Entraremos
hoje no último dia de vida de Moisés, conforme Deuteronômio 32, onde estamos
vendo a quarta parte de nossa divisão proposta, seguindo a BEG: O Encerramento
do ministério de Moisés e a sua sucessão na liderança – 31:1 a 34:12.
Os
quatro últimos capítulos foram também divididos em quatro pequenas partes. Hoje,
veremos a terceira parte: A bênção de Moisés – 32:48 a 33:29; e, amanhã,
finalmente, a morte de Moisés – 34:1-12.
Essa
parte começou exatamente no capítulo anterior no vs. 48 quando o Senhor falou a
Moisés para ele subir ao monte Nebo para ali deixar a sua vida.
Deus
em ato de misericórdia e graça ainda lhe permitiu um privilégio: ver a terra
pela qual foi conduzindo todo o povo por cerca de 40 anos e não entrou por
causa de sua prevaricação contra o Senhor e porque não santificou a Deus no
meio do povo.
Quer
uma boa dica para você que certamente agrada ao teu Senhor: ame o seu povo e
seja como Moisés que tudo fazia pelo seu povo, exceto onde ele falhou, isso não
imitai.
Outro,
que pela sua oração alcançou uma grande sabedoria entre os homens, foi Salomão
que queria julgar o povo de Deus com sabedoria. Sua preocupação não era
pessoal, nem ele estava buscando sabedoria, mas tudo queria fazer pelo povo de
Deus. O triste em sua vida que não devemos imitá-lo foi as suas questões quanto
às suas mulheres que acabaram por desviar o seu coração do Senhor.
I
Reis 3:5 E
em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus:
Pede o que queres que eu te dê.
I
Reis 3:6 E
disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai,
como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de
coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe
deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
I
Reis 3:7 Agora,
pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu
pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
I
Reis 3:8 E
teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode
contar, nem numerar, pela sua multidão.
I
Reis 3:9 A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?
I
Reis 3:10 E
esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
I
Reis 3:11 E
disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias,
nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas
pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
I
Reis 3:12 Eis
que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e
entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se
levantará.
I
Reis 3:13 E
também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que
não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
I
Reis 3:14 E,
se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus
mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
I
Reis 3:15 E
acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a
arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios
pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
Se
compararmos a bênção de Moisés com a bênção de Jacó, não encontraremos uma
ordem certa das tribos nas duas bênçãos, além do que Levi é incluído e Manasses
e Efraim são contados em José.
Moisés
foi chamado de homem de Deus e poucos personagens bíblicos foram assim chamados
em toda a Bíblia. No Novo Testamento, encontraremos essa expressão em apenas
duas passagens usadas por Paulo a Timóteo, nos dois livros a Timóteo. Hoje, em
Cristo Jesus, todo crente fiel é homem de Deus com uma missão de Deus.
A
bênção de Moisés começa justamente dizendo que o Senhor veio do Sinai em clara
demonstração ou alusão à teofania que ele testemunhou juntamente com Calebe e
Josué que ainda estavam vivos e com toda aquela geração que foi poupada e que
agora estavam com seus 60 anos para baixo até 40 anos, pois os outros nasceram
depois.
Todos
eles foram testemunhas das demonstrações e da voz potente de Jeová que foi
falada e eles ouviram também, embora não foram contados por terem idade
inferior a 20 anos na época. Eles eram os herdeiros da segunda geração e Moisés
estava concluindo seu último discurso e finalizando todas as instruções antes
de sua partida iminente.
Embora
seja curta e aparentemente sem graça a bênção destinada à tribo de Judá que,
conforme Gn 49:8-12, nas bênçãos de Jacó, governaria Israel e traria o Messias,
é a única delas que pede ao Senhor para ouvir a sua voz.
