segunda-feira, 24 de março de 2014
segunda-feira, março 24, 2014
Jamais Desista
Juízes 19:1-30 – GRANDE VIOLÊNCIA POR PARTE DOS HOMENS DE GIBEÁ.
Entramos, finalmente, finalizando este livro, na
última seção, da terceira parte de nossa divisão de Juízes: 3. OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25.
Na praça ficaram um bom tempo até que apareceu um
homem que voltava do trabalho, já tarde da noite, de seu campo onde trabalhava,
e conversando com eles, resolveu abrigá-los em sua própria casa, pois ali era
muito perigoso.
Como temos visto, é importante essa repetição, até o
presente momento nada tinha dado certo na vida dos filhos de Israel depois da
morte de seus grandes líderes que começaram tudo isso: Moisés e seu substituto,
Josué. E o livro de Juízes vem demonstrando claramente esse fracasso de Israel
como se fosse uma introdução para introduzir a figura do rei em Israel.
Esta terceira e última parte também foi subdividida
em duas. Já vimos a primeira delas: A.
Um levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31. E, agora a última: B. Um
levita e a violência em Israel – 19:1 – 21:25.
B.
Um levita e a violência em Israel – 19:1 – 21:25.
A situação tinha se agravado tanto em Israel que
eles, os filhos de Israel, já estavam se comportando como os antigos habitantes
daquele lugar. A palavra de Deus estava se cumprindo neles por falta de atitude
e fé nas promessas de Deus, além do interesse estranho por aquelas culturas
estranhas e condenadas por Deus.
O resultado disso foi uma grande guerra civil entre
as tribos. O encerramento bruto e repugnante do livro de Juízes deixa claro a
intenção do autor de fazer desse relato uma introdução para a figura do rei em
Israel como aquele que irá resgatar os valores, conduzir o povo de volta à
aliança com Deus e à união – 17:6; 18:1;
19:1; 21:25.
Por incrível que pareça, nessa narrativa, os homens
que vieram a pecar, como os filhos de Sodoma e Gomorra que foram destruídos,
foram os da tribo de Benjamim e a cidade, justamente aquela em que nascerá seu
grande e primeiro rei Saul. É já o preparativo da tese da rejeição de Benjamim e
da escolha de Judá.
A ênfase, conforme a BEG, sobre o ato do levita de
cortar sua concubina em doze partes a fim de comunicar Israel (um paralelo
claro com o ato de Saul em I Sm 11:6-8) teve uma repercussão negativa tanto
para Benjamim quanto para Saul. Por fim, Judá, a tribo de Davi, foi escolhida
pelo Senhor para liderar o ataque aos benjamitas – 1:1-2; 20:18 - os quais
foram considerados como se fossem cananeus!
Ainda dividiremos essa seção “B” em três partes: 1.
A violência dos homens de Gibeá – 19:1-30. 2. A violência contra os homens de
Gibeá – 20:1-48. E, finalmente, a violência contra Jabes-Gileade – 21:1-25.
1.
A violência dos homens de Gibeá – 19:1-30.
A primeira parte desta última seção do livro dá
início a um processo de violência repetida, desencadeada por um acontecimento
que envolveu um levita e sua concubina no território de Benjamim.
Reparem no mesmo começo do capítulo 18 e também de
17:6 e 21:25. A ênfase clara é que não havia rei em Israel e a conclusão óbvia
é que Israel precisa urgente de um rei, preferencialmente da tribo de Judá e
não de Benjamim.
Gibeá era conhecida na época como a cidade natal de
Saul! Justamente onde se desenrola essa história triste, desumana e semelhante
somente com a história dos homens de Sodoma e Gomorra que foram destruídos pelo
Senhor.
Reparemos também que o levita e a sua concubina não
quiseram passar a noite de jeito algum em cidades que não fosse dos filhos de
Israel. Recusaram passar a noite em Jebus – que é Jerusalém – por temerem o mal
e acabaram se dando muito mal onde resolveram ficar.
Na casa do hospedeiro, eles comeram, beberam,
conversaram, se alegraram até que os homens maus, filhos de Belial, vão ao
encontro dos visitantes à porta da casa do senhor e querem com o homem praticar
coisas inconvenientes como assim faziam os habitantes de Sodoma e Gomorra.
