo-o,
deram eles glória a Deus
e lhe disseram:
Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares
há entre os judeus que creram,
e todos são zelosos da lei;
At 21:21 e foram informados a teu respeito
que ensinas todos os judeus entre os gentios
a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes
que não devem circuncidar os filhos,
nem andar segundo os costumes da lei.
At 21:22 Que se há de fazer, pois?
Certamente saberão da tua chegada.
At 21:23 Faze, portanto, o que te vamos dizer:
estão entre nós quatro homens que,
voluntariamente, aceitaram voto;
At 21:24 toma-os,
purifica-te com eles
e faze a despesa necessária
para que raspem a cabeça;
e saberão todos que não é verdade
o que se diz a teu respeito;
e que, pelo contrário, andas também,
tu mesmo, guardando a lei.
At 21:25 Quanto aos gentios que creram,
 já lhes transmitimos decisões para que
se abstenham das coisas sacrificadas
a ídolos,
do sangue, da carne de animais sufocados
e das relações sexuais ilícitas.
At 21:26 Então, Paulo, tomando aqueles homens,
no dia seguinte, tendo-se purificado com eles,
entrou no templo, acertando o cumprimento
dos dias da purificação,
até que se fizesse a oferta em favor de cada um deles.
At 21:27 Quando já estavam por findar os sete dias,
os judeus vindos da Ásia, tendo visto Paulo
no templo,
alvoroçaram todo o povo e o agarraram,
At 21:28 gritando:
Israelitas, socorro!
Este é o homem que por toda parte ensina
todos a serem
contra o povo,
contra a lei
e contra este lugar;
ainda mais, introduziu até gregos no templo
e profanou este recinto sagrado.
At 21:29 Pois, antes, tinham visto Trófimo, o efésio,
em sua companhia na cidade
e julgavam que Paulo o introduzira no templo.
At 21:30 Agitou-se toda a cidade,
havendo concorrência do povo;
e, agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo,
e imediatamente foram fechadas as portas.
At 21:31 Procurando eles matá-lo,
chegou ao conhecimento do comandante da força
que toda a Jerusalém estava amotinada.
At 21:32 Então, este, levando logo soldados e centuriões,
correu para o meio do povo.
Ao verem chegar o comandante e os soldados,
cessaram de espancar Paulo.
At 21:33 Aproximando-se o comandante,
apoderou-se de Paulo
e ordenou que fosse acorrentado com duas cadeias,
perguntando quem era
e o que havia feito.
At 21:34 Na multidão,
uns gritavam de um modo;
outros, de outro;
não podendo ele, porém, saber a verdade
por causa do tumulto,
ordenou que Paulo
fosse recolhido à fortaleza.
At 21:35 Ao chegar às escadas,
foi preciso que os soldados o carregassem,
por causa da violência da multidão,
At 21:36 pois a massa de povo o seguia gritando:
Mata-o!
At 21:37 E, quando Paulo ia sendo recolhido à fortaleza, disse ao comandante:
É-me permitido dizer-te alguma coisa?
Respondeu ele: Sabes o grego?
At 21:38 Não és tu, porventura, o egípcio que, há tempos,
sublevou e conduziu ao deserto quatro mil sicários?
At 21:39 Respondeu-lhe Paulo:
Eu sou judeu, natural de Tarso,
cidade não insignificante da Cilícia;
e rogo-te que me permitas falar ao povo.
At 21:40 Obtida a permissão,
Paulo, em pé na escada,
fez com a mão sinal ao povo.
Fez-se grande silêncio,
e ele falou em língua hebraica, dizendo:
É desse jeito que vejo: Paulo (representando aqui também todos os crentes) com a palavra da vida querendo gerar a vida, mas tendo que lutar correndo riscos em todo momento porque alguns judeus invejosos e de corações empedernidos tem poder com a multidão para lhes conduzirem pela morte e pelo pecado.
