segunda-feira, 11 de março de 2013
segunda-feira, março 11, 2013
Jamais Desista
Salmo 53: 1-7 - DIZ O INSENSATO: NÃO HÁ DEUS!
Salmo
bem pequenino, mas muito profundo! Talvez um dos mais profundos de toda a
Bíblia. Paulo irá citá-lo em suas epístolas reforçando a ideia de que é tolice
a ideia da não existência de Deus. Como já havíamos falado anteriormente, a
Bíblia que é o livro de Deus – assim chamamos – jamais em suas letras questiona
a existência de Deus.
Seu
pressuposto básico é de que existe um Criador e sustentador da vida, soberano,
sábio, tanto transcendente quanto imanente. Por isso que ela fala que o
insensato diz no seu coração que não há Deus. Por que diria isso alguém?
Óbvio
que é para ficarem à vontade em suas práticas que vão de encontro aos
mandamentos de Deus. Não dá para fazer parceria da prática do pecado com Deus,
por isso precisamos de desculpas para justificar os nossos atos.
A
morte de Deus anunciada pelo filósofo alemão, filho de pastores evangélicos
"Deus está morto" ("Gott ist tot" em alemão), Friedrich
Nietzsche (1844-1900) foi uma tentativa desesperada de ficar a sós com seus
pecados. A declaração forte foi uma justificativa de sua consciência que se
perturbava com a ideia do pecado.
Não
dá simplesmente para dizer para nossa consciência que Deus está morto ou que
não existe Deus por que Deus existe. É loucura forçar isso e o máximo que
conseguiremos serão momentos de uma falsa liberdade de Deus. Nunca foi, nem
nunca serão livres os que fazem o que querem, antes aqueles que em tudo se
dominam por causa da justiça, da verdade, do amor, em fim de Cristo!
Calvino,
em sua introdução, bem pouco comentou sobre ele. Apenas disse que é semelhante
ao Salmo 14 e que não careceria de maiores detalhes. Nós já segmentamos o Salmo
14: http://www.jamaisdesista.com.br/2013/01/salmo-14-1-7-Comentados
e Segmentados.html e fizemos algumas reflexões – também está em vídeo: https://youtu.be/zAA6OfnnYg0.
Este salmo sendo quase idêntico ao décimo quarto, não
foi considerado necessário subjugar qualquer comentário distinto.
Para o principal músico de Mahalath.
Um salmo de David para instrução.
Não
há Deus.
Corrompem-se e praticam iniquidade;
já não há quem faça o bem.
Sl 53:2
Do céu,
olha
Deus para os filhos dos homens,
para ver se há quem entenda,
se há quem busque a Deus.
Sl 53:3 Todos se extraviaram
e juntamente se corromperam;
não
há quem faça o bem,
não há nem sequer um.
Sl
53:4 Acaso, não entendem os obreiros da iniquidade?
Esses, que devoram o meu povo como quem
come pão?
Eles não invocam a Deus.
Sl 53:5 Tomam-se de grande pavor,
onde não há a quem temer;
porque Deus dispersa os ossos daquele que
te sitia;
tu os envergonhas,
porque Deus os rejeita.
Sl 53:6
Quem me dera
que
de Sião viesse já o livramento de Israel!
Quando
Deus restaurar a sorte do seu povo,
então,
exultará Jacó,
e Israel se alegrará.
Davi como sempre em seus salmos encerra com uma palavra de
vitória e de esperança para ele ou para seu povo. Ele anseia que já pudesse
estar vindo o livramento de Israel QUANDO Deus irá restaurar todas as coisas.
Nós aguardamos ansiosamente este dia juntamente com a própria natureza. Ele vai
chegar e já não mais tardará! Maranata!
domingo, 10 de março de 2013
domingo, março 10, 2013
Jamais Desista
Salmo 52: 1-9 - CONDENAÇÃO DO ÍMPIO
https://i.pinimg.com/736x/4b/57/59/4b57592585678e82045a77f5e01cf008--faith-quotes-bible-quotes.jpg |
1. Davi
havia derrotado Golias e por isso tinha sido aclamado o que despertou a inveja
de Saul que passou a querer matá-lo.
