quinta-feira, 24 de julho de 2014
quinta-feira, julho 24, 2014
Jamais Desista
Jó 14:1-22 - JÓ DESEJA A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Continuamos na parte II, de cinco, de nossa
divisão proposta, que está tratando do diálogo entre Jó e os seus amigos.
Parte II - DIÁLOGOS ENTRE JÓ E
SEUS AMIGOS – 3:1 a 27:23.
B. O primeiro ciclo de discursos
– 4:1 – 14:22.
Estamos concluindo essa parte “B”, como na
BEG, em seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27 – já vista. 2. A resposta de Jó a Elifaz –
6:1 – 7:21 – já vista. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4. A resposta de Jó a Bildade –
9:1 – 10:22 – já vista. 5. Zofar – 11:1 – 20 – já vimos. 6. A resposta de Jó a
Zofar – 12:1 – 14:22 – estaremos concluindo agora.
6. A resposta de Jó a Zofar – 12:1 – 14:2 - continuação.
Neste
capítulo, que continua com a resposta de Jó a Zofar, agora, Jó está totalmente
voltado para Deus em seu discurso-oração.
Uma
outra característica interessante em Jó, além de sua grande fé inabalável e
impertubável consciência, é a sua vida de oração e de palavras dirigidas a Deus
em desabafo na busca do seu reino e da sua justiça.
Como
em Mt 6:33 que está dito para que procuremos em primeiro lugar o seu reino e a
sua justiça que as demais coisas nos seriam acrescentadas, aqui, está Jó
buscando o reino de Deus e a sua justiça.
Jó
não era como seus amigos que pareciam ter um deus pronto para eles. E se
passassem igualmente pela prova de Jó, o que seria da fé deles? A resposta
parece óbvia demais. Satanás teria provado sua tese de que debalde serviam
Elifaz, Bildade e Zofar a Deus.
Nem
seria necessário tocar-lhe na pele, bastaria o primeiro toque nas coisas deles
e em todos os seus bens para estarem imediatamente amaldiçoando a Deus e
seguindo o conselho da mulher de Jó naquele momento de fraqueza quando ela lhe
disse que debalde Jó temia a Deus e que era melhor que logo o amaldiçoasse e
morresse.
O
fato é que Jó ainda será de muito benefício para esses três e encontrarão a
salvação na intercessão de Jó.
Desde
o verso 28, do capítulo anterior até ao versículo 22 deste capítulo, veremos Jó
se lamentando da humanidade toda sobre o triste estado dos seres humanos. Ele
sente pena de si mesmo e de toda a humanidade e imagina que Deus castigou
constantemente os seres humanos pelos seus pecados.
Dentro
dos versos de 7 a 22, Jó sugere que Deus lhe permita morrer e depois que
ressuscite novamente quando a sua ira se acalmar – vs. 13. Aqui Jó parece um
verdadeiro crente em Cristo Jesus que conhece a promessa do Senhor de vida
eterna e da ressurreição dos mortos!
À
princípio, tínhamos visto que Deus não estava irado com Jó, assim esse capítulo
em Jó ensina claramente a doutrina da ressurreição, não como algo que Jó
esperasse (vs. 20), mas que desejasse pelo Espírito Santo que nele estava.
O
fato de Jó a desejar como algo que seria de se esperar, depois da ira do
Senhor, já era um sinal de que Jó vivia, sem saber, na esperança desse dia. Jó,
disse Deus, era homem integro, reto e temente a Deus.
Jó
se encontra sensivelmente abalado e conclui que sua esperança e bem assim de
todos os homens é destruída por Deus por não lhe permitir a sua ressurreição,
depois de sua ira, para continuar a sua vida, agora sem o pecado que tudo isso
ocasionou.
Jó 14:1 O homem, nascido da mulher,
é
de poucos dias e farto de inquietação.
Jó
14:2 Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra,
e
não permanece.
Jó
14:3 E sobre este tal abres os teus olhos,
e
a mim me fazes entrar no juízo contigo.
Jó
14:4 Quem do imundo tirará o puro?
Ninguém.
