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quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eclesiastes 8: 1-17 - CUIDADO COM AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS

Prossegue o sábio em sua aventura entre os filhos dos homens a investigar e a sondar os seus caminhos, e a examinar suas ações e suas respectivas consequências das quais ninguém consegue fugir.
Ele sempre exalta a sabedoria como quem está a nos ensinar que quem a despreza, está a desprezar-se a si mesmo e a Deus, que a tem ao seu lado direito, em todas as suas caminhadas e obras que são feitas com propósitos, e não por acaso ou por impulso.
O rei aqui representa também a autoridade constituída por Deus. E já nos ensinou Paulo que não há autoridade que Deus não tenha constituído. Assim, devemos temê-la para nosso bem, pois assim juramos diante de Deus, em sua presença, obedecê-la.
O estabelecimento da ordem se dá em obediência e fidelidade a autoridade constituída por Deus, seja ela quem for: nosso pai, chefe, líder religioso, governo. Desacatar a autoridade é mesmo uma afronta a Deus que a instituiu.
Quando a autoridade não cumprir o papel que deveria cumprir ou quando for corrupta, negligente, imprudente ou imperita, totalmente imprópria ao comando e decisões que deve tomar em nome de Deus, ela está totalmente desvirtuada de seu papel principal e deverá sofrer as consequências de seus atos diante de Deus e diante da sociedade.
De natureza - eu creio na Depravação Total -, o homem, todo homem, já é depravado, por causa do pecado! Para piorar a sua situação mais ainda, nem sempre – ou quase nunca – é o juízo de Deus executado de imediato sobre ele e assim, seu coração, já maligno, é ainda mais propenso ao mal e à violência, como diz o sábio no verso 11 deste capítulo.
Graças a Deus que seu fim está programado e nunca mais será ele achado na face da terra. Esta é uma promessa sempre presente na maioria dos livros e profecias bíblicas, principalmente nos Salmos.
Já no verso 14, ele afirma algo terrível que é a existência de justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios e, pior ainda, que há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Se juntarmos a este verso, o 11 comentado acima, meu Deus, que terrível!
É por isso que creio no juízo de Deus – eu sempre cri nisso, mesmo quando era menino e mal sabia diferenciar a esquerda da direita. Volta logo Senhor! Maranata!
Ec 8:1 Quem é como o sábio?
E quem sabe a interpretação das coisas?
A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto,
e a dureza do seu rosto se muda.
Ec 8:2 Eu digo:
Observa o mandamento do rei,
e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
Ec 8:3 Não te apresses a sair da presença dele,
nem persistas em alguma coisa má,
porque ele faz tudo o que quer.
Ec 8:4 Porque a palavra do rei tem poder;
e quem lhe dirá:
Que fazes?
Ec 8:5 Quem guardar o mandamento
não experimentará nenhum mal;
e o coração do sábio
discernirá o tempo e o juízo.
Ec 8:6 Porque para todo o propósito
há seu tempo e juízo;
porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
Ec 8:7 Porque não sabe o que há de suceder,
e quando há de ser,
quem lho dará a entender?
Ec 8:8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito,
para o reter;
nem tampouco tem ele poder
sobre o dia da morte;
como também não há licença nesta peleja;
nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
Ec 8:9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração
a toda a obra que se faz debaixo do sol;
tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem,
para desgraça sua.
Ec 8:10 Assim também vi os ímpios,
quando os sepultavam;
e eles entravam, e saíam do lugar santo;
e foram esquecidos na cidade,
em que assim fizeram;
também isso é vaidade.
Ec 8:11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra,
por isso o coração dos filhos dos homens está
inteiramente disposto para fazer o mal.
Ec 8:12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes,
e os dias se lhe prolonguem,
contudo eu sei com certeza,
que bem sucede aos que temem a Deus,
aos que temem diante dele.
Ec 8:13 Porém o ímpio não irá bem,
e ele não prolongará os seus dias,
que são como a sombra;
porque ele não teme diante de Deus.
Ec 8:14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra:
que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios,
e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos.
Digo que também isto é vaidade.
Ec 8:15 Então louvei eu a alegria,
porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol
do que comer, beber e alegrar-se;
porque isso o acompanhará no seu trabalho
nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Ec 8:16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria,
e a ver o trabalho que há sobre a terra
(que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);
Ec 8:17 Então vi toda a obra de Deus,
que o homem não pode perceber,
a obra que se faz debaixo do sol,
por mais que trabalhe o homem para a descobrir,
não a achará;
e, ainda que diga o sábio que a conhece,
nem por isso a poderá compreender.
O ímpio para mim que é bem sucedido em sua impiedade é como aquele que vai acumulando em seu sangue o veneno fatal que quando atingir o seu coração não haverá mais cura nem tempo, simplesmente acabou tudo para ele. Já o ímpio que é apanhado e não é bem sucedido é como aquele que Deus quis e ainda lhe dá a chance de mudar de vida.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quarta-feira, 24 de julho de 2013