2. Davi
estava fugindo de Saul (dica de Jonatas, filho de Saul) devido ao seu temor a
Deus!
3. Na
fuga, Davi foi a Nobe, lugar próximo a Jerusalém (I Sm 21:1).
4. Em
Nobe, Davi mente a Aimeleque ou Aís, sumo sacerdote, bisneto de Eli e filho de
Aitube.
a. Come
dos pães da proposição que eram renovados aos sábados e em número de 12, dos
quais serviam somente os sacerdotes (Ex 25:30; Lv 24:5-9; Mc 2:25,26).
b. Apanha a espada de Golias que estava
ali guardada como memorial no santuário.
Observação: estava
ali detido, talvez por causa de lepra (Lv 14:4, 11, 21) Doegue (Idumeu. Seu
nome significa tímido) que seria posteriormente o carrasco de Nobe.
5. De
Nobe, vai para Gate
a. Com medo de Aquis, se fez passar por
doido diante do rei dos filisteus.
6. Saul
persegue Davi, chega em Nobe e dá ordens de extermínio dos sacerdotes e
familiares (I Sm 22:18-19)
a. Saul dá ordens a seus soldados para
matar os sacerdotes e familiares
b. Guardas recusam, mas Doegue executa a
ordem tresloucada de Saul (85 sacerdotes + 300 familiares, entre crianças,
mulheres, animais)
7. Continuou
fugindo e foi parar na caverna de Adulão (significa refúgio) que ficava
distante uns 25 km ao sudoeste de Jerusalém, na metade do caminho entre Gate e
Hebron.
8. Na
caverna encontrou:
a. Seus familiares que por causa de Saul
também fugiam por medo de retaliações
b. Tornou-se chefe de um grupo de pessoas
– “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem
endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e
eram com ele uns quatrocentos homens.” (I Sm 22:2).
9. Após
isso, foi para Mispa de Moabe, para o rei de Moabe, lugar seguro, onde deixou
seus pais até saber o que Deus iria fazer com ele. Ali ficou um pouco de tempo.
10. O
profeta Gade, porém lhe disse para sair daquele lugar seguro e ir para Judá e
ele foi.
11. Em
resumo:
Davi fugia, estava cansado, com fome, com
medo, mentiu, se fez de louco e ainda lhe pesava em seu coração a culpa da
morte dos sacerdotes. Ali estava o homem segundo o coração de Deus, dentro de
uma caverna. Foi ali, naquela caverna, que ele escreve este Salmo 52 (também o
142) onde Deus falara com ele e também ainda hoje, mais de 3.000 anos após,
fala conosco.
Este salmo foi composto por Davi no momento em que a
morte de Abimeleque e os outros sacerdotes se espalharam pelo temor universal
entre as pessoas, indispondo-as por emprestar qualquer semblante à sua causa, e
quando Doeg estava triunfando na questão bem-sucedida de sua informação.
Apoiado, mesmo nessas circunstâncias, pela influência elevada da fé, ele
inventa contra a cruel traição desse informante sem princípios, e se encoraja
pelo reflexo, que Deus, que é juiz no céu, reivindicará os interesses de como
temê-lo, e punir o orgulho dos ímpios.
Para o cantor-chefe. Um salmo de Davi para instrução;
Quando Doeg, o Edomita, veio e contou a Saul, e disse-lhe que Davi havia
entrado na casa de Abimeleque.
