terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
terça-feira, fevereiro 04, 2014
Jamais Desista
Deuteronômio 29: 1-29 – O CHAMADO À RENOVAÇÃO.
O último discurso de Moisés àquela segunda geração
que estava prestes a entrar em Canaã está sendo proclamado.
Moisés está neste momento fazendo com que o povo
reafirmasse seu compromisso pactual – 28:1 – 30:20. No presente capítulo, o 29,
veremos em mais detalhes o chamado à renovação – 29:2 – 30:20, o qual também é
chamado de o quarto discurso de Moisés.
Este chamado à renovação está dividida em 6 outras
seções. Nela veremos o prólogo, vs. 2-8; as condições, vs. 9-18; as maldições, vs.
19-19. Já no capítulo 30, finalizando esta parte, em continuação veremos, as
bênçãos, vs. 1-10; a oferta, vs. 11-18 e, finalmente, as testemunhas, vs. 19 e
20.
No prólogo, Moisés começa a demonstrar para eles
como Deus tem sido misericordioso e gracioso para com todo o povo a ponto de
com eles estar firmando sua aliança. O próprio discurso de Moisés segue os
padrões de como eram feitas essas alianças à época, com prólogo, condições,
maldições, bênçãos, oferta e, não podendo faltar, as testemunhas da aliança que
estava sendo feita.
Tudo vem do Senhor que tudo controla e administra e
é soberano sem no entanto vilipendiar a sua criatura ou ferir a justiça, a
sabedoria, a bondade e o amor. Reparem no verso 4 quando Moisés lhes explica a
razão de eles até aquele momento não entenderem, nem verem, muito menos ouvirem
ao Senhor.
Isso se encontra em Lucas, no capítulo 24. No vs. 25,
desse capítulo 24, Jesus os chama de néscios e tardos em compreenderem tudo o
que a respeito dele estava escrito e no vs. 31 está escrito que foram abertos
os seus olhos e a partir dali o conheceram, mas quando o conheceram ele
desapareceu da vista deles.
O conhecimento disso deve nos ajudar na vida da
oração porque a conversão também vem do Senhor e ela não vem da cooperação do
homem com Deus, mas de Deus. A salvação do homem é monergista.
Não somente conversão, mas todas as outras coisas,
tudo está nas mãos de Deus e nós em suas mãos e mesmo assim temos respeitadas
as nossas vontades de forma que não somos marionetes, mas criaturas livres para
agirmos.
No entanto, não posso deixar aqui o entendimento de
que creio no livre-arbítrio que eu não creio. O homem que precisa de salvação
está morto em seus delitos e pecados e jamais pode responder a Deus e com ele
cooperar na questão da salvação.
Primeiro, Deus o salva. Depois de salvo, ele até
pode morrer como aconteceu com aquele nosso irmão que morreu na cruz, ao lado
esquerdo de Jesus; se não morrer imediatamente depois de salvo, poderá viver
para ser conforme Cristo ou até que este seja formado nele – Gl 4:19.
Depois do prólogo, vem as condições onde Deus de sua
parte será o Deus da nação e eles lhe deveriam a obediência. Se não
obedecessem, viriam as maldições decorrentes e se obedecessem, as bênçãos da
obediência. As bênçãos, a oferta e as testemunhas veremos no próximo capítulo.
Não podemos deixar de perceber que o discurso estava
sendo feito à segunda geração que ia de pessoas que tinham todas as idades
desde os mais jovens até os mais velhos que deveriam estar ali na faixa dos 60
anos, sendo Moisés, Josué e Calebe vivos e os únicos mais velhos dentre o povo
todo.
O restante todo morreu no deserto conforme Moisés
estava lhes falando e eles estavam vendo. Moisés estava perto dos 120 anos e os
outros dois tinham mais de 80 anos cada um e o restante do povo, o mais velho
deles estava ali com seus sessenta anos e tudo viram e tudo ouviram, mas não
tinha participado da aliança, razão porque ainda estavam vivos.
Por isso que era necessária a renovação ou
ratificação da aliança com eles todos. Moisés sabia da importância daquele
momento e a ele se dedicava em nome de Deus e para a glória de Deus. Eles
entendiam o que se passava e eles estavam se mostrando interessados e queriam
fazer essa aliança.