Eclesiastes 7.1-29 - A RETIDÃO E AS ASTÚCIAS

O sábio irá agora falar, no capítulo 7, das coisas que são melhores. Irá compará-las com os seus opostos para termos aquela ideia dos contrastes de provérbios. Sua visão a princípio parece pessimista, mas refletindo um pouco veremos que ele está certo. Curtir a vida é muito bom; esquecer que morreremos, não é sábio.
Inicialmente, ele insiste no tema da morte, do luto, do fim de todas as coisas que praticamos e que achamos que não terá jamais seu fim. Alegramo-nos nos nascimentos, nas festas e valorizamos o riso e a alegria, mas junto a eles, inevitavelmente, estão a morte, o luto, o choro e a tristeza. No entanto, ele diz que é melhor esse lado mais desagradável, porque somente olhar para o bom traz ao nosso coração o engano.
Eu não vejo o nascimento, as festas, o riso e a alegria como ruins, mas vejo que se esquecermos da morte, do luto, do choro e da tristeza, estaremos nos enganando a nós mesmos. Meu coração, portanto, se tornará mais humilde e mais gentil com as pessoas porque somos todos iguais, e todos passaremos por isso e precisaremos, ao final, da mão amiga de cada um para enfrentarmos esses dias.
Depois disso, ele continua seu discurso exaltando a sabedoria, o temor a Deus, as obras de Deus sempre se utilizando dos contrastes para que a ideia fique clara em nossas mentes. A Bíblia toda é para ser lida com atenção, em oração contínua, pedindo sempre ao Senhor para falar conosco a fim de aprendermos mais de seus ensinos preciosos.
Quando Deus se dirigiu a Josué que substituiu a Moisés ele lhe falou palavras de incentivo e lhe prometeu que jamais o abandonaria. Depois Paulo, pelo Espírito Santo, aproveitou-se do que disse Deus e aplicou a todos os crentes, inclusive eu e você! Ele passou-lhe uma regra e uma instrução que jamais deveria sair de nossas cabeças para sempre sobre a sua lei e palavra:
Josué 1:2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Josué 1:3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Josué 1:4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Josué 1:6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Josué 1:7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Ec 7:1 Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento,
e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.
Ec 7:2 Melhor é ir à casa onde há luto
do que ir à casa onde há banquete,
porque naquela está o fim de todos os homens,
e os vivos o aplicam ao seu coração.
Ec 7:3 Melhor é a mágoa do que o riso,
porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
Ec 7:4 O coração dos sábios está na casa do luto,
mas o coração dos tolos na casa da alegria.
Ec 7:5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio,
do que ouvir alguém a canção do tolo.
Ec 7:6 Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela,
tal é o riso do tolo;
também isto é vaidade.
Ec 7:7 Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio,
e o suborno corrompe o coração.
Ec 7:8 Melhor é o fim das coisas
do que o princípio delas;
melhor é o paciente de espírito
do que o altivo de espírito.
Ec 7:9 Não te apresses no teu espírito a irar-te,
porque a ira repousa no íntimo dos tolos.