Jesus
Cristo, o Messias, veio justamente da tribo de Judá e por ter sido ele ouvido
em suas súplicas foi capaz de se tornar agora o mediador e intercessor dos
homens diante de Deus. Em Jesus Cristo, agora nós também temos a nossa voz
ouvida não porque ele nos fez justos, mas porque com sua morte nos justificou
diante de Deus e vive por interceder por todos nós. Oh, que grande
privilégio!!!
Dt 33:1 Esta, porém, é a bênção com que Moisés,
homem de Deus,
abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
Dt 33:2 Disse pois:
O SENHOR veio de Sinai, e lhes subiu de Seir;
resplandeceu desde o monte Parã,
e veio com dez milhares de santos;
à sua direita havia para eles o fogo da lei.
Dt 33:3 Na verdade ama os povos;
todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio,
entre os teus pés, e cada um receberá
das tuas palavras.
Dt 33:4 Moisés nos deu a lei, como herança da
congregação de Jacó.
Dt 33:5 E foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças
do povo com as tribos de Israel.
Dt 33:6 Viva Rúben, e não morra, e que os seus
homens não sejam poucos.
Dt 33:7 E isto é o que disse de Judá:
Ouve, ó SENHOR, a voz de Judá,
e introduze-o no seu povo;
as suas mãos lhe bastem,
e tu lhe sejas em ajuda contra os seus inimigos.
Dt 33:8 E de Levi disse:
Teu Tumim e teu Urim são para o teu amado,
que tu provaste em Massá, com quem contendeste
junto às águas de Meribá.
Dt 33:9 Aquele que disse a seu pai, e à sua mãe:
Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos,
e não estimou a seus filhos; pois guardaram a tua palavra
e observaram a tua aliança.
Dt 33:10 Ensinaram os teus juízos a Jacó, e a tua lei a Israel;
puseram incenso no teu nariz,
e o holocausto sobre o teu altar.
Dt 33:11 Abençoa o seu poder, ó SENHOR, e aceita
a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam
contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem.
Dt 33:12 E de Benjamim disse:
O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o cobrirá;
e morará entre os seus ombros.
Dt 33:13 E de José disse:
Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o mais excelente dos céus,
com o orvalho e com o abismo que jaz abaixo.
Dt 33:14 E com os mais excelentes frutos do sol,
e com as mais excelentes produções das luas,
Dt 33:15 E com o mais excelente dos montes antigos,
e com o mais excelente dos outeiros eternos.
Dt 33:16 E com o mais excelente da terra, e da sua plenitude,
e com a benevolência daquele que habitava na sarça,
venha sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça
daquele que foi separado de seus irmãos.
Dt 33:17 Ele tem a glória do primogênito do seu touro,
e os seus chifres são chifres de boi selvagem;
com eles rechaçará todos os povos até às extremidades da terra;
estes pois são os dez milhares de Efraim,
e estes são os milhares de Manassés.
Dt 33:18 E de Zebulom disse:
Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas.
Dt 33:19 Eles chamarão os povos ao monte; ali apresentarão
ofertas de justiça, porque chuparão a abundância dos mares
e os tesouros escondidos da areia.
Dt 33:20 E de Gade disse:
Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa,
e despedaça o braço e o alto da cabeça.
Dt 33:21 E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida
a porção do legislador; por isso veio com os chefes do povo,
executou a justiça do SENHOR e os seus juízos
para com Israel.
Dt 33:22 E de Dã disse:
Dã é cria de leão; que salta de Basã.
Dt 33:23 E de Naftali disse:
Farta-te, ó Naftali, da benevolência, e enche-te
da bênção do SENHOR; possui o ocidente e o sul.
Dt 33:24 E de Aser disse:
Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos,
e banhe em azeite o seu pé.
Dt 33:25 Seja de ferro e de metal o teu calçado;
e a tua força seja como os teus dias.
Dt 33:26 Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus,
que cavalga sobre os céus para a tua ajuda,
e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.
Dt 33:27 O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão
os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti,
e dirá: Destrói-o.