Dt
29:1 Estas são as palavras da aliança que o SENHOR ordenou a Moisés
que fizesse com os filhos de
Israel, na terra de Moabe,
além da aliança que fizera com eles em Horebe.
Dt
29:2 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes:
Tendes visto tudo quanto o
SENHOR fez perante vossos olhos,
na terra do
Egito, a Faraó, e a todos os seus servos,
e
a toda a sua terra;
Dt 29:3 As grandes provas que os
teus olhos têm visto,
aqueles sinais e
grandes maravilhas;
Dt 29:4 Porém não vos tem dado o
SENHOR
um coração para
entender, nem olhos para ver,
nem ouvidos para
ouvir, até ao dia de hoje.
Dt 29:5 E quarenta anos vos fiz
andar pelo deserto;
não se
envelheceram sobre vós as vossas vestes,
e nem se
envelheceu o vosso sapato no vosso pé.
Dt 29:6 Pão não comestes, e
vinho e bebida forte não bebestes;
para que
soubésseis que eu sou o SENHOR vosso Deus.
Dt 29:7 Vindo vós, pois, a este
lugar, Siom, rei de Hesbom,
e Ogue, rei de
Basã, nos saíram ao encontro, à peleja,
e
nós os ferimos;
Dt 29:8 E tomamos
a sua terra e a demos por herança
aos
rubenitas, e aos gaditas,
e
à meia tribo dos manassitas.
Dt
29:9 Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as,
para que prospereis em tudo
quanto fizerdes.
Dt 29:10 Vós todos estais hoje
perante o SENHOR vosso Deus;
os capitães de
vossas tribos, vossos anciãos,
e
os vossos oficiais, todos os homens de Israel;
Dt 29:11 Os vossos meninos, as
vossas mulheres, e o estrangeiro
que está no meio
do vosso arraial; desde o rachador da vossa lenha
até ao tirador da vossa água;
Dt 29:12 Para entrardes na
aliança do SENHOR teu Deus,
e no seu
juramento que o SENHOR
teu
Deus hoje faz convosco;
Dt 29:13 Para que hoje te
confirme por seu povo,
e ele te seja por
Deus, como te tem dito, e como jurou a teus
pais,
Abraão, Isaque e Jacó.
Dt 29:14 E não somente convosco
faço esta aliança e este juramento;
Dt 29:15 Mas com
aquele que hoje está aqui em pé conosco perante
o SENHOR nosso Deus, e com aquele que
hoje
não está aqui conosco.
Dt 29:16 Porque vós sabeis como
habitamos na terra do Egito,
e como passamos
pelo meio das nações pelas quais passastes;
Dt 29:17 E vistes as suas
abominações, e os seus ídolos, o pau e a
pedra, a prata e
o ouro que havia entre eles,
Dt 29:18 Para que entre vós não
haja homem, nem mulher,
nem família, nem
tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR
nosso Deus, para que vá servir aos deuses
destas
nações;
para
que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
Dt
29:19 E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição,
se abençoe no seu coração,
dizendo: Terei paz, ainda que ande
conforme o
parecer do meu coração;
para
acrescentar à sede a bebedeira.
Dt 29:20 O SENHOR não lhe
quererá perdoar; mas fumegará
a ira do SENHOR e
o seu zelo contra esse homem,
e toda a maldição
escrita neste livro pousará sobre ele;
e o SENHOR
apagará o seu nome de debaixo do céu.
Dt 29:21 E o SENHOR o separará
para mal, de todas as tribos de Israel,
conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei.
Dt 29:22 Então dirá à geração
vindoura, os vossos filhos,
que se levantarem
depois de vós, e o estrangeiro que virá de
terras
remotas, vendo as pragas desta terra,
e as suas
doenças, com que o SENHOR a terá afligido;
Dt 29:23 E toda a sua terra
abrasada com enxofre, e sal, de sorte
que não será
semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva
alguma; assim como foi a destruição de
Sodoma
e de Gomorra, de Admá e de Zeboim,
que
o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor.
Dt 29:24 E todas as nações
dirão:
Por que fez o
SENHOR assim com esta terra?
Qual foi a causa
do furor desta tão grande ira?
