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sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Levítico 4: 1-35 – O PECADO EXIGE SANGUE PARA EXPIAÇÃO.

O pecado é coisa séria e exige sangue para expiação. O sangue é a vida que está presenta na criatura. O pecado, então, gera a morte! Deveria ser a morte do próprio pecador, mas Deus ainda lhe dá uma chance ou diversas, mas ao custo de outras vidas, de outros sangues.
O pecado afasta a pessoa de Deus e cria uma barreira instransponível que impede a pessoa de se achegar a Deus. A solução para isso está no sangue, na vida.
Deus é o autor da vida! Não existe vida fora de Deus! Deus não criou seres autônomos com capacidade de terem vida independentemente de Deus. Toda vida de toda carne pertence a Deus. Todas as vidas são de Deus.
Se todo pecado exige sangue para expiação, Deus perdoa pecados?
Recentemente ouvi meu amigo dizer que o que o levou a fé reformada foi o Pr. Joel que quando dava aula no seminário colocou uma frase no quadro negro que o fez refletir e de tanto estudar, tornou-se um teólogo reformado.
A frase era: “DEUS NÃO PERDOA PECADO”[1]. Estamos acostumados a pensar em Deus como sendo bom e nos esquecemos de que este Deus que além de bom é também justo. Como conciliar a bondade, ou o amor de Deus com sua justiça?
Este Deus justo não considera pecadinho e pecadão, mas a alma que pecar, essa morrerá. Veja Ezequiel 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. E o que diz também Paulo em Romanos 6:23? porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não existe arrependimento e pedido de perdão tão convincente que faça Deus perdoar. Se houvesse, porque teria morrido Cristo Jesus?
O pecado gera uma dívida que tem que ser paga inevitavelmente. Perdoar a culpa do culpado, mesmo estando o pecador arrependido e tendo pedido perdão com todas as suas forças, é tão errado quanto punir o inocente ou inocentar o culpado: uma tremenda injustiça!
Deus não faz vistas grossas aos pecados do pecador arrependido, por isso proveu-lhe a possibilidade do perdão por meio do derramamento do sangue, da vida.
O sacrifício é expiatório, feito no lugar do pecador com o custo de outra vida. No entanto, o sangue de animais, conforme o escritor de Hebreus, não pode aperfeiçoar para sempre o ofertante. Foi necessário um sacrifício perfeito e este se deu na pessoa de Jesus Cristo.
Hebreus 9:9 É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,
Hebreus 10:1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
Hebreus 10:2 Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
Hebreus 10:3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,
Hebreus 10:4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
Hebreus 10:5 Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
Hebreus 10:6 Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
Hebreus 10:7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Hebreus 10:8 Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Hebreus 10:9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Hebreus 10:10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
Então, na verdade, os nossos pecados não foram perdoados, mas rigorosamente punidos na Pessoa de Jesus. Deus não perdoou a nossa dívida, mas Jesus pagou-a por nós e para nós. (Rm. 8.1; Jo. 3.16).
Tenho de concluir que o texto DEUS NÃO PERDOA PECADOS é certo! Todo pecado é punido e o custo de todo pecado é a morte!
Vejamos, em forma segmentada, o anexo pastoral do Pastor Hernandes Dias Lopes, muito rico em seu conteúdo e apresentado de forma muito clara que contribuirá para melhoria de nosso entendimento com relação à salvação, à justificação e à glorificação:
A salvação na perspectiva do tempo
A salvação
é obra de Deus
e não do homem.
É salvação do pecado
e não no pecado.
É salvação pela graça divina
e não pelo mérito humano.
É recebida pela fé
e não pelas obras.
A salvação
foi planejada na eternidade,
é executada na história
e será consumada no segunda vinda de Cristo.
A salvação pode ser analisada na perspectiva do tempo.
Quanto ao passado
já fomos salvos, já fomos salvos da condenação do pecado;
quanto ao presente
estamos sendo salvos, estamos sendo salvos
                   do poder do pecado;
e quanto ao futuro
seremos salvos, seremos salvos da presença do pecado.

Em primeiro lugar,
quanto à justificação
         já fomos salvos
A justificação
é um ato
e não um processo.
É feita fora de nós
e não em nós.
Acontece no tribunal de Deus
e não em nosso coração.
Pela justificação,
Deus nos declara justos
em vez de nos tornar justos.
A justificação
é completa
e não possui graus.
Todos os salvos
         estão justificados de igual forma.
A justificação
é um ato legal e forense.
Com base na justiça de Jesus,
o Justo,
Deus justifica
o injusto
sem deixar de ser justo.
