segunda-feira, 17 de novembro de 2014
segunda-feira, novembro 17, 2014
Jamais Desista
Neemias 13:1-31 - NEEMIAS E A REFORMA COMPLETA DO POVO DE DEUS
Estamos vendo o livro de Esdras-Neemias e
essa é a Parte IV de nosso mapinha de leitura (também o último capítulo de
Neemias):
Parte IV – O REGRESSO DOS
EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE – 7:4 a 13:31.
B. A reconstrução da comunidade
7:73b a 13:31.
Como já vimos repetindo, o povo de Deus não
é formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus
comércios, seus muros, sua segurança. O povo também precisava ser restaurado,
renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a
constituir uma comunidade santa.
Esse aspecto do programa de restauração que
vai até o final do livro de Neemias foi igualmente dividido, didaticamente, em
três partes principais, conforme vimos fazendo seguindo a BEG:
1.
A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10.39) – já vista.
2.
A
dedicação do muro (11:1-12:47) – já vimos.
3.
A
reforma do povo (13:1-31) – concluiremos agora.
Agora, entraremos no subitem “3” sobre a
dedicação do muro.
3.
A reforma do povo (13:1-31).
Estando tudo pronto física e
estruturalmente com a Casa de Deus reformada e bem assim a cidade com seus
muros e demais construções.
Estando aí também o povo de Deus que Neemias
se empenhou em trazer para a cidade. Primeiramente, depois de tudo isso, foi
feita a renovação da aliança com Deus e em seguida houve a dedicação do muro
que culminou com grandes sacrifícios e extrema alegria (palavra repetida nesse
versículo apenas em 5 oportunidades!) – 12:43. Agora sim, somente faltava uma
coisa para ficar tudo completo e Neemias concluir seus objetivos.
O último ato de Neemias foi reformar o povo
de Deus.
A santificação do povo de Deus aconteceu
principalmente pela exclusão dos estrangeiros – vs 1 ao 3 -, do serviço no
templo – vs 4 ao 14 -, da observância do sábado – vs 15 ao 22 -, e do divórcio
das mulheres estrangeiras – vs 23 ao 31.
Veio à memória do povo por casa da leitura
da Lei quando Esdras leu a Lei para o povo de Deus a possibilidade de corrupção
do programa de restauração por causa dos estrangeiros.
A promessa de obediência geral à lei de
Deus – 10:28, 29 – acarretou a separação dos povos vizinhos para evitar a
corrupção religiosa e a idolatria – 10:28. O povo que tinha sido levado ao
cativeiro e mesmo eles depois de retornarem haviam renegado esse aspecto da
promessa. O que exigiu uma atitude bem enérgica da liderança e de todo povo.
Dos versos 4 ao 14, veremos que tanto as promessas de não desamparar a casa
de Deus – 10:39 – como também as promessas com respeito aos depósitos e aos
dízimos – 10:37-39; 13:12 - haviam sido quebradas – vs 11 e a situação exigia
uma reforma.
Neemias precisou retornar à Babilônia no
32º ano de Artaxerxes, rei da Babilônia e, nesses tempos, Eliasibe, sacerdote encarregado
da câmara da casa de Deus tinha se aparentado com Tobias e feito para ele uma câmara
grande nos pátios da Casa de Deus.
Era isso uma clara evidência da negligência
da Casa de Deus que contrariava nitidamente a promessa feita em 10:39.
Neemias ficou indignado com isso e fez que
Tobias fosse expulso do templo e ai ordenou que se purificassem as câmaras e
para ali tornou a trazer todos os utensílios com as ofertas de manjares e o
incenso – vs 9.
Neemias ainda soube que os quinhões dos
levitas não estavam sendo entregues – veja as promessas feitas em 10:37. Os
levitas não possuíam terras – Nm 18:20-24; Dt 14:29; 18:1 -, apesar de alguns,
parece-nos, talvez terem uma fonte de renda particular – Dt 18:8.
A dependência dos levitas do sustento que o
povo fornecia pode explicar a relutância de muitos levitas de deixar a
Babilônia – Ed 8:15-20; Ml 217; 3:13-15 – uma vez que o repovoamento não era
total, mas, inicialmente, apenas uma décima parte deles.