Dt 29:25 Então se dirá:
Porquanto
deixaram a aliança do SENHOR Deus de seus
pais,
que com eles tinha feito, quando os tirou do
Egito;
Dt 29:26 E foram, e serviram a
outros
deuses, e se inclinaram diante deles;
deuses que eles
não conheceram, e nenhum dos quais lhes
tinha
sido dado. Dt 29:27 Por isso a ira do SENHOR
se
acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela
toda
a maldição que está escrita neste livro.
Dt 29:28 E o SENHOR os arrancou
da sua terra com ira,
e com indignação,
e com grande furor, e os lançou em outra
terra
como neste dia se vê.
Dt 29:29 As coisas encobertas
pertencem ao
SENHOR nosso Deus,
porém as reveladas
nos pertencem a
nós e a nossos filhos
para
sempre, para que cumpramos todas as palavras
desta
lei.
O capítulo 29 termina com o vs. 29 nos falando de
coisas encobertas e de coisas reveladas o qual é muito usado na teologia para
defender a ideia da vontade secreta – decretatória – de Deus em contraste com a
vontade revelada – prescritiva.
Há um excelente artigo teológico na BEG, quando fala
de Êx 18, chamado de “A Vontade de Deus” que vale a pena a sua leitura e
reflexão. Vamos então agora ler, estudar, aprender, refletir e emitir nossas
opiniões em colaboração:
As Escrituras se
referem à vontade de Deus de várias maneiras. Uma vez que até mesmo a vontade
humana apresenta várias facetas, não devemos nos surpreender ao descobrir que a
vontade de Deus é bastante complexa. Tradicionalmente, a teologia reformada
enfatiza dois sentidos segundo os quais devemos entender a vontade de Deus.
Alguns teólogos reformados falam, ainda, de um terceiro sentido.
Em primeiro
lugar, as Escrituras nos falam da vontade decretiva de Deus. Trata-se do seu
decreto eterno de tudo o que deve ocorre na História, "seu eterno
propósito, segundo o conselho da sua vontade, pelo qual, para a sua própria
glória, ele predestinou tudo o que acontece" (BC 7). Nesse sentido, a
vontade de Deus é imutável e não pode, de maneira nenhuma, ser frustrada.
Aquilo que Deus decretou acontecerá exatamente do modo como ele ordenou.
A vontade
decretiva de Deus não pode ser conhecida de antemão, exceto por vislumbres
revelados nas profecias relativamente raras que Deus confirma por promessa ou
juramento. Mesmo nessas profecias pouco frequentes, apenas os parâmetros mais
gerais podem ser discernidos. O restante do plano eterno de Deus por meio do
qual ele ordena o universo permanece oculto dos seres humanos até que se
desdobre na História. Por esse motivo, somos chamados a confiar na bondade de
Deus, segundo a qual ele fará todas as coisas cooperarem para o nosso bem (Rm
8.28).
Em segundo
lugar, podemos falar da vontade normativa ou preceptiva de Deus, ou seja, a sua
vontade que se expressa em preceitos ou mandamentos. A vontade normativa
consiste, portanto, nos requisitos morais de Deus que ele torna conhecidos em
sua revelação geral e especial e é tema de várias passagens das Escrituras (1Cr
13.2; Ed 7.18; Rm 12.2; Ef 5.17; Cl 1.9; 1Ts 4.3-6; 5.16-18). Esse sentido da
vontade de Deus é conhecido em parte por meio da revelação natural ou geral.
Pode ser conhecido mais plenamente pelo estudo da Escrituras, onde se encontra
registrado. Na verdade, um dos propósitos centrais da revelação é nos ensinar a
vontade normativa de Deus.
Por fim, várias
tradições cristãs falam da vontade desiderativa de Deus como o seu desejo em
relação a coisas que jamais acontecerão e o seu pesar em relação as coisas que
já aconteceram. Por vezes, esse conceito é combinado com a ideia de que Deus
não pode fazer o que bem lhe aprouver, o que é contrário às Escrituras (SI
115.3). Não obstante, por vezes Deus expressa verdadeiramente esse tipo de
desejo e pesar (p. ex., Gn 6.6-7; 2Sm 24.16; Ez 18.23,32; 33.11).
