Veremos
ao longo desses capítulos finais o reino de Judá e de Israel reunificados e
como as bênçãos e os julgamentos divinos se aplicavam.
Estamos
entrando numa nova era com o reinado de Ezequias que marca definitivamente uma nova
era na história de Israel. O Reino do Norte estava praticamente destruída pelos
assírios e somente Judá tinha permanecido.
Ezequias,
filho de Acaz, o perverso, sentiu que o momento na história daquela nação
apontava para uma liderança única e unida entre os dois reinos do norte e do
sul e assim, reuniu representantes dos dois reinos a fim de formar um único
reino com um só rei e um só templo em Jerusalém.
Doravante,
tudo agora seria em conjunto e não mais provenientes de duas regiões com dois
poderes. As experiências de bênçãos e provações, exílio e livramento, seriam
agora experiências conjuntas de um povo reunificado, em torno de um só templo.
Estamos
vendo que com Ezequias a época do reino dividido iniciada com Roboão e Jeroboão
agora estava tendo o seu fim.
Esta
última parte IV de I e de II de Crônicas
será, didaticamente, dividida em seis partes. A. O reinado de Ezequias – 29:1 a
32:33. B. O reinado de Manassés – 3:1-20. C. O reinado de Amon – 33:21-25. D. O
reinado de Josias – 34:1 a 35:27. E. Os últimos anos – 36:1-14. F.
Dificuldades, exílio e esperança – 36:15-23.
II Cr 29:1-17
Segmentação e Reflexões
Começaremos,
a partir de agora, a ver a última parte de nossa divisão, conforme BEG. Nós já
vimos as seguintes partes: I. As genealogias do povo de Deus – 1:1 a 9:34. II.
O reino unido – 9:35 a II Cr 9:31. III. O reino dividido – 10:1 a 28:27. E,
agora, estaremos fazendo nossas reflexões na parte IV. O reino unificado – 29:1
a 36:23.
A. O reinado de
Ezequias – 29:1 a 32:33.
O
cronista dedica mais atenção a Ezequias do que a qualquer outro rei, com
exceção de Davi e Salomão. Ele incorpora o material de II Re 18.1-20.21, ao
qual também nos valeremos, porém se desvia mais do que de costume do comentário
de Reis, especialmente em seu relato extenso das reformas do templo realizadas
por Ezequias e da celebração da Páscoa (29:3-31:1).
Ele
estava tão interessado em mostrar ao povo do pós-exílio esse reinado que apresenta
Ezequias como uma volta à glória do reino de Salomão. Na verdade, Ezequias não
somente reunificou o povo (30:25), mas também restaurou o templo e suas
cerimônias (29:3-31:1).
O
reinado de Ezequias poderia ser dividido em quatro partes principais:
1.Início
(29.1-2),
2.Restabelecimento
do culto (29.3-31.21),
3.As
incoerências de Ezequias (32.1-31)
4.O
final do seu reinado (32.32-33).
Podemos
perceber que a história de Crônicas em seus dois volumes, por enquanto está
sendo, em primeiro lugar um preparativo para se chegar a Ezequias que estaria
reunificando o povo a partir do exílio de Israel; em segundo lugar, a história
desse povo agora reunificado até também o seu próprio exílio; e, em terceiro
lugar, as anotações e registros do cronista visavam essa população do
pós-exílio, cuja finalidade principal seria a reconstrução dos muros e do
templo do Senhor.
Depois
de Ezequias, ainda teremos mais sete reis em Judá antes da queda de Jerusalém
para a Babilônia, com Nabucodonosor.
No
quadro a seguir, poderemos ter uma visualização dos reis e reinados de cada um
dos governantes de Judá e de Israel. Em Israel foram 20 os reis, mas nenhum
deles ganhou qualquer destaque em Crônicas, a não ser de forma circunstancial
por causa de alguma aliança ou envolvimento com Judá. O cronista não fala, nem
explora, qualquer um dos 20 reis de Israel.
Roboão 930-913: Filho de Salomão: No início de seu
reinado as tribos do norte se separaram das do sul para formar um reino
independente (I Re 12:1-24; 14:21-31).
Abias 913-910 (I Re 15:7-8).
Asa
910-869 (I Re 15:9-24).
931 a.C. (Divisão do reino de Salomão Sisaque
ataca a Palestina)
Jeroboão I 930-909: Primeiro rei das tribos do norte depois
da divisão do reino de Salomão (I Re 12:25-14:20).