Neemias acaba contendendo com os
magistrados e os censura – vs 11. A promessa de não desampararem a Casa de Deus
havia sido quebrada – 10:39. Não havia explicações razoáveis para o desamparo
da Casa de Deus, nem da negligência para com os levitas. Assim, Neemias
restaura a manutenção dos levitas evitando o êxodo deles para o campo.
No verso 14, novamente Neemias, pela quarta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a segunda vez de
quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
A partir do verso 15 até o 22, Neemias está
procurando reformar o povo quanto ao sábado, pois a promessa de guardá-lo, feita
em 10:31, também, igualmente, havia sido quebrada. Era preciso reparar isso
urgentemente.
Neemias estava preocupado com a violação do
sábado e novamente contendeu com os transgressores e os alertou – vs 18 – sobre
o fato de que assim fizeram os pais. Naquela ocasião, ele os lembrou, Deus
trouxe todo este mal sobre eles e a cidade. Caso continuassem assim,
negligenciando a Palavra de Deus, o mal que Deus poderia trazer seria muito
maior.
No verso 22, novamente Neemias, pela quinta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a terceira vez de
quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Neemias trabalhou e conseguiu o
restabelecimento da observância do sábado novamente.
A partir dos vs 23 ao 29, mais uma vez
Neemias se vê com os problemas relacionados aos casamentos mistos envolvendo
mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Novamente, Neemias contende, disputa com
eles e os amaldiçoa, inclusive a alguns deu surras e até seus cabelos os
arrancou. Comparem sua ação com a de Esdras – vs Ed 9:3; Is 50:6. No verso 25
fica clara a sua ordem: Não dareis mais
vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos
filhos nem para vós mesmos.
Ele ainda lembrou eles do que aconteceu com
Salomão e foi enfático em condenar essas uniões. Até mesmo um dos filhos do
sumo sacerdote tinha se tornado genro de Sambalate, o horonita, pelo que foi
expulso de Israel.
No verso 29, novamente Neemias, pela sexta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a última, a quarta
vez de quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Ne 13:1 Naquele dia leu-se no livro de
Moisés,
aos
ouvidos do povo;
e
achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas
não
entrassem jamais na congregação de Deus,
Ne
13:2 Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel
com
pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão
para
os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu
a
maldição em bênção.
Ne
13:3 Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei,
apartaram
de Israel todo o elemento misto.
Ne
13:4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia
sobre
a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado
com
Tobias;
Ne
13:5 E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam
as
ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do
grão,
do mosto e do azeite, que se ordenaram
para
os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta
alçada
para os sacerdotes.
Ne
13:6 Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém,
porque
no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia,
fui
ter com o rei; mas após alguns dias
tornei
a alcançar licença do rei.
Ne
13:7 E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe
fizera
para Tobias, fazendo-lhe uma câmara
nos
pátios da casa de Deus.
Ne
13:8 O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os
móveis
da casa de Tobias fora da câmara.
Ne
13:9 E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras;
e
tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus,
com
as ofertas de alimentos e o incenso.
Ne
13:10 Também entendi que os quinhões dos levitas
não
se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores,
que
faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Ne
13:11 Então contendi com os magistrados, e disse:
Por
que se desamparou a casa de Deus?
Porém
eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.
Ne
13:12 Então todo o Judá trouxe os dízimos
do
grão, do mosto e do azeite aos celeiros.
Ne
13:13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias,
o
sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías,
dentre
os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur,
o
filho de Matanias; porque foram achados fiéis;
e
se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
Ne
13:14 Por isto, Deus meu,
lembra-te
de mim e não risques as beneficências
que
eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias.
Ne
13:15 Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares
ao
sábado e traziam feixes que carregavam
sobre
os jumentos; como também vinho, uvas e figos,
e
toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém
no
dia de sábado;
e
protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.
Ne
13:16 Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam
peixe
e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos
de
Judá, e em Jerusalém.
Ne
13:17 E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse:
Que
mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
Ne
13:18 Porventura não fizeram vossos pais assim,
e
não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós
e
sobre esta cidade?
E
vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel,
profanando
o sábado.
Ne
13:19 Sucedeu, pois, que, dando já sombra
nas
portas de Jerusalém antes do sábado,
ordenei
que as portas fossem fechadas;
e
mandei que não as abrissem até passado o sábado;
e
pus às portas alguns de meus servos,
para
que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
Ne
13:20 Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria
passaram
a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.