Essas expressões
não são contrárias à sua vontade decretiva — Deus não é obrigado a fazer certas
coisas acontecerem contra a sua vontade. Antes, a vontade desiderativa de Deus
é intimamente relacionada à sua vontade normativa no sentido de que revela o
seu desejo sincero de que seus preceitos sejam obedecidos. As expressões de
desejo e pesar de Deus também mostram a sua misericórdia e o seu plano gracioso
para com suas criaturas, mesmo quando estas se rebelam contra ele. Por exemplo,
Deus disse a Moisés para se afastar, pois ele --- Deus — estava preste a
destruir a Israel (Êx 32.9-10). No entanto, depois de ouvir a oração de Moisés,
Deus teve compaixão e "se arrependeu... do mal que dissera havia de fazer
ao povo" (Êx 32.14). Deus também disse a Ezequiel que não tinha prazer na
morte dos perversos (Ez 33.11); antes, o seu desejo era que se arrependessem.
Seu desejo é expresso com frequência em ocasiões nas quais o evangelho é oferecido
(1Tm 2.4). Deus expressou preocupação até mesmo pela cidade pagã perversa de
Nínive (Jn 4.11). Jesus disse a uma Jerusalém personificada que reuniria os
filhos dela sob suas asas se ela tivesse sido receptiva (Mt 23.37). Alguns
intérpretes também consideram passagens como 1Tm 2.4 e 2Pe 3.17 expressões da vontade
desiderativa de Deus.
É possível ter
um amplo conhecimento da vontade desiderativa de Deus; ela é revelada em suas
emoções, ações, instruções e providência. Podemos descobrir o que Deus deseja
de nós e para nós ao estudar o seu caráter e os seus preceitos. Quando
discernirmos a vontade de Deus dessas maneiras, deveríamos ser levados a
servi-lo com gratidão e sinceridade.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
segunda-feira, fevereiro 03, 2014
Jamais Desista
Deuteronômio 28: 1-68 – A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA
Estamos no penúltimo discurso de Moisés àquela
segunda geração que estava prestes a entrar em Canaã. Hoje é o segundo capítulo
de quatro.
Moisés está ratificando a aliança com Deus por meio
do uso das bênçãos e das maldições. Moisés tinha pedido que a aliança fosse
confirmada em Canaã (Ebal e Gerizim) – 27:1-26 – e que, no momento de seu
discurso, o povo reafirmasse seu compromisso pactual – 28:1 – 30:20, o qual
veremos em mais detalhes a partir de agora.
Para fins didáticos, dividiremos esta renovação da
aliança em outras 3 subpartes. 1. As bênçãos – 28:1-14. 2. As maldições –
28:15-29:1. 3. O chamado à renovação – 29:2 – 30:20. Nesta última parte, do
chamado à renovação, ainda dividiremos em 6 outras seções, as quais veremos
mais à frente.
Depois de descrever o que a nação deveria fazer
quando entrasse na terra, Moisés tratou do assunto da renovação da aliança
diante do povo. Assim, ele relacionou as bênçãos 28:1-14, as maldições 28:15 –
29:1 e fez um grande apelo para que o povo reafirmasse o seu compromisso – 29:2
a 30:20 - com a aliança.
O povo estava diante de Deus e Deus já tinha se manifestado
e pronunciado por meio de um mediador entre ele e os homens, a sua palavra e a
sua vontade.
A intenção de Deus é clara: fazer uma aliança com um
povo, sabendo que aquele povo era infiel e que ele, Deus, cumpriria a sua parte
na aliança sendo o Deus deles.
O povo estava acabando de receber as instruções e
orientações do que estava por vir e da aliança com Deus. Logo, logo, eles
estariam avançando rumo à Canaã e a conquistando para ser doravante sua
habitação onde viveriam com a lei de Deus.
Moisés encerra as instruções falando de bênçãos e de
maldições que estariam atreladas obviamente à obediência e à desobediência. Se
obedecessem, algo bom lhes aconteceria; se não, algo muito terrível se
sucederia. Agora era uma questão de escolha.
Muitos tem considerado como o quarto discurso de
Moisés a sua fala da renovação da aliança a partir do próximo capítulo o que
faz do capítulo 29 um capítulo especial. Nós prosseguiremos com nossa divisão
proposta desde o início, seguindo a BEG.