Por que estes que se opõem não são destruídos? Por que têm poder assim de manipulação da opinião sobre as multidões? Por que o mal parece triunfar e a multidão dos que creem parece sempre menor em toda parte? Eu ainda preciso buscar muito o Senhor!
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
https://www.jamaisdesista.com.br/p/online-bible.html
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  • O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
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sábado, 21 de novembro de 2015

Atos 20 1-38 - E SE OS NOSSOS CULTOS FOSSEM ASSIM?

Como já dissemos, Atos foi escrito para orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. Estamos no capítulo 20, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 20
Paulo continua seu ministério como ministro de Cristo e despenseiro dos mistérios de Deus por onde quer que vá sempre pregando e fortalecendo aqueles que já pregou. E assim como Paulo continuava seu ministério, assim continuava também as perseguições.
E Paulo empolgado com uma plateia ávida de ouvir a voz de Deus prega e avança na pregação (como eu gostaria de ouvi-lo pregar!) indo além da meia-noite até que um jovem que ouvia sentado na janela do Cenáculo não resiste e adormece e por fim cai.
Na queda falece! Imaginem o terror que se seguiria com a morte de Êutico, mas Paulo o ressuscita e todos se alegram com o poder de Deus. Ele então ministra a ceia do Senhor e a reunião vai até ao romper da alva em uma vigília! Que bênção!
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem missionária de Paulo (15.36-18.22) – já vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – estamos vendo; E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32); F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) - continuação.
Como dissemos, Paulo ficou ali, em Antioquia, algum tempo, provavelmente vários meses, a partir do outono de 52 d.C., até a primavera de 53 d.C., mas logo partiu para a sua terceira viagem missionária. Lucas descreve a terceira etapa da evangelização de Paulo às nações gentias. Mais uma vez, ele viajou para a Grécia.
Depois daquele tumulto terrível e eles pareciam acostumados com essas coisas, Paulo ministra na vida deles, se despede e parte para a Macedônia.
Paulo partiu de Éfeso e subiu a costa da Ásia Menor, por terra ou por mar, até Trôade, e depois navegou para a Macedônia (cf. 16.8-10) e de lá para Filipos (cf. 16.11-40), visitando vários grupos de crentes à medida que se deslocava.
Enquanto esteve na Macedônia, Paulo pode ter propagado o seu ministério até o Ilírico (a região onde hoje estão situadas a Albânia e a Iugoslávia; Rm 15.19).
Ele ia encorajando os irmãos e abrindo novas frentes de trabalho, ou seja, ia plantando igrejas e ai chegou à Grécia. Paulo chegou a Corinto, capital da província de Acaia, onde passou o inverno de 56-57 d.C. Foi nessa época que ele escreveu a carta aos Romanos (Rm 15.26; 16.23-24).
No vs. 4, são listados os nomes dos companheiros que viajavam com Paulo. Embora o texto não informe explicitamente o motivo da presença deles, esses homens podem ter sido representantes oficiais da igreja que foram escolhidos para acompanhar Paulo na entrega da oferta coletada para ajudar a igreja de Jerusalém (1Co 16.1-4; 2Co 9.1-5).
Sópatro pode ser o Sosípatro mencionado em Rm 16.21. Aristarco acompanhou Paulo durante a sua terceira viagem missionária (19.29) e posteriormente até Roma (27.2), onde esteve preso junto com Paulo (Cl 4.10). Secundo não é mencionado em nenhuma outra passagem do Novo Testamento. Gaio, de Derbe, na Ásia Menor, pode não ser o mesmo Caio da Macedônia mencionado em At 19.29, embora alguns manuscritos tragam "Doberus" - (uma cidade da Macedônia oriental) em vez de "Derbe".