Seria injusto
Deus justificar o injusto.
Porém, Deus,
é justo
e o justificador
do que crê.
Isso, porque Deus satisfez sua justiça
quando entregou seu Filho,
o Advogado Justo,
para sofrer as penalidades
que nós deveríamos sofrer.
Deus fez cair sobre ele
a iniquidade de todos nós.
Agradou a Deus
moê-lo.
Jesus foi traspassado
pelos nossos pecados.
Ele foi feito pecado
por nós.
Ele bebeu,
sozinho,
todo o cálice cheio da ira de Deus
contra nós,
pois éramos filhos da ira.
Pela morte de Cristo
a lei foi cumprida
e a justiça foi satisfeita,
de tal maneira que, agora,
Deus pode ser
justo
e justificador.
Deus considerou satisfatório
o sacrifício substitutivo do seu Filho
e nos declarou quites com sua justiça.
Já não pesa mais nenhuma condenação
sobre aqueles que estão em Cristo Jesus,
pois o próprio Jesus
é a nossa justiça.
Em segundo lugar,
quanto à santificação
estamos sendo salvos.
A salvação
já está consumada
pelo sacrifício perfeito
e irrepetível de Cristo.
Diante do tribunal de Deus
já estamos salvos.
Nossos pecados passados, presentes e futuros
já foram tratados na cruz de Cristo.
Porém, quanto ao processo da santificação,
estamos sendo transformados
de glória em glória
na imagem de Cristo.
Agora,
Deus está trabalhando em nós,
formando em nós o caráter de seu Filho.
Se a justificação
é um ato,
a santificação
é um processo
que começa na regeneração
e só terminará na glorificação.
Se a justificação não tem graus,
a santificação tem.
Nem todos os salvos
estão na mesma escala de crescimento
rumo à maturidade.
Precisamos,
dia a dia,
negarmo-nos a nós mesmos.
Precisamos
de alimento sólido
e de exercício contínuo,
a fim de fortalecermos as musculaturas da nossa alma.
Se Cristo
é o nosso substituto na justificação,
ele é
o nosso modelo na santificação.
Em terceiro lugar,
quanto à glorificação
seremos salvos.
A salvação
é um fato pretérito,
uma realidade presente
e uma garantia futura.
Todos aqueles que foram conhecidos por Deus de antemão,
foram também predestinados,
chamados,
justificados
e glorificados.
Muito embora a glorificação
seja um fato consumado nos decretos de Deus,
há de historificar-se apenas na segunda vinda de Cristo.
Nós, que já fomos salvos
da condenação do pecado
e estamos sendo salvos
do poder do pecado,
seremos, então,
salvos da presença do pecado.
Receberemos um corpo
imortal, incorruptível, poderoso, glorioso e celestial,
semelhante ao corpo da glória de Cristo.
Quando Cristo voltar,
em sua majestade
e glória,
os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro
e os que estiverem vivos,
serão transformados
e arrebatados
para encontrarem o Senhor Jesus nos ares,
e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Essa expectativa bendita
não é apenas uma vaga esperança,
mas uma certeza inabalável.
Nós
que fomos escolhidos na eternidade
e chamados eficazmente no tempo,
seremos recebidos na glória!
No presente capítulo estamos vendo a oferta pelos pecados que vai ainda até 5:13. Reparem que ele inicia o seu texto dizendo – vs. 2 - aos leigos: “Quando alguém pecar...”. Era o pecado que tornava a pessoa inapropriada para estar na presença de Deus e a oferta pelos pecados visava tratar desse aspecto do pecado, purificando o pecador e o santuário para, dessa forma, restabelecer o relacionamento com Deus.
Lv 4:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
                Lv 4:2 Fala aos filhos de Israel, dizendo:
                               Quando uma alma pecar, por ignorância,
                                               contra alguns dos mandamentos do SENHOR,
                                                               acerca do que não se deve fazer,
                                               e proceder contra algum deles;
                Lv 4:3 Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo,
                               oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu,
                                               um novilho sem defeito, por expiação do pecado.
                               Lv 4:4 E trará o novilho à porta da tenda da congregação,
                                               perante o SENHOR, e porá a sua mão sobre
                                                               a cabeça do novilho,
                                               e degolará o novilho perante o SENHOR.
                Lv 4:5 Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho,
                               e o trará à tenda da congregação;               
                Lv 4:6 E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue,
                               e daquele sangue espargirá sete vezes perante o SENHOR
                                               diante do véu do santuário.
