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terça-feira, 18 de junho de 2013

Provérbios 2.1-22 - A INSTRUÇÃO VINDA DOS CÉUS

Interessante o capítulo 2 de Provérbios que começa falando para que em nossos corações arda o desejo de nos tornarmos sábios, inteligentes, conhecedores. E o que o escritor pede para que isso ocorra? Que aceitemos as suas palavras.
De onde vem as suas palavras e com que autoridade falas para que possamos julgar se aceitaremos ela ou não?
·       Ela vem da mente do homem e de algum sábio religiosos que tem se dedicado em seu viver a buscar a Deus a seu modo?
·       Ela vem de algum espírito que nem sabemos de onde ele vem?
·       Ela vem de algum “iluminado”, ou de algum ET, ou qualquer ser celestial?
·       Quem fala para que demos a devida atenção?
Esta palavra vem do Espírito Santo, direto de Deus para nossos corações.
·       Ela vem do alto de onde ninguém veio até hoje, se não aquele que desceu, mas que depois subiu de volta para preparar-nos lugar e depois voltará novamente para nos buscar e assim viveremos com ele e na presença dele eternamente.
Se rejeitarmos aquele que conosco fala agora, estaremos rejeitando a nossa salvação e seremos semelhantes ao homem que está no deserto, mas que precisa caminhar muito para dele sair e dá, em seus próprios pés, um tiro certeiro. Como andará? Antes, não andará, mas morrerá sem poder caminhar.
Ele já logo fala de onde vem a sabedoria tão desejada, do Senhor! É dele que vem a vida. E ele não a dá a qualquer um, mas aqueles que a amam e a desejam. Disse já Tiago que se temos falta de sabedoria, peçamos a Deus que tudo nos dá e não nos impropera, mas peçamos com fé!
Quando a sabedoria entrar em nossos corações, ai sim, entenderemos a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas.
Pv 2:1 Filho meu,
se aceitares as minhas palavras,
e esconderes contigo os meus mandamentos,
Pv 2:2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria;
e inclinares o teu coração ao entendimento;
Pv 2:3 Se clamares por conhecimento,
e por inteligência alçares a tua voz,
Pv 2:4 Se como a prata a buscares
e como a tesouros escondidos a procurares,
Pv 2:5 Então entenderás
o temor do SENHOR,
e acharás o conhecimento de Deus.
Pv 2:6 Porque o SENHOR
dá a sabedoria;
da sua boca
é que vem o conhecimento
e o entendimento.
Pv 2:7 Ele reserva
a verdadeira sabedoria
para os retos.
Escudo é
para os que caminham na sinceridade,
Pv 2:8 Para que guardem as veredas do juízo.
Ele preservará o caminho dos seus santos.
Pv 2:9 Então entenderás
a justiça, o juízo, a eqüidade
e todas as boas veredas.
Pv 2:10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração,
e o conhecimento for agradável à tua alma,
Pv 2:11 O bom siso te guardará
e a inteligência te conservará;
Pv 2:12 Para te afastar do mau caminho,
e do homem que fala coisas perversas;
Pv 2:13 Dos que deixam as veredas da retidão,
para andarem pelos caminhos escusos;
Pv 2:14 Que se alegram de fazer mal,
e folgam com as perversidades dos maus,
Pv 2:15 Cujas veredas são tortuosas
e que se desviam nos seus caminhos;
Pv 2:16 Para te afastar da mulher estranha,
sim da estranha que lisonjeia
com suas palavras;
Pv 2:17 Que deixa o guia da sua mocidade
e se esquece da aliança
do seu Deus;
Pv 2:18 Porque a sua casa se inclina
para a morte,
e as suas veredas para os mortos.
Pv 2:19 Todos os que se dirigem a ela
não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.
Pv 2:20 Para andares pelos caminhos dos bons,
e te conservares nas veredas dos justos.
Pv 2:21 Porque os retos
habitarão a terra,
e os íntegros
permanecerão nela.
Pv 2:22 Mas os ímpios
serão arrancados da terra,
e os aleivosos
serão dela exterminados.
Como está escrito no livro de Salmos, em geral, os retos habitarão na terra com o Senhor, mas os ímpios terão o seu fim. Está chegando a hora do fim, do fim dos ímpios e de todos os que amam a impiedade e que trocam a verdade de Deus pela mentira dos homens maus. O Senhor está vindo como prometeu. Aleluias!!!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

...