Ao invés disso, pela oposição do dono da casa,
resolvem se contentar, em seu mau agir, com a concubina do levita que estava
resolvendo a sua vida com ela, isto é, eles estavam se reconciliando.
O levita tinha ido de encontro a sua concubina que o
havia traído com outro homem e na casa do pai dela passaram alguns dias antes
dessa viagem. Parecia que tudo estava já resolvido na vida deles e um novo
começo os aguardava.
O fato é que a concubina teve de pagar a conta com
os filhos de Belial que abusaram dela a noite toda e a deixaram morta pela
manhã, na porta da própria casa onde seu senhor se hospedará e dormira
tranquilamente.
Jz
19:1 Aconteceu também naqueles dias,
em que não havia rei em Israel,
que houve um
homem levita, que, peregrinando aos lados
da
montanha de Efraim, tomou para si
uma
concubina, de Belém de Judá.
Jz 19:2 Porém a sua concubina
adulterou contra ele, e deixando-o,
foi para a casa
de seu pai, em Belém de Judá,
e
esteve ali alguns dias, a saber, quatro meses.
Jz 19:3 E seu marido se
levantou, e foi atrás dela,
para lhe falar
conforme ao seu coração,
e
para tornar a trazê-la;
e o seu moço e um
par de jumentos iam com ele;
e ela o levou à
casa de seu pai, e, vendo-o o pai da moça,
alegrou-se
ao encontrar-se com ele.
Jz 19:4 E seu sogro, o pai da
moça, o deteve, e ficou com ele três dias;
e comeram e
beberam, e passaram ali a noite.
Jz 19:5 E sucedeu que ao quarto
dia pela manhã, de madrugada,
ele levantou-se
para partir; então o pai da moça disse a seu
genro:
Fortalece o teu coração com um bocado de
pão,
e depois partireis.
Jz 19:6 Assentaram-se, pois, e
comeram ambos juntos, e beberam;
e disse o pai da
moça ao homem: Peço-te que ainda esta
noite
queiras passá-la aqui,
e
alegre-se o teu coração.
Jz 19:7 Porém o homem
levantou-se para partir;
mas seu sogro o
constrangeu a tornar a passar ali a noite.
Jz 19:8 E, madrugando ao quinto
dia pela manhã para partir,
disse o pai da
moça:
Ora, conforta o
teu coração. E detiveram-se até já declinar
o
dia; e ambos juntos comeram.
Jz 19:9 Então o homem
levantou-se para partir,
ele, e a sua
concubina, e o seu moço; e disse-lhe seu sogro,
o
pai da moça: Eis que já o dia declina
e
a tarde já vem chegando;
peço-te que aqui
passes a noite;
eis
que o dia já vai acabando, passa aqui a noite,
e
que o teu coração se alegre;
e
amanhã de madrugada levanta-te a caminhar,
e
irás para a tua tenda.
Jz 19:10 Porém o homem não quis
ali passar a noite,
mas levantou-se,
e partiu, e chegou até defronte
de
Jebus (que é Jerusalém), e com ele o par de
jumentos
albardados, como também a sua concubina.
Jz 19:11 Estando, pois, já perto
de Jebus,
e tendo-se já
declinado muito o dia,
disse
o moço a seu senhor:
Vamos agora, e
retiremo-nos a esta cidade dos jebuseus,
e
passemos ali a noite.
Jz 19:12 Porém disse-lhe seu
senhor:
Não nos
retiraremos a nenhuma cidade estranha,
que
não seja dos filhos de Israel;
mas iremos até Gibeá.
Jz 19:13 Disse mais a seu moço:
Vamos, e
cheguemos a um daqueles lugares,
e
passemos a noite em Gibeá ou em Ramá.
Jz 19:14 Passaram, pois,
adiante, e caminharam, e o sol se lhes pôs
junto a Gibeá,
que é cidade de Benjamim.
Jz 19:15 E retiraram-se para lá,
para passarem a noite em Gibeá;
e, entrando ele,
assentou-se na praça da cidade,
porque
não houve quem os recolhesse em casa
para
ali passarem a noite.
Jz 19:16 E eis que um velho
homem vinha à tarde do seu trabalho
do campo; e era este homem da montanha de Efraim,
mas
peregrinava em Gibeá; eram porém os homens
deste
lugar filhos de Benjamim.