Sobre Timóteo, nós temos as epístolas de 1 e II Timóteo, um jovem promissor dentro do reino de Deus. Tíquico viria a ser o representante de Paulo para várias igrejas durante a prisão do apóstolo (Ei 6.21; Cl 4.7-9; 2Tm 4.12). Trófimo acompanhou Paulo a Jerusalém, o que acabou causando a prisão do apóstolo (21.29). Aparentemente também viajou com Paulo após a libertação do apóstolo de sua primeira prisão em Roma (2Tm 4.20).
Esses homens saíram na frente em direção à Trôade. Novamente Lucas constrói a frase na primeira pessoa do plural, indicando que acompanhou Paulo na viagem para Jerusalém. Após a festa dos pães sem fermento, eles navegaram de Filipos e cindo dias após, se encontraram em Trôade, onde permaneceram por sete dias.
No primeiro dia da semana, domingo, após o sábado judaico, eles tinham se reunido para partirem o pão. Considerando que estavam juntos para o culto de adoração no primeiro dia da semana, o dia do Senhor (Ap 1.10), essa celebração deve ser entendida como a comunhão (2.42), e não apenas uma refeição casual (2.46).
Como ele ia viajar no dia seguinte, Paulo continuou a falar com eles até meia-noite e assim os exortava. Era um culto de adoração dominical.
Dos vs. de 8 ao 12, Lucas registra que durante a pregação de Paulo, Êutico caiu de uma janela e foi levantado “morto", o resultado mais provável após tal queda. A restauração à vida desse jovem foi uma dentre duas ressurreições de entre os mortos realizadas por um apóstolo no registro de Atos (9.40; cf. Lc 7.11-17; 8.49-56; Jo 11.1-44).
O culto ao invés de se acabar, teve continuidade e da meia-noite em diante, continuou a pregar até ao amanhecer e ai sim foi embora.
Alguns deles foram de navio para Assôs, mas Paulo permaneceu em Trôade e depois caminhou cerca de 30 km até Assôs – preferiu ir à pé -, que ficava no litoral, de frente para a atual ilha de Lesbos, cuja capital é Mitilene.
Conforme combinado, eles se encontraram em Assôs. Paulo embarcou com eles e prosseguiram, no dia seguinte, até Mileto. Navegaram costeando o literal em direção ao sul para a cidade de Mileto, situada cerca de 50 km ao sul de Éfeso. Seu objetivo seria chegar o mais breve quanto possível à Jerusalém, se possível, antes do dia de Pentecostes.
De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. Em relação ao cargo, os presbíteros eram representantes eleitos pela congregação de Éfeso; em relação à função, deveriam supervisionar e pastorear a igreja de Deus (v. 28; cf. 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9).
O ministério de Paulo durante a sua estadia de três anos (vs. 31) ensinando em Éfeso obviamente foi bastante extenso, abrangendo sermões públicos (na sinagoga e na escola de Tirano, vs. 8-10) e particulares (nos lares).
Em resumo, qual foi o ensino e a pregação de Paulo? Ele testificou, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus – vs. 21.
Tanto judeus como gentios devem ir a Deus da mesma maneira: arrependidos dos seus pecados (Lc 24.47; At 26.20) e confiando em Jesus Cristo.
Havia uma compulsão nele que o estava constrangendo em seu espírito a ir para Jerusalém. Com frequência, o Espírito Santo claramente orientou o ministério de Paulo (16.6-10). Paulo não sabia o que iria acontecer lá, mas sabia pelo Espírito Santo que prisões e sofrimentos o estariam aguardando.
Ele nem tinha a sua vida por preciosa, conquanto pudesse concluir com êxito o que estava a ele proposto de completar o ministério que o Senhor Jesus lhe havia confiado, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
Essa afirmação de Paulo no vs. 25 de que eles não mais veriam a sua face, estava baseada na sua própria análise da situação e não em revelação divina, pois ele considerava muito improvável que fosse rever os presbíteros efésios por causa dos seguintes motivos:
·         A contínua ameaça dos judeus quanto a tirar-lhe a vida (vs. 3).
·         A revelação divina de que o aguardavam "cadeias e tribulações" (vs. 23).