E aqui há uma lei que mata todas as outras: maldito
todo aquele que não cumprir toda a lei, como Paulo disse em Gálatas 3:10 que todos
quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está
escrito: maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no
Livro da lei, para praticá-las.
Não adianta declarações positivas, nem força de fé,
nem o fato legítimo de sermos filhos, mas a obediência. Ela não coube, nem
caberá a qualquer dos filhos de Adão, exceto a Cristo que a cumpriu. Quanto ao
restante, está em maldição que somente é anulada em Cristo, mas não agora para
termos direitos, antes para pertencermos ao Senhor para sempre.
Dt 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR
teu Deus,
tendo cuidado de guardar todos
os seus mandamentos
que eu hoje te
ordeno,
o SENHOR teu Deus te exaltará
sobre todas as nações da terra.
Dt 28:2 E todas estas bênçãos
virão sobre ti e te alcançarão,
quando ouvires a
voz do SENHOR teu Deus;
Dt 28:3 Bendito serás na cidade,
e bendito serás no campo.
Dt 28:4 Bendito o fruto do teu
ventre, e o fruto da tua terra,
e o fruto dos
teus animais; e as crias das tuas vacas
e das tuas
ovelhas.
Dt 28:5 Bendito o teu cesto e a
tua amassadeira.
Dt 28:6 Bendito serás ao
entrares, e bendito serás ao saíres.
Dt 28:7 O SENHOR entregará,
feridos diante de ti,
os teus inimigos,
que se levantarem contra ti;
por um caminho
sairão contra ti, mas por sete caminhos
fugirão
da tua presença.
Dt 28:8 O SENHOR mandará que a
bênção esteja contigo
nos teus
celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão;
e te abençoará na
terra que te der o SENHOR teu Deus.
Dt 28:9 O SENHOR te confirmará
para si como povo santo,
como te tem
jurado, quando guardares os mandamentos
do
SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.
Dt 28:10 E todos os povos da
terra verão que é invocado
sobre ti o nome
do SENHOR, e terão temor de ti.
Dt 28:11 E o SENHOR te dará
abundância de bens no fruto
do teu ventre, e
no fruto dos teus animais,
e
no fruto do teu solo,
sobre a terra que
o SENHOR jurou a teus pais te dar.
Dt 28:12 O SENHOR te abrirá o
seu bom tesouro, o céu,
para dar chuva à
tua terra no seu tempo,
e
para abençoar toda a obra das tuas mãos;
e
emprestarás a muitas nações,
porém
tu não tomarás emprestado.
Dt 28:13 E o SENHOR te porá por
cabeça, e não por cauda;
e só estarás em
cima, e não debaixo,
se
obedeceres aos mandamentos do SENHOR
teu
Deus, que hoje te ordeno,
para
os guardar e cumprir.
Dt 28:14 E não te desviarás de
todas as palavras que hoje te ordeno,
nem para a
direita nem para a esquerda, andando após
outros
deuses, para os servires.
Dt
28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus,
para não cuidares em cumprir
todos os seus mandamentos
e os seus
estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti
todas
estas maldições, e te alcançarão:
Dt 28:16 Maldito serás tu na
cidade, e maldito serás no campo.
Dt 28:17 Maldito o teu cesto e a
tua amassadeira.
Dt 28:18 Maldito o fruto do teu
ventre, e o fruto da tua terra,
e as crias das
tuas vacas, e das tuas ovelhas.
Dt 28:19 Maldito serás ao
entrares, e maldito serás ao saíres.
Dt 28:20 O SENHOR mandará sobre
ti
a maldição; a
confusão e a derrota em tudo
em que puseres a
mão para fazer; até que sejas destruído,
e até que
repentinamente pereças, por causa da maldade das
tuas
obras, pelas quais me deixaste.
Dt 28:21 O SENHOR fará pegar em
ti a pestilência,
até que te
consuma da terra a que passas a possuir.
Dt 28:22 O SENHOR te ferirá com
a tísica e com a febre,
e com a
inflamação, e com o calor ardente, e com a secura,
e com crestamento
e com ferrugem;
e
te perseguirão até que pereças.
Dt 28:23 E os teus céus, que
estão sobre a cabeça, serão de bronze;
e a terra que
está debaixo de ti, será de ferro.