                Lv 4:7 Também o sacerdote porá daquele sangue sobre
                               as pontas do altar do incenso aromático,
                                               perante o SENHOR que está
                                                               na tenda da congregação;
                               e todo o restante do sangue do novilho derramará
                                               à base do altar do holocausto,
                                                               que está à porta da tenda da congregação.
                Lv 4:8 E tirará toda a gordura do novilho da expiação;
                               a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura
                                               que está sobre a fressura,
                               Lv 4:9 E os dois rins, e a gordura que está sobre eles,
                                               que está junto aos lombos,
                               e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
                               Lv 4:10 Como se tira do boi do sacrifício pacífico;
                                               e o sacerdote os queimará sobre
                                                               o altar do holocausto.
                               Lv 4:11 Mas o couro do novilho, e toda a sua carne,
                                               com a sua cabeça e as suas pernas,
                                                               e as suas entranhas, e o seu esterco,
                               Lv 4:12 Enfim, o novilho todo levará fora do arraial
                                               a um lugar limpo, onde se lança a cinza,
                                                               e o queimará com fogo sobre a lenha;
                                               onde se lança a cinza se queimará.
                Lv 4:13 Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância,
                               e o erro for oculto aos olhos do povo,
                e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR,
                               aquilo que não se deve fazer, e forem culpados,
                Lv 4:14 E quando o pecado que cometeram for conhecido,
                               então a congregação oferecerá um novilho,
                                               por expiação do pecado, e o trará diante
                                                               da tenda da congregação,
                               Lv 4:15 E os anciãos da congregação porão as suas mãos
                                               sobre a cabeça do novilho perante o SENHOR;
                                               e degolar-se-á o novilho perante o SENHOR.
                               Lv 4:16 Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho
                                               à tenda da congregação,
                               Lv 4:17 E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue,
                                               e o espargirá sete vezes perante o SENHOR,
                                                               diante do véu.
                               Lv 4:18 E daquele sangue porá sobre as pontas do altar,
                                               que está perante a face do SENHOR,
                                                               na tenda da congregação;
                                               e todo o restante do sangue derramará
                                                               à base do altar do holocausto,
                                               que está diante da porta da tenda da congregação.
                               Lv 4:19 E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á
                                               sobre o altar; Lv 4:20 E fará a este novilho,
                                                               como fez ao novilho da expiação;
                               assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação,
                                               e lhes será perdoado o pecado.
                               Lv 4:21 Depois levará o novilho fora do arraial,
                                               e o queimará como queimou o primeiro novilho;
                                                               é expiação do pecado da congregação.
                Lv 4:22 Quando um príncipe pecar, e por ignorância proceder
                               contra algum dos mandamentos do SENHOR seu Deus,
                                               naquilo que não se deve fazer, e assim for culpado;
                Lv 4:23 Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado,
                               então trará pela sua oferta um bode tirado das cabras,
                                               macho sem defeito;           
                Lv 4:24 E porá a sua mão sobre a cabeça do bode,
                               e o degolará no lugar onde se degola o holocausto,
                                               perante a face do SENHOR;
                                                               expiação do pecado é.
                Lv 4:25 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará
                do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas
                               do altar do holocausto;
                então o restante do seu sangue derramará
                               à base do altar do holocausto.
                Lv 4:26 Também queimará sobre o altar toda a sua gordura
                               como gordura do sacrifício pacífico;
                assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado,
                               e lhe será perdoado.
                Lv 4:27 E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância,
                               fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR,
                                               aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada;
                Lv 4:28 Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado,
                               então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito,
                                               pelo seu pecado que cometeu,
                               Lv 4:29 E porá a sua mão sobre a cabeça
                                               da oferta da expiação do pecado,
                                                               e a degolará no lugar do holocausto.
                Lv 4:30 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue,
                               e o porá sobre as pontas do altar do holocausto;
                                               e todo o restante do seu sangue derramará
                                                               à base do altar;
                Lv 4:31 E tirará toda a gordura, como se tira a gordura
                               do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar,
                                               por cheiro suave ao SENHOR;
                               e o sacerdote fará expiação por ela,
                                               e ser-lhe-á perdoado o pecado.
                               Lv 4:32 Mas, se pela sua oferta trouxer uma
                                               cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará.
                               Lv 4:33 E porá a sua mão sobre a cabeça da
                                               oferta da expiação do pecado,
                                                               e a degolará por oferta pelo pecado,
                                               no lugar onde se degola o holocausto.
                Lv 4:34 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará
                               do sangue da expiação do pecado,
                                               e o porá sobre as pontas do altar do holocausto;
                               então todo o restante do seu sangue derramará
                                               na base do altar.