Jz 19:17
Levantando ele, pois, os olhos, viu a este viajante
na
praça da cidade, e disse o ancião:
Para onde vais, e
donde vens?
Jz 19:18 E ele lhe disse:
Viajamos de Belém
de Judá até aos lados da montanha
de
Efraim, de onde sou; porquanto fui a Belém de
Judá,
porém agora vou à casa do SENHOR;
e
ninguém há que me recolha em casa.
Jz 19:19 Todavia
temos palha e pasto para os nossos
jumentos,
e também pão e vinho há para mim,
e
para a tua serva, e para o moço que vem
com
os teus servos; de coisa nenhuma há falta.
Jz 19:20 Então disse o ancião:
Paz seja contigo;
tudo quanto te faltar fique ao meu cargo;
tão-somente
não passes a noite na praça.
Jz 19:21 E levou-o à sua casa, e
deu pasto aos jumentos;
e, lavando-se os
pés, comeram e beberam.
Jz 19:22 Estando eles alegrando
o seu coração,
eis que os homens
daquela cidade (homens que eram filhos de
Belial)
cercaram a casa, batendo à porta;
e
falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo:
Tira para fora o
homem que entrou em tua casa,
para
que o conheçamos.
Jz 19:23 E o homem, dono da
casa, saiu a eles e disse-lhes:
Não, irmãos meus,
ora não façais semelhante mal;
já
que este homem entrou em minha casa,
não
façais tal loucura.
Jz 19:24 Eis que
a minha filha virgem e a concubina dele
vo-las
tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas
o
que parecer bem aos vossos olhos;
porém
a este homem não façais essa loucura.
Jz 19:25 Porém aqueles homens
não o quiseram ouvir;
então aquele
homem pegou da sua concubina,
e
lha tirou para fora; e eles a conheceram
e
abusaram dela toda a noite até pela manhã,
e,
subindo a alva, a deixaram.
Jz 19:26 E ao
romper da manhã veio a mulher,
e
caiu à porta da casa daquele homem,
onde estava seu
senhor, e ficou ali até que se fez claro.
Jz 19:27 E, levantando-se seu
senhor pela manhã,
e abrindo as
portas da casa, e saindo a seguir o seu caminho,
eis
que a mulher, sua concubina, jazia à porta da
casa,
com as mãos sobre o limiar.
Jz 19:28 E ele lhe disse:
Levanta-te, e
vamo-nos, porém ela não respondeu;
então,
levantando-se o homem a pôs sobre o jumento,
e
foi para o seu lugar.
Jz 19:29 Chegando, pois, à sua
casa, tomou um cutelo,
e pegou na sua
concubina, e a despedaçou com os seus ossos
em
doze partes; e enviou-as por todos os termos de
Israel.
Jz 19:30 E sucedeu que cada um que
via
aquilo dizia:
Nunca tal se fez,
nem se viu desde o dia em que os filhos
de
Israel subiram da terra do Egito,
até
ao dia de hoje;
ponderai
isto, considerai, e falai.
Acho linda a questão da hospitalidade da época, mas
altamente reprovável o pouco caso com algumas pessoas da casa como foi a
concordância pacífica com a concubina que foi entregue nas mãos dos filhos de
Belial para ser abusada até a morte.
Se o Senhor os livrou das mãos deles, não livraria
ela também se eles se opusessem? Certamente que sim. É como diz Datena, na
Record: ISSO É UMA VERGONHA!
A história vergonhosa desse ato tem continuidade no
próximo capítulo.
...
domingo, 23 de março de 2014
domingo, março 23, 2014
Jamais Desista
Juízes 18:1-31 – OS DANITAS E OS LEVITAS.
Estamos já, finalizando este livro, na terceira parte de nossa divisão de Juízes: 3. OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25.
Como temos visto, até o presente momento nada tinha
dado certo na vida dos filhos de Israel depois da morte de seus grandes líderes
que começaram tudo isso: Moisés e seu substituto, Josué. E o livro de Juízes
vem demonstrando claramente esse fracasso de Israel como se fosse preparado para
introduzir a figura do rei em Israel.
Esta terceira e última parte também foi subdividida em
duas. Estamos ainda vendo a primeira
parte delas. A. Um levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31.