Dt 28:24 O SENHOR dará por chuva
sobre a tua terra, pó e poeira;
dos céus descerá
sobre ti, até que pereças.
Dt 28:25 O SENHOR te fará cair
diante dos teus inimigos;
por um caminho
sairás contra eles, e por sete caminhos
fugirás de diante
deles, e serás espalhado
por
todos os reinos da terra.
Dt 28:26 E o teu cadáver servirá
de comida a todas as aves dos céus,
e aos animais da
terra; e ninguém os espantará.
Dt 28:27 O SENHOR te ferirá com
as úlceras do Egito,
com tumores, e
com sarna, e com coceira,
de
que não possas curar-te;
Dt 28:28 O SENHOR te ferirá com
loucura, e com cegueira,
e com pasmo de
coração; Dt 28:29 E apalparás ao meio dia,
como o cego
apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus
caminhos; porém
somente serás oprimido e roubado todos os
dias,
e não haverá quem te salve.
Dt 28:30 Desposar-te-ás com uma
mulher,
porém outro homem
dormirá com ela;
edificarás
uma casa,
porém não morarás
nela;
plantarás
uma vinha,
porém não
aproveitarás o seu fruto.
Dt 28:31 O teu boi será morto
aos teus olhos,
porém dele não
comerás;
o teu jumento será roubado
diante de ti,
e não voltará a
ti;
as tuas ovelhas serão dadas aos
teus inimigos,
e não haverá quem
te salve.
Dt 28:32 Teus filhos e tuas
filhas serão dados a outro povo,
os teus olhos o
verão, e por eles desfalecerão todo o dia;
porém
não haverá poder na tua mão.
Dt 28:33 O fruto da tua terra e
todo o teu trabalho,
comerá um povo
que nunca conheceste; e tu serás oprimido
e quebrantado
todos os dias.
Dt 28:34 E enloquecerás com o
que vires com os teus olhos.
Dt 28:35 O SENHOR te ferirá com
úlceras malignas nos joelhos
e nas pernas, de
que não possas sarar,
desde
a planta do teu pé até ao alto da
cabeça.
Dt 28:36 O SENHOR te levará a ti
e a teu rei,
que tiveres posto
sobre ti,
a uma nação que não conheceste,
a uma nação que não conheceste,
nem
tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao
pau e à pedra.
Dt 28:37 E serás por pasmo, por
ditado, e por fábula, entre todos os
povos a que o
SENHOR te levará.
Dt 28:38 Lançarás muita semente
ao campo; porém colherás pouco,
porque o
gafanhoto a consumirá.
Dt 28:39 Plantarás vinhas, e
cultivarás;
porém não beberás
vinho, nem colherás as uvas;
porque o bicho as
colherá.
Dt 28:40 Em todos os termos
terás oliveiras;
porém não te
ungirás com azeite;
porque a azeitona
cairá da tua oliveira.
Dt 28:41 Filhos e filhas
gerarás;
porém não serão
para ti; porque irão em cativeiro.
Dt 28:42 Todo o teu arvoredo e o
fruto da tua terra
consumirá a
lagarta.
Dt 28:43 O estrangeiro, que está
no meio de ti,
se elevará muito
sobre ti, e tu mais baixo descerás;
Dt 28:44 Ele te emprestará a ti,
porém tu não emprestarás a ele;
ele será por
cabeça, e tu serás por cauda.
Dt 28:45 E todas estas maldições
virão sobre ti, e te perseguirão,
e te alcançarão,
até que sejas destruído;
porquanto não
ouviste à voz do SENHOR teu Deus,
para guardares os seus
mandamentos, e os seus estatutos,
que te tem
ordenado;
Dt 28:46 E serão entre ti por
sinal e por maravilha,
como também entre
a tua descendência para sempre.
Dt 28:47 Porquanto não serviste
ao SENHOR teu Deus
com alegria e
bondade de coração, pela abundância de tudo.
Dt 28:48 Assim
servirás aos teus inimigos, que o SENHOR
enviará
contra ti, com fome e com sede, e com nudez,
e
com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um
jugo
de ferro, até que te tenha destruído.