Jó
14:5 Visto que os seus dias estão determinados,
contigo
está o número dos seus meses;
e
tu lhe puseste limites, e não passará além deles.
Jó
14:6 Desvia-te dele, para que tenha repouso,
até
que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia.
Jó
14:7 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada,
ainda
se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Jó
14:8 Se envelhecer na terra a sua raiz,
e
o seu tronco morrer no pó,
Jó
14:9 Ao cheiro das águas brotará,
e
dará ramos como uma planta.
Jó
14:10 Porém, morto o homem, é consumido;
sim,
rendendo o homem o espírito, então onde está ele?
Jó
14:11 Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota,
e
fica seco,
Jó
14:12 Assim o homem se deita, e não se levanta;
até
que não haja mais céus, não acordará
nem
despertará de seu sono.
Jó
14:13 Quem dera que me escondesses na sepultura,
e
me ocultasses até que a tua ira se fosse;
e
me pusesses um limite, e te lembrasses de mim!
Jó
14:14 Morrendo o homem, porventura tornará a viver?
Todos
os dias de meu combate esperaria,
até
que viesse a minha mudança.
Jó
14:15 Chamar-me-ias, e eu te responderia,
e
terias afeto à obra de tuas mãos.
Jó
14:16 Mas agora contas os meus passos;
porventura
não vigias sobre o meu pecado?
Jó
14:17 A minha transgressão está selada num saco,
e
amontoas as minhas iniqüidades.
Jó
14:18 E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se;
e
a rocha se remove do seu lugar.
Jó
14:19 As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra;
e
tu fazes perecer a esperança do homem;
Jó
14:20 Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa;
mudas
o seu rosto, e o despedes.
Jó
14:21 Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba;
são
humilhados; sem que ele o perceba;
Jó
14:22 Mas a sua carne nele tem dores;
e
a sua alma nele lamenta.
No
entanto, apesar de Jó não entender e estar triste pelo aparente fim da
esperança – vs. 19 -, Deus tem preparado o seu Filho Unigênito, Cristo Jesus, que
recebeu em nosso lugar toda a ira de Deus e assim experimentou por todos nós a
morte.
No
entanto, a morte não o pode deter, pelo que voltou do mundo dos mortos para não
mais morrer e assim nos tornar também eternos filhos de Deus para a gloria de
Deus, em vida eterna na ressurreição dos mortos.
Ressuscitaremos!
Viveremos eternamente com o Pai para todo o sempre. A vida jamais morre, mas a
morte deixará de existir e seu destino será a segunda morte, ou seja, o lago de
fogo e enxofre, onde estarão o inferno, a besta, o falso profeta, Satanás e
todos os seus seguidores, os filhos do diabo, os joios, todos aqueles, de todos
os tempos, cujos nomes não foram encontrados no Livro da vida do Cordeiro.
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quarta-feira, 23 de julho de 2014
quarta-feira, julho 23, 2014
Jamais Desista
Jó 13:1-28 - JÓ APEGADO À SUA CONSCIÊNCIA E A SUA FÉ
Ainda estamos na parte II, de cinco, de
nossa divisão proposta, que está tratando do diálogo entre Jó e os seus amigos.
Parte II - DIÁLOGOS ENTRE JÓ E
SEUS AMIGOS – 3:1 a 27:23.
B. O primeiro ciclo de discursos
– 4:1 – 14:22.
Dividimos essa parte “B”, como na BEG, em
seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27 – já vista. 2. A resposta de Jó a Elifaz – 6:1 –
7:21 – já vista. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4. A resposta de Jó a Bildade – 9:1 –
10:22 – já vista. 5. Zofar – 11:1 – 20 – já vimos. 6. A resposta de Jó a Zofar
– 12:1 – 14:22 – estaremos vendo agora.
6. A resposta de Jó a Zofar – 12:1 – 14:2 - continuação.
Jó continua neste capítulo a falar sua
resposta ao discurso de Zofar. Jó nunca deixou de se defender e de apresentar o
seu ponto de vista sobre os acontecimentos levantados em discurso pelos seus
amigos.
Agora Jó estará defendendo a sua
integridade perante Deus e os homens. É deveras interessante, eu repito, que Jó
não desiste de sua consciência em momento algum e por ela está disposto a ir
até as últimas consequências.