Já tive ocasião de observar que o termo mskyl, maskil,
é estrictamente afixado aos salmos em que Davi faz menção de ter sido castigado
por Deus, ou pelo menos admoestado, por algumas espécies de aflição, enviado,
como a vara do professor, para administrar a correção. Disto, temos exemplos
nos Salmos 32 e 42. Como inscrito acima do salmo 45, seu significado é um pouco
diferente. Lá, parece projetado para intimar ao leitor que a música, apesar de
respirar de amor, não pretendia agradar um mero gosto despreocupado, mas
descreve o casamento espiritual de Cristo com sua Igreja. Neste e nos seguintes
salmos, o termo admite ser entendido como instrução significante, mais
particularmente, como o resultado da correção; e Davi, ao empregá-lo,
evidentemente insinuaria que ele estava submetido a julgamentos peculiares
neste momento, para instruí-lo no dever de colocar uma confiança absoluta em
Deus. A parcela da história a que se refere o salmo é bem conhecida. Quando
Davi fugiu para Abimeleque em Nobe, obteve provisões e a espada de Golias das
mãos desse sacerdote, tendo escondido dele o perigo real em que ele estava, e
fingiu que estava executando um negócio secreto e importante do rei. Doegue,
chefe dos pastores do rei, tendo transmitido a informação a Saul, na expectativa
de uma recompensa, era o meio de tirar a raiva do tirano, não só sobre aquele
indivíduo inocente, mas o sacerdócio inteiro. O exemplo sangrento que foi feito
assim deve ter dissuadido o povo de se estender a Davi até os escritórios mais
comuns da humanidade, e todas as vias de alívio pareciam presas ao miserável
exílio. Como Doegue triunfou no sucesso de seu crime, e outros podem ser
tentados, pela recompensa que recebeu, para meditar a ruína de Davi, o encontramos
neste salmo animando sua alma com consolações divinas e desafiando seus
inimigos com o audácia de sua conduta.
Sl 52:1
Por que te glorias na maldade,
ó
homem poderoso?
Pois a bondade de Deus dura para sempre.
Sl
52:2 A tua língua urde planos de destruição;
é qual navalha afiada,
ó praticadora de enganos!
Sl
52:3 Amas o mal antes que o bem;
preferes
mentir a falar retamente.
Sl
52:4 Amas todas as palavras devoradoras,
ó língua fraudulenta!
Sl 52:5 Também Deus te destruirá para
sempre;
há de arrebatar-te
e arrancar-te da tua tenda
e te extirpará da terra dos viventes.
Sl
52:6 Os justos hão de ver tudo isso,
temerão e se rirão dele, dizendo:
Sl 52:7 Eis o homem que não fazia de Deus
a sua fortaleza;
antes, confiava na abundância dos seus
próprios bens
e na sua perversidade se fortalecia.
Sl
52:8 Quanto a mim, porém,
sou como a oliveira verdejante,
na Casa de Deus;
confio na misericórdia de Deus para todo o
sempre.
Sl 52:9 Dar-te-ei graças para sempre,
porque assim o fizeste;
na presença dos teus fiéis,
esperarei no teu nome,
porque é bom.
A palavra de Deus é clara neste salmo de Davi ao apontar para um
tempo futuro onde Deus intervirá na história do homem para julgá-lo e fazer
justiça. O fim do ímpio é certo! O gozo eterno do justo é certo. A Deus toda a
glória!
sábado, 9 de março de 2013
sábado, março 09, 2013
Jamais Desista
Ministério Mais de Deus
Algumas pessoas acreditam que ficar parado é sinônimo de estar seguro, talvez pela falsa sensação de não ser notado ou percebido quando estamos assim, mas na realidade quando paramos nas coisas do céu deixamos de experimentar novas experiências e crescer. Isto vale para qualquer área na vida de uma pessoa, portanto não fique na mesmice da unção de ontem ou de semana passada, caminhe mais em direção a Cruz para a profundidade do Espiritual de Cristo. Venha participar do Primeiro congresso Mais de Deus 2013 para Casais, e leve mais de Deus para sua Família.
sábado, março 09, 2013
Jamais Desista
Salmo 51: 1-19 - CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO
Famoso
salmo de Davi que foi criado por causa de seu pecado com Urias e Bete-Sabá. Ele
foi escrito depois que Natã o confrontou e contando uma pequena parábola
despertou no seu rei a cólera contra quem tinha pecado tão gravemente na
parábola de um rei que querendo agradar seu convidado não tomou de suas ovelhas
para lhe oferecer um banquete, mas do camponês que tinha uma única ovelha.
Assim, a si mesmo atribui o veredito e, então, caindo em si viu que Natã falava
dele mesmo e que aquele homem maligno que acabara de julgar e condenar à morte
era ele mesmo.
Outros
homens também pecaram gravemente na história e uns foram perdoados e outros
poderiam ter sido perdoados, mas seu coração endurecido os levou ao remorso e
não ao arrependimento. Exemplos: Pedro, que também se arrependeu e Judas, que
sendo do maligno, não se arrependeu.