Dt 33:28 Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó,
na terra de grão e de mosto;
e os seus céus gotejarão orvalho.
Dt 33:29 Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu?
Um povo salvo pelo SENHOR,
o escudo do teu socorro,
e a espada da tua majestade;
por isso os teus inimigos te serão sujeitos,
e tu pisarás sobre as suas alturas.
Conforme
a BEG, essa última estrofe das bênçãos destinadas a Aser tem abençoado o
coração do povo de Deus ao longo das eras. Deus é majestoso – vs. 26; Deus é
eterno – vs. 27; Deus é protetor e provedor – vs. 28; e, finalmente o fato de
ser ele Deus o grande Deus do seu povo.
Apocalipse
15:3 E
cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro,
dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso!
Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Apocalipse
15:4 Quem
te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo;
por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus
juízos são manifestos.
Estamos
no antepenúltimo capítulo de Deuteronômio, na quarta parte de nossa divisão
proposta, seguindo a BEG, e já começamos a ver o encerramento do ministério de
Moisés e com a sucessão de sua liderança – 31:1 a 34:12.
Os
quatro últimos capítulos foram também divididos em quatro pequenas partes: 1. A
transferência da liderança para Josué – 31:1-29. 2. O cântico de Moisés – 31:30
a 32:47. 3. A bênção de Moisés – 32:48 a 33:29. 4. A morte de Moisés – 34:1-12.
No
capítulo 32 e 33 estaremos vendo o maravilhosos cântico de Moisés que teve
exatamente o seu início no último versículo do capítulo anterior – 31:30 com o
narrador bíblico, provavelmente ele mesmo, Moisés, falando que Moisés iria
fazer o seu cântico diante de toda a congregação.
Ele
começa invocando céus e terra para serem suas testemunhas diante daquele povo e
diante de todos nós que já lemos e os que ainda o lerão pelos séculos dos
séculos. A sua intenção era para que
todos aprendessem, conhecessem e não se esquecessem da bondade de Deus e de sua
aliança que ele havia afirmado.
Ele
fala como um agricultor que sai semeando a sua semente no terreno já preparado
para recebe-la e frutificar. Ele fala de chuvisco, de orvalho que justamente
descem do céu primeiro e rega a terra e a prepara para que a vida seja gerada.
Assim
era a sua palavra que vinha não dele, mas do céu, do alto, para baixo a fim de
dar a eles vida. No verso 47 entendemos que a palavra de Deus é a nossa vida –
ele não é coisa vã, antes a nossa vida e por essa palavra que é viva e que dá
vida, eles prolongariam os dias na terra que o Senhor estava prestes a lhes dar
efetivamente falando.
Ele
explica a chuva, o orvalho, o chuvisco e as gotas: porque proclamará o nome do
Senhor e o engrandecerá! “Eis a Rocha!”. É a primeira vez nas Escrituras que a
rocha era usada para se referir ao Senhor. Depois disso haverá muitas citações
e exemplos, principalmente em Salmos.
Depois
ele proclama Deus como perfeito, justo, fiel e verdadeiro, reto e o homem como
corrupto, perverso e deformado. Ainda assim, está Deus mostrando sua infinita
bondade por meio de uma aliança com uma parte que jamais cumprirá a sua parte
até a vinda do Messias.
Deus
fez, está fazendo e fará a sua parte. O homem também, por meio de Cristo Jesus
e assim quando o Messias viesse, tudo estaria consumado e Deus poderia resgatar
um povo somente para si o qual já, na verdade estava formando, pela fé deles no
Messias como nós também no Messias.
Há
muito o que falar e comentar neste capítulo que somente ele daria livros e mais
livros para se escrever. Quero ainda chamar a atenção para o verso 39 que
declara que ele é o Deus que é Deus e portanto o único que mata e faz viver,
que fere e faz sarar e que ninguém há que possa de suas mãos escapar – compare
com Is 43:13.