Duas coisas interessantíssimas em Jó: sua
fé inabalável e sua consciência imperturbável. Jó é um exemplo para nós que
buscamos a Deus e estamos querendo agradá-lo em todos os nossos caminhos.
Ter uma fé como a de Jó não é nada fácil e
ter uma firmeza tão madura na nossa aliança com a nossa consciência também é
outra tarefa muito complicada. No meu caso, nem é preciso muito não, basta uma
pequena causa para me fazer perturbar, no entanto, também basta um pouquinho de
oração e meditação em sua palavra que logo começo a mudar e a me animar
novamente.
Por causa de sua fé inabalável e de sua
consciência imperturbável, Satanás se sentia muito incomodado e cheio de inveja,
procurava de todos os meios motivos para fazê-lo pecar e amaldiçoar a Deus.
Esse era o grande dilema de Jó por todo o
tempo em que passou pela sua prova. Isso também é exemplo para nós que temos as
nossas provas, mas que nem chegam ao pé do grau de dificuldade das provas de
Jó.
Jó nos ensina a ficarmos firmes, sem
entender nada. Jó nos ensina o valor de uma boa consciência diante de Deus e
dos homens e a jamais abrir nossa guarda para quem quer que seja, mas
permanecermos firmes também. Jó nos ensina que não adianta querermos ficar
entendendo certas coisas que as explicações não poderão vir, como a desejamos.
O que fazer então? Continuarmos firmes e
inabaláveis ainda que tenhamos de suportar o mundo contra nós.
Dos versos de 4 ao 12, Jó repreende
veementemente seus caluniadores, acusando-os não apenas de serem conselheiros
desprezíveis, mas de falarem, aparentemente em nome de Deus, com base num
motivo equivocado – pensando interiormente que Deus era culpável, mas tentando
encobrir essa suposição por falsas acusações contra Jó.
Depois se voltando para Deus se arrisca em
sua ousadia, ainda que isso venha a lhe custar a própria vida. Jó acreditava
tanto em sua inocência que não tinha receios em falar o que vinha ao seu
coração.
Ele entendia claramente que o que estava se
passando com ele, não estava fora do controle de Deus ou que Deus era um
torcedor que vibrava com cada comportamento seu certo e esperado.
Jó faz forte apelo para Deus, mas Deus
continua em seu silêncio. Jó está quase se desesperando. Se tivesse pedras que
alcançassem a porta dos céus, teria lançado muitas delas na esperança de que
alguém abrisse a porta pelo menos para reclamar com ele.
Jó 13:1 Eis que tudo isto viram os meus
olhos, e os meus ouvidos o ouviram
e
entenderam.
Jó
13:2 Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior.
Jó
13:3 Mas eu falarei ao Todo-Poderoso,
e
quero defender-me perante Deus.
Jó
13:4 Vós, porém, sois inventores de mentiras,
e
vós todos médicos que não valem nada.
Jó
13:5 Quem dera que vos calásseis de todo,
pois
isso seria a vossa sabedoria.
Jó
13:6 Ouvi agora a minha defesa,
e
escutai os argumentos dos meus lábios.
Jó
13:7 Porventura por Deus falareis perversidade
e
por ele falareis mentiras?
Jó
13:8 Fareis acepção da sua pessoa? Contendereis por Deus?
Jó
13:9 Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse?
Ou
zombareis dele, como se zomba de algum homem?
Jó
13:10 Certamente vos repreenderá,
se
em oculto fizerdes acepção de pessoas.
Jó
13:11 Porventura não vos espantará a sua alteza,
e
não cairá sobre vós o seu terror?
Jó
13:12 As vossas memórias são como provérbios de cinza;
as
vossas defesas como defesas de lodo.
Jó
13:13 Calai-vos perante mim, e falarei eu,
e
venha sobre mim o que vier.
Jó
13:14 Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes,
e
porei a minha vida na minha mão?
Jó
13:15 Ainda que ele me mate, nele esperarei;
contudo
os meus caminhos defenderei diante dele.