                Lv 4:35 E tirará toda a sua gordura,
                               como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico;
                                               e o sacerdote a queimará sobre o altar,
                               em cima das ofertas queimadas do SENHOR;
                                               assim o sacerdote por ele fará expiação
                                                               dos seus pecados que cometeu,
                                                                              e ele será perdoado.
Nesse capítulo vimos o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes, de toda a congregação, de um príncipe e de qualquer pessoa.
Dependendo das posses, a oferta era feita com os seguintes elementos, novilho, bode, cabra, ovelha, duas rolas ou dois pombinhos, a décima parte de um efa de flor de farinha – a escolha dependia da situação econômica do ofertante.




[1] Não tenho certeza de que o texto a seguir seja do mesmo Pr. Joel citado:  http://www.alansemeador.xpg.com.br/Espiritismo.%20DEUS%20NAO%20PERDOA%20PECADO.pdf
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Levítico 3: 1-17 – A PAZ E O BEM-ESTAR NOS SACRIFÍCIOS.

Moisés estava agora ministrando instruções dos sacrifícios pacíficos – ou sacrifícios de comunhão ou sacrifícios de reconciliação -, cujo significado no hebraico parece associado à palavra shalom, que significa “paz” ou “bem-estar”, aos leigos, conforme também Lv 7:11, 28-34.
O significado preciso se perdeu, mas parece indicar harmonia e paz entre Deus e o adorador, uma posição que capacitava aos adoradores individuais, o compartilhamento do sacrifício.
O adorador deveria se identificar simbolicamente com o sacrifício e entregá-lo ao sacerdote, o qual aspergia o sangue em todos os lados do altar. Ele era muito peculiar pelo fato do adorador e sua família poderem comer grande parte da carne, sendo apenas uma porção dela entregue ao sacerdote ou queimada sobre o altar.
A oferta pacífica era um sacrifício oferecido sempre que alguém buscava a bênção de Deus ou celebrava as bênçãos recebidas. O sacrifício era oferecido:
1.     Para enfatizar uma oração solene – como um voto.
2.     Quando essa oração era respondida.
3.     Ou, simplesmente pela gratidão – 7:16.
A melhor parte do sacrifício – a gordura e os dois rins, vs. 3 e 4 - deveriam ser entregues totalmente a Deus para serem queimadas.
Devido às suas características, muitos sacrifícios pacíficos eram oferecidos durante as festas anuais de Israel – Êx 23:14-17, festa dos pães ázimos, a festa da sega e a festa da colheita.
Conforme Lv 17:3, todo animal abatido para alimento deveria, primeiro, ser oferecido como sacrifício, de modo que pelo menos no período em que o povo vagou pelo deserto – veja Dt 12:15-16 para prescrições na Terra Prometida -, todas as refeições que continham carne eram antecedidas de uma “oferta pacífica”. (BEG).
Deus mesmo não comia de fato dos sacrifícios oferecidos – ver Sl 50:12-14. A descrição metafórica do sacrifício como manjar – vs. 11 – indicava que Deus se agradava do sacrifício da mesma maneira como os seres humanos desfrutam o alimento. Além disso, sugere a intimidade entre Deus e o seu povo por meio da imagem da comunhão à mesa.
As ofertas por meio dos sacrifícios podem ser agrupadas em cinco tipos:
1.     Holocausto.
2.     Oferta de manjares.
3.     Pacífico.
4.     Pelo pecado.
5.     Pela culpa.
 E, em três categorias:
1.     Consagração.
2.     Comunhão.
3.     Expiação. 
Veja tabela “Sacrifícios no Antigo Testamento”, em Lv 7, mais a frente.
Lv 3:1 E se a sua oferta for sacrifício pacífico;
                se a oferecer de gado, macho ou fêmea,
                               a oferecerá sem defeito diante do SENHOR.
                Lv 3:2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta,
                e a degolará diante da porta da tenda da congregação;
                               e os filhos de Arão, os sacerdotes,
                                               espargirão o sangue sobre o altar em redor.
                Lv 3:3 Depois oferecerá, do sacrifício pacífico,
                               a oferta queimada ao SENHOR;
                                               a gordura que cobre a fressura,
                                                               e toda a gordura que está sobre a fressura,
                Lv 3:4 E ambos os rins, e a gordura que está sobre eles,
                               e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado
                                               com os rins, tirará.
                Lv 3:5 E os filhos de Arão queimarão isso sobre o altar,
                               em cima do holocausto, que estará sobre a lenha
                                               que está no fogo;
                               oferta queimada é de cheiro suave ao SENHOR.