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Provérbios 1.1-6 – OUÇA A INSTRUÇÃO DE SEU PAI

Antes de começarmos a ver o primeiro capítulo e como iremos falar dos livros do homem – faço questão de enfatizar, dentre os pecadores - mais sábio, achei por bem, fazer esta pequena introdução, para falar um pouco desse homem que nos deixou escrito esses livros interessantes.
Seus pais foram Davi e Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o Heteu (2 Sm 11:3); filha de Amiel (I Cr 3:5). Foi enquanto os soldados de Israel lutavam contra os Amonitas que Davi se envolveu com Bate-Seba dando ocasião não somente ao adultério como também ao assassinato de Urias, o Heteu.
Davi foi advertido por Natã e se arrependeu, mas isso não impediu o juízo de Deus: foram terríveis as consequências do pecado de Davi. Desse envolvimento, nasceu um menino que por juízo divino faleceu (II Samuel 12:15-18).
Depois, Davi tomou a Bate-Seba por esposa e buscava consolá-la (2Sm 12:24). Com ela, teve ele quatro filhos, entre eles, Salomão, seu primogênito.
Foram duas as instruções do pai ao filho à semelhança da instrução de Deus a Josué – Js 1: 6 e 7:
Primeira, a adesão, manutenção e cumprimento do mandato espiritual:
1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2  Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 3  E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. 4  Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.” (I Re 2:1-4)
Segunda, que ele amasse o povo de Deus, pois pelo seu amor ao povo de Deus, houve para Davi, consequente ascensão e prosperidade – I Cr 14:2
2  Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel; porque, por amor do seu povo de Israel, o seu reino se tinha exaltado muito.
Davi ensinou ao seu filho que o povo de Deus era especial e que deveria ser amado e cuidado com respeito, carinho e dedicação. O pai certamente incutiu no filho e o filho aprendeu do pai, pelo seu exemplo, que estava diante de um povo especial.
A mãe, Bate-Seba aparece na genealogia de Jesus Cristo em Mt 1:6. Seu nome significa filha do juramento ou sétima filha. Com certeza, Bate-Seba deve ter instruído seu filho e dado a ele, educação, respeito, carinho e muito amor.
O nome escolhido pelos pais e o seu significado:
-      seu nome tanto pode significar consolo devido a morte do primeiro filho, como paz, significando a restauração do relacionamento de Davi com Deus. Estão presentes em seu nome as ideias de paz, integridade, totalidade e perfeição como que apontando o Espírito Santo para o Príncipe da Paz, o Filho de Davi, o Senhor (Is 9:6).
O nome escolhido por Natã e o seu significado:
-      Então, Davi veio a Bate-Seba, consolou-a e se deitou com ela; teve ela um filho a quem Davi deu o nome de Salomão; e o SENHOR o amou. Davi o entregou nas mãos do profeta Natã, e este lhe chamou Jedidias, por amor do SENHOR.” (2 Sm 12: 24,25). Jedidias significa o amado, porque o Senhor o amou.
A escolha de Salomão como rei de Israel:
-      Adonias, o irmão mais velho que estava vivo, tentou reivindicar para si o reinado de Israel, mas Davi que estava quase morrendo foi convencido por Bate-Seba e o profeta Natã a consagrarem Salomão como rei (I Reis 1:5-40).