Jó
13:16 Também ele será a minha salvação;
porém
o hipócrita não virá perante ele.
Jó
13:17 Ouvi com atenção as minhas palavras,
e
com os vossos ouvidos a minha declaração.
Jó
13:18 Eis que já tenho ordenado a minha causa,
e
sei que serei achado justo.
Jó
13:19 Quem é o que contenderá comigo?
Se
eu agora me calasse, renderia o espírito.
Jó
13:20 Duas coisas somente não faças para comigo;
então
não me esconderei do teu rosto:
Jó
13:21 Desvia a tua mão para longe, de mim,
e
não me espante o teu terror.
Jó
13:22 Chama, pois, e eu responderei;
ou
eu falarei, e tu me responderás.
Jó
13:23 Quantas culpas e pecados tenho eu?
Notifica-me
a minha transgressão e o meu pecado.
Jó
13:24 Por que escondes o teu rosto, e me tens por teu inimigo?
Jó
13:25 Porventura acossarás uma folha arrebatada pelo vento?
E
perseguirás o restolho seco?
Jó
13:26 Por que escreves contra mim coisas amargas
e
me fazes herdar as culpas da minha mocidade?
Jó
13:27 Também pões os meus pés no tronco,
e
observas todos os meus caminhos,
e
marcas os sinais dos meus pés.
Jó
13:28 E ele me consome como a podridão,
e
como a roupa, à qual rói a traça.
Muitas vezes somos como Jó querendo chamar
a todo custo a atenção de Deus, mas Deus permanecendo em total silêncio. Porventura,
Deus nos deve alguma coisa para que dele esperemos algo?
É somente sua pura graça e misericórdia que
nos socorre nas nossas aflições. Também isso reflete um pouco de meninice de
nossa parte uma vez que dele somos, nele nos movemos “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos
poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” – At 17:28.
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terça-feira, 22 de julho de 2014
terça-feira, julho 22, 2014
Jamais Desista
Jó 12:1-25 - JÓ RESPONDE A ZOFAR SEM ABRIR MÃO DE SUA CONSCIÊNCIA E FÉ
Ainda estamos na parte II, de cinco, de
nossa divisão proposta, que está tratando do diálogo entre Jó e os seus amigos.
Parte II - DIÁLOGOS ENTRE JÓ E SEUS
AMIGOS – 3:1 a 27:23.
B. O primeiro ciclo de discursos
– 4:1 – 14:22.
Dividimos essa parte “B”, como na BEG, em
seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27 – já vista. 2. A resposta de Jó a Elifaz – 6:1 –
7:21 – já vista. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4. A resposta de Jó a Bildade – 9:1 –
10:22 – já vista. 5. Zofar – 11:1 – 20 – já vimos. 6. A resposta de Jó a Zofar
– 12:1 – 14:22 – estaremos vendo agora.
6. A resposta de Jó a Zofar – 12:1 – 14:22.
Jó nunca deixou de se defender e de apresentar
o seu ponto de vista sobre os acontecimentos e diante da fala de Zofar, o
último dos três amigos a discursar, ele começa a responder.
A resposta de Jó nesse longo discurso começa
com uma explosão de sarcasmo contra os seus conselheiros – 12:1 a 13:19. Jó
clama a Deus, criando uma grande quebra no discurso – 13:20 a 27.
Há um contraste interessante em Jó que ele
quebra as suas explicações para, nessas pausas, apresentar a Deus suas orações.
Já nos não vemos isso nos seus amigos que apenas falam dele e não com ele. Em
13:28 a 14:22, veremos Jo a lamentar a condição da humanidade.
Falar com Deus e falar de Deus é realmente
bem diferente. Primeiro que falar com Deus implica hábito e costume de orações
que demonstram uma vida piedosa e preocupada com e em agradar ao Senhor. Segundo,
que falar de Deus significa uma intelectualidade não aliada à experiência. Seus
amigos não pareciam ter essa inclinação à oração.
Nos versos de 7 a 8, veremos que como
Elifaz, que havia apelado à revelação e Bildade, que apelou à tradição para
sustentar seus argumentos, Jó convida todas as criaturas do universo para
testemunharem a favor de seu argumento. Jó dizia que os ímpios prosperam e que
os justos sofrem nessa vida.