Nadabe 909-908 (I Re 15:25-31)
Baasa 908-886: Assassinou Nadabe e usurpou o trono (I
Re 15:32-16:7).
Josafá 869-848: Judá voltou a ser próspera durante o seu
reinado, e houve paz entre Israel e Judá (I Re 22:41-50).
900 a.C.
Elá
886-885 (I Re 16:8-14).
Zinri 885 (I Re 16:15-20).
Tibni (885-880): Reinou com Onri (I Re 16:21-22).
Onri 885-874: Foi um dos reis mais importantes de
Israel: Fortaleceu o reino por meio de alianças e conquistas e fez de Samaria
a capital de Israel (I Re 16:23-28).
Acabe 874-853: Tentou unificar os elementos israelitas
e os cananeus, o que pôs em risco a aliança com Deus (I Re 16:29-22 40)
Acazias 853-852 (I Re 22:51 II Re 1:18).
Jorão 852-841 (II Re 1:17; 3:1 8:15).
Jeorão 848-841 (II Re 8:16-24).
Acazias 841: Foi assassinado por Jeú, de Israel (II Re
8:25-29; 9:29).
Atalia 841-835: Usurpou o poder quando o seu filho
Acazias foi assassinado (II Re 11).
Joás 835-796: Filho de Atalia: Subiu ao poder quando
Atalia foi deposta por um complô palaciano (II Re 12).
850 a.C.
Jeú
841-814: Foi originalmente um oficial do exército; assassinou Jorão e
erradicou o culto a Baal em Israel (II Re 9:30-10:36).
Jeoacaz 814-798 (II Re 13:1-9).
Amazias 796-767 (II Re 14:1-22).
Uzias ou Azarias 767-750: Reinou durante um tempo de paz com
Israel: Fortaleceu e estendeu o seu reino (II Re 15:1-7).
800 a.C.
Jeoás 798-782 (II Re 13:10-25).
Jeroboão II 782-753: Em seu governo Israel gozou de
prosperidade (II Re 15:1-7).
Zacarias 753: Reinou por seis meses (II Re 15:8-12.
Salum 752: Reinou por um mês (II Re 15:13-15).
Menaém 752-742 (II Re 25:16-22).
Jotão 750-735 (II Re 15:32-38; 15:30).
Acaz 735-715: Pediu ajuda aos assírios para fazer
frente à Síria e Israel. Esse movimento tornou Judá dependente da Assíria (II
Re 16).
Ezequias 715-686 (II Re 18:1 20:21) – o rei da
reunificação de Israel e de Judá.
750 a.C.
Pecaías 742-740 (II Re 15:23-26).
Peca 740-732 (II Re 15:27-31).
Oséias 732-724: Ultimo rei de Israel. Em 727 a.C.,
Samaria caiu diante da Assíria e houve uma deportação em massa (II Re 15:30;
17).
Manassés 686-642 (II Re 21:1-18).
700 a.C.
Amom 642-640 (II Re 21:19-26).
Josias
640-609 (II Re 22:1-23:30).
Jeoacaz 609 (II Re 23:31-33).
Jeoaquim 609-598 (II Re 23:34 24:7).
650 a.C.
Joaquim 598-597 (II Re 24:8-17).
Zedequias 597-586 (II Re 24:18-25:26) Em 586 a.C.,
Jerusalém caiu sob Nabucodonosor, rei da Babilônia (II Re 25:1-7).
600 a.C.
1.Início (29.1-2).
Ezequias
foi muito elogiado, tanto em Reis quanto em Crônicas. Ele foi considerado, pelo
narrador bíblico, um dos melhores reis. Em II Re 18:5, o cronista o considera
referência em confiar no Senhor, tanto que não houve quem confiasse em Deus
como ele antes, nem depois.
A
opção desse rei foi confiar no Senhor. Essa, ao meu ver, é uma das qualidades
de homem de Deus que mais prezo e a que mais mexe comigo em meu ser.
Ezequias
foi especialmente notável – padrão - na maneira como confiou no Senhor – vs 5,
assim, como foram notáveis também, Salomão pela sua sabedoria – I Re 3:12 – e
Josias, pela reforma que fez – II Re 23:25.
Sendo
essa a sua opção a de confiar no Senhor e a ele se apegar não deixando de
segui-lo e guardando os seus mandamentos, o Senhor foi com ele. Para onde ia,
lograva bom êxito e assim, rebelou-se contra o rei da Assíria e não o serviu;
feriu os filisteus até Gaza e seus limites, desde as atalaias dos vigias até à
cidade fortificada.