No capítulo 17, vimos a primeira seção dessa divisão que
falou de Mica e o levita – 17:1-13. Agora, veremos a segunda seção: 2. Os
danitas e o levita – 18:1-31. Depois, veremos a última parte: B. Um levita e a
violência em Israel – 19:1 – 21:25.
2. Os
danitas e o levita – 18:1-31.
O capítulo 18 começa exatamente como está no verso 6 -
muito comprometedor -, que anunciava claramente e explicava a razão desse
fracasso: “Naqueles dias não havia rei em
Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.”
A sorte ainda não tinha caído para os danitas que
buscavam herança para habitar.
Cinco homens da tribo de Dã, chamados de valorosos –
na ARA, está traduzido como homens valentes -, são enviados a espiar a terra e
no seu caminho chegaram à região montanhosa de Efraim, até à casa de Mica, onde
pernoitaram.
Dentro da casa de Mica, reconheceram a voz do levita
que tinha sido contatado por Mica para ser sacerdote dele e eles o interrogam.
Aproveitando o ensejo da visita e a coincidência do
encontro com o levita pediram conselho do Senhor para eles, pois estavam preocupados
se iriam ou não prosperarem em sua jornada de espiar a terra.
O levita os acalmou e disse boas palavras a eles que
tudo daria certo e voltariam em paz e assim se sucedeu. E eles relataram aos
danitas tudo o que tinha se passado e como o povo da região de Laís era
pacífico, descuidado e estavam longe de proteção de outros povos, além do que
não tinham aliança com ninguém.
A consulta feita, as palavras faladas e os resultados
alcançados poderiam dar a impressão de que Deus aprovou e abençoou essa jornada,
mas tudo indica o contrário que de Deus não tinha nada.
Ainda assim as características desse povo nos lembra
de sermos vigilantes e nada tranquilos com relação à nossa situação e posição,
além do que melhor é termos amigos e com eles nos relacionarmos do que vivermos
isolados e alheios a tudo. Provérbios nos ensina isso em 18:1 - O solitário busca o seu próprio interesse e
insurge-se contra a verdadeira sabedoria.
No caminho, novamente a casa de Mica e dessa vez, os
danitas não somente levaram os deuses de Mica como também subornaram o levita
para ser ele sacerdote deles.
O levita, não de olho em Deus, mas de olho nas
recompensas e no prestígio e fama, vai com eles feliz e jubilante. Mica fica só
e tenta reagir, reunindo homens para ir de encontro aos danitas, mas fica com
medo depois de se aproximar deles e volta para seu caminho, certamente a fazer
novos deuses.
Realmente o quadro que o narrador bíblico pinta da
situação de Israel naquela época era terrível e tudo indicava ser o problema da
falta de um rei.
Os danitas roubam a Mica e depois ainda são bem
sucedidos na conquista da terra de Laís – dos homens descansados, tranquilos e
confiados - e mudam o nome da cidade para Dã, a cidade de Dã.
Os filhos de Dã, então, resolvem levantar a
estátua, a imagem de escultura de Mica,
e ordenam como sacerdotes Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés.
Jz
18:1 Naqueles dias não havia rei em Israel;
e nos mesmos dias a tribo dos
danitas buscava para si
herança para
habitar; porquanto até àquele dia entre
as tribos de
Israel não lhe havia caído por sorte sua herança.
Jz
18:2 E enviaram os filhos de Dã, da sua tribo, cinco homens dentre eles,
homens valorosos, de Zorá e de
Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e
lhes disseram: Ide, reconhecei a terra.
E chegaram à montanha de Efraim,
até à casa de Mica,
e passaram ali a
noite. Jz 18:3 E quando eles estavam junto
da
casa de Mica, reconheceram a voz do moço,
do
levita; e dirigindo-se para lá, lhe disseram:
Quem te trouxe
aqui? Que fazes aqui? E que é que tens aqui?
Jz 18:4 E ele lhes disse:
Assim e assim me
tem feito Mica; pois me tem contratado,
e eu
lhe sirvo de sacerdote.
Jz 18:5 Então lhe disseram:
Consulta a Deus,
para que possamos saber se prosperará
o
caminho que seguimos.
Jz 18:6 E disse-lhes o sacerdote:
Ide em paz; o
caminho que seguis está perante o SENHOR.