Repetidamente
ele proclama seu nome primeiramente: eu sou, eu mesmo sou. O hebraico enfatiza
esta repetição e toda a estrofe é uma expressão intensa da singularidade de
Deus em seu ser, poder, providência e julgamento.
Para
toda palavra falada, havia a exortação clara de que deveríamos aplicar todo o
nosso coração em todas elas a fim de vivermos e anunciarmos aos nossos filhos e
filhas – vs. 46.
Dt 32:1 Inclinai os ouvidos,
ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Dt 32:2 Goteje a minha doutrina como a chuva,
destile a minha palavra como o orvalho,
como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
Dt 32:3 Porque apregoarei o nome do SENHOR;
engrandecei a nosso Deus.
Dt 32:4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita,
porque todos os seus caminhos justos são;
Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Dt 32:5 Corromperam-se contra ele;
não são seus filhos, mas a sua mancha;
geração perversa e distorcida é.
Dt 32:6 Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e
ignorante?
Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
Dt 32:7 Lembra-te dos dias da antiguidade,
atenta para os anos de muitas gerações:
pergunta a teu pai, e ele te informará;
aos teus anciãos, e eles te dirão.
Dt 32:8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações,
quando dividia os filhos de Adão uns dos outros,
estabeleceu os termos dos povos,
conforme o número dos filhos de Israel.
Dt 32:9 Porque a porção do SENHOR é o seu povo;
Jacó é a parte da sua herança.
Dt 32:10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário
cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o
como a menina do seu olho.
Dt 32:11 Como a águia desperta a sua ninhada,
move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os,
e os leva sobre as suas asas,
Dt 32:12 Assim só o SENHOR o guiou;
e não havia com ele deus estranho.
Dt 32:13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra,
e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha
e azeite da dura pederneira.
Dt 32:14 Manteiga de vacas, e leite de ovelhas,
com a gordura dos cordeiros e dos carneiros
que pastam em Basã, e dos bodes,
com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das
uvas, o vinho puro.
Dt 32:15 E, engordando-se Jesurum, deu coices
(engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura
te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou
a Rocha da sua salvação.
Dt 32:16 Com deuses estranhos o provocaram a zelos;
com abominações o irritaram.
Dt 32:17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus;
aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco,
aos quais não temeram vossos pais.
Dt 32:18 Esqueceste-te da Rocha que te gerou;
e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
Dt 32:19 O que vendo o SENHOR, os desprezou,
por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
Dt 32:20 E disse:
Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim;
porque são geração perversa,
filhos em quem não há lealdade.
Dt 32:21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus;
com as suas vaidades me provocaram à ira:
portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo;
com nação louca os despertarei à ira.
Dt 32:22 Porque um fogo se acendeu na minha ira,
e arderá até ao mais profundo do inferno,
e consumirá a terra com a sua colheita,
e abrasará os fundamentos dos montes.
Dt 32:23 Males amontoarei sobre eles;
as minhas setas esgotarei contra eles.
Dt 32:24 Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente
e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras,
com ardente veneno de serpentes do pó.
Dt 32:25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor;
ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito
como ao homem encanecido.
Dt 32:26 Eu disse:
Por todos os cantos os espalharei;
farei cessar a sua memória dentre os homens,
Dt 32:27 Se eu não receiasse a ira do inimigo,
para que os seus adversários não se iludam,
e para que não digam:
A nossa mão está exaltada; o SENHOR não fez tudo isto.
Dt 32:28 Porque são gente falta de conselhos,
e neles não há entendimento.
Dt 32:29 Quem dera eles fossem sábios!
Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
Dt 32:30 Como poderia ser que um só perseguisse
mil,
e dois fizessem fugir dez mil,
se a sua Rocha os não vendera,
e o SENHOR os não entregara?
Dt 32:31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha,
sendo até os nossos inimigos juízes disto.
