No capítulo anterior Moisés pede ao Senhor que se lhe
mostre a ele a sua glória e Deus diz que não deixaria vê-lo na face, mas
passaria de costas a ele e proclamaria diante dele toda a sua bondade e
pronunciaria o seu nome.
Neste capítulo, são dadas e cumpridas as orientações
com relação as segundas tábuas da lei. A partir do vs. 10, Deus faz aliança e
admoesta contra a infidelidade. Depois,
do vs. 18 ao 28 fala das três festas anuais – Ex 23:14-19; Lv 23: 4-21; 33-44;
e, Dt 16:1-17. Já do vs. 29 ao 35, temos o resplandecimento do rosto de Moisés.
Deus pede a Moisés que lavre duas novas pedras, como
as primeiras e fala a ele para se preparar para o dia seguinte, pois subiria
Moisés o monte Sinai e ali se poria diante dele, o Senhor, no cume do monte.
Disse a ele para ninguém subir com ele, nem mesmo
qualquer animal poderia estar ali nas proximidades. Moisés segue as instruções
de Deus e lavra as duas pedras. Não poderia Deus usar pedras lavradas por ele
mesmo? Por que pediu a Moisés que as lavrasse?
Moisés obedece literalmente a todas as instruções de
Deus e sobe o monte, confiante. É Deus o autor intelectual dos 10 mandamentos,
mas o manuseio das pedras seria de Moisés. Assim, Deus usou homens para
escreverem os livros sagrados que compõe a Bíblia, mas ele é o autor da
mensagem.
Deus continua a usar homens para anunciar aos homens a
sua própria palavra de salvação. O método de Deus nos evangelismos não é a
tecnologia, nem estratégias e táticas mirabolantes e modernas, mas ele usa
homens que estejam dispostos a obedecer e a cumprir o que ele ordena.
Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi
ele narrando, em suas páginas de CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO, o episódio em que Moisés
está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma
oração, um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés
poderia ter feito: “hare enima et-kebodeka” (Faça-me ver, por favor, a sua
glória – Êx 33:18).
“Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se
revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha bondade) diante dele. O termo
"bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz ser.
"Bom" transmite a ideia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz
que fará no contexto de produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh
prosseguiu assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da
demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade
soberana (Êx 33.19).”
Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e
atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois lhe disse que não poderia ver a sua
face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então concedido vê-lo pelas
costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No
entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1)
declarações incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia
poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o Senhor pactual.
Deus então passou toda a sua bondade diante dele
“kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é “Bom”. Na
análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição do seu nome é a
explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu
próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ,
substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias
declarações (Êx 34.6-7).”
1.“'El
rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não
aparece na forma qal do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e
fala de um amor intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o
filho que foi formado no seu ventre (rehem, raham). A ideia transmitida é a de
suavidade, ternura e gentileza motivadas por uma afeição profunda. A palavra em
português "compaixão", derivada do latim cum (com) passus (particípio
passado do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o
que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua
ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e
mágoas.
2.Wehannûn
(um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A ideia é
a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
3.'Erek
'appîm (literalmente, de fôlego longo). A ideia transmitida é a de paciência.
Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele
não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle
sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
4.Werab-hesed
(e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido como
benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o
de que Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido,
sofredor.”
5.we'emet
(e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador
de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e
demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o
pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua
palavra, e ao seu pacto com seu povo.
Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de
Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
6.Noser
hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio,
enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para
de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh
não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e
misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é
particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor
e do sofrimento.
7.Nose'
awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende
e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. Awôn pode ser traduzido como
maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da
pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a
condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. Pesa' aponta para
"ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião
contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. Hatta nos informa
que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
8.Wenaqqeh
lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o
piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte).
Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn
(culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão
demonstradas.
As oito declarações incluídas na auto proclamação de
Yahweh indicam que seu amor, graça e misericórdia por seu povo, declarados nas
sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh. Sua retidão e justiça, no
entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em
justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh
lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a
realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem,
fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto
proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador
e mantenedor do pacto.
Assim, entendemos que o pacto estava mantido, mas
estava de fora os incrédulos, os murmuradores e todos os que não tinham
recebido a fé que vem de Abraão, o pai da fé. O autor de Hebreus fala disso que
não entrarão no descanso dele os desobedientes:
Hebreus 4:1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no
seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Hebreus 4:2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles,
mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava
misturada com a fé naqueles que a ouviram.
Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como
disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
Hebreus 4:4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus
de todas as suas obras no sétimo dia.