Ec 7:10 Nunca digas:
Por que foram os dias passados melhores do que estes?
Porque não provém da sabedoria esta pergunta.
Ec 7:11 Tão boa é a sabedoria como a herança,
e dela tiram proveito os que vêem o sol.
Ec 7:12 Porque a sabedoria serve de defesa,
como de defesa serve o dinheiro;
mas a excelência do conhecimento
é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.
Ec 7:13 Atenta para a obra de Deus;
porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
Ec 7:14 No dia da prosperidade goza do bem,
mas no dia da adversidade considera;
porque também Deus fez a este em oposição àquele,
para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
Ec 7:15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade:
há justo que perece na sua justiça,
e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade.
Ec 7:16 Não sejas demasiadamente justo,
nem demasiadamente sábio;
por que te destruirias a ti mesmo?
Ec 7:17 Não sejas demasiadamente ímpio,
nem sejas louco;
por que morrerias fora de teu tempo?
Ec 7:18 Bom é que retenhas isto,
e também daquilo não retires a tua mão;
porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
Ec 7:19 A sabedoria fortalece ao sábio,
mais do que dez poderosos que haja na cidade.
Ec 7:20 Na verdade que não há homem justo sobre a terra,
que faça o bem,
e nunca peque.
Ec 7:21 Tampouco apliques o teu coração
a todas as palavras que se disserem,
para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.
Ec 7:22 Porque o teu coração também já confessou
que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros.
Ec 7:23 Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse:
Sabedoria adquirirei;
mas ela ainda estava longe de mim.
Ec 7:24 O que já sucedeu é remoto e profundíssimo;
quem o achará?
Ec 7:25 Eu apliquei o meu coração para
saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas,
e para conhecer que a impiedade é insensatez
e que a estultícia é loucura.
Ec 7:26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte,
a mulher cujo coração são redes e laços,
e cujas mãos são ataduras;
quem for bom diante de Deus escapará dela,
mas o pecador virá a ser preso por ela.
Ec 7:27 Vedes aqui, isto achei, diz o pregador,
conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;
Ec 7:28 A qual ainda busca a minha alma,
porém ainda não a achei;
um homem entre mil achei eu,
mas uma mulher entre todas estas não achei.
Ec 7:29 Eis aqui,
o que tão-somente achei:
que Deus fez ao homem reto,
porém eles buscaram muitas astúcias.
Durante anos, este sábio viveu em apostasia em que se entregou a toda sorte de empreendimentos em busca da satisfação própria, compreensão do mundo e da vida, buscando esperança e felicidade na base do esforço humano, de sua capacidade de raciocínio e forças, mas de modo independente de Deus. Ele tinha visto, então, que tudo era vaidade e correr atrás do vento.
Até aqui, neste livro de Eclesiastes, nós temos um relatório desse empreendimento durante os anos de apostasia. Os versos que antecedem ao texto é um preparativo para a sua conclusão fatídica que posteriormente o apóstolo Paulo captou muito bem: “desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24).