A sua coroação aconteceu sem pompa, sem planejamento, mas firmou-se e durou 40 anos.
A primeira aparição de Deus a Salomão
A oferta de Deus:
Pede-me o que queres que eu te dê
Ocorreu em Gibeão: - “temeu muito; porque Gibeão era cidade grande como uma das cidades reais e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens eram valentes.” (Js 10:2). Foram os Gibeonitas que enganaram a Israel e com eles fizeram acordo sem consultarem ao Senhor (Js 9:3-7).
A cidade de Gibeão situa-se num morro de cerca de 60m acima das planícies circunvizinhas e próxima de Jerusalém, uns 9,5 Km. Era habitada pelos Heveus que era uma das 7 nações cananéias destinadas à destruição. (Dt 7:1, 2). Essa cidade ainda pertenceu ao território de Benjamim a qual foi designada aos sacerdotes araônicos (Js 18:25).
Ocorreu de noite: – a hora é escolhida por Deus no momento que ele deseja.
Ocorreu em sonhos: – poderia ser de outra forma, mas o Senhor preferiu falar-lhe em sonhos. Certamente que Salomão deveria estar angustiado e pesaroso, pois estava no início de seu reinado e ardia em seu coração o desejo de servir a Deus e ao povo de Deus.
A resposta de Salomão
Reconhecimento da benevolência de Deus para com seu pai, Davi.
Reconhecimento da fidelidade, justiça e retidão de seu pai Davi.
Reconhecimento de que o Senhor está sendo benevolente para com ele.
Reconhecimento de que o desafio de reinar é muito grande e que não se sente capaz, sendo ainda muito criança.
Reconhecimento de que está diante de um povo escolhido, grande, numeroso.
Reconhecimento de que necessita executar a justiça e o juízo como rei e ai faz o seu pedido, um coração compreensivo:
-      Para julgar o “teu” povo
-      Para prudentemente discernir entre o bem e o mal
Obs.: Salomão não pediu: sabedoria como um fim em si mesma.
A resposta de Deus
A sábia resposta de Salomão agradou ao Senhor. Se forçarmos um pouquinho, entenderíamos que surpreendeu a Deus (óbvio que não, mas a ênfase é apenas para destacar o quanto ela foi boa).
Analisando a resposta divina, veremos que Deus disse que:
  • Salomão não pediu: - nem longevidade; nem riqueza; nem a morte de seus inimigos
  • Salomão pediu entendimento para discernir o que é justo (Obs.: repetindo, Salomão não pediu: sabedoria como um fim em si mesma)
  • ... então Salomão receberá:
-      Coração sábio, inteligente e sem igual nem antes nem depois
-      Riquezas e glórias como nem um outro por todos os dias de sua vida
-      Prolongamento de seus dias (benção condicionada!) se:
-      Andar nos caminhos de Deus, como andou Davi
-      Guardar os estatutos de Deus, como andou Davi
-      Guardar os mandamentos de Deus, como andou Davi.
Aplicações
Deus ainda apareceu a Salomão mais duas vezes, uma atendendo a sua oração de dedicação do templo que ele se empenhou em construir ao Senhor, em obediência às ordens de seu pai Davi – I Re 9:2 e outra quando o Senhor o rejeitou – I Re 11:11.