Ele estava se referindo ao fato de ele ter
se tornado motivo de zombaria para seus amigos, malfeitores e idólatras. Por isso
dizia que o justo sofria e os ímpios prosperavam pela prática da maldade.
Realmente
é terrível o fato de que o juízo não seja imediato à prática da maldade. Ah se
quem cometesse o crime, logo sofresse sua punição! No entanto, não é assim. Há
um longo tempo entre o crime e o castigo e às vezes nem o veremos nessa vida.
Eu creio na justiça divina, embora ela
possa parecer tardia e adiada definitivamente. Eu sei que o meu Deus fará
justiça, mas não tenho certeza de que essa justiça seja feita ainda nesta
terra.
Muitos atos praticados terão suas consequências
ainda nesta vida, mas nem todos. Há justo que morre na injustiça e injustos que
morrem sem qualquer punição.
Dos versos 13 ao 25, Jó começa dizendo e
expondo, nessa unidade poética, a liberdade soberana de Deus. Alguns sustentam
que essas palavras refletem uma atitude atrevida e que Jó está, sutilmente,
criticando a Deus pelo mau gerenciamento do universo.
Eu não entendo assim, nem sustento qualquer
interpretação que leve Jó contra Deus, nem Deus contra Jó. Assim como Deus “apostava”
em Jó e dele dizia que não havia ninguém na terra como ele, reto, justo e
íntegro em seus caminhos, Jó, também tinha em reciprocidade um conhecimento e
fé inabaláveis em seu Criador a ponto de declarar que nu tinha vindo à vida e
nu a ela voltaria.
Temos muito que aprender em Jó e com Jó. Eu
também já vi um pregador eloquente em seus argumentos, sustentando, com cara
deslavada, que Jó estava passando por aquilo por que tinha se esquecido de
praticar o dízimo.
A pregação dele era muito boa, seus
argumentos perspicazes, sua fala cadente, macia e profunda, sua voz entoava uma
canção que até hoje a tenho na minha mente, com base em um verso bíblico
interessante: “porventura lhes faltou alguma coisa? Nada, disseram eles” – Lc 22:35.
No entanto, no meio de tantas verdades e
coisas profundas e eloquentes, uma mentira e uma chama do inferno naquela boca
santa. Como pode?
Na verdade, Jó estava diante de um grande
mistério, um mistério profundo demais para a compreensão desses conselheiros
superficiais. Isso pode ter sido provocado pela pergunta de Zofar em 11:7 de
que poderíamos, porventura, desvendar os arcanos de Deus?
Jó 12:1 Então Jó respondeu, dizendo:
Jó
12:2 Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria.
Jó
12:3 Também eu tenho entendimento como vós,
e
não vos sou inferior;
e
quem não sabe tais coisas como essas?
Jó
12:4 Eu sou motivo de riso para os meus amigos;
eu,
que invoco a Deus, e ele me responde;
o
justo e perfeito serve de zombaria.
Jó
12:5 Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado,
aquele
que está pronto a vacilar com os pés.
Jó
12:6 As tendas dos assoladores têm descanso,
e
os que provocam a Deus estão seguros;
nas suas mãos Deus lhes põe tudo.
Jó
12:7 Mas, pergunta agora às alimárias,
e
cada uma delas te ensinará;
e
às aves dos céus, e elas te farão saber;
Jó
12:8 Ou fala com a terra, e ela te ensinará;
até
os peixes do mar te contarão.
Jó
12:9 Quem não entende, por todas estas coisas,
que
a mão do SENHOR fez isto?
Jó
12:10 Na sua mão está a alma de tudo quanto vive,
e
o espírito de toda a carne humana.
Jó
12:11 Porventura o ouvido não provará as palavras,
como
o paladar prova as comidas?
Jó
12:12 Com os idosos está a sabedoria,
e
na longevidade o entendimento.
Jó
12:13 Com ele está a sabedoria e a força;
conselho
e entendimento tem.
Jó
12:14 Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique;
prende
um homem, e ninguém há que o solte.