                Lv 3:6 E se a sua oferta for de gado miúdo
                               por sacrifício pacífico ao SENHOR, seja macho ou fêmea,
                                               sem defeito o oferecerá.
                Lv 3:7 Se oferecer um cordeiro por sua oferta,
                               oferecê-lo-á perante o SENHOR;
                Lv 3:8 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta,
                               e a degolará diante da tenda da congregação;
                                               e os filhos de Arão espargirão o seu sangue
                                                               sobre o altar em redor.
                Lv 3:9 Então, do sacrifício pacífico,
                               oferecerá ao SENHOR, por oferta queimada,
                                               a sua gordura, a cauda toda,
                               a qual tirará do espinhaço, e a gordura que cobre a fressura,
                                               e toda a gordura que está sobre a fressura;
                Lv 3:10 Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles,
                               e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado
                                               com os rins, tirá-los-á.
                Lv 3:11 E o sacerdote queimará isso sobre o altar;
                               alimento é da oferta queimada ao SENHOR.
                Lv 3:12 Mas, se a sua oferta for uma cabra,
                               perante o SENHOR a oferecerá,
                Lv 3:13 E porá a sua mão sobre a sua cabeça,
                               e a degolará diante da tenda da congregação;
                                               e os filhos de Arão espargirão o seu sangue
                                                               sobre o altar em redor.
                Lv 3:14 Depois oferecerá dela a sua oferta
                               por oferta queimada ao SENHOR,
                                               a gordura que cobre a fressura,
                               e toda a gordura que está sobre a fressura;
                Lv 3:15 Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles,
                               e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado
                                               com os rins, tirá-los-á.
                Lv 3:16 E o sacerdote o queimará sobre o altar;
                               alimento é da oferta queimada de cheiro suave.
                                               Toda a gordura será do SENHOR.
Lv 3:17 Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações,
                em todas as vossas habitações:
                               nenhuma gordura nem sangue algum comereis.
A gordura do animal sacrifical pertencia a Deus – vs. 3. Comer sangue significa consumir a carne da qual o sangue não foi drenado.
A vida estava presente no sangue – Gn 9:4; Lv 17:11; I Sm 14:33. Ela é sagrada porque pertence a Deus. Como sinal de respeito pela vida e pelo seu Criador, nenhum israelita podia comer carne com sangue “porque a vida da carne está no sangue” e “é o sangue que fará expiação em virtude da vida”.
A vida pertence a Deus! Também não existe vida sem Deus de forma que eu possa vivê-la longe dele ou que eu possa dizer que ela me pertence. A vida do homem pertence somente a Deus!
Ou seja, o sangue dos animais derramado nos sacrifícios substituía e redimia, de modo figurado, a vida do adorador. O sangue animal era um sinal da salvação, não devia ser consumido. A expiação é uma dádiva de Deus – eu vô-lo tenho dado, vs. 11 -, e não invencionices humanas.

A preocupação com o sangue era de tal forma tão arraigada na vida dos hebreus que Tiago ao discursar no episódio da grande discussão sobre o circuncidar ou não os novos convertidos, prescreve – At 15:13-10 - aos irmãos, entre outras coisas para se absterem das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Levítico 2: 1-16 – OBLAÇÕES OU OFERTA DE MANJARES.

As instruções continuam a ser ministradas sobre as ofertas com riquezas de detalhes para serem cumpridas quando algum leigo for oferecer sua oferta ao Senhor.
Aqui no capítulo 2 estamos vendo as oblações ou oferta de manjares que ocupa todo o capítulo. Ressaltamos que estamos usando para enriquecimento dessas reflexões os comentários da BEG.
Os seus elementos aceitáveis são: grãos, flor de farinha, incenso, pão cozido – sem fermento – e o sal e os proibidos são: o fermento e o mel.
Essas ofertas envolviam o sacrifício de farinha, pão assado ou simples grãos – cevada, trigo -, com azeite, incenso e sal – Lv 2:1-16 -, acompanhados de vinho – Lv 23:13. Não devia ser usado nem fermento nem mel – Lv 2:11.
Uma porção era queimada como oferta a Deus e o resto era dado ao sacerdote do templo. Quando os ofertantes eram pobres, a oferta de manjares poderia substituir a oferta pelo pecado – Lv 5:11.
No hebraico a oferta de manjares significava “presente” ou “tributo” e, como outros sacrifícios, simbolizava a dedicação do adorador a Deus pela sua bondade e provisões.
“No Antigo Testamento, o sacrifício era um ato de culto tão importante que era considerado indispensável.