Bem, a vida de Salomão também tem outras vieses que não exploraremos, mas sabemos que Deus se indignou com ele ao final a ponto de levantar contra ele um inimigo, adversário, Hadade, edomita, que era da linhagem real de Edom (descendente de Esaú – Gn 36:43).
Por duas vezes mais uma lhe apareceu (I Re 11:9 e 11) e ainda assim, desviou-se indo após outros deuses por causa de suas muitas mulheres estrangeiras que o Senhor tinha advertido para que não se envolvesse, pois elas lhe perverteriam o seu coração.
O que aprendemos dessa lição – a oferta de Deus, o pedido de Salomão e a resposta de Deus - e como podemos aproveitá-la em nossas vidas e caminhada de fé nos dias atuais?
1°.        Que temos de estar preparados para responder a questão de Deus ... é de repente que acontece... poderá ser em Gibeão, a noite e em sonhos ou poderá ser agora mesmo no momento em que a palavra de Deus é ministrada ao seu coração: PEDE-ME O QUE QUERES QUE EU TE DÊ.
2°.        Que nossa resposta não pode visar a nossa necessidade, mas a do povo de Deus
a.      O povo precisava de justiça e de juízo;
b.     Salomão nada pediu para si mesmo;
c.      Jesus Cristo nos ensinou a orar o pai nosso e em nenhum momento vemos o individualismo, mas a preocupação com o grupo, com a família de Deus, com a coletividade, com o povo de Deus, reparem: nosso, nossas, teu, tua, a nós... o foco não é o “eu”, mas o “nós”.
3°.        Que temos de ter em nossas vidas e em nossas mentes uma atitude ou disposição mental que esteve em Salomão de
a.      reconhecimento da bondade de Deus
b.     reconhecimento da soberania de Deus
c.      reconhecimento da sabedoria de Deus
4°.        Que somos um povo de Deus
a.      Eleito
b.     Grande
c.      Numeroso
5°.        Que Deus atende a necessidade do povo – juízo e justiça e ainda as nossas necessidades, de forma maior do que pedimos, sonhamos ou imaginamos – riquezas, fama, sabedoria (Ef 3:20).
6°.        Que Deus se agrada quando deixamos o egoísmo e passamos a pensar na coletividade – ele amou a resposta de Salomão porque ele não foi egoísta.
7°.        Que precisamos de sabedoria do alto, isto é, que precisamos de Jesus Cristo, a nossa verdadeira sabedoria. Deus apareceu a Salomão, o filho de Davi e lhe disse que pedisse o que quisesse. Deus Pai também deu ao Filho de Davi, Jesus Cristo, todas as coisas porque o Filho de Deus deu a sua própria vida por causa de seu povo.
8°.        Que as minhas maiores necessidades serão saciadas pelo próprio Senhor quando eu também aprender a ter uma atitude e uma disposição não egoísta. “Ao que tem sem lhe dará para que tenha mais ainda, mas ao que não tem, até o que tem ser-lhe-á tirado” (Mt 25:29)
9°.        Que assim como Davi deu ao seu filho ordens, duas ordens, nós também recebemos do Senhor ordenanças, principalmente de evangelização:
18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28: 18-20)
Palavras finais da introdução
Ainda quero aproveitar o ensejo para comunicar aos amados leitores que as versões impressas e eletrônicas poderão apresentar alguma diferença na disposição gráfica do texto devido a sua indentação, mas o conteúdo é o mesmo.
Agradeço sua compreensão e paciência.
A Deus toda a glória!