Davi
se arrependeu e Deus o perdoou! Isso é tremendo, não o fato de podermos pecar
para obter o arrependimento, mas o fato de Deus, apesar de nós, nos oferecer o
perdão gratuitamente. Eu não vivo na garantia de que pecando terei
oportunidades de arrependimento. Quem vive assim dessa forma jamais conheceu a
Deus e não é dele, antes do maligno, como Judas foi.
Em
Cristo Jesus, Deus nos perdoou de nossos pecados e nos deu vida nova nos
aceitando agora como filhos dele. O perdão é certo para nós pecadores e a regra
do obter é dar. Por isso que está escrito: ... perdoais as nossas ofensas, como temos perdoado aos nossos ofensores...
É
tão bom sabermos que temos Deus que nos ama apesar de nós e que nos perdoa em
Cristo Jesus. Davi conhecia seu Deus e sua oração é um presente para nós em
aprendizado de relacionamento com Deus. Davi, todavia, não foi poupado das
consequências de seus atos tresloucados, antes sofreu demasiadamente.
Se
na hora da transgressão lhe fosse mostrado o preço a pagar, jamais, quero crer,
o autor deste Salmo 51, Davi, teria se enveredado por este caminho reprovado
por Deus. Quer um conselho sobre esta situação que você está vivendo? Cai fora
urgentemente, antes que sejas devorado(a).
Aprendemos a causa que levou à composição deste salmo por
causa do título anexado a ele, e que imediatamente será submetido a nossa
consideração. Durante um longo período depois de sua melancólica queda, Davi
parece ter mergulhado em uma letargia espiritual; mas, quando despertou com a
exposição de Nathan, ele estava cheio de auto-aversão e humilhação aos olhos de
Deus, e estava ansioso para testemunhar o arrependimento dele ao redor dele e
deixar alguma prova duradoura para a posteridade. No começo do salmo, tendo os
olhos direcionados para o atormentado de sua culpa, ele se encoraja a desejar o
perdão, considerando a infinita misericórdia de Deus. Isso ele exalta em termos
elevados, e com uma variedade de expressões, como alguém que sentiu que ele
merecia multiplicar a condenação. Na parte posterior do salmo, ele ora pela
restauração do favor de Deus, consciente de que ele mereceu ser expulso para
sempre e privado de todos os dons do Espírito Santo. Ele promete, se o perdão fosse
concedido a ele, manter-se em profundidade de gratidão. Para a conclusão, ele
declara que é para o bem da Igreja que Deus deve conceder seu pedido; e, de
fato, quando a maneira peculiar em que Deus depositou sua aliança de graça com
Davi é considerada, não pode deixar de ser sentida que a esperança comum da
salvação de todos deve ter sido abalada na suposição de sua rejeição final.
Para o principal músico. Um salmo de Davi, quando o
profeta Natã veio até ele, depois de ter adulterado com Bate-Seba.
Quando Nathan, o profeta, chegou a ele, expressa-se claramente
que o profeta tenha vindo antes de o salmo ter sido escrito, provando, como
faz, a profunda letargia em que Davi deve ter caído. Foi uma circunstância
maravilhosa que um homem tão grande, e um tão eminentemente dotado com o
Espírito, deveria ter continuado nesse estado perigoso por mais de um ano. Nada
além de influência satânica pode explicar esse estupor de consciência que
poderia levá-lo a desprezar ou a diminuir o julgamento divino que ele havia
incorrido. Ele serve, além disso, para marcar a momento em que ele havia caído,
que ele parece não ter compungido seu pecado até que o profeta veio até ele.