Hebreus 4:5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
Hebreus 4:6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a
quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da
desobediência,
Hebreus 4:7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito
tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os
vossos corações.
Hebreus 4:8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois
disso de outro dia.
Hebreus 4:9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
Hebreus 4:10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de
suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia
no mesmo exemplo de desobediência.
Ex 34:1 Então disse o SENHOR a Moisés:
Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras;
e eu escreverei nas tábuas as mesmas
palavras
que estavam nas primeiras tábuas,
que tu quebraste.
Ex 34:2 E prepara-te para amanhã,
para que subas pela manhã ao monte Sinai,
e ali põe-te diante de mim no cume do
monte.
Ex 34:3 E ninguém suba contigo,
e também ninguém apareça em todo o monte;
nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Ex
34:4 Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra,
como as primeiras; e levantando-se pela manhã de
madrugada,
subiu ao monte Sinai,
como o SENHOR lhe tinha ordenado;
e levou as duas tábuas de pedra nas suas
mãos.
Ex
34:5 E o SENHOR
desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele;
e ele proclamou o nome do SENHOR.
Ex 34:6 Passando, pois, o SENHOR perante ele,
clamou:
O SENHOR, o SENHOR Deus,
misericordioso e piedoso,
tardio em irar-se e grande em beneficência
e verdade;
Ex 34:7 Que guarda a beneficência em
milhares;
que perdoa a iniqüidade, e a transgressão
e o pecado;
que ao culpado não tem por inocente;
que visita a iniqüidade dos pais sobre os
filhos
e sobre os filhos dos filhos
até à terceira e quarta geração.
Ex
34:8 E Moisés apressou-se,
e inclinou a cabeça à terra, adorou,
Ex
34:9 E disse:
Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos,
vá agora o Senhor no meio de nós;
porque este é povo de dura cerviz;
porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado,
e toma-nos por tua herança.
Ex
34:10 Então disse:
Eis que eu faço uma aliança;
farei diante de todo o teu povo maravilhas
que nunca foram feitas em toda a terra,
nem em nação alguma; de maneira que todo este povo,
em cujo meio tu estás, veja a obra do
SENHOR;
porque coisa terrível é o que faço
contigo.
Ex 34:11 Guarda o que eu te ordeno hoje;
eis que eu lançarei fora diante de ti
os amorreus, e os cananeus, e os heteus,
e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.
Ex 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os moradores
da terra
aonde hás de entrar; para que não seja por
laço
no meio de ti.
Ex 34:13 Mas os seus altares derrubareis,
e as suas estátuas quebrareis, e os seus
bosques cortareis.
Ex 34:14 Porque não te inclinarás diante de outro
deus;
pois o nome do SENHOR é Zeloso;
é um Deus zeloso.
Ex 34:15 Para que não faças aliança com os moradores
da terra,
e quando eles se prostituirem após os seus
deuses,
ou sacrificarem aos seus deuses,
tu, como convidado deles,
comas também dos seus sacrifícios,
Ex 34:16 E tomes mulheres das suas filhas para os teus
filhos,
e suas filhas, prostituindo-se com os seus
deuses,
façam que também teus filhos se prostituam
com os seus deuses.
Ex 34:17 Não te farás deuses de fundição.
Ex 34:18 A festa dos pães ázimos guardarás;
sete dias comerás pães ázimos, como te
tenho ordenado,
ao tempo apontado do mês de Abibe;
porque no mês de Abibe saíste do Egito.
Ex 34:19 Tudo o que abre a madre meu é,
até todo o teu gado, que seja macho,
e que abre a madre de vacas e de ovelhas;
Ex 34:20 O burro, porém, que abrir a madre,
resgatarás com um cordeiro;
mas, se o não resgatares,
cortar-lhe-ás a cabeça;
todo o primogênito de teus filhos resgatarás.
E ninguém aparecerá vazio diante de mim.
Ex 34:21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia
descansarás:
na aradura e na sega descansarás.
Ex 34:22 Também guardarás a festa das semanas,
que é a festa das primícias da sega do
trigo,
e a festa da colheita no fim do ano.
Ex 34:23 Três vezes ao ano todos os homens
aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus
de Israel;
Ex 34:24 Porque eu lançarei fora as nações de diante
de ti,
e alargarei o teu território;
ninguém cobiçará a tua terra,
quando subires para aparecer três vezes no ano
diante do SENHOR teu Deus.
Ex 34:25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício
com pão levedado,
nem o sacrifício da festa da páscoa
ficará da noite para a manhã.