Jó
12:15 Eis que ele retém as águas, e elas secam;
e
solta-as, e elas transtornam a terra.
Jó
12:16 Com ele está a força e a sabedoria;
seu
é o que erra e o que o faz errar.
Jó
12:17 Aos conselheiros leva despojados,
e
aos juízes faz desvairar.
Jó
12:18 Solta a autoridade dos reis, e ata o cinto aos seus lombos.
Jó
12:19 Aos sacerdotes leva despojados, aos poderosos transtorna.
Jó
12:20 Aos acreditados tira a fala,
e
tira o entendimento aos anciãos.
Jó
12:21 Derrama desprezo sobre os príncipes,
e
afrouxa o cinto dos fortes.
Jó
12:22 Das trevas descobre coisas profundas,
e
traz à luz a sombra da morte.
Jó
12:23 Multiplica as nações e as faz perecer;
dispersa
as nações, e de novo as reconduz.
Jó
12:24 Tira o entendimento aos chefes dos povos da terra,
e
os faz vaguear pelos desertos, sem caminho.
Jó
12:25 Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz,
e
os faz desatinar como ébrios.
No próximo capítulo, veremos Jó defendendo
a sua integridade perante Deus e os homens.
É deveras interessante que Jó não desiste
de sua consciência em momento algum e por ela está disposto a ir até as últimas
consequências.
Duas coisas interessantíssimas em Jó: sua
fé inabalável e sua consciência imperturbável.
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segunda-feira, 21 de julho de 2014
segunda-feira, julho 21, 2014
Jamais Desista
Jó 11:1-20 - ZOFAR ABRE A SUA BOCA PARA FALAR DE COISAS QUE NÃO SABE NEM ENTENDE
Continuamos na parte II, de cinco, de nossa
divisão proposta, que está tratando do diálogo entre Jó e os seus amigos. Jó
continua se defendendo e seus amigos o acusando ao invés de consolá-lo – Jó
6:14.
B. O primeiro ciclo de discursos – 4:1 –
14:22.
Nessa primeira série de discursos, como já
dissemos, se fará referência a muitas perspectivas diferentes e possíveis
explicações, mas todas serão insuficientes.
Dividimos essa parte “B”, como na BEG, em
seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27 – já vista. 2. A resposta de Jó a Elifaz – 6:1 –
7:21 – já vista. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4. A resposta de Jó a Bildade – 9:1 –
10:22 – já vista. 5. Zofar – 11:1 – 20 – veremos agora. 6. A resposta de Jó a
Zofar – 12:1 – 14:22.
5. Zofar – 11:1 – 20
Chegou, finalmente, a hora do seu amigo
Zofar lhe dirigir palavras. Por ser o último, devem portanto, ser o mais jovem
deles.
Zofar, como seus amigos, sustentará a
premissa de culpa em Jó e procurará defender Deus, o deus que eles creem. Zofar
parece inquieto com a fala de Jó que o incomodou ao externá-la.
Ele também parece ser o mais severo dos
conselheiros de Jó e expressa cruelmente a sua opinião sobre a difícil condição
de Jó, aplicando incorretamente algumas verdades sobre Deus no processo.
Primeiro, ele confronta Jó por sua palavras
vãs – vs 1 ao 6. Depois, enaltece o poder e a sabedoria de Deus – vs 7 ao 12. E,
finalmente, chama Jó ao arrependimento – vs 13 – 20.
Vejamos mais precisamente esse
confrontamento com Jó. Zofar expressa
frustração ao ver que ninguém estava confrontando Jó e corrigindo suas
avaliações incessantes acerca de Deus e da sua situação.
Para Zofar e seus amigos, engraçado que
unânimes no mesmo parecer contra Jó, Jó somente poderia estar em pecado para
que aquelas coisas estivessem acontecendo com ele.
Quando Jó se declarava inocente, aquilo os
enfurecia por que ia contra aquilo que acreditavam e defendiam.
Em seguida, dos versos de 7 ao 12, Zofar
expressa louvores pela sabedoria e pelo poder de Deus o que constituem numa
expressão eloquente da transcendência de Deus em contraste com o estado humilde
do homem.