Temos aqui uma ilustração impressionante, ao mesmo tempo, da misericórdia de
Deus ao enviar o profeta para recuperá-lo quando ele vagou. Nesta visão, há uma
antítese na repetição da palavra veio. Foi quando Davi pecou com Bate-Seba que
Nathan veio até ele. Por esse passo pecaminoso, ele se colocou a uma distância
de Deus; e o Divino Deus foi exibido de forma significativa ao contemplar sua
restauração. Não imaginamos que Davi, durante este intervalo, ficou tão privado
do sentido da religião como não mais reconhecer a supremacia do Ser Divino. Com
toda a probabilidade, ele continuou a orar diariamente, envolvido nos atos de
adoração divina e visando conformar sua vida com a lei de Deus. Não há razão
para pensar que a graça estava completamente extinta em seu coração; mas apenas
que ele era possuído por um espírito de negligência em um ponto particular, e
trabalhou sob uma insensibilidade fatal quanto à sua exposição presente à ira
divina. A graça, ou o que quer que seja que ele possa emitir em outras
direções, foi sufocada, por assim dizer, nisso. Bem, possamos tremer para contemplar
o fato de que um profeta tão sagrado, e um rei tão excelente, deveria ter se
afundado em tal condição! Que a sensação de religião não estava totalmente
extinta em sua mente, é provada pela maneira como ele foi afetado imediatamente
após receber a repreensão do profeta. Tal foi o caso, ele não poderia ter
gritado como ele, "eu pequei contra o Senhor" (2 Samuel 12:13), nem
ele se teria submetido tão facilmente, no espírito da mansidão, à admoestação e
correção. A este respeito, ele deu um exemplo a todos, como pode ter pecado
contra Deus, ensinando-lhes o dever de cumprir humildemente os apelos ao
arrependimento, que podem ser dirigidos a eles por seus servos, em vez de
permanecerem sob o pecado até que sejam surpreendido pela vingança final do Céu.
Sl 51:1
Compadece-te de mim, ó Deus,
segundo
a tua benignidade;
e,
segundo a multidão das tuas misericórdias,
apaga as minhas transgressões.
Sl 51:2
Lava-me completamente da minha iniquidade
e
purifica-me do meu pecado.
Sl 51:3 Pois eu conheço as minhas
transgressões,
e o meu pecado está sempre diante de mim.
Sl
51:4 Pequei contra ti,
contra ti somente,
e fiz o que é mau perante os teus olhos,
de maneira que serás tido por justo no teu
falar
e puro no teu julgar.
Sl
51:5 Eu nasci na iniquidade,
e em pecado me concebeu minha mãe.
Sl
51:6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo
e no recôndito me fazes conhecer a
sabedoria.
Sl
51:7 Purifica-me com hissopo,
e ficarei limpo;
lava-me,
e ficarei mais alvo que a neve.
Sl
51:8 Faze-me ouvir júbilo e alegria,
para que exultem os ossos que esmagaste.
Sl
51:9 Esconde o rosto dos meus pecados
e apaga todas as minhas iniqüidades.
Sl
51:10 Cria em mim, ó Deus,
um coração puro
e
renova dentro de mim
um espírito inabalável.
Sl
51:11 Não me repulses da tua presença,
nem me retires o teu Santo Espírito.
Sl
51:12 Restitui-me a alegria da tua salvação
e sustenta-me com um espírito voluntário.
Sl
51:13 Então,
ensinarei aos transgressores
os teus caminhos,
e os pecadores
se converterão a ti.
Sl
51:14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus,
Deus da minha salvação,
e
a minha língua
exaltará a tua justiça.
Sl
51:15 Abre, Senhor,
os meus lábios,
e a minha boca manifestará os teus
louvores.
Sl
51:16 Pois não te comprazes em sacrifícios;
do contrário, eu tos daria;
e
não te agradas de holocaustos.
Sl 51:17 Sacrifícios agradáveis a Deus
são o espírito quebrantado;
coração
compungido e contrito,
não o desprezarás, ó Deus.
Sl
51:18 Faze bem a Sião,
segundo a tua boa vontade;
edifica
os muros de Jerusalém.
Sl 51:19 Então, te agradarás
dos sacrifícios de justiça,
dos holocaustos
e das ofertas queimadas;
e sobre o teu altar
se oferecerão novilhos.
O salmo é lindo e uma grande lição no nosso relacionamento com
Deus que todas as coisas vê. Ele está certo de que Deus não aceitará
sacrifícios nem ofertas nem holocaustos tendo um coração contrário e rebelde. O
que agrada a Deus é: espírito quebrantado, coração compungido e contrito. sexta-feira, 8 de março de 2013
sexta-feira, março 08, 2013
Jamais Desista
Salmo 50: 1-26 - UM CONVITE A OUVIR E A OBEDECER A VOZ DE DEUS
O
Todo-Poderoso está falando por este salmo, mediante o Espírito Santo na vida de
seu servo Asafe e conclamando toda a terra e seus habitantes a ouvirem a sua
voz e a obedecerem ao Senhor e a ele render graças em tudo por que ele tem
cuidado de nós.