Dt 28:49 O SENHOR levantará
contra ti uma nação de longe,
da extremidade da
terra, que voa como a águia,
nação
cuja língua não entenderás;
Dt
28:50 Nação feroz de rosto, que não respeitará o
rosto
do velho, nem se apiedará do moço;
Dt 28:51 E comerá o fruto dos
teus animais, e o fruto da tua terra,
até que sejas
destruído; e não te deixará grão, mosto,
nem
azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas
ovelhas,
até que te haja consumido;
Dt 28:52 E sitiar-te-á em todas
as tuas portas, até que venham a cair
os teus altos e
fortes muros, em que confiavas em toda a tua
terra;
e te sitiará em todas as tuas portas, em toda a
tua
terra que te tem dado o SENHOR teu Deus.
Dt 28:53 E comerás o fruto do
teu ventre, a carne de teus filhos
e de tuas filhas,
que te der o SENHOR teu Deus, no cerco
e
no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
Dt 28:54 Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti,
Dt 28:54 Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti,
o seu olho será
maligno para com o seu irmão,
e
para com a mulher do seu regaço,
e
para com os demais de seus filhos que ainda
lhe
ficarem;
Dt 28:55 De sorte que não dará a
nenhum deles da carne de seus
filhos, que ele
comer; porquanto nada lhe ficou de resto no
cerco
e no aperto, com que o teu inimigo te apertará
em
todas as tuas portas.
Dt 28:56 E quanto à mulher mais
mimosa e delicada no meio de ti,
que de mimo e
delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé
sobre
a terra, será maligno o seu olho contra o
homem de seu regaço,
e contra seu filho, e contra sua filha;
Dt 28:57 E isto por causa de
suas páreas, que saírem dentre os seus
pés, e para com
os seus filhos que tiver, porque os comerá às
escondidas
pela falta de tudo, no cerco e no aperto,
com
que o teu inimigo te apertará nas tuas portas.
Dt 28:58 Se não tiveres cuidado
de guardar
todas as palavras
desta lei, que estão escritas neste livro, para
temeres este nome glorioso e
temível,
o SENHOR TEU DEUS,
Dt 28:59 Então o SENHOR fará
espantosas as tuas pragas,
e as pragas de
tua descendência, grandes e permanentes
pragas,
e enfermidades malignas e duradouras;
Dt 28:60 E fará tornar sobre ti
todos os males do Egito,
de que tu tiveste
temor, e se apegarão a ti.
Dt 28:61 Também o SENHOR fará
vir sobre ti
toda a
enfermidade e toda a praga,
que não está
escrita no livro desta lei, até que sejas destruído.
Dt 28:62 E
ficareis poucos em número, em lugar de haverem
sido
como as estrelas dos céus em multidão;
porquanto não
destes ouvidos à voz do SENHOR teu Deus.
Dt 28:63 E será que, assim como
o SENHOR se deleitava em vós,
em fazer-vos bem
e multiplicar-vos,
assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos
e consumir-vos; e
desarraigados sereis da terra
a
qual passais a possuir.
Dt 28:64 E o SENHOR vos
espalhará entre todos os povos,
desde uma
extremidade da terra até à outra;
e
ali servireis a outros
deuses que não
conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e
à
pedra. Dt 28:65 E nem ainda entre estas nações
descansarás,
nem a planta de teu pé terá repouso;
porquanto o
SENHOR ali te dará coração agitado,
e
desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.
Dt 28:66 E a tua vida, como em
suspenso, estará diante de ti;
e estremecerás de
noite e de dia, e não crerás na tua própria
vida.
Dt 28:67 Pela manhã dirás:
Ah! quem me dera ver a noite! E
à tarde dirás: ah! quem me dera ver
a manhã! pelo
pasmo de teu coração, que sentirás,
e
pelo que verás com os teus olhos.
Dt 28:68 E o SENHOR te fará
voltar ao Egito em navios,
pelo caminho de
que te tenho dito;
nunca
jamais o verás; e ali sereis vendidos
como escravos e
escravas aos vossos inimigos;
mas
não haverá quem vos compre.
São terríveis as maldições e chegam a assustar.
Graças a Deus que em Cristo Jesus, como disse Paulo, agora somos livres, mas
repito não para a bandalheira da teologia da prosperidade, antes para a glória
de Deus:
Gálatas 3:11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado
diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
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Gálatas 3:12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que
fizer estas coisas, por elas viverá.
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Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei,
fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for
pendurado no madeiro.
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