Ainda assim o foco deles é a visão da
iniquidade – vs 11 – que não escapa de jeito algum dos olhos do Criador.
Zofar estava enaltecendo a transcendência
de Deus para em seguida mostrar que Jó estava em pecado, em iniquidade, e se
Deus era capaz de ver tudo no universo, ele veria Jó em seu pecado o que
justificaria as consequências pelas quais estava passando.
Zofar nos ensina que é muita presunção de
nossa parte querer explicar e querer mesmo entender as coisas que se sucedem
com um homem, veja lá com uma nação inteira.
Na última parte de seu discurso, totalmente
baseado em seu pressuposto de pecado em Jó, Zofar, chama ao arrependimento a
Jó. Conquanto esse seja um bom conselho para um pecador devasso e mesmo para
qualquer pecador, não se aplicaria propriamente a Jó.
Como Bildade, Zofar não abre espaço para a
misericórdia: na opinião dele, Jó teria de se tornar justo para que Deus então
o aceitasse.
Graças a Deus que os aceitáveis diante de
Deus, em Cristo Jesus, são aqueles que o temem e fazem o que é justo – At 10:35
-, ou seja, agora os que recebem a Jesus em seu coração como o Salvador e
Senhor de suas vidas.
Jó 11:1 Então respondeu Zofar, o
naamatita, e disse:
Jó
11:2 Porventura não se dará resposta à multidão de palavras?
E
o homem falador será justificado?
Jó
11:3 As tuas mentiras se hão de calar os homens?
E
zombarás tu sem que ninguém te envergonhe?
Jó
11:4 Pois dizes:
A
minha doutrina é pura, e limpo sou aos teus olhos.
Jó
11:5 Mas na verdade, quem dera que Deus falasse
e
abrisse os seus lábios contra ti!
Jó
11:6 E te fizesse saber os segredos da sabedoria,
que
é multíplice em eficácia; sabe,
pois,
que Deus exige de ti menos
do
que merece a tua iniqüidade.
Jó
11:7 Porventura alcançarás os caminhos de Deus,
ou
chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?
Jó
11:8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria;
que
poderás tu fazer? E mais profunda do que o inferno,
que
poderás tu saber?
Jó
11:9 Mais comprida é a sua medida do que a terra,
e
mais larga do que o mar.
Jó
11:10 Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo,
quem
o impedirá?
Jó
11:11 Porque ele conhece aos homens vãos, e vê o vício;
e
não o terá em consideração?
Jó
11:12 Mas o homem vão é falto de entendimento;
sim,
o homem nasce como a cria do jumento montês.
Jó
11:13 Se tu preparares o teu coração,
e
estenderes as tuas mãos para ele;
Jó
11:14 Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti
e
não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas.
Jó
11:15 Porque então o teu rosto levantarás sem mácula;
e
estarás firme, e não temerás.
Jó
11:16 Porque te esquecerás do cansaço,
e
lembrar-te-ás dele como das águas que já passaram.
Jó
11:17 E a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia;
ainda
que haja trevas, será como a manhã.
Jó
11:18 E terás confiança, porque haverá esperança;
olharás
em volta e repousarás seguro.
Jó
11:19 E deitar-te-ás, e ninguém te espantará;
muitos
suplicarão o teu favor.
Jó
11:20 Porém os olhos dos ímpios desfalecerão,
e
perecerá o seu refúgio;
e
a sua esperança será o expirar da alma.
Como se tornaria Jó justo para ser
aceitável diante de Deus e dos homens?
Na visão de Zofar, pela prática das obras
da lei; mas por Jó, pela fé! Jó sempre foi crente em Deus e suficiente maduro
para perceber que suas obras eram como trapos de imundície, por isso que não
eram elas a base de sua fé.
Sabem quando seremos mais abundantes e
daremos mais frutos? Quando isso – produzir frutos - não for lei para nós, mas
isso – a produção dos frutos – brotar do nosso interior como os rios que disse
o Senhor que fluiriam de nosso ser - Jo 7:38.
Mas como é isso? Deixaremos essas explicações
para uma outra oportunidade, mas se desejar saber como, faça contato com a
gente.
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