Ex 34:26 As primícias dos primeiros frutos da tua
terra
trarás à casa do SENHOR teu Deus;
não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Ex
34:27 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Escreve estas palavras;
porque conforme ao teor destas palavras
tenho feito aliança contigo e com Israel.
Ex
34:28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites;
não comeu pão, nem bebeu água,
e escreveu nas tábuas as palavras da
aliança,
os dez mandamentos.
Ex
34:29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai
trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos,
sim, quando desceu do monte,
Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia,
depois que falara com ele.
Ex 34:30 Olhando, pois, Arão e todos os filhos de
Israel para Moisés,
eis que a pele do seu rosto resplandecia;
por isso temeram chegar-se a ele.
Ex
34:31 Então Moisés os chamou,
e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se
a ele;
e Moisés lhes falou.
Ex
34:32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel;
e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR
falara com ele no monte Sinai.
Ex
34:33 Assim que Moisés acabou de falar com eles,
pôs um véu sobre o seu rosto.
Ex
34:34 Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair;
e, saindo, falava com os filhos de Israel
o que lhe era ordenado.
Ex
34:35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés,
e que resplandecia a pele do seu rosto;
e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu
rosto,
até entrar para falar com ele.
Há uma forte relação entre as festas e todo cerimonial
no Tabernáculo, inclusive o próprio tabernáculo, com o Messias, o Cristo que
haveria de vir.
Com relação ao resplandecimento do rosto de Moisés, é
Paulo quem fala disso fazendo uma análise e aplicação pelo Espírito Santo que
impressiona qualquer estudioso sério da Bíblia, tamanha clareza e profundidade
de conhecimento que este possuía.
Não é por acaso que ele tenha se comparado, em I Co
3:5-17, ao Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, o qual o
Senhor o chamou pelo seu nome e o Espírito de Deus o encheu de sabedoria,
entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar
em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em
entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. E também lhe dispôs
o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da
tribo de Dã.
II Coríntios 3:6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo
testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito
vivifica.
II Coríntios 3:7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio
em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na
face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
II Coríntios 3:8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
II Coríntios 3:9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais
excederá em glória o ministério da justiça.
II Coríntios 3:10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi
glorificado, por causa desta excelente glória.
II Coríntios 3:11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é
em glória o que permanece.
II Coríntios 3:12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
II Coríntios 3:13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para
que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era
transitório.
II Coríntios 3:14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo
véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo
abolido;
II Coríntios 3:15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o
coração deles.
II Coríntios 3:16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
II Coríntios 3:17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí
há liberdade.
II Coríntios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho
a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem,
como pelo Espírito do Senhor.
Que lindo capítulo de Êxodo! Que fantástico o
relacionamento do Criador com a criatura. Percebe-se que o Criador quer se
revelar ainda mais e andar no meio do povo, mas o povo é de dura cerviz. Deus
então se revela aos que creem e se oculta dos incrédulos.
Aquela quebra das duas tábuas da lei por Moisés
representavam a quebra da aliança de Deus com o povo por isso estava a coisa
toda tomando este rumo. O episódio do bezerro de ouro foi um episódio que
trouxe juízo aos desobedientes, ou seja aos incrédulos.
Hebreus 3:11Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no
meudescanso.
Hebreus 3:18E contra quem jurou que não entrariam no
seudescanso,
senão contra os que foram desobedientes?
Hebreus 4:1Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada
a promessa de entrar nodescansode
Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
Hebreus 4:3Nós, porém, que cremos, entramos nodescanso,
conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meudescanso.
Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
Hebreus 4:5E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão
no meudescanso.
Hebreus 4:8Ora, se Josué lhes houvesse dadodescanso,
não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
Hebreus 4:10Porque aquele que entrou nodescansode Deus, também ele mesmo descansou
de suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:11Esforcemo-nos, pois, por entrar naqueledescanso,
a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Não mais a nação seria uma nação de sacerdotes,
desfrutando da comunhão contínua com Deus – 19:3-6; 29:45-46. Era este um
momento de grande crise na nação israelita.
Deus continua a insistir com Moisés - apesar de ele
ter retrucado que ele -, que foi ele, Moisés, quem fez o povo subir da terra do
Egito quando diz, vs. 1: “tu e o teu povo que fizeste subir da terra do
Egito” – g.n.
Ele fala a eles para subirem à terra que ele jurou aos
seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó. Isso indicando que Deus preserva a sua
promessa e guarda a sua palavra zelando por ela para a cumprir, mas a sua
aliança seria exclusiva para os que buscassem ao Senhor, vs. 7.