Pr. Daniel Deusdete
Estamos a partir de hoje[1] começando a segmentação do livro de Provérbios e aproveitando o momento da sua segmentação para meditar um pouco em suas palavras. Quem dera eu pudesse comentar de tudo o que fala o livro de Provérbios. Não posso por dois motivos principais, falta-me o conhecimento necessário e também falta-me o tempo.
No entanto, falarei e abordarei algumas ideias principais que estão na mente dos autores de Provérbios (Salomão, Ezequias, Agur, Leluel e outros) procurando entender sua linguagem e uso das expressões dentro de uma cosmovisão reformada. Vejamos o que diz deste livro em linhas gerais a BEG.
Verdades fundamentais do livro: Deus é a fonte de toda a sabedoria e ele a revelou para que os seres humanos a aprendam; a sabedoria humana pode ser obtida apenas no contexto da reverência a Deus; os jovens precisam da instrução de pais e mães mais velhos e sábios; e, os líderes do povo de Deus, em especial, devem ser instruídos nos caminhos da sabedoria.
Vamos ao presente capítulo de Provérbios, o primeiro. O atrativo usado aqui neste primeiro capítulo é o da sabedoria e a máxima ensinada é o temor do Senhor como o princípio dela. Você quer se tornar mais sábio ou adquirir a sabedoria e a instrução? Quer entender, receber, conhecer, adquirir e crescer?
A receita final é o temor do Senhor onde se acha o princípio da sabedoria e do conhecimento. É engraçado que ele já comece falando dos pais e das suas lições para nós filhos. Em seguida, ele fala dela clamando, chamando, até implorando por vez, mas as pessoas estão com seus corações em outros lugares e afazeres e a desprezam.
Resultado, logo que perceberem e perceberão o erro cometido pelo desprezo, procurarão voltar-se mas ai já será tarde demais...
É um privilégio tão maravilhoso sermos pais que Deus concedeu para nós que nem imaginamos o mistério envolvido nisso. A imagem e a semelhança de Deus nos foram comunicadas por Deus, nosso Pai maior e agora, na geração de filhos, ele permite que geremos filhos à nossa imagem e à nossa semelhança.
Ao falar de sabedoria e da aquisição dela, ele fala dos pais e do desprezo da sabedoria. As coisas não estão desconexas, antes compõe um quadro geral ilustrativo e bem real. Se quisermos aprender de fato a sabedoria é necessário atentarmos bem ao significado de cada coisa exposta e buscarmos em Deus o entendimento.
Pv 1:1  Provérbios de Salomão,
filho de Davi,
rei de Israel;
Pv 1:2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução;
para se entenderem, as palavras da prudência.
Pv 1:3 Para se receber a instrução
do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Pv 1:4 Para dar
aos simples, prudência,
e aos moços, conhecimento e bom siso;
Pv 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento,
e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Pv 1:6 Para entender
os  provérbios e sua interpretação;
as palavras dos sábios e as suas proposições.
Pv 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento;
os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Pv 1:8 Filho meu,
ouve a instrução de teu pai,
e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Pv 1:9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça,
e colares ao teu pescoço.
Pv 1:10 Filho meu,
se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.
Pv 1:11 Se disserem:
Vem conosco a tocaias de sangue;
embosquemos o inocente sem motivo;
Pv 1:12 Traguemo-los vivos, como a sepultura;
e inteiros, como os que descem à cova;
Pv 1:13 Acharemos toda sorte de bens preciosos;
encheremos as nossas casas de despojos;
Pv 1:14 Lança a tua sorte conosco;
teremos todos uma só bolsa!
Pv 1:15 Filho meu,
não te ponhas a caminho com eles;
desvia o teu pé das suas veredas;
Pv 1:16 Porque os seus pés correm para o mal,
e se apressam a derramar sangue.
Pv 1:17 Na verdade é inútil estender-se a rede
ante os olhos de qualquer ave.
Pv 1:18 No entanto
estes armam ciladas contra o seu próprio sangue;
e espreitam suas próprias vidas.
Pv 1:19 São assim as veredas de todo aquele
que usa de cobiça:
ela põe a perder a alma
dos que a possuem.
Pv 1:20 A sabedoria clama lá fora;
pelas ruas levanta a sua voz.
Pv 1:21 Nas esquinas movimentadas ela brada;
nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
Pv 1:22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade?
E vós escarnecedores, desejareis o escárnio?
E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Pv 1:23 Atentai para a minha repreensão;
pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito
e vos farei saber as minhas palavras.
Pv 1:24 Entretanto,
porque eu clamei e recusastes;
e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Pv 1:25 Antes rejeitastes todo o meu conselho,
e não quisestes a minha repreensão,
Pv 1:26 Também de minha parte
eu me rirei na vossa perdição
e zombarei, em vindo o vosso temor.
Pv 1:27 Vindo o vosso temor como a assolação,
e vindo a vossa perdição como uma tormenta,
sobrevirá a vós aperto e angústia.
Pv 1:28 Então clamarão a mim,
mas eu não responderei;
de madrugada me buscarão,
porém não me acharão.
Pv 1:29 Porquanto odiaram o conhecimento;
e não preferiram o temor do SENHOR:
Pv 1:30 Não aceitaram o meu conselho,
e desprezaram toda a minha repreensão.
Pv 1:31 Portanto
comerão do fruto do seu caminho,
e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Pv 1:32 Porque o erro dos simples os matará,
e o desvario dos insensatos os destruirá.
Pv 1:33 Mas o que me der ouvidos
habitará em segurança,
e estará livre do temor do mal.
Não sejamos desprezadores da instrução que o Espírito Santo está ministrando aos nossos corações por meio de sua palavra. Antes meditemos nela de dia e de noite e seremos esclarecidos pela sua graça e misericórdia se não desistirmos de o buscarmos de todo o nosso coração.