Dt 32:32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma
e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas,
cachos amargos têm.
Dt 32:33 O seu vinho é ardente veneno de serpentes,
e peçonha cruel de víboras.
Dt 32:34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?
Dt 32:35 Minha é a vingança e a recompensa,
ao tempo que resvalar o seu pé;
porque o dia da sua ruína está próximo,
e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Dt 32:36 Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo,
e se compadecerá de seus servos;
quando vir que o poder deles se foi, e não há preso
nem desamparado.
Dt 32:37 Então dirá:
Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
Dt 32:38 De cujos sacrifícios comiam a gordura,
e de cujas libações bebiam o vinho?
Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
Dt 32:39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum
deus há além de mim;
eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro,
e ninguém há que escape da minha mão.
Dt 32:40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e
direi:
Eu vivo para sempre. Dt 32:41 Se eu afiar a minha espada reluzente,
e se a minha mão travar o juízo,
retribuirei a vingança sobre os meus adversários,
e recompensarei aos que me odeiam.
Dt 32:42 Embriagarei as minhas setas de sangue,
e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos
e dos prisioneiros, desde a cabeça,
haverá vinganças do inimigo.
Dt 32:43 Jubilai, ó nações, o seu povo,
porque ele vingará o sangue dos seus servos,
e sobre os seus adversários retribuirá a vingança,
e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
Dt 32:44 E veio Moisés, e falou todas as palavras
deste cântico
aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
Dt 32:45 E, acabando Moisés de falar todas estas
palavras a todo o Israel,
Dt 32:46 Disse-lhes:
Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico
entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos,
para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras
desta lei.
Dt 32:47 Porque esta palavra não vos é vã,
antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra
prolongareis os dias na terra a qual,
passando o Jordão, ides a possuir. Dt 32:48 Depois falou o SENHOR a Moisés,
naquele mesmo dia, dizendo:
Dt 32:49 Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo,
que está na terra de Moabe, defronte de Jericó,
e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
Dt 32:50 E morre no monte ao qual subirás;
e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor,
e se recolheu ao seu povo.
Dt 32:51 Porquanto transgredistes contra mim no meio
dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades,
no deserto de Zim; pois não me santificastes
no meio dos filhos de Israel.
Dt 32:52 Pelo que verás a terra diante de ti,
porém não entrarás nela, na terra que darei
aos filhos de Israel.
Depois
do cântico lindo e cheio de conteúdo que não temos condições de explorá-lo aqui
neste momento, o Senhor fala a Moisés para ele subir ao monte de Abarim, ao
monte Nebo; fala para ele ver a terra – somente ver! Somente ele estava tendo
este privilégio da parte de Deus, pois o restante nem pode ver; e depois fala
para ele morrer, ou seja, se recolher ao seu povo como Arão tinha se recolhido.
Deus
lembra a Moisés por que ele não estava entrando na terra e não poderia ter a
sua vida mais prolongada: 1. Ele prevaricou (pre·va·ri·car – Conjugar. (Latim
praevaricor, -ari, transgredir, violar) - verbo intransitivo - 1. Trair, por
interesse ou má-fé, os deveres do seu cargo ou ministério. Verbo transitivo -
2. Corromper, perverter. - "prevaricar", in Dicionário Priberam da
Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/prevaricar
[consultado em 07-02-2014].) contra o Senhor. 2. Não o santificou no meio do
povo.
Ainda
assim, não há como não reconhecer o grande privilégio que teve Moisés como
líder a serviço de Deus e de seu povo naquele momento especial de sua partida.
Ele estava vivendo seu último dia na terra e já estava prestes para partir.
Ainda tentará negociar com Deus como sempre negociou e triunfou, mas dessa vez,
não prevalecerá.
Que
toda a sua história nos sirva de lição e de aprendizagem para ainda mais
temermos ao Senhor e lhe darmos a glória devida ao seu nome santo.
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
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