Interessante
eu estar segmentando hoje este salmo, pois ontem tive um dia difícil e confesso
que entrei em meu santuário para orar munido de escopeta, metralhadora, bazuca,
canhão, raio laser, espada, faca, punhal, granada, pedras e outras coisas. Um
de meus santuários é o local onde costumeiramente passo cerca de 18% do dia, de
segunda a sexta-feira, indo e vindo de meu trabalho. Isso mesmo, em meu carro!
Enquanto
dirijo, gosto de ouvir a bíblia, canções, orar, conversar com Deus e com os
anjos, ouvir livros, adorar, louvar a Deus. No entanto, ontem eu estava armado
por causa de uma série indesejada de acontecimentos e pronto para
“desabafar”... mas logo, logo, somente foi apertar o cinto de segurança que o
Espírito Santo me tomou e colocou em minha boca a canção do salmo 42:11 e 43:5
“Por que te abates, ó minha alma? E te
comoves, perdendo a calma? Não tenhas medo, em Deus espera, Porque bem cedo,
Jesus virá.” (http://www.harpacrista.org/hino/193-a-alma-abatida/).
Em
seguida, O Espírito ministrou em meu coração: Filho, se sou eu teu Deus, o que
está te faltando? Não tenho eu cercado você com minha bondade e misericórdia?
Não tenho eu te chamado para ser meu filho? Não tenho eu te colocado nesta
terra para dares testemunho de mim e evangelizares os povos por meio de minha
palavra? Não tenho eu....
Aí,
eu pensei que seria melhor eu dar graças pelo que ele me tem dado e como cuida
de mim em todo tempo do que ficar a reclamar e a murmurar pelo que ainda não
tenho. Então, o Espírito Santo me deu um espírito de gratidão tão grande que
até pelo ar para respirar eu louvava a Deus.
Mulher,
seja agradecida diante de Deus neste dia por que o teu senhor é Deus forte que
está contigo em todo tempo. Desarme-se das armas de guerra e coloque em teus
lábios uma nova canção para o teu Deus e teu Senhor. Parabéns as minhas
mulheres em especial: filha, esposa e mãe. Parabéns também a todas as mulheres!
Meditem neste salmo e não somente se dediquem à oração como também às ações de
graça.
Calvino
comentou sobre este salmo, em sua introdução. Há muitos hipócritas e religiosos
de aparência e de ritos que não tem o Espírito. O salmista mostra que a
adoração a Deus é espiritual e baseada em duas partes, orações e ações de
graça:
Sempre houve hipócritas na Igreja, homens que
colocaram a religião em mera observância de cerimônias externas, e entre os
judeus havia muitos que voltavam sua atenção inteiramente para as figuras da
Lei, sem considerar a verdade que estava representada sob elas. Eles acreditavam
que nada lhes fora exigido, mas somente seus sacrifícios e outros ritos. Este
salmo ocupa-se com a repreensão deste erro grosseiro, e o profeta expõe em
termos severos a desonra que é lançada sobre o nome de Deus ao confundir a
cerimônia com a religião, mostrando que a adoração de Deus é espiritual e
consiste em duas partes, oração e ação de graças.
Uma canção de Asaph.
O profeta levanta a ingratidão de tais pessoas para a
nossa reprovação, como provando-se indigno da honra que lhes foi colocada, e se
degradando por um uso degenerado deste mundo. Desse modo, vamos aprender que,
se somos miseráveis aqui, deve ser por culpa nossa; pois, se possamos
discernir e melhorar adequadamente as muitas misericórdias que Deus nos
concedeu, não queremos, nem mesmo na terra, um antegozo da bem-aventurança
eterna. Deste modo, no entanto, estamos aumentando a nossa corrupção. Os
perversos, mesmo na terra, têm uma preeminência sobre os animais do campo na
razão e na inteligência, que formam parte da imagem de Deus; mas em referência
ao fim que os espera, o profeta coloca ambos em um nível e declara que, sendo
despojado de toda a sua vã glória, eles acabarão perecendo como os animais.