[1] O autor se refere a data de 2 de maio de 2013.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

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Ponto de Vista Cristão Reformado - Apontamentos sobre os Tumultos e Manifestações Recentes

Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade,
mas os sábios desviam a ira (Pv 29.8)

Algumas pessoas têm me perguntado o que acho das manifestações e protestos que estão ocorrendo em todo o país. Não me sinto em condição de oferecer uma análise político-social de tudo isto, mas posso ao menos tentar entender o assunto em geral do ponto de vista cristão-reformado.

Para começar, o Deus Altíssimo está acima e governa soberanamente, de acordo com seus propósitos insondáveis, os povos, as nações, as multidões, as massas. É esta a mensagem consistente de toda a Escritura. O Salmo 2 descreve Deus rindo e zombando das manifestações das nações, como se os povos pudessem, com sua fúria e rebelião, frustrar os planos do Senhor (Sl 2.1-5). Isaias se refere ao bramido das nações e dos povos em grande ira e de como o Senhor as dispersa como o vento leva a palha (Is 17.12-13).

Embora as manifestações em São Paulo e outras cidades sejam contra o governo e não contra os cristãos, manifestações populares que geralmente acabavam em tumulto foram usadas pelos inimigos de Deus para tentar destruir a Cristo e a igreja cristã nascente. Contudo, pela providência soberana de Deus, os resultados sempre concorreram para o avanço do Evangelho. As massas em Jerusalém vieram ao palácio de Pilatos se manifestar contra Jesus e pedir a sua crucificação, no que foram atendidos (Mt 27.202-26). Ao fazer isto, estavam cumprindo, sem saber, a mais importante etapa do plano da salvação elaborado por Deus, que era a morte do Filho de Deus na cruz pelos pecados de seu povo.

Em outra ocasião, judeus e gentios se juntaram em Icônio para uma manifestação contra ao apóstolo Paulo, que terminou em tumulto. O resultado foi que Paulo saiu de lá e foi evangelizar Listra e Derbe (At 14.5-7). Noutra ocasião ele também foi alvo de uma manifestação popular, desta feita organizada pelos santeiros de Éfeso, revoltados com a queda das vendas das imagens da deusa Diana. O tumulto acabou envolvendo as autoridades locais. O resultado da manifestação foi a saída de Paulo da cidade (At 19.23-40). Todavia, de lá ele seguiu para a Macedônia pregando e confirmando as igrejas.

Mais tarde, os judeus de Jerusalém organizaram um tumulto contra Paulo, pedindo a sua morte (At 21.27-31 e 22.22-29). Mais uma vez a polícia teve de intervir. Paulo escapou porque era cidadão romano. Mas acabou sendo levado preso para Roma, cumprindo assim o plano de Deus – foi da prisão em Roma que Paulo escreveu várias das suas cartas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon.
Ou seja, por mais que as manifestações populares pareçam um poder independente e soberano estão, todavia, debaixo do governo divino. Através delas Deus realiza seu proposito maior, que é promover a sua glória e o bem do seu povo, ainda que, no momento, não percebamos de que forma estas coisas se materializam na história.

Outro ponto a lembrar é que manifestações violentas e tumultos são decorrentes das guerras e contendas que procedem do coração humano, corrompido pelo pecado. Ainda que, por causa da graça comum, existam por vezes motivos justos para estas manifestações, tais motivos são frequentemente misturados com motivações obscuras e impuras  (Tg 4.1-3). Elas expressam o caos espiritual que há nos corações sem Deus e a desordem social e civil que entrou na sociedade humana pelo pecado de Adão e pelo nosso próprio. Como parte de seu governo sobre o mundo, Deus por vezes usa as autoridades para reprimir e castigar os baderneiros. As sedições e tumultos contra o império romano no período neo-testamentário eram reprimidos vigorosamente, como no caso de Barrabás que havia sido condenado a morte por causa de liderar uma sedição e ter matado alguém (Lc 23.19,25). Protestos liderados por Teudas e Judas, o galileu, terminaram com a morte deles pelos soldados romanos (At 5.36-37). Os líderes judeus viviam com medo de serem esmagados pelos romanos caso houvesse entre eles quem liderasse tumultos e protestos (At 19.40). Estas manifestações e protestos de judeus insatisfeitos com o domínio romano tinham um fundo escatológico, decorrente de uma interpretação popular e equivocada quanto à natureza do Reino de Deus.  