Hoje, entendemos por “sacrifício” a imolação de um animal, ou seja, o ato de matá-lo para oferecê-lo a Deus. Para os Hebreus, essa era apenas uma das maneiras possíveis do sacrifício, talvez a principal, mas não a única. Também eram feitas ofertas de alimentos, de bebidas e de incenso.
Quanto ao seu propósito, o sacrifício podia ser de gratidão – ou ação de graças -, de expiação pelos pecados – no qual era pedido o perdão de Deus -, de reconciliação com Deus ou de purificação.
Um dos tipos principais do sacrifício era o holocausto. Jesus Cristo, mediante a sua morte na cruz, fez a oferta do seu corpo, “uma vez por todas” – Hb 10:10, pelos pecados de todo o mundo – Jo 1:29.” (BEG).
Lv 2:1 E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR,
a sua oferta será de flor de farinha,
e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;
Lv 2:2 E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes,
um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha,
e do seu azeite com todo o seu incenso;
e o sacerdote a queimará como memorial sobre o altar;
oferta queimada é, de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 2:3 E o que sobejar da oferta de alimentos,
será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é,
das ofertas queimadas ao SENHOR.
Lv 2:4 E, quando ofereceres oferta de alimentos, cozida no forno,
será de bolos ázimos de flor de farinha,
amassados com azeite, e coscorões ázimos untados
com azeite.
Lv 2:5 E, se a tua oferta for oferta de alimentos cozida na caçoula,
será da flor de farinha sem fermento, amassada com azeite. Lv 2:6 Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite;
oferta é de alimentos.
Lv 2:7 E, se a tua oferta for oferta de alimentos de frigideira,
far-se-á da flor de farinha com azeite.
Lv 2:8 Então trarás a oferta de alimentos,
que se fará daquilo, ao SENHOR;
e se apresentará ao sacerdote, o qual a levará ao altar.
Lv 2:9 E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos
como memorial, e a queimará sobre o altar;
oferta queimada é de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 2:10 E, o que sobejar da oferta de alimentos,
será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é,
das ofertas queimadas ao SENHOR.
Lv 2:11 Nenhuma oferta de alimentos, que oferecerdes ao SENHOR,
se fará com fermento; porque de nenhum fermento,
nem de mel algum, oferecereis
oferta queimada ao SENHOR.
Lv 2:12 Deles oferecereis ao SENHOR por oferta das primícias;
porém sobre o altar não subirão por cheiro suave.
Lv 2:13 E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás
com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal
da aliança do teu Deus;
em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
Lv 2:14 E, se fizeres ao SENHOR oferta de alimentos das primícias,
oferecerás como oferta de alimentos das tuas primícias
de espigas verdes, tostadas ao fogo;
isto é, do grão trilhado de espigas verdes cheias.
Lv 2:15 E sobre ela deitarás azeite, e porás sobre ela incenso;
oferta é de alimentos.
Lv 2:16 Assim o sacerdote queimará o seu memorial
do seu grão trilhado, e do seu azeite, com todo o seu incenso;
oferta queimada é ao SENHOR.
Entre os elementos dessas ofertas estavam proibidos o mel e o fermento que está associado ao pecado e à corrupção – Êx 12:7-20 - o qual não deve ser presente na presença de Deus cujo tabernáculo se fazia o tempo todo ali presente entre o povo.
Já dos elementos aceitos, o sal, cabe aqui uma ressalva, estava associado à aliança no sentido de que simbolizava a permanência da aliança entre Deus e Israel – Nm 18:19; 2Cr 13:5.

Aliança que eu entendi da análise e reflexões em Êxodo de que já não mais era com Israel, como um todo, mas somente com os da fé.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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terça-feira, 5 de novembro de 2013

Levítico 1: 1-17 – AS LEIS DA VIDA.

Moisés e o povo que Deus libertou usando o próprio Moisés agora estão no deserto. Ainda não houve, até o momento, a expiação da terra que estão caminhando para conquistar sob a palavra de Deus. A expectativa de sair do deserto é quase imediata ou de dias.
Moisés escreve este livro que se trata do registro de leis e cerimoniais para ensinar e guiar o povo, especialmente, na realização cúltica. Neste livro, então, encontraremos instruções dirigidas em especial aos levitas e a todo o povo de como oferecer sacrifícios e como ser puro o qual era um requisito para se entrar na presença de Deus em adoração.
Levítico é a forma latina do título grego – Leuitikon - do livro “acerca dos levitas” e faz parte da lei da aliança dada no Sinai. Levi era a tribo de origem dos sacerdotes e cabia aos levitas manter o culto em Israel.