Salomão escreve então a sua conclusão em um versículo que justifica a sua conduta anterior. Conduta essa independente de Deus, errada e reconhecidamente maligna: “Deus fez o homem reto, mas este se meteu em muitas astúcias”. 
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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terça-feira, 23 de julho de 2013

Desafio Jovem de Brasília



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Eclesiastes 6: 1-12 - TRABALHE PARA A GLÓRIA DE DEUS

O sábio começa falando de um grande mal que ele tinha visto na sua vida que era o homem que trabalha, que ajunta, que reúne, que se esforça, mas que não tira proveito algum do que ajuntou ou recolheu, antes isso será passado para outra pessoa que ele nem sabe quem será.
O que isso nos ensina com relação ao nosso trabalho aqui na terra no tempo em que ainda estamos vivos? Que devemos viver a vida no momento que Deus nos dá para gozarmos. Se esperarmos demais o tempo passar ou ficarmos ajuntando para um certo dia, não teremos garantia de que este certo dia virá a acontecer.
Melhor é ir levando a vida de forma a temer a Deus e ir gozando ela para a glória de Deus. Quem fica trabalhando e ajuntando para um futuro que não conhece, jamais terá a certeza de que está trabalhando para si mesmo.
Eu duvido que uma pessoa que somente pensa no trabalho continuaria a trabalhar e a ajuntar se lhe fosse dado conhecimento de quem iria ficar com todo o seu trabalho ao final de sua vida. Duvido que essa pessoa iria continuar a se esforçar tanto. Duvido, ainda, que iria se esquecer, no caminho, daquilo que talvez fosse mais importante para sua vida e que ela desprezou por causa de seu trabalho.
Trabalhar é bom e devemos trabalhar, fazer economias, juntar, se esforçar, mas jamais sacrificar tudo por conta disso. A vida não está lá na frente, ela está na jornada, na caminhada, junto com as pessoas que estão conosco caminhando e ajuntando. Não desperdice a sua vida enquanto está a ajuntar. Viva cada dia confiando em Deus e se alegrando de seu trabalho e dos que estão contigo na caminhada.
Se você gosta de valorizar o trabalho, valorize-o, isso não é ruim, mas também valorize as pessoas que estão ao seu lado torcendo por você. Valorize os momentos de lazer. Valorize a alegria e a saúde que Deus dá para trabalhar. Valorize a vida e a celebre com alegria, pois ela é dom de Deus!
Ec 6:1 Há um mal que tenho visto debaixo do sol,
e é mui freqüente entre os homens:
Ec 6:2 Um homem a quem Deus deu
riquezas, bens e honra,
e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja,
e Deus não lhe dá
poder para daí comer,
antes o estranho lho come;
também isto é vaidade e má enfermidade.
Ec 6:3 Se o homem gerar cem filhos,
e viver muitos anos,
e os dias dos seus anos forem muitos,
e se a sua alma não se fartar do bem,
e além disso não tiver sepultura,
digo que um aborto
é melhor do que ele.
Ec 6:4 Porquanto debalde veio,
e em trevas se vai,
e de trevas se cobre o seu nome.
Ec 6:5 E ainda que nunca viu o sol,
nem conheceu nada,
mais descanso tem este do que aquele.
Ec 6:6 E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem,
não vão todos para um mesmo lugar?
Ec 6:7 Todo o trabalho do homem é para a sua boca,
e contudo nunca se satisfaz o seu espírito.
Ec 6:8 Porque, que mais tem o sábio do que o tolo?
E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos?
Ec 6:9 Melhor é a vista dos olhos
do que o vaguear da cobiça;
também isto é vaidade e aflição de espírito.
Ec 6:10 Seja qualquer o que for,
já o seu nome foi nomeado,
e sabe-se que é homem,
e que não pode contender com o que é mais forte do que ele.
Ec 6:11 Na verdade que há muitas coisas que multiplicam a vaidade;
que mais tem o homem de melhor?
Ec 6:12 Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem,
por todos os dias da sua vida de vaidade,
os quais gasta como sombra?
Quem declarará ao homem
o que será depois dele debaixo do sol?
Engraçado que todo trabalho do homem é para sua boca, contudo nunca se satisfaz o seu apetite. Assim, ele sempre irá trabalhar e nunca irá se satisfazer. Deixar de trabalhar, ele não pode; satisfazer-se, ele também nunca conseguirá. O que fazer então?

Não trabalhar para se satisfazer, mas trabalhar para a glória de Deus que certamente o satisfará em tudo. Isso nos ensina o sábio neste capítulo 6 de Eclesiastes.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estamos crescendo a cada dia