Ne
13:21 Protestei, pois, contra eles, e lhes disse:
Por
que passais a noite defronte do muro?
Se
outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós.
Daquele
tempo em diante não vieram no sábado.
Ne
13:22 Também disse aos levitas que se purificassem,
e
viessem guardar as portas, para santificar o sábado.
Nisto
também, Deus meu, lembra-te de mim
e
perdoa-me segundo a abundância
da
tua benignidade.
Ne
13:23 Vi também naqueles dias judeus que tinham casado
com
mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Ne
13:24 E seus filhos falavam meio asdodita,
e
não podiam falar judaico, senão
segundo
a língua de cada povo.
Ne
13:25 E contendi com eles, e os amaldiçoei
e
espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos,
e
os fiz jurar por Deus, dizendo:
Não
dareis mais vossas filhas a seus filhos,
e
não tomareis mais suas filhas,
nem
para vossos filhos nem para vós mesmos.
Ne
13:26 Porventura não pecou nisto Salomão, rei de Israel,
não
havendo entre muitas nações rei semelhante a ele,
e
sendo ele amado de seu Deus,
e
pondo-o Deus rei sobre todo o Israel?
E
contudo as mulheres estrangeiras o fizeram pecar.
Ne
13:27 E dar-vos-íamos nós ouvidos,
para
fazermos todo este grande mal,
prevaricando
contra o nosso Deus, casando com
mulheres
estrangeiras?
Ne
13:28 Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe,
o
sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita,
por
isso o afugentei de mim.
Ne
13:29 Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram
o
sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio
e dos levitas.
Ne
13:30 Assim os limpei de todo o estrangeiro,
e
designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas,
cada
um na sua obra.
Ne
13:31 Como também para com as ofertas de lenha
em
tempos determinados, e para com as primícias;
lembra-te
de mim, Deus meu, para bem.
Assim, Neemias limpou e reformou todo o
povo tirando as coisas prejudiciais a eles que os comprometiam diante de Deus
aos quais tinham se aliançado novamente.
Encerramos a história desses dois fantásticos
líderes de Israel que enfrentaram momentos muito difíceis pelo que passava a
nação de Judá. O recomeço de tudo não foi fácil. Foram tempos trabalhosos, de
perseguições e de muita luta, garra e vontade de vencer, mas triunfaram em nome do Senhor e para honra
e glória de seu nome.
No verso 31, novamente Neemias, pela sétima
e última vez usa a expressão “lembra-te” numa oração.
...
domingo, 16 de novembro de 2014
domingo, novembro 16, 2014
Jamais Desista
Neemias 12:1-47 ZOROBABEL E NEEMIAS OS MAESTROS DA UNIDADE
Parte IV – O REGRESSO DOS
EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE – 7:4 a 13:31.
B. A reconstrução da comunidade
7:73b a 13:31.
Como já dissemos, o povo de Deus não é
formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus
comércios, seus muros, sua segurança. O povo também precisava ser restaurado,
renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a
constituir uma comunidade santa.
Esse aspecto do programa de restauração que
vai até o final do livro de Neemias foi igualmente dividido, didaticamente, em
três partes principais, conforme vimos fazendo seguindo a BEG:
1.
A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10.39) – já vista.
2.
A
dedicação do muro (11:1-12:47) – concluiremos neste capítulo.
3.
A
reforma do povo (13:1-31).
Agora, entraremos no subitem “2” sobre a
dedicação do muro.
2.
A dedicação do muro (11:1-12:47) - continuação.
Percebe-se aqui uma ligação muito estreita
entre a dedicação do muro de Jerusalém realizada pelos levitas relacionados em 12:1 a 26 e a reorganização do
povo de Deus em uma grande e unida comunidade, centrada no templo, na cidade e
nas leis de Deus.
Dividiremos esse subitem “2”, com dois
capítulos, em três partes: a. Os preparativos para a dedicação - 11:1 a 12:26 – daremos continuidade. b. A
dedicação – 12:27 a 43 – veremos agora. c. As disposições quanto ao sacerdócio
– 12:44 a 47 – também veremos neste capítulo.
a. Os preparativos para a dedicação
- 11:1 a 12:26 - continuação.
Agora, encerrando os preparativos para a
dedicação, é feita a relação dos sacerdotes e dos levitas. São eles os que
retornaram no tempo de Zorobabel. Essa lista vincula o final de Neemias com o
início de Esdras, unindo, destarte, os trabalhos de Zorobabel, Esdras e
Neemias.
É preciso cuidado para não confundir o
Esdras deste primeiro versículo com Esdras, o sacerdote, pois este somente veio
depois, uns 80 anos após o regresso de Zorobabel.
Dos versos 12 ao 21, vemos as listas de
sacerdotes e levitas do tempo de Joiaquim, filho de Jesua, o sumo sacerdote do
primeiro grupo a regressar do exílio.
Há um paralelo entre essa lista de 12 a 21
e de 1 a 7, todas deste capítulo. A de 12 a 21 é uma repetição da de 1 a 7, com
algumas variações: não inclui Hatus, citado após Amarias e Maluque – vs 2; traz
variações de nomes: Reum, vs 3 é igual a Harim, vs 15; Miamim, vs 5 é igual a
Miniamim, vs 17. O fato é que o estudo e o aprofundamento nessas listas e nas
genealogias é um trabalho complexo, exaustivo e, confesso, frustrante, pois
dificilmente se conseguirá a perfeição exata desses registros. O bom estudante
e pesquisador deverá possuir, como requisito mínimo para isso, um bom domínio
das línguas originais dos textos dessas listas e genealogias. Quem sabe
futuramente nos aventuraremos nisso? O fato é que isso deve ser o trabalho de
uma vida toda sem a garantia de uma conclusão ao seu final.
Dos versos de 22 ao 26, encontraremos uma
lista dos chefes das famílias levíticas. São dois os reis como nome Dario –
Dario, o persa -, sendo Dario II Nótus – 423-404 a.C. e Dario III Codomano –
336-331 a.C.
b. A dedicação – 12:27 a 43.
A redação desse trecho está na primeira
pessoa do singular o que seria um indicativo que isso fizesse parte das
memórias de Neemias.
Essa cerimonia que não poderia ser feita
sem os levitas – vs 27 - primeiramente era feita para o muro e por extensão
para toda a Casa de Deus – templo, comunidade, cidade – que agora já estava toda
concluída.
Uma representação de autoridades, sacerdotes
e levitas sobe ao remate da muralha num ponto a oeste da cidade.
Dai se movimentam processionalmente, um
grupo para o sul e outro para o norte, dobram os dois para o oriente e tornam a
girar para encontrar-se num ponto a leste, de onde descem para entrar no
templo.
O resto do povo acompanharia a procissão
pela parte inferior da muralha ou esperaria na entrada do templo.
Ao que parece, conforme a BEG, a procissão
teve o seguinte trajeto:
·
Ponto
inicial – Porta do Vale – 2:13, 15; 3:13.
·
Parte
da procissão – vs 31 a 37, liderada por Esdras – vs 36 – fez o percurso em sentido
anti-horário – vs 31, passando, antes de se dirigir ao templo, pelas seguintes
portas:
ü
Porta
do Monturo – vs 31.
ü
Porta
da Fonte – vs 37.
ü
Porta
das Águas – vs 37.
·
Outra
parte da procissão – vs 38 a 39, liderada por Neemias – vs 38 – fez o percurso
em sentido horário – vs 38, passando, antes de se dirigir ao templo, pelas seguintes
portas dos lados noroeste e norte da cidade:
ü
Torre
dos Fornos – vs 38.
ü
Muro
Largo – vs 38.
ü
Porta
de Efraim – vs 39.
ü
Porta
Velha – vs 39.
ü
Porta
do Peixe – vs 39.
ü
Torre
de Hananel – vs 39.
ü
Torre
dos Cem – vs 39.
ü
Porta
do Gado – vs 39.
ü
Porta
da Guarda – vs 39 -, onde pararam.
Nos versos de 40 a 43, a procissão chegou
ao templo – vs 40, onde a cerimônia culminou:
·
Com
cânticos – vs 42.
Para
a cerimonia ao ar livre foram convidado todos os cantores e músicos, não
somente os de turno. Eles iriam cantando os salmos, como por exemplo, o Sl 48:12
“Percorrei a Sião, rodeai-a toda,
contai-lhe as torres”; o Sl 125:2 “Como
em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo”;
ou o Sl 147:13 “Pois ele reforçou as
trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti;”.
·
Com
sacrifícios – vs 43.
·
Com
grande júbilo – vs 43.
Termina
a descrição em tom maior de alegria, repetindo cinco vezes a raiz “alegrar-se”
dentro de um mesmo versículo, o 43! A explicação de tanta alegria está no
próprio versículo que diz que Deus os alegrara com grande alegria.
c. As disposições quanto ao sacerdócio – 12:44 a 47.
Quanto às disposições para o sacerdócio
envolvendo a manutenção deles e dos levitas, o envolvimento era de todo povo de
Deus.
O cumprimento das promessas feitas em
10:30-39 se iniciou em 11:1 e continuou em 12:44-47. Esses versículos mostram
que o povo não desamparou a Casa de Deus.
Eles estavam todos empenhados, em unidade
de propósitos e finalidades. Não eram apenas os grande líderes que eram
essenciais para a realização do plano redentor de Deus, mas todos.
Ne 12:1 Estes são sacerdotes e levitas
que subiram com Zorobabel,
filho
de Sealtiel, e com Jesuá:
Seraías,
Jeremias, Esdras, Ne 12:2 Amarias, Maluque, Hatus,
Ne
12:3 Secanias, Reum, Meremote, Ne 12:4
Ido, Ginetoi,
Abias,
Ne 12:5 Miamim, Maadias, Bilga, Ne 12:6 Semaías,
Joiaribe,
Jedaías, Ne 12:7 Salu, Amoque, Hilquias, Jedaías;
estes
foram os chefes dos sacerdotes e de seus
irmãos,
nos dias de Jesuá.
Ne 12:8 E os levitas:
Jesuá,
Binui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias;
este
e seus irmãos dirigiam os louvores.
Ne
12:9 E Bacbuquias e Uni, seus irmãos,
estavam
defronte deles, nas guardas.
Ne
12:10 E Jesuá gerou a Joiaquim, e Joiaquim gerou a
Eliasibe,
e Eliasibe gerou a Joiada, Ne 12:11
E
Joiada gerou a Jônatas, e Jônatas gerou a Jadua.
Ne 12:12 E nos dias de Joiaquim foram
sacerdotes, chefes dos pais:
de
Seraías, Meraías; de Jeremias, Hananias;
Ne 12:13 De Esdras, Mesulão; de
Amarias, Joanã;
Ne
12:14 De Maluqui, Jônatas; de Sebanias, José;
Ne
12:15 De Harim, Adna; de Meraiote, Helcai;
Ne
12:16 De Ido, Zacarias; de Ginetom, Mesulão.
Ne
12:17 De Abias, Zicri; de Miamim e de Moadias, Piltai;
Ne
12:18 De Bilga, Samua; de Semaías, Jônatas;
Ne
12:19 E de Joiaribe, Matenai; de Jedaías, Uzi;
Ne
12:20 De Salai, Calai; de Amoque, Éber;
Ne
12:21 De Hilquias, Hasabias; de Jedaías, Natanael.
Ne 12:22 Dos levitas, nos dias de
Eliasibe, foram inscritos
como
chefes de pais, Joiada, Joanã e Jadua;
como
também os sacerdotes, até ao reinado
de
Dario, o persa.
Ne
12:23 Os filhos de Levi foram inscritos, como chefes de pais,
no
livro das crônicas, até aos dias de Joanã, filho de Eliasibe.
Ne
12:24 Foram, pois, os chefes dos levitas:
Hasabias,
Serabias, e Jesuá, filho de Cadmiel;
e
seus irmãos estavam defronte deles, para louvarem
e
darem graças, segundo o mandado de Davi,
homem
de Deus; guarda contra guarda.
Ne 12:25 Matanias, Bacbuquias,
Obadias, Mesulão, Talmom
e
Acube, eram porteiros, que faziam a guarda
às
tesourarias das portas.
Ne
12:26 Estes viveram nos dias de Jeoiaquim, filho de Jesuá,
o
filho de Jozadaque; como também nos dias de Neemias,
o
governador, e do sacerdote Esdras, o escriba.
Ne 12:27 E na dedicação dos muros de
Jerusalém buscaram os levitas
de
todos os seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação
com
alegria, com louvores e com canto, saltérios, címbalos
e
com harpas.
Ne
12:28 E assim ajuntaram os filhos dos cantores,
tanto
da campina dos arredores de Jerusalém,
como
das aldeias de Netofati;
Ne
12:29 Como também da casa de Gilgal, e dos campos de Geba,
e
Azmavete; porque os cantores edificaram para si aldeias
nos
arredores de Jerusalém.
Ne
12:30 E purificaram-se os sacerdotes e os levitas;
e
logo purificaram o povo, as portas e o muro.
Ne
12:31 Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro,
e
ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita
sobre
o muro do lado da porta do monturo.
Ne
12:32 E após ele ia Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá.
Ne
12:33 E Azarias, Esdras e Mesulão, Ne 12:34 Judá,
Benjamim,
Semaías e Jeremias.
Ne
12:35 E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas:
Zacarias,
filho de Jônatas, filho de Semaías,
filho
de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur,
filho
de Asafe.
Ne
12:36 E seus irmãos, Semaías, e Azareel, Milalai, Gilalai, Maai,
Natanael,
Judá e Hanani, com os instrumentos musicais
de
Davi, homem de Deus;
e
Esdras, o escriba, ia adiante deles.
Ne
12:37 Indo assim para a porta da fonte, defronte deles,
subiram
as escadas da cidade de Davi, onde começa a subida
do
muro, desde cima da casa de Davi,
até
à porta das águas, do lado do oriente.
Ne
12:38 E o segundo coro ia em frente, e eu após ele;
e
a metade do povo ia sobre o muro, desde a torre dos fornos,
até
à muralha larga;
Ne
12:39 E desde a porta de Efraim, passaram por cima da
porta
velha, e da porta do peixe, e pela torre de Hananeel
e
a torre de Meá, até à porta das ovelhas;
e
pararam à porta da prisão.
Ne
12:40 Então ambos os coros pararam na casa de Deus;
como
também eu, e a metade dos magistrados comigo.
Ne
12:41 E os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías,
Elioenai,
Zacarias e Hananias, com trombetas.
Ne
12:42 Como também, Maaséias, Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã,
Malquias,
Elão e Ezer; e faziam-se ouvir os cantores,
juntamente
com Jezraías, o seu superintendente.
Ne
12:43 E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios
e
se alegraram; porque Deus os alegrara com grande
alegria;
e até as mulheres e os meninos se
alegraram,
de modo que a alegria de Jerusalém
se
ouviu até de longe.
Ne 12:44 Também no mesmo dia se nomearam
homens
sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas,
das
primícias, dos dízimos, para ajuntarem
nelas, dos campos das cidades, as partes da
lei para
os
sacerdotes e para os levitas;
porque
Judá estava alegre por causa dos sacerdotes
e
dos levitas que assistiam ali.
Ne
12:45 E observava os preceitos do seu Deus, e os da purificação;
como
também os cantores e porteiros, conforme ao mandado
de
Davi e de seu filho Salomão.
Ne
12:46 Porque já nos dias de Davi e Asafe, desde a antiguidade,
havia
chefes dos cantores, e dos cânticos de louvores
e
de ação de graças a Deus.
Ne
12:47 Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel
e
nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros
as
porções de cada dia; e santificavam as porções
aos
levitas, e os levitas as santificavam
aos
filhos de Arão.
Quando todos estão unidos em um só
propósito, o resultado da ação é orquestral e seu final esplêndido.
Reparem num orquestra, onde cada um é uma
pessoa diferente com seus problemas e habilidades e ninguém sabe do dia daquele
instrumentista ou cantor.
Eles todos tocam ou cantam sob a regência
de um maestro empolgado e vibrante e o resultado é a música que agrada os
nossos ouvidos. Se alguém ali sai do tom ou não segue o maestro, logo tudo é
prejudicado.
Assim também aconteceu com o povo de Israel
que estava ali sob as lideranças de Zorobabel e de Neemias os quais souberam
conduzi-los e levá-los ao cumprimento de seus objetivos. A restauração estava
sendo completa: física, estrutural, social, emocional e espiritual. Naquele
povo de Deus estava havendo unidade de propósitos.
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