A palavra falada do Senhor é nossa garantia e penhor
que tudo que ele prometeu se cumprirá no seu devido tempo e nossa fé se baseia
não em vento ou é cega, antes é firmada e fundamentada na palavra daquele que
prometeu. Ele falou, nós cremos. E ai faremos como o apóstolo Paulo, “cri, por isso falei”.
Eu agora parafraseio ambos e digo: cri, porque ele
falou, por isso falarei também. Explicando: a minha fé tem origem na fala de
Deus e por causa disso ela gera a fala do meu testemunho. Ele falou, eu cri. Eu
cri, por isso falarei!
Veja este “espírito da fé” de que fala Paulo: II
Coríntios 4:13 “Tendo, porém, o mesmo
espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós
cremos; por isso, também falamos,”.
E Deus promete enviar um anjo poderoso para ir a
frente deles expulsando da terra deles – uma terra especial que mana leite e mel
-, dadas por Deus, os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os
heveus, e os jebuseus.
E Deus declara claramente que não subirá no meio deles
por serem eles povo de dura cerviz. O povo se entristece, mas reconhece que é
assim. Se Deus fica no meio deles, eles seriam consumidos e assim ficam tristes
por serem o que são, de dura cerviz.
Foi mesmo uma má notícia o fato de que Deus não
poderia estar no meio deles. Hoje, graças ao Cristo, somos nós o próprio Templo
e Tabernáculo do Senhor que carrega a sua própria presença por onde quer que
vamos.
A garantia de que também não seremos destruídos não
está na nossa santidade e porque somos melhores do que o povo de dura cerviz,
mas por que o sumo sacerdote está conosco, o Mediador, o Messias. Ele morreu a
nossa morte para nos dar a sua vida!
Deus não poderia subir no meio deles porque se não
poderia destruí-los, assim ele fala a Moisés para dizer ao povo para o povo tirar
os seus atavios, para que ele, o Senhor, saiba o que se há de fazer.
Eles tiram os seus atavios ou seja as vestes festivas
associadas à idolatria – Gn 35:4 – e assumem uma postura de pranteadores, mas
isso não era arrependimento, antes remorsos, já que eram e continuavam a ser um
povo teimoso. No entanto, havia uma palavra e um sinal de esperança nas
palavras “para que eu saiba o que te hei
de fazer”. Aqui estava instalada uma grande crise em Israel por causa do grande
pecado cometido.
A promessa de Deus seria mantida com ele lançando fora
os cananeus e dando a terra a seu povo, mas ele, o Senhor, não seria o Senhor
que habitaria no meio deles, ao contrário, outro acordo já estava em operação –
veja vs. 7 a 11 – e tendo continuidade.
Deus se encontraria com Moisés, e com os israelitas
interessados, numa tenda “fora, bem longe
do arraial” – vs. 7. Essa “Tenda da
Congregação” – vs. 7 – não era a habitação de Deus; Josué vivia lá – vs.
11. Deus ia apenas à entrada da tenda numa coluna de nuvem para falar com
Moisés – vs. 9 e 10.
O povo obedece e Moisés entra na tenda.
O relacionamento de Moisés com o Senhor nos
impressiona e, diz a palavra, que ele lhe falava como qualquer um fala ao seu
amigo, face-a-face! Aqui agora começa um pedido especial de Moisés a Deus e ele
insiste nele com muita sutileza.
Moisés quer a garantia de que Deus vá com ele e quer
uma prova disso, ou seja, ele estava buscando uma revelação maior de Deus, ele queria
ver a glória do Senhor. Havia pouco tempo quase que o Senhor destruiria todo o
povo e dele, de Moisés, levantaria uma outra nação. Moisés estava inseguro e
precisava de algo mais de Deus.
Moisés vai se aproximando de Deus cada vez mais e o
Senhor vai lhe permitindo e ambos vão travando um diálogo que nos empolga e nos
incentiva a buscar ao Senhor mais e mais.
A nuvem desce e os cobre. O povo entra em adoração.
Moisés faz o seu pedido e Deus não permite que ele veja a sua face porque homem
nenhum verá a face de Deus e viverá e assim lhe promete passar diante dele a
sua bondade onde ele proclamaria seu nome e no momento certo protegeria ele da
sua glória com suas próprias mãos e assim Moisés o veria pelas costas.