Jz 18:7 Então foram-se aqueles
cinco homens,
e chegaram a Laís;
e viram que o povo que havia
no
meio dela estava seguro,
conforme
ao costume dos sidônios,
quieto
e confiado; nem havia autoridade
alguma do reino
que por qualquer coisa envergonhasse
a
alguém naquela terra;
também estavam
longe dos sidônios,
e
não tinham relação com ninguém.
Jz 18:8 Então voltaram a seus
irmãos, a Zorá e a Estaol,
os quais lhes
disseram:
Que dizeis vós?
Jz 18:9 E eles disseram:
Levantai-vos, e
subamos contra eles; porque examinamos
a
terra, e eis que é muitíssimo boa.
E vós estareis
aqui tranqüilos? Não sejais preguiçosos
em
irdes para entrar a possuir esta terra.
Jz 18:10 Quando lá
chegardes, vereis um povo confiado,
e a
terra é larga de extensão;
porque
Deus vo-la entregou nas mãos;
lugar em que não
há falta de coisa alguma que há na terra.
Jz 18:11 Então partiram dali, da
tribo dos danitas,
de Zorá e de
Estaol, seiscentos homens munidos de armas
de
guerra. Jz 18:12 E subiram, e acamparam-se em
Quiriate-Jearim,
em Judá; então chamaram
a
este lugar Maané-Dã, até ao dia de hoje;
eis
que está por detrás de Quiriate-Jearim.
Jz 18:13 E dali passaram à
montanha de Efraim;
e chegaram até a
casa de Mica. Jz 18:14 Então responderam
os
cinco homens, que foram espiar a terra de Laís,
e
disseram a seus irmãos:
Sabeis vós também
que naquelas casas há um éfode,
e
terafins, e uma imagem de escultura
e
uma de fundição? Vede, pois, agora o que
haveis
de fazer. Jz 18:15 Então se dirigiram para lá,
e
chegaram à casa do moço, o levita,
em
casa de Mica, e o saudaram.
Jz 18:16 E os seiscentos homens,
que eram dos filhos de Dã,
munidos com suas
armas de guerra,
ficaram
à entrada da porta.
Jz 18:17 Porém subindo os cinco
homens, que foram espiar a terra,
entraram ali, e
tomaram a imagem de escultura, o éfode,
e os
terafins, e a imagem de fundição,
ficando
o sacerdote em pé à entrada da porta,
com os seiscentos
homens que estavam munidos com as
armas
de guerra. Jz 18:18 Entrando eles, pois, em
casa de Mica, e
tomando a imagem de escultura, e o éfode,
e os
terafins, e a imagem de fundição,
disse-lhes o sacerdote:
Que estais
fazendo?
Jz 18:19 E eles lhe disseram:
Cala-te, põe a mão
na boca, e vem conosco,
e
sê-nos por pai e sacerdote.
E melhor ser
sacerdote da casa de um só homem,
do
que ser sacerdote de uma tribo
e
de uma família em Israel?
Jz 18:20 Então alegrou-se o
coração do sacerdote,
e tomou o éfode, e
os terafins, e a imagem de escultura;
e
entrou no meio do povo.
Jz 18:21 Assim viraram, e
partiram; e os meninos, e o gado,
e a bagagem
puseram diante de si.
Jz 18:22 E, estando já longe da
casa de Mica, os homens que estavam
nas casas junto à
casa de Mica, reuniram-se, e alcançaram
os
filhos de Dã.
Jz 18:23 E clamaram após os
filhos de Dã, os quais viraram os seus
rostos, e disseram
a Mica:
Que
tens, que tanta gente convocaste?
Jz 18:24 Então ele disse:
Os meus deuses,
que eu fiz, me tomastes,
juntamente
com o sacerdote, e partistes;
que
mais me resta agora?
Como, pois, me dizeis:
Que é que tens?
Jz 18:25 Porém os filhos de Dã
lhe disseram:
Não nos faças
ouvir a tua voz, para que porventura homens
de
ânimo mau não se lancem sobre vós, e tu percas a
tua
vida, e a vida dos da tua casa.
Jz 18:26 Assim seguiram o seu
caminho os filhos de Dã;
e Mica, vendo que
eram mais fortes do que ele, virou-se,
e
voltou à sua casa.