·         Seu próprio desejo de concentrar o seu ministério no Mediterrâneo ocidental (Rm 15.23.29).
No entanto, há indicação de que Paulo retornou a Éfeso após ser libertado de sua prisão em Roma (1 Tm 1.3).
Paulo declarou a todos ali que estaria livre do sangue deles, pois não deixou de proclamar lhes toda a vontade de Deus ou todo o desígnio de Deus. Todo o propósito de Deus (isto é, a revelação que Deus nos deu em seu Filho Jesus Cristo, por meio de quem os cristãos recebem a salvação; 2.23; 4.28), incluindo especialmente a mensagem do evangelho (cf. Ez 3.17-21).
Paulo não suprimiu nenhuma verdade do evangelho; pelo contrário, pregou o evangelho em sua totalidade aos judeus e gentios. Embora tenha agido com tato e discrição, nunca expôs as boas-novas ao descrédito.
Paulo ensinou que os presbíteros são os supervisores da igreja (bispos) e que é da responsabilidade deles todos (e não de um só) pastorear o rebanho.
Ele dizia e isso se aplica para nós, hoje, pastores com essa responsabilidade. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue – vs. 28.
Agora vem uma palavra difícil, mas verdadeira, que dentre essa liderança, dentre eles mesmos, haveria quem iria torcer a verdade e não poupar o rebanho de Deus.
Essa advertência profética se cumpriu quando a igreja de Éfeso foi assolada, logo em seguida, por falsos mestres, alguns dos quais, ao que parece, eram líderes na própria igreja – (1Tm 1.3,7,19-20; 6.3-5). Hoje também não é diferente, pois há muitos lobos conduzindo o rebanho como se fossem ovelhas. A palavra de ordem então seria vigilância máxima! Ele tinha ficado com eles por três anos, ensinado, preparando eles, os exortando de noite e de dia e com muitas lágrimas.
Finalmente, ele os estava entregando a Deus e à palavra da sua graça, que tinha poder de edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados – vs. 32.
Então se defende e se justifica que de ninguém cobrou nada, nem que devia alguma coisa a alguém. Paulo fora exemplo de que mediante o seu trabalho árduo ele até pode ajudar também os fracos, com foco na palavra de Cristo que dizia que haveria maior felicidade em dar do que em receber – vs. 35.
Em seguida, despedindo-se, ajoelhou-se com todos e oraram. Eles choraram muito, abraçaram-se, o beijaram e ficaram muito entristecidos por causa de sua declaração de jamais o veriam novamente. A antiga prática do beijo cristão (Lc 7.45; 1 Ts 5.26; 11'e 5.14) ainda hoje é mantida em algumas culturas. Eles o acompanharam até o navio – vs. 35.
At 20:1 Cessado o tumulto,
Paulo mandou chamar os discípulos,
e, tendo-os confortado,
despediu-se,
e partiu para a Macedônia.
At 20:2 Havendo atravessado aquelas terras,
fortalecendo os discípulos com muitas exortações,
dirigiu-se para a Grécia,
At 20:3 onde se demorou três meses.
Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele,
quando estava para embarcar rumo à Síria,
determinou voltar pela Macedônia.
At 20:4 Acompanharam-no [até à Ásia]
Sópatro, de Beréia, filho de Pirro,
Aristarco e Secundo, de Tessalônica,
Gaio, de Derbe,
e Timóteo,
bem como Tíquico e Trófimo, da Ásia;
At 20:5 estes nos precederam,
esperando-nos em Trôade.
At 20:6 Depois dos dias dos pães asmos,
navegamos de Filipos
e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto,
onde passamos uma semana.
At 20:7 No primeiro dia da semana,
estando nós reunidos com o fim de partir o pão,
Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato,
exortava-os
e prolongou o discurso até à meia-noite.
At 20:8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo
onde estávamos reunidos.