Deus diz nesse momento e afirma que ele terá
misericórdia de quem ele tiver misericórdia, que ele se compadecerá de quem ele
se compadecer. Não há aqui em Deus protecionismo ou favoritismo ou predileção
nem preconceito da parte de Deus porque Deus é justo, santo, verdadeiro e
perfeito em todos os seus caminhos.
Assim quando ele diz que terá misericórdia e se
compadecerá de quem ele quer, ele está sendo justo, santo, bom e verdadeiro. Eu
entendo aqui que Deus havia rejeitado os incrédulos e cedido a sua presença aos
da fé, os que creem, conforme bem nos explica o autor de Hebreus ao comentar
sobre o assunto.
Ex
33:1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Vai, sobe daqui,
tu e o povo que fizeste subir da terra do
Egito,
à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó,
dizendo:
A tua descendência a darei.
Ex 33:2 E enviarei um anjo adiante de ti,
e lançarei fora os cananeus, e os
amorreus, e os heteus,
e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
Ex 33:3 A uma terra que mana leite e mel;
porque eu não subirei no meio de ti,
porquanto és povo de dura cerviz,
para que te não consuma eu no caminho.
Ex 33:4
E, ouvindo o povo esta má notícia,
pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
Ex
33:5 Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés:
Dize aos filhos de Israel:
És povo de dura cerviz;
se por um momento subir no meio de ti,
te consumirei;
porém agora tira os teus atavios,
para que eu saiba o que te hei de fazer.
Ex
33:6 Então os filhos de Israel se despojaram
dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
Ex
33:7 E tomou Moisés a tenda,
e a estendeu para si fora do arraial,
desviada longe do arraial,
e chamou-lhe
a tenda da congregação.
E
aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR
saía à tenda da congregação,
que estava fora do arraial.
Ex
33:8 E acontecia que, saindo Moisés à tenda,
todo o povo se levantava,
e cada um ficava em pé à porta da sua
tenda;
e olhava para Moisés pelas costas,
até ele entrar na tenda.
Ex
33:9 E sucedia que, entrando Moisés na tenda,
descia a coluna de nuvem,
e punha-se à porta da tenda;
e o SENHOR falava com Moisés.
Ex
33:10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda,
todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua
tenda,
adorava.
Ex
33:11 E falava o SENHOR a Moisés
face a face,
como qualquer fala com o seu amigo;
depois tornava-se ao arraial;
mas o seu servidor, o jovem Josué, filho
de Num,
nunca se apartava do meio da tenda.
Ex
33:12 E Moisés disse ao SENHOR:
Eis que tu me dizes:
Faze subir a este povo,
porém não me fazes saber
a quem hás de enviar comigo;
e tu disseste:
Conheço-te por teu nome,
também achaste graça aos meus olhos.
Ex 33:13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus
olhos,
rogo-te
que me faças saber o teu caminho,
e conhecer-te-ei,
para que ache graça aos teus olhos;
e considera que esta nação é o teu povo.
Ex
33:14 Disse pois:
Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Ex
33:15 Então lhe disse:
Se tu mesmo não fores conosco,
não nos faças subir daqui.
Ex 33:16 Como, pois, se saberá agora
que tenho achado graça aos teus olhos, eu
e o teu povo?
Acaso não é por andares tu conosco,
de modo a sermos separados,
eu e o teu povo,
de todos os povos que há sobre a face da
terra?
Ex
33:17 Então disse o SENHOR a Moisés:
Farei também isto, que tens dito;
porquanto achaste graça aos meus olhos,
e te conheço por nome.
Ex
33:18 Então ele disse:
Rogo-te
que me mostres a tua glória.
Ex
33:19 Porém ele disse:
Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti,
e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti;
e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia,
e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Ex
33:20 E disse mais:
Não poderás ver a minha face,
porquanto homem nenhum verá a minha face,
e viverá.
Ex
33:21 Disse mais o SENHOR:
Eis aqui um lugar junto a mim;
aqui te porás sobre a penha.
Ex
33:22 E acontecerá que, quando a minha glória passar,
pôr-te-ei numa fenda da penha,
e te cobrirei com a minha mão,
até que eu haja passado.
Ex
33:23 E, havendo eu tirado a minha mão,
me verás pelas costas;
mas
a minha face
não se verá.
No próximo capítulo nos aprofundaremos no que Deus
falou e declarou baseado no que diz Gerard Van Groningen.
A bondade do Senhor velou aquilo que Moisés não
suportaria ver e revelou tudo o que ele suportaria. Com Jesus Cristo, a glória
velada a Moisés é revelada ao crente – Jo 1:14, 18; 2 Co 3:18 – por meio do
Espírito Santo. (BEG).
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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