Por fim, lembremos que as autoridades foram constituídas por Deus. Conforme Paulo nos ensina, elas são ministros de Deus para proteger os bons, castigar os maus e promover o bem da sociedade. Por isto, devem ser respeitadas, temidas e a elas devemos pagar impostos. A palavra que Paulo usa para se referir à autoridade como “ministro” de Deus é a palavra diáconos, bem conhecida dos cristãos (Rm 13.1-7). Pedro vai nesta mesma linha (1Pe 2.13-14). Isso não significa que devamos, como cristãos, obediência absoluta ao Estado. Nossa consciência está cativa à Palavra de Deus como instância última. 

Em casos de conflito – quando o Estado exige de mim aquilo que a Palavra de Deus proíbe – devo obedecer a Deus e não aos homens. Pois ao colocar-se contra os valores e princípios de Deus, o Estado corrompe seu papel dado por Deus e suas leis são meras leis “humanas” em contraste com as divinas.
Em casos assim, cabe aos cristãos o uso dos meios legítimos para discordar, avisar e alertar o Estado e, finalmente, estar prontos para sofrer as consequências da desobediência à estas leis, como os primeiros cristãos fizeram ao recusar-se a adorar o Imperador, culto oficial e obrigatório do império romano.

Diante do exposto acima, imagino algumas conclusões práticas. Primeira, não devemos jamais temer o tumulto das massas – Deus está no controle. Essa é a confiança dos servos do Altíssimo. Embora tumultos populares organizados tenham sido sempre seja uma arma dos inimigos do povo de Deus para destruir a Igreja, lembremos que Deus sempre reverteu o propósito maligno em favor do seu povo.

Segundo, vejo como legítima a participação dos cristãos em manifestações públicas que sejam ordeiras e pacificas, que não sejam tumultos e que tenham em mente o bem da sociedade e não somente os privilégios dos crentes e evangélicos. Não faz sentido as igrejas se organizarem em passeatas e manifestações e marchas para reivindicar privilégios para os crentes. Estas manifestações são civis, expressões sociais e não um culto. Por exemplo, ao protestarmos contra a aprovação da lei da homofobia devemos fazê-lo essencialmente porque se trata de uma violação da Constituição que garante a todos – e não somente aos crentes – o direito de consciência e de expressão.

Terceiro, não custa lembrar que a maneira da igreja influenciar e mudar a sociedade é fundamentalmente pela pregação do Evangelho de Cristo, chamando governantes e governados ao arrependimento de seus pecados e conversão, pela fé, a Jesus Cristo. Não somente isto, pelo procedimento e pelo exemplo os cristãos se tornam sal e luz do mundo, quando suas obras de amor, arrependimento e fé são vistas pelos incrédulos (Mt 5.14-16). (origem da matéria: http://tempora-mores.blogspot.com/2013/06/apontamentos-sobre-os-tumultos-e.html?spref=bl) 