At 20:9 Um jovem, chamado Êutico,
que estava sentado numa janela,
adormecendo profundamente durante
o prolongado discurso de Paulo,
vencido pelo sono,
caiu do terceiro andar abaixo
e foi levantado morto.
At 20:10 Descendo, porém, Paulo
inclinou-se sobre ele
e, abraçando-o, disse:
Não vos perturbeis, que a vida nele está.
At 20:11 Subindo de novo,
partiu o pão,
e comeu,
e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva.
E, assim, partiu.
At 20:12 Então, conduziram vivo o rapaz
e sentiram-se grandemente confortados.
At 20:13 Nós, porém, prosseguindo,
embarcamos
e navegamos para Assôs,
onde devíamos receber Paulo,
porque assim nos fora determinado,
devendo ele ir por terra.
At 20:14 Quando se reuniu conosco em Assôs,
recebemo-lo a bordo
e fomos a Mitilene;
At 20:15 dali, navegando, no dia seguinte,
passamos defronte de Quios,
no dia imediato, tocamos em Samos
e, um dia depois, chegamos a Mileto.
At 20:16 Porque Paulo
já havia determinado
não aportar em Éfeso,
não querendo demorar-se na Ásia,
porquanto se apressava com o intuito
de passar o dia de Pentecostes
em Jerusalém, caso lhe fosse possível.
At 20:17 De Mileto,
mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
At 20:18 E, quando se encontraram com ele, disse-lhes:
Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo,
desde o primeiro dia em que entrei na Ásia,
At 20:19 servindo ao Senhor
com toda a humildade,
lágrimas
e provações que,
pelas ciladas dos judeus,
me sobrevieram,
At 20:20 jamais deixando de vos anunciar
coisa alguma proveitosa
e de vo-la ensinar publicamente
e também de casa em casa,
At 20:21 testificando tanto a judeus como a gregos
o arrependimento para com Deus
e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].
At 20:22 E, agora, constrangido em meu espírito,
vou para Jerusalém,
não sabendo o que ali me acontecerá,
At 20:23 senão que o Espírito Santo,
de cidade em cidade,
me assegura que me esperam
cadeias e tribulações.
At 20:24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo,
contanto que complete a minha carreira
e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar
o evangelho da graça de Deus.
At 20:25 Agora, eu sei que todos vós,
em cujo meio passei pregando o reino,
não vereis mais o meu rosto.
At 20:26 Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje,
que estou limpo do sangue de todos;
At 20:27 porque jamais deixei de vos anunciar
todo o desígnio de Deus.
At 20:28 Atendei por vós
e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo
vos constituiu bispos,
para pastoreardes a igreja de Deus,
a qual ele comprou
com o seu próprio sangue.
At 20:29 Eu sei que, depois da minha partida,
entre vós penetrarão lobos vorazes,
que não pouparão o rebanho.
At 20:30 E que, dentre vós mesmos,
se levantarão homens falando coisas pervertidas
para arrastar os discípulos atrás deles.
At 20:31 Portanto, vigiai,
lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia,
não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
At 20:32 Agora, pois,
encomendo-vos ao Senhor
e à palavra da sua graça,
que tem poder para vos edificar
e dar herança entre todos os que são santificados.
At 20:33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes;
At 20:34 vós mesmos sabeis que estas mãos serviram
para o que me era necessário
a mim e aos que estavam comigo.
At 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que,
trabalhando assim,
é mister socorrer os necessitados
e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus:
Mais bem-aventurado é dar que receber.
At 20:36 Tendo dito estas coisas,
ajoelhando-se,
orou com todos eles.
At 20:37 Então, houve grande pranto entre todos,
e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam,
At 20:38 entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera:
 que não mais veriam o seu rosto.
E acompanharam-no até ao navio.
Paulo fala de sua partida e adverte que após ele virão lobos devoradores e que dentre eles mesmos se levantarão homens que falarão coisas pervertidas, por isso que devemos nos guiar pelas Escrituras.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
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