Estamos na décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 49.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64) - continuação.
Como já dissemos, Jeremias anunciou uma
série de profecias contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido,
mostrando que as outras predições também se cumpririam. Essa seção do livro de
Jeremias, de 46.1 a 51.64, é constituída de uma série de mensagens de
julgamento contra nações vizinhas.
Assim, dividimos nosso estudo em 9 seções:
A. Contra o Egito (46.1-28) – já vista;
B. Contra a Filístia (47.1-7) – já vimos;
C. Contra Moabe (48.1-47) – já vista;
D. Contra Amom (49.1-6) – veremos agora;
E. Conta Edom (49.7-22) – veremos agora;
E. Contra Damasco (49.23-27) – veremos
agora; G. Contra as tribos árabes (49.28-33) – veremos agora; H. Contra Elão (49.34-39) – veremos agora; I. Contra a Babilônia (50.1-51.64).
D. Contra Amom (49.1-6).
O capítulo 49, em seus 39 versículos,
falará das profecias de Jeremias contra Amom, Edom, Damasco, Arábia, Elão.
No capítulo anterior, vimos que Gênesis 19
falou da origem dos povos moabita e amonita que se deram através de um incesto,
promovido pela filha mais velha de Ló, sobrinho de Abraão, logo após a
destruição de Sodoma e Gomorra.
De acordo com I Reis 14:21-31 e 2 Crônicas
12:13, Naamá era uma amonita. Ela foi a primeira esposa do rei Salomão a ser
mencionada pelo nome no Tanakh como tendo um filho. Ela foi mãe do sucessor de
Salomão, Reoboão. De certa forma, assim como Rute, moabita, temos Naamá,
amonita, participando da genealogia de Cristo.
Amom ficava a leste do rio Jordão e a norte
de Moabe. Era inimiga de longa data de Israel (Jz 11.4-33, 1Sm 11.1-11; 2Sm 10;
1Rs 4.13-19) e, juntamente com Moabe, participou da coalizão contra os
babilônios (27.3), mas, como Moabe, forneceu soldados para Nabucodonosor contra
Judá (2Rs 24.2).
Sua hostilidade para com Gedalias
(40.13-41.3) sugere que se rebelou contra a Babilônia, provavelmente resultando
num ataque que praticamente a extinguiu como nação autônoma. Compare com Am
1.13-15 e Ez 25.1-7.
Aos filhos de Amom a palavra de profecia
começava a indagar deles como Milcom, ou "Moloque", o deus principal
dos amonitas (1 Rs 11.5), tinha herdado a Gade e ao seu povo que habitava nas
cidades?
Haveriam de vir dias que contra Rabá - identificada
como a atual cidade de Amã – a Rabá dos filhos de Amom, viria o alarido de
guerra e se tornariam em ruínas, com seus arredores queimados a fogo e Israel
deserdando deles.
Hesbom - cidade fronteiriça, havia
pertencido, em outros tempos, a Amom Jz 11.26 - é conclamada a uivar por casa
da destruição de Ai, mas não a cidade israelita, uma outra desconhecida. As
filhas de Rabá deveriam clamar e cingirem-se de sacos e lamentarem porque
Milcom seria levado em cativeiro, juntamente com seus sacerdotes e príncipes.
A glória dessas cidades amonitas estava em
seus luxuriantes vales e em seus grandes tesouros, mas isso não seria
suficiente para evitar que ela fosse levada em cativeiro e totalmente
destruída.
O bom consolo era que seria restaurada e
voltaria do cativeiro – vs