Suas almas realmente sobreviverão, mas não é menos verdade que a morte os
expedirá à desgraça eterna.
Sl 50:1
Fala o Poderoso,
o
SENHOR Deus,
e chama a terra
desde o Levante até ao Poente.
Sl 50:2 Desde Sião,
excelência de formosura,
resplandece Deus.
Sl
50:3 Vem o nosso Deus
e
não guarda silêncio;
perante ele arde um fogo devorador,
ao seu redor esbraveja grande tormenta.
Sl
50:4 Intima os céus lá em cima
e a terra, para julgar o seu povo.
Sl
50:5 Congregai os meus santos,
os que comigo fizeram aliança por meio de
sacrifícios.
Sl
50:6 Os céus anunciam a sua justiça,
porque é o próprio Deus que julga.
Sl
50:7 Escuta, povo meu,
e eu falarei;
ó Israel,
e
eu testemunharei contra ti.
Eu sou Deus, o teu Deus.
Sl
50:8 Não te repreendo pelos teus sacrifícios,
nem pelos teus holocaustos continuamente
perante mim.
Sl
50:9 De tua casa não aceitarei novilhos,
nem bodes, dos teus apriscos.
Sl 50:10 Pois são meus todos os animais do
bosque
e as alimárias aos milhares sobre as
montanhas.
Sl
50:11 Conheço todas as aves dos montes,
e são meus todos os animais que pululam no
campo.
Sl
50:12 Se eu tivesse fome,
não to diria,
pois o mundo é meu
e quanto nele se contém.
Sl
50:13 Acaso, como eu carne de touros?
Ou bebo sangue de cabritos?
Sl 50:14 Oferece a Deus sacrifício
de ações de graças
e
cumpre os teus votos
para com o Altíssimo;
Sl
50:15 invoca-me no dia da angústia;
eu te livrarei,
e tu me glorificarás.
Sl
50:16 Mas ao ímpio diz Deus:
De que te serve repetires
os meus preceitos
e teres nos lábios a minha aliança,
Sl
50:17 uma vez que aborreces
a disciplina
e
rejeitas
as minhas palavras?
Sl
50:18 Se vês um ladrão,
tu te comprazes nele
e aos adúlteros te associas.
Sl
50:19 Soltas a boca para o mal,
e a tua língua trama enganos.
Sl
50:20 Sentas-te para falar
contra teu irmão
e difamas o filho de tua mãe.
Sl
50:21 Tens feito estas coisas,
e eu me calei;
pensavas
que eu era teu igual;
mas eu te argüirei
e porei tudo à tua vista.
Sl
50:22 Considerai, pois, nisto,
vós que vos esqueceis de Deus,
para que não vos despedace,
sem haver quem vos livre.
Sl
50:23 O que me oferece sacrifício de ações de graças,
esse me glorificará;
e
ao que prepara o seu caminho,
dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.
Gostei muito deste salmo de Asafe e entendo que nossa vida não é
nem consiste naquilo que fazemos embora parece principal o que fazemos. Por
exemplo, o crente não é assaltado, antes vive uma circunstância que ele não
quer, mas que ali é posto para glorificar a Deus diante daqueles homens maus.
Crente não compra imóveis, mas ali está para dar testemunho da sua fé em Deus por
meio de suas ações e palavras santas. O fato “ser assaltado” ou “comprar
imóveis” é secundário, sendo o principal o glorificar a Deus. Entenderam? Se
não, ainda continuarei a meditar nisso.
quinta-feira, 7 de março de 2013
quinta-feira, março 07, 2013
Jamais Desista
Salmo 49: 1-20 - A VAIDADE DO HOMEM
O
que vemos no Salmo 49 de Corá? Eu li e o segmentei e vi que o seu autor faz um
contraste entre o ímpio e o que teme a Deus. Os ricos e suas riquezas, os
sábios e suas sabedorias, como o estulto e suas estultícias morrerão, mas Deus
tomará para si a alma do justo.