Jz 18:27 Eles, pois, tomaram o
que Mica tinha feito,
e o sacerdote que
tivera, e chegaram a Laís,
a um
povo quieto e confiado,
e os feriram ao
fio da espada, e queimaram a cidade a fogo.
Jz 18:28 E ninguém houve que os
livrasse, porquanto estavam longe
de Sidom, e não
tinham relações com ninguém,
e a
cidade estava no vale que está junto
de
Bete-Reobe;
depois
reedificaram a cidade e habitaram nela.
Jz 18:29 E chamaram-lhe Dã,
conforme ao nome de Dã,
seu pai, que
nascera a Israel; era, porém, antes o nome desta
cidade
Laís.
Jz 18:30 E os filhos de Dã
levantaram para si
aquela imagem de
escultura; e Jônatas, filho de Gérson,
o
filho de Manassés, ele e seus filhos foram
sacerdotes
da tribo dos danitas,
até
ao dia do cativeiro da terra.
Jz 18:31 Assim, pois,
estabeleceram para si a imagem de escultura,
que fizera Mica,
por todos os dias em que a casa de Deus
esteve
em Siló.
Realmente Israel estava perdido e já imitando o
costume das nações que expulsaram para estarem ali. O resultado é que, conforme
a palavra do Senhor, eles também logo seriam expulsos da terra, por desobediência
ao Senhor.
Israel possuía um lugar central de adoração em Siló,
mas os danitas persistiram em seu proceder corrompido. O tabernáculo permaneceu
em Siló até o tempo de Samuel. Lá estava também a arca e lá ficou até que os
filhos de Eli a tiraram de lá e a levaram para a batalha onde os filisteus a
tomaram – I Sm 4:4-11.
Não sabiam os danitas de Siló? Certamente sabiam, mas
naquela época, onde não havia rei, cada um fazia o que bem parecia certo. Eles
não tinham vínculos com o Senhor, nem com seus mandamentos ou sua história.
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sábado, 22 de março de 2014
sábado, março 22, 2014
Jamais Desista
Juízes 17:1-13 - UM LEVITA ABANDONA O SENHOR PARA MINISTRAR PERANTE ÍDOLOS.
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Créditos da imagem: http://slideplayer.com.br/slide/1250480/ |
Nós estamos seguindo a estruturação dada pela BEG
para a divisão didática de nosso livro de Juízes que ocupa três grandes partes:
1.
A
CONQUISTA INCOMPLETA – 1:1 – 2:5. (já vista).
2.
OS
CICLOS DOS DOZE JUÍZES – 2:6 – 16:31. (já vista).
3.
OS
ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25. (veremos, a partir de agora)
Tanto a conquista incompleta da Terra Prometida
quanto os doze ciclos dos juízes nós já vimos e agora iremos encerrar o livro
indo para sua terceira e última parte.
3.
OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25.
Até o presente momento nada tinha dado certo na vida
dos filhos de Israel depois da morte de seus grandes líderes que começaram tudo
isso: Moisés e seu substituto, Josué.
O livro de Juízes vem demonstrando claramente esse
fracasso de Israel como se fosse preparado para introduzir a figura do rei em
Israel.
Veja o vs. 6, muito comprometedor, que anunciava
claramente e explicava a razão desse fracasso: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem
aos seus olhos.”.
E agora surge no cenário os levitas como aqueles que
poderiam dar um jeito na situação, mas o fato será que não conseguirão conduzir
a nação à retidão e o fato óbvio é que Israel precisará de um rei piedoso.
Esta terceira e última parte será dividida, também
seguindo a BEG, em duas subpartes que terão suas próprias subdivisões. A. Um
levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31. B. Um levita e a violência em
Israel – 19:1 – 21:25.
Vejamos, então, essa primeira parte dos levitas com
a idolatria, sendo primeiro com a casa de Mica – cap. 17 - e depois com os
danitas – cap. 18.
A.
Um levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31.
Mica era um efraimita que contratou um levita para começar
sua própria forma de culto ilegítimo.
Na narrativa, Mica e sua mãe cometem diversos
pecados e transgressões à lei violando a aliança com Deus, como, por exemplo,
consagrar a prata para fazer um ídolo, mandar fazer uma estola sacerdotal,
ordenar o filho de Mica para o sacerdócio.