Eclesiastes 5: 1-18 - LEVANDO DEUS A SÉRIO

Estar na presença de Deus não é brincadeirinha ou faz-de-contas, antes é algo demasiadamente sério e profundo. Se levamos Deus a sério, ele nos levará também a sério; se o desprezarmos, seremos desprezados. Não que ele nos abandone e deixe de ser misericordioso e bom, mas que estaremos seguindo direções erradas em nossas vidas.
Deus disse para Abraão para que ele andasse em sua presença e fosse perfeito. Isso se aplica a mim também e, com certeza, se aplica a você que lê/ouve este post e se aplica a cada um dos filhos de Abraão. Ande com Deus sempre, ainda que não imagine que ele está ali contigo, veja-o pela fé.
É difícil a caminhada da fé porque não vemos com nossos olhos e temos de perseverar na fidelidade a Deus pela fé, sem ver. O medo que ronda o que anda pela fé é de estar seguindo seus próprios caminhos ou de não estar na presença de Deus ou de Deus nem se importar com ele. Aqui me refiro ao medo sadio como diz um ditado: coragem não é ausência de medo, mas disposição para enfrentá-lo.
O sábio aqui nos orienta a guardarmos nossos pés quando entrarmos na casa de Deus; também no orienta a guardar a nossa boca de proferir qualquer coisa na sua presença. O tolo que faz tolices, esse sim, se precipita com os lábios e fala coisas inconvenientes, e faz promessas que não irá cumprir, e Deus não se agrada desses.
Não é errado fazermos promessas, ou fazermos votos ou conversarmos seriamente com Deus, ou pedir-lhe algo e ele realizar de forma fantástica; mas é errado não levá-lo a sério e se precipitar com nossos lábios em falas absurdas e motivadas pela emoção do momento. O homem inconstante sentirá dificuldades.
Eu resolvi levar Deus a sério! Sim, resolvi isso pela fé! Não vendo nada, mas acreditando que ele está comigo, conforme diz a sua palavra.
Ec 5:1 Guarda o teu pé,
quando entrares na casa de Deus;
porque chegar-se para ouvir é melhor        
do que oferecer sacrifícios de tolos,
pois não sabem que fazem mal.
Ec 5:2 Não te precipites com a tua boca,
nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma
diante de Deus;
porque Deus está nos céus,
e tu estás sobre a terra;
assim sejam poucas as tuas palavras.
Ec 5:3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos,
e a voz do tolo da multidão das palavras.
Ec 5:4 Quando a Deus fizeres algum voto,
não tardes em cumpri-lo;
porque não se agrada de tolos;
o que votares,
paga-o.
Ec 5:5 Melhor é que não votes
do que votares e não cumprires.
Ec 5:6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne,
nem digas diante do anjo que foi erro;
por que razão se iraria Deus contra a tua voz,
e destruiria a obra das tuas mãos?
Ec 5:7 Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades,
assim também nas muitas palavras;
mas tu teme a Deus.
Ec 5:8 Se vires em alguma província opressão do pobre,
e violência do direito e da justiça,
não te admires de tal procedimento;
pois quem está altamente colocado
tem superior que o vigia;
e há mais altos do que eles.
Ec 5:9 O proveito da terra é para todos;
até o rei se serve do campo.
Ec 5:10 Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará;
e quem amar a abundância nunca se fartará da renda;
também isto é vaidade.
Ec 5:11 Onde os bens se multiplicam,
ali se multiplicam também os que deles comem;
que mais proveito, pois, têm os seus donos
do que os ver com os seus olhos?
Ec 5:12 Doce é o sono do trabalhador,
quer coma pouco quer muito;
mas a fartura do rico
não o deixa dormir.
Ec 5:13 Há um grave mal que vi debaixo do sol,
e atrai enfermidades:
as riquezas que os seus donos guardam
para o seu próprio dano;
Ec 5:14 Porque as mesmas riquezas
se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho
nada lhe fica na sua mão.
Ec 5:15 Como saiu do ventre de sua mãe,
assim nu tornará,
indo-se como veio;
e nada tomará do seu trabalho,
que possa levar na sua mão.
Ec 5:16 Assim que também isto é um grave mal que,
justamente como veio,
assim há de ir;
e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento,
Ec 5:17 E de haver comido todos os seus dias nas trevas,
e de haver padecido muito enfado,
e enfermidade,
e furor?
Ec 5:18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa:
comer e beber,
e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho,
em que trabalhou debaixo do sol,
todos os dias de vida que Deus lhe deu,
porque esta é a sua porção.
Ec 5:19 E a todo o homem,
a quem Deus deu riquezas e bens,
e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção,
e gozar do seu trabalho,
isto é dom de Deus.
Ec 5:20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida;
porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

Diz o sábio; - “isso é dom de Deus”! Verdade! Os bens e as riquezas, a sua presença e a salvação, o trabalho e o descanso, a esposa fiel e os filhos, tudo vem de Deus em forma de dádiva a qual deve ser recebida com coração grato, fiel e aberto, tanto para ser abençoado como para ser bênção. ... mas qual é a minha parte? A sua, a nossa parte? “Anda na minha presença e sê perfeito!” – Gn 17:1.
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domingo, 21 de julho de 2013