Algumas verdades encontradas em Levítico (BEG):
1.     Deus é santo e exige santidade de seu povo.
2.     O povo de Deus não conseguia cumprir perfeitamente as exigências de santidade, mas podia obter expiação temporária por meio do sistema sacrificial.
3.     Deus chamou o seu povo para buscar a santidade em todos os aspectos da vida em gratidão pela misericórdia que ele havia demonstrado para com eles.
4.     Deus ofereceu bênçãos maravilhosas e ameaçou trazer julgamento caso o seu povo não se arrependesse e se comprometesse com ele.
Por meio de seus símbolos e ritos, Levítico apresenta uma descrição do caráter de Deus onde encontraremos que Deus é a fonte de vida, ou melhor a própria vida, e que quer gerar vida e manter relacionamentos com sua criatura.
No entanto esta criatura não pode nem consegue se achegar a ele por causa de sua santidade que condena o pecado em nós devido a sua justiça e juízo – Deus é também Santo e Justo. O pecado não pode ser apaziguado sem o derramamento de sangue e o sistema sacrificial vai incutir isso na mente do povo.
É necessário prestarmos atenção nos detalhes e analisá-los de forma a entendermos todas as questões principais. Deus é vida e quer gerar vida. Deus é santo e exige santidade. Deus é justo e não pode abrir mão dela. Deus é amor e quer se relacionar com sua criatura. A criatura, o homem, é pecador, falho, injusto, está morto em seus delitos e caminha a passos largos para o seu fim triste.
A lei é então colocada neste contexto para revelar ao homem quem ele é e que deve ser santo e cumprir toda a lei para se tornar aceitável diante de Deus. Como poderia ser isso? Impossível ao homem. Nenhum dos filhos de Adão seria capaz de atender a Deus.
Até que houve um filho de Adão, o último deles, também filho de Deus, que foi capaz de a cumprir todinha, sem qualquer falha, Cristo Jesus. Ao cumpri-la, tornou-se aceitável a Deus e pode definitivamente acabar com todo o sistema sacrificial oferecendo a si mesmo pelos pecadores.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gl 3:13.
Didaticamente, seguindo a BEG, dividiremos o livro de Levítico em quatro principais partes:
I.                   As leis acerca dos sacrifícios – 1:1 – 7:38.
II.                A ordenação do sacerdócio Araônico – 8:1 – 10:20.
III.             A impureza e o seu tratamento – 11:1 – 16:34.
IV.            A prática da santidade – 17:1 – 27:34.
Cada uma dessas partes, doravante terá as suas divisões próprias para melhor irmos fazendo as nossas reflexões baseadas puramente no texto bíblico da referência bíblica.
Nesta primeira parte, Moisés está explicando para os leigos e para os sacerdotes como eles devem participar de vários sacrifícios na presença de Deus no tabernáculo.
Nos dois primeiros versículos ele faz uma pequena introdução e a partir do vs. 3 até o capítulo 6, vs. 7, ele estará instruindo os leigos. Os sacerdotes serão instruídos a partir do 6:8 até 7:36 e os dois últimos versículos do capítulo 7, vs. 37 e 38, ele fará uma pequena conclusão. Daí entraremos na segunda parte.
Levítico começa com o Senhor chamando a Moisés e falando com ele da tenda da congregação – o santuário em forma de tenda, também chamado de tabernáculo conforme Êx 26. É Deus, veja o vs. 1, – e não o homem – quem prescreve como o seu povo deve viver com ele.
Paulo diz, em Rm 7:12, da lei que ela é santa e que o mandamento é santo, justo e bom. Poderia isso que é santo e justo e bom se tornar em mal para mim? De modo algum!
Romanos 7:12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Romanos 7:13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Foi de Deus que Moisés recebeu as instruções e os mandamentos e as leis e foi em Cristo, o último Adão, porque o primeiro falhara, que ela foi totalmente cumprida.
Moisés estava relatando que fora o Senhor que exigia sacrifícios de seu povo. Em Israel, o sacrifício envolvia a oferta de animais domésticos selecionados, trigo, azeite e vinho.
Tais produtos simbolizavam os adoradores de Israel que, por meio do ato do sacrifício, se apresentavam diante de Deus. Quando um animal era oferecido, o adorador colocava a sua mão sobre a cabeça do mesmo, identificando-se, desse modo, com ele e dizendo, na verdade: “Este animal representa a mim”.