domingo, 16 de junho de 2013

Sl 150.1-6 - DOXOLOGIA FINAL

O Salmo 150 encerra a última série de cânticos de louvor (146-150) que começaram e terminaram com “louvai ao Senhor”. Chegamos finalmente ao fim do livro de salmos e como trabalhamos um salmo por dia, já se passaram 150 dias ou 5 meses. O incrível nesses propósitos de estudos, leitura, meditação e escrita é que os dias passam e a soma deles completa o propósito.
Da mesma forma, o tempo está passando aqui na terra, e viver com propósitos diante de Deus é bem melhor. Logo, estaremos rumando para a nossa pátria verdadeira.
Aprendi muito com os salmistas, principalmente a orar a Deus por reconhecer nele tudo. Aqui o livro de salmo se encerra com o convite para louvarmos ao Senhor. Ele aqui nos pede que nos derramemos diante de Deus em louvores por qualquer que seja o motivo e ocasião.
Como iremos deixar de louvar a Deus sendo que ele se faz presente diante de nós todo tempo pelas coisas criadas e pela vida que se renova a cada manhã? Eu estou aprendendo a reconhecer a Deus em todos os meus caminhos e isso me tem ajudado e me fortalecido neste mundo que o despreza e o rejeita na maior cara dura...
Os que não creem nele ou não o compreendem ficam pedindo evidências como se fossem abastados por si mesmos e não dependessem de Deus para respirar e da sua misericórdia para lhes dar mais um dia de vida. Não basta a coisa criada nem as suas pegadas na criação, preferem crer no “deus acaso” que ao final levará suas vidas vãs para o nada de onde também vieram. Isso não é sabedoria nem ciência, mas pura soberba e orgulho.
A rejeição do conhecimento de Deus que claramente se manifesta a todos é um ato insano de consequências terríveis e eternas. Esses não louvam ao Senhor e Deus permita que jamais desanimemos de anunciar o evangelho quer ouçam quer deixem de ouvir na esperança de que um dia a sensatez volte e se convertam e se arrependam de tudo.
O comentário de Calvino sobre este salmo apenas diz na sua introdução que ele é o mesmo que o primeiro e mais nada.
The argument of this Psalm is the same with that of the former.
Hallelujah
Sl 150:1 Louvai ao SENHOR.
Louvai a Deus no seu santuário;
louvai-o no firmamento do seu poder.
Sl 150:2 Louvai-o pelos seus atos poderosos;
louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Sl 150:3 Louvai-o com o som de trombeta;
louvai-o com o saltério e a harpa.
Sl 150:4 Louvai-o com o tamborim e a dança,
louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Sl 150:5 Louvai-o com os címbalos sonoros;
louvai-o com címbalos altissonantes.
Sl 150:6 Tudo quanto tem fôlego
louve ao SENHOR.
Louvai ao SENHOR.
Termino conclamando a todos para louvarmos o Senhor em todo tempo e por todo o motivo. Liberte-se das cadeias que te prendem louvando o teu Criador e Redentor hoje e sempre, amém.
        Terminamos nossas reflexões e segmentações de todo o livro de Salmos. Foram 150 reflexões realizadas no período de 18 de janeiro de 2013 a 16 de junho de 2013, exatos 150 dias que correspondem aos 150 capítulos de Salmos.
Aprendemos com Davi e com os principais salmistas como eles oravam, adoravam e reagiam diante das circunstâncias da vida.
Davi, como Jesus - o Filho de Deus, o Filho de Davi -, tinha uma noção fenomenal de Deus como soberano Senhor. Davi esperava no Senhor. Jesus, em seu Pai. Ambos tinham a sabedoria e o discernimento para entenderem os retos caminhos do Senhor e o momento certo de se levantarem e enfrentarem qualquer inimigo que os queriam matar.
A confiança de Davi e de Jesus estava em Deus que não deixaria eles sem o seu socorro e proteção.
Ao ler salmos e segmentá-lo notei ainda em Davi, principalmente, e também nos outros salmistas, um forte clamor e apelo à justiça! Para apelar dessa forma, ou ele buscava a justiça ou estava sendo injustiçado ou via muitas injustiças. Ele conhece o seu Deus o qual é justo e se admira: porque não faria justiça a própria justiça?
Davi fala de justiça, de governo, de administração, de reino, de trono, de juiz, em fim, fala de Deus e de sua providência. Deus é o seu Pai e também o justo juiz de toda a terra!
Davi entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de Deus e na sua providência.
E o que dizer das características proféticas relacionadas a salmos que se aplicaram e se encaixaram como luva na vida e obra de Jesus e do início da igreja? E o que esperar daquelas que sabidamente ainda não ocorreram, mas vemos sendo anunciada profeticamente em salmos?
Salmos é um livro que deve ser estudado de dia e de noite buscando sorver todo seu conteúdo que é inspirado por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que o homem de Deus, nós os cristãos, sejamos perfeitos e perfeitamente instruídos para toda boa obra do Pai.
II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
II Timóteo 3:17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

 A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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