Eclesiastes 4: 1-16 - MELHOR SEREM DOIS DO QUE UM

Estamos vivendo e gozando das bênçãos que Deus nos deu tendo a capacidade de admiração, inteligência, capacidade crítica, de contemplação, de adoração, tudo isso porque fomos criados à imagem e à semelhança de Deus.
O mundo é tão complexo e cheio de variáveis infinitas que levaria uma infinidade de tempo somente para explorar o infinito. Conclusão: jamais deixaremos de adorar ao Deus que fez tudo isso e que nos possibilita sermos como ele, podendo ter comunhão e nos relacionarmos com o Criador.
O sábio aqui está contemplando as opressões e injustiças que são feitas e as consequências de tudo isso. Ele se admira do que cada um está fazendo debaixo do sol e da forma que vivem, como se não houvesse a justiça ou como se Deus não se importasse. Há de fato muita maldade e muita injustiça.
Deus tem prometido que isso acabará um dia e logo, logo tudo isso estará fazendo parte de nossa história; de um período de trevas e de confusão. Há um mistério na vida que nos encanta e nos seduz: viveremos eternamente, infinitamente, somente para adorarmos nosso Criador, bendito para todo o sempre.
Ele, o sábio, continua a ver a vaidade em tudo o que fazemos ou nos prestamos a fazer. Ele está certo! Por causa da depravação total do homem e de sua plena incapacidade de não pecar, por não ter livre-arbítrio, ele está preso ao pecado e à vaidade.
Eu repito: não é livre o que faz o que quer, na hora que quer, como quer, mas o que se controla em tudo para fazer como Deus quer, este sim é livre. Como não conseguimos fazer qualquer coisa que seja contrária à nossa natureza, não somos livres, mas escravos do pecado.
Ec 4:1 Depois voltei-me,
e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol;
e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos
e dos que não têm consolador,
e a força
estava do lado dos seus opressores;
mas eles não tinham consolador.
Ec 4:2 Por isso eu louvei os que já morreram,
mais do que os que vivem ainda.
Ec 4:3 E melhor que uns e outros
é aquele que ainda não é;
que não viu as más obras
que se fazem debaixo do sol.
Ec 4:4 Também vi eu
que todo o trabalho,
e toda a destreza em obras,
traz ao homem a inveja do seu próximo.
Também isto é vaidade e aflição de espírito.
Ec 4:5 O tolo cruza as suas mãos,
e come a sua própria carne.
Ec 4:6 Melhor é a mão cheia com descanso
do que ambas as mãos cheias
com trabalho, e aflição de espírito.
Ec 4:7 Outra vez me voltei,
e vi vaidade debaixo do sol.
Ec 4:8 Há um que é só,
e não tem ninguém,
nem tampouco filho nem irmão;
e contudo não cessa do seu trabalho,
e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz:
Para quem trabalho eu,
privando a minha alma do bem?
Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Ec 4:9 Melhor é serem dois do que um,
porque têm melhor paga do seu trabalho.
Ec 4:10 Porque se um cair,
o outro levanta o seu companheiro;
mas ai do que estiver só;
pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Ec 4:11 Também, se dois dormirem juntos,
eles se aquentarão;
mas um só, como se aquentará?
Ec 4:12 E, se alguém prevalecer contra um,
os dois lhe resistirão;
e o cordão de três dobras
não se quebra tão depressa.
Ec 4:13 Melhor é a criança pobre e sábia
do que o rei velho e insensato,
que não se deixa mais admoestar.
Ec 4:14 Porque um sai do cárcere para reinar;
enquanto outro, que nasceu em seu reino,
torna-se pobre.
Ec 4:15 Vi a todos os viventes andarem debaixo do sol com a criança,
a sucessora, que ficará no seu lugar.
Ec 4:16 Não tem fim todo o povo que foi antes dele;
tampouco os que lhe sucederem se alegrarão dele.
Na verdade que também isto é vaidade e aflição de espírito.

Em nossa caminhada que Deus nos permite, pela sua graça, caminharmos, é melhor que sejamos dois e não somente um. Deus uniu o homem e a mulher – ele não uniu homem e homem, nem mulher e mulher - para serem os dois uma só carne. Com o Senhor, eles se tornam 3 e essa corda formada por eles não se romperá facilmente. 
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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sábado, 20 de julho de 2013

À venda no Clube dos Autores

365 DIAS DE PROPÓSITO NA BÍBLIA SHEDD - Vol 1
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