Os sacrifícios implicavam a morte do animal e, portanto, tinham função expiatória: o animal morria no lugar do adorador que havia pecado e o salvava temporariamente da pena justa de morte. Temporariamente, porque o sacrifício era repetido inúmeras vezes.
Todos os sacrifícios apresentavam, portanto, uma relevância e um significado especial em comum. No entanto, cada tipo de sacrifício possuía características, rituais e ênfases religiosas distintas. Esse fato é indicado pelos nomes dos sacrifícios que ora ressaltavam as distinções rituais, ex: holocausto e ora ressaltavam características teológicas, ex: “oferta pacífica” ou “oferta pela culpa”.
Havia cinco tipos de sacrifícios, sendo três de cheiro suave e duas pelo pecado:
OFERTAS DE CHEIRO SUAVE            
1.       HOLOCAUSTO: 1:3-17. Ato voluntário de adoração - Expiação pelos pecados involuntários.
Era o primeiro da lista porque era mais frequente - 6:8-13. O termo hebraico significa “subir”, pois tinha como característica distinta a queima de todo o animal - exceto a pele, que ficava com o sacerdote oficiante - sobre o altar, fazendo a fumaça subir a Deus.
Este sacrifício simbolizava a consagração total do adorador ao serviço de Deus e lhe servia de resgate. Isso porque no vs. 4 fala que o holocausto seria para a sua expiação que literalmente significava “para cobrir”.  A morte do animal era considerada um pagamento por meio do qual o adorador era resgatado da pena de seu pecado.
Eles eram oferecidos todos os dias pela manhã e ao por do sol – Êx 29: 39-42, em favor de todo o povo.
2.       OBLAÇÃO ou OFERTA DE MANJARES: 2:1-16. Ato de adoração pela bondade e provisões de Deus. 
3.       OFERTAS PACÍFICAS: 3:1-17. Ato voluntário de ações de graças e comunhão.
OFERTAS PELO PECADO           
1.       EXPIAÇÃO PELO PECADO: 4:1 – 5:13. Para expiação de pecado específico e involuntário   .
2.       EXPIAÇÃO PELA CULPA: 5:14 – 6:7. Para expiação de pecados involuntários que requerem restituição.
Aos poucos iremos comentando e meditando na linda palavra de Deus que a cada dia me apaixono mais e mais por entender que se trata de algo vindo não deste mundo nem da mente de qualquer humano, mas do ser perfeito: Deus Pai! Cristo Jesus! O Espírito Santo!        
Lv 1:1 E chamou o SENHOR a Moisés,
e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Lv 1:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:
Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR,
oferecerá a sua oferta de gado, isto é,
de gado vacum e de ovelha.
Lv 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado,
oferecerá macho sem defeito;
à porta da tenda da congregação a oferecerá,
de sua própria vontade, perante o SENHOR.
Lv 1:4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto,
para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Lv 1:5 Depois degolará o bezerro perante o SENHOR;
e os filhos de Arão, os sacerdotes,
oferecerão o sangue, e espargirão o sangue
em redor sobre o altar que está diante
da porta da tenda da congregação.
Lv 1:6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
Lv 1:7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar,
pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Lv 1:8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes,
porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho
sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Lv 1:9 Porém a sua fressura e as suas pernas
lavar-se-ão com água;
e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 1:10 E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras,
para holocausto, oferecerá macho sem defeito.
Lv 1:11 E o degolará ao lado do altar que dá para o norte,
perante o SENHOR;
e os filhos de Arão, os sacerdotes,
espargirão o seu sangue em redor sobre o altar.
Lv 1:12 Depois o partirá nos seus pedaços,
como também a sua cabeça e o seu redenho;
e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha
que está no fogo sobre o altar;
Lv 1:13 Porém a fressura e as pernas lavar-se-ão com água;
e o sacerdote tudo oferecerá,
e o queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 1:14 E se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves,
oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos;
Lv 1:15 E o sacerdote a oferecerá sobre o altar,
e tirar-lhe-á a cabeça, e a queimará sobre o altar;
e o seu sangue será espremido na parede do altar;
Lv 1:16 E o seu papo com as suas penas tirará
e o lançará junto ao altar,
para o lado do oriente, no lugar da cinza;
Lv 1:17 E fendê-la-á junto às suas asas,
porém não a partirá;
e o sacerdote a queimará em cima do altar
sobre a lenha que está no fogo;
holocausto é, oferta queimada
de cheiro suave ao SENHOR.

Estudar e meditar em Levítico com seriedade e paixão, com vontade de aprender e entender é realmente uma experiência fora do comum. Jamais imaginaria que haveria tanto a aprender.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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