Para eles, era normal e até imaginavam estarem
servindo ao Senhor como dissera a mãe de Mica no vs. 3 quando ela disse que
iria dedicar ao Senhor aquele dinheiro e aquela prata para fazer uma imagem de
escultura.
Por melhor que fosse sua intenção, a consagração da
prata violava drasticamente o segundo mandamento – Dt 5:8. Não teriam eles
conhecimento da lei ou não havia quem os ensinassem para assim, nesciamente
procederem?
Em um determinado dia, Mica fica feliz por ver
passando por ali um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e
peregrinava ali na sua região e ia por ai, onde achasse que seria melhor para
ele.
Mica o recepciona, foi gentil com ele, lhe mostra
suas coisas e suas estolas sacerdotais e seus deuses de prata e o convence a
abandonar o Senhor para servir como sacerdote contratado por ele em sua casa.
A herança dos levitas consistia em servir ao Senhor
no lugar de sua habitação, o tabernáculo. Ele devia saber disso, mas aceita o
convite, o pagamento e o tratamento recebido. Mica o tinha chamado de pai – sentido
religioso.
O ambiente acolhedor para o sacerdote levita encobre
a terrível apostasia e a idolatria dessa casa. Um levita havia abandonado o
Senhor para ministrar perante ídolos!
Jz
17:1 E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
Jz
17:2 O qual disse à sua mãe:
As mil e cem moedas de prata que
te foram tiradas,
por cuja causa
lançaste maldições,
e
de que também me falaste,
eis que esse
dinheiro está comigo; eu o tomei.
Então
lhe disse sua mãe:
Bendito do SENHOR seja meu
filho.
Jz 17:3 Assim restituiu as mil e
cem moedas de prata à sua mãe;
porém sua mãe
disse:
Inteiramente tenho dedicado este
dinheiro da minha mão ao SENHOR,
para meu filho
fazer uma imagem de escultura
e
uma de fundição; de sorte que agora
to
tornarei a dar.
Jz 17:4 Porém ele restituiu
aquele dinheiro à sua mãe;
e sua mãe tomou
duzentas moedas de prata,
e
as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem
de
escultura e uma de fundição,
que
ficaram em casa de Mica.
Jz 17:5 E teve este homem, Mica,
uma casa de deuses;
e fez um éfode e
terafins, e consagrou um de seus filhos,
para
que lhe fosse por sacerdote.
Jz
17:6 Naqueles dias não havia rei em Israel;
cada um fazia o que parecia bem
aos seus olhos.
Jz
17:7 E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita,
e peregrinava ali. Jz 17:8 E
este homem partiu da cidade
de Belém de Judá para peregrinar
onde quer que achasse conveniente.
Chegando ele, pois, à montanha
de Efraim, até à casa de Mica,
seguindo o seu
caminho,
Jz 17:9 Disse-lhe Mica:
Donde vens?
E ele lhe disse:
Sou levita de
Belém de Judá, e vou peregrinar
onde
quer que achar conveniente.
Jz 17:10 Então lhe disse Mica:
Fica comigo, e
sê-me por pai e sacerdote;
e
cada ano te darei dez moedas de prata,
e
vestuário, e o sustento. E o levita entrou.
Jz 17:11 E consentiu o levita em
ficar com aquele homem;
e o moço lhe foi
como um de seus filhos.
Jz 17:12 E Mica consagrou o
levita, e aquele moço
lhe foi por
sacerdote; e esteve em casa de Mica.
Jz 17:13 Então disse Mica:
Agora sei que o
SENHOR me fará bem;
porquanto
tenho um levita por sacerdote.
Até que ponto são inocentes Mica, sua mãe, o
sacerdote levita que abandonou o Senhor para ministrar a ídolos? Não conheciam
a lei e os profetas? Ou conheciam, mas desprezaram e fizeram pouco caso de suas
histórias e vida?
Israel realmente estava numa situação lamentável e
triste de se ver e o apelo era para um rei que liderasse e ensinasse todo o povo
e o conduzisse novamente à aliança com o Senhor.
Os capítulos seguinte servirão para demonstrar o
sistema falido em Israel com os levitas que estavam, no momento, como aqueles
que iriam substituir os juízes em Israel e levarem o povo de volta ao Senhor.
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