Ele
começa invocando os povos e falando que a sabedoria dará instruções por meio de
sua fala. Ele procura juntar todos diante de si e falar ao rico e ao pobre, ao
culto e ao néscio. Ele então começa a falar e a dizer que todos nós passamos
por tribulações.
Quem
dera eu pudesse escolher a minha tribulação ou a minha circunstância que terei
de viver no dia de hoje. Eu não posso, mas posso, diante delas, reagir dando
glórias a Deus ou rejeitando o seu conhecimento. O autor diz que nesses dias,
os dias de nossas tribulações, ele não irá dar ocasião ao medo, principalmente
se a tribulação estiver ocorrendo por causa do ímpio e seus caminhos tortuosos
de ganância.
O
homem mal tem o centro de sua confiança não em Deus, mas em suas riquezas e
posses e coisas terrenas. Será que essas coisas poderão livrá-lo na hora da
morte quanto tiver de enfrentar a pior de todas as tribulações de todos os
seres humanos? Ele então pede a Deus que o livre e que o guarde da corrupção.
Ele
também vê em suas reflexões que tanto morre o sábio quanto o estulto, o rico
quanto o pobre. Somente Deus pode resgatar o homem da morte tomando-o para si.
Foi isso que aconteceu com Jesus, pois a morte não teve domínio sobre ele e o
resgate que não podíamos pagar, ele pagou por todos nós.
No
comentário de Calvino, em sua introdução, também se nota isso:
Para o músico-chefe, um salmo dos filhos de Corá
Sl 49:1
Povos todos,
escutai
isto;
dai
ouvidos,
moradores todos da terra,
Sl 49:2 tanto plebeus como os de fina
estirpe,
todos juntamente, ricos e pobres.
Sl 49:3
Os meus lábios
falarão
sabedoria,
e o meu
coração
terá
pensamentos judiciosos.
Sl 49:4
Inclinarei os ouvidos
a
uma parábola,
decifrarei
o
meu enigma ao som da harpa.
Sl 49:5 Por que hei de eu temer nos dias
da tribulação,
quando me salteia a iniquidade dos que me
perseguem,
Sl 49:6 dos que confiam nos seus bens
e na sua muita riqueza se gloriam?
Sl 49:7 Ao irmão, verdadeiramente,
ninguém o pode remir,
nem
pagar por ele a Deus
o seu resgate
Sl 49:8 (Pois a redenção da alma deles é
caríssima,
e cessará a tentativa para sempre.),
Sl 49:9 para que continue a viver
perpetuamente
e não veja a cova;
Sl
49:10 porquanto
vê-se morrerem os sábios
e perecerem tanto o estulto como o inepto,
os quais deixam a outros as suas riquezas.
Sl 49:11 O seu pensamento íntimo é
que as suas casas serão perpétuas
e,
as suas moradas,
para todas as gerações;
chegam a dar seu próprio nome às suas
terras.
Sl 49:12 Todavia,
o homem não permanece em sua ostentação;
é,
antes,
como os animais, que perecem.
Sl 49:13 Tal proceder é estultícia deles;
assim mesmo os seus seguidores aplaudem o
que eles dizem.
Sl
49:14 Como ovelhas são postos na sepultura;
a morte é o seu pastor;
eles descem diretamente para a cova,
onde a sua formosura se consome;
a sepultura é o lugar em que habitam.
Sl 49:15 Mas Deus remirá a minha alma do
poder da morte,
pois ele me tomará para si.
Sl
49:16 Não temas,
quando alguém se enriquecer,
quando avultar a glória de sua casa;
Sl 49:17 pois, em morrendo,
nada levará consigo,
a sua glória não o acompanhará.
Sl 49:18 Ainda que durante a vida
ele se tenha lisonjeado,
e
ainda que o louvem
quando faz o bem a si mesmo,
Sl 49:19 irá ter com a geração de seus
pais,
os quais já não verão a luz.
Sl 49:20 O homem, revestido de honrarias,
mas sem entendimento,
é, antes, como os animais, que perecem.
Nada adianta, nem resolvem as honrarias, riquezas, sabedorias,
inteligência, fama, etc... sem o entendimento, pois todos nós morreremos e
haveremos de ver corrupção, mas os justos resplandecerão para a glória de Deus.