Ao
contrário de seu pai Acaz, Ezequias foi um exemplo no seu reinado. Ele foi um
rei extraordinário em vários sentidos, inclusive na sua oposição à idolatria.
O
ano em que começou a reinar foi o terceiro do rei Oseias, filho de Elá, rei de
Israel. Começou com apenas 25 anos e reinou por 29 anos. Sua mãe se chamava
Abi, filha de Zacarias. Fez o que era reto diante do Senhor, conforme fez Davi,
seu pai.
É
interessante que o modelo de comparação dos reis de Judá sempre tiveram por
base o rei Davi – I Re 3:14; 9:4; 11:4; 14:8; 15:3; II Re 8:18,19; 22:2. Davi,
como pai de Salomão, cometeu muitos erros – II Sm 11; 12; 24:1-15; I Re 15:5 –
porém, mesmo quando pecava, a atitude contrita de Davi era exemplar – II Sm
12:16,17; 24:9-17.
Em
nenhuma ocasião o narrador bíblico registra que Davi tenha adorado a algum deus
falso. Sua devoção constante a Deus era inabalável. Por isso que era, é e
sempre será um modelo a ser seguido como rei e um modelo de homem segundo o
coração de Deus.
2.Restabelecimento
do culto (29.3-31.21).
Ezequias
removeu os altos, coisa que nenhum rei antes dele teve coragem de fazer. Ele
reformou o culto do se povo destruindo os santuários pagãos. Ainda quebrou ele
as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo e fez em pedaços a serpente de bronze que
Moisés fizera, porque até àquela época os filhos de Israel lhe queimavam
incenso e lhe chamavam Neustã.
Essa
serpente foi preservada no inicio como memorial da misericórdia de Deus para
com os israelitas quando estavam no deserto – Nm 21:6-9 -, com o tempo, havia
se tornado um objeto de adoração idólatra que fazia o povo pecar. Ezequias,
temente a Deus e zeloso dele, a destruiu evitando assim que novas gerações
caíssem nesse erro maligno.
O
relato da reforma do templo inclui:
·A
instituição dos cultos no templo (29:3-36).
·A
celebração da Páscoa (30:1-31.1).
·As
provisões para o templo (31:2-21).
A
restauração do templo envolveu diversas atividades, incluindo:
·A
abertura do templo propriamente dito.
·A
restauração do sacerdócio.
·A
instituição dos sacrifícios.
O
cronista acrescenta essa parte do material – vs 3 ao 11 - motivado pelo seu
interesse pelos levitas. Ezequias, assim, motivado por sua fé e não por
qualquer coisa que tenha lhe ensinado seu pai, afirma que estava resolvido a
fazer aliança com o Senhor – vs 10 – e diz aos levitas:
-
não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido
·para
estardes diante dele,
·para
o servirdes,
·e
para serdes seus ministros e queimadores de incenso.
Em
razão disso, dessa palavra de exortação e de ânimo, os levitas:
·se
levantaram – vs 12,
·congregaram
seus irmãos – vs 15,
·santificaram-se
– vs 15,
·e
vieram para purificarem a Casa do Senhor – vs 15.
Vemos,
dessa forma, que o cronista apresenta esses detalhes – vs 16 para mostrar que a
reforma de Ezequias foi realizada estritamente de acordo com a legislação
mosaica.
Os
levitas seguiram fielmente as instruções do rei e a ele prestaram contas de
todas as reformas que fizeram no templo por causa dos danos provocados por seu
pai. Ao final, lhe falaram que já prepararam e santificaram o templo e eis que
tudo agora estava diante do Senhor – vs 19.
Dos
versos de 20 a 36, Ezequias restabelece o culto de Deus. A dedicação do templo
é descrita em três partes:
·Os
sacrifícios levados pelos líderes – vs 20 a 24 -, em favor da família real, dos
sacerdotes e levitas e do povo. Na verdade, esses três grupos tinham
participado da apostasia durante o reinado de Acaz – II Rs 16:1-20.
·A
organização da música – vs 25 a 30.
·Os
sacrifícios levados pelo povo – vs 31 a 36. O tipo de entusiasmo que se viu
aqui com os levitas era o que o cronista esperava agora de seus leitores. O fato
de citarem a grande quantidade de animais sacrificados por Ezequias tão somente
visava compará-lo ao reino de Salomão e assim motivarem os do pós-exílio.
Temos
de ter em mente, doravante, que agora a expressão “todo o Israel” se refere aos
súditos dos reinos do norte e do sul juntos. Foi Ezequias, o reunificador, que
disse que aqueles sacrifícios deveriam agora serem realizados, não apenas por
Judá – vs 21 – mas “por todo Israel”.
Essa
preocupação desse rei fabuloso, tanto pelo norte quanto pelo sul o associou aos
reinados de Davi e de Salomão. Assim, preanunciou o seu desejo de que todas as
tribos participassem juntas da páscoa – 30:1 a 6.
II
Cr 29:1 Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade,
quando começou a reinar, e
reinou vinte e nove anos em Jerusalém;
e era o nome de
sua mãe Abia, filha de Zacarias.
II Cr 29:2 E fez o que era reto
aos olhos do SENHOR,
conforme a tudo
quanto fizera Davi, seu pai.
II Cr 29:3 Ele, no primeiro ano
do seu reinado, no primeiro mês,
abriu as portas
da casa do SENHOR, e as reparou.
II Cr 29:4 E trouxe os
sacerdotes, e os levitas,
e ajuntou-os na
praça oriental, II Cr 29:5 E lhes disse:
Ouvi-me,
ó levitas, santificai-vos agora, e santificai
a
casa do SENHOR Deus de vossos pais,
e
tirai do santuário a imundícia.
II Cr 29:6 Porque
nossos pais transgrediram,
e fizeram o que
era mau aos olhos do SENHOR
nosso Deus, e o
deixaram, e desviaram os seus
rostos
do tabernáculo do SENHOR,
e
lhe deram as costas.
II Cr 29:7 Também
fecharam as portas do alpendre,
e apagaram as
lâmpadas, e não queimaram incenso
nem
ofereceram holocaustos no santuário
ao
Deus de Israel.
II Cr 29:8 Por
isso veio grande ira do SENHOR
sobre Judá e
Jerusalém, e os entregou
à perturbação, à
assolação, e ao escárnio,
como
vós o estais vendo com os vossos olhos.
II Cr 29:9 Porque
eis que nossos pais caíram à espada,
e
nossos filhos, e nossas filhas, e nossas mulheres;
por
isso estiveram em cativeiro.
II Cr 29:10 Agora
me tem vindo ao coração, que façamos
uma
aliança com o SENHOR Deus de Israel,
para
que se desvie de nós o ardor da sua ira.
II Cr 29:11
Agora, filhos meus, não sejais negligentes;
pois
o SENHOR vos tem escolhido para estardes
diante
dele para o servirdes, e para serdes
seus
ministros e queimadores de incenso.
II Cr 29:12 Então se levantaram
os levitas, Maate, filho de Amasai,
e Joel, filho de
Azarias, dos filhos dos coatitas;
e dos filhos de
Merari, Quis, filho de Abdi, e Azarias,
filho de
Jealelel; e dos gersonitas, Joá, filho de Zima,
e Éden, filho de
Joá; II Cr 29:13 E dentre os filhos de Elisafã,
Sinri
e Jeuel; dentre os filhos de Asafe, Zacarias
e
Matanias;
II Cr 29:14 E
dentre os filhos de Hemam, Jeuel e Simei;
e dentre os
filhos de Jedutum, Semaías e Uziel.
II Cr 29:15 E ajuntaram a seus
irmãos, e santificaram-se
e vieram conforme
ao mandado do rei,
pelas
palavras do SENHOR, para purificarem
a
casa do SENHOR.
II Cr 29:16 E os sacerdotes
entraram na casa do SENHOR,
para a purificar,
e tiraram para fora, ao pátio
da
casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam
no
templo do SENHOR;
e os levitas a
tomaram, para a levarem para fora,
ao
ribeiro de Cedrom.
II Cr 29:17 Começaram, pois, a
santificar no primeiro dia,
do primeiro mês;
e ao oitavo dia do mês
vieram
ao alpendre do SENHOR, e santificaram
a
casa do SENHOR em oito dias;
e
no dia décimo sexto do primeiro mês acabaram.
II Cr 29:18 Então foram ter com
o rei Ezequias, e disseram:
Já purificamos
toda a casa do SENHOR,
como
também o altar do holocausto com todos
os
seus utensílios e a mesa da proposição
com
todos os seus utensílios.
II Cr 29:19 Também todos os
objetos que o rei Acaz
no seu reinado
lançou fora, na sua transgressão,
já
preparamos e santificamos;
e
eis que estão diante do altar do SENHOR.
II Cr 29:20 Então o rei Ezequias
se levantou de madrugada,
e reuniu os
líderes da cidade, e subiu à casa do SENHOR.
II Cr 29:21 E trouxeram sete
novilhos e sete carneiros,
e sete cordeiros
e sete bodes, para sacrifício pelo pecado,
pelo
reino, e pelo santuário, e por Judá,
e disse aos
filhos de Arão, os sacerdotes,
que
os oferecessem sobre o altar do SENHOR.
II Cr 29:22 E eles mataram os
bois, e os sacerdotes tomaram
o sangue e o
espargiram sobre o altar; também mataram
os
carneiros, e espargiram o sangue sobre o altar;
semelhantemente
mataram os cordeiros, e espargiram
o
sangue sobre o altar.
II Cr 29:23 Então trouxeram os
bodes para sacrifício pelo pecado,
perante o rei e a
congregação,
e
lhes impuseram as suas mãos.
II Cr 29:24 E os sacerdotes os
mataram, e com o seu sangue
fizeram expiação
do pecado sobre o altar, para reconciliar
a
todo o Israel; porque o rei tinha ordenado que se
fizesse
aquele holocausto e sacrifício pelo pecado,
por
todo o Israel.
II Cr 29:25 E pôs os levitas na
casa do SENHOR com címbalos,
com saltérios, e
com harpas, conforme ao mandado de Davi
e
de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã;
porque este
mandado veio do SENHOR,
por
mão de seus profetas.
II Cr 29:26 Estavam, pois, os
levitas em pé com os instrumentos
de Davi, e os
sacerdotes com as trombetas.
II Cr 29:27 E Ezequias deu ordem
que oferecessem o holocausto
sobre o altar; e
ao tempo em que começou o holocausto,
começou
também o canto do SENHOR,
com
as trombetas e com os instrumentos de Davi,
rei
de Israel.
II Cr 29:28 E toda a congregação
se prostrou, quando entoavam
o canto, e as
trombetas eram tocadas;
tudo
isto até o holocausto se acabar.
II Cr 29:29 E acabando de o
oferecer, o rei e todos quantos com ele
se achavam se
prostraram e adoraram.
II Cr 29:30 Então o rei Ezequias
e os príncipes disseram
aos levitas que
louvassem ao SENHOR com as palavras
de
Davi, e de Asafe, o vidente.
E o louvaram com
alegria e se inclinaram e adoraram.
II Cr 29:31 E respondeu
Ezequias, dizendo:
Agora vos
consagrastes a vós mesmos ao SENHOR;
chegai-vos e
trazei sacrifícios e ofertas de louvor
à
casa do SENHOR.
E a congregação
trouxe sacrifícios e ofertas de louvor,
e
todos os dispostos de coração
trouxeram
holocaustos.
II Cr 29:32 E o número dos
holocaustos, que a congregação trouxe,
foi de setenta
bois, cem carneiros, duzentos cordeiros;
tudo
isto em holocausto para o SENHOR.
II Cr 29:33 Houve, também, de
coisas consagradas,
seiscentos bois e
três mil ovelhas.
II Cr 29:34 Eram, porém, os
sacerdotes mui poucos,
e não podiam
esfolar a todos os holocaustos;
pelo
que seus irmãos os levitas os ajudaram,
até
a obra se acabar,
e
até que os outros sacerdotes se santificaram;
porque os levitas
foram mais retos de coração,
para
se santificarem, do que os sacerdotes.
II Cr 29:35 E houve também
holocaustos em abundância,
com a gordura das
ofertas pacíficas, e com as ofertas de
libação
para os holocaustos.
Assim se
restabeleceu o ministério da casa do SENHOR.
II Cr 29:36 E Ezequias, e todo o
povo se alegraram,
por causa daquilo
que Deus tinha preparado para o povo;
porque
apressadamente se fez esta obra.
Essa
restauração do templo levou menos de três semanas – vs 3, 17, 20 – o que era
uma demonstração do poder divino e motivo de comemoração.
Repare
no vs 36, a grande alegria que estava presente em todos haja vista que
apressadamente fizeram toda essa obra. Isso é o que acontece com quem confia no
Senhor, como foi Ezequias. Um exemplo para todos nós e também para o cronista
que queria influenciar positivamente os seus leitores.
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
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"OS IDOSOS"
-
"Nascemos nos anos 30-40-50-60-70."
"Nós crescemos nos anos 50-60-70-80."
"Estudamos nos anos 60-70-80-90."
"Estávamos namorando nos anos 70-80-90."...
O Nascimento e a Infância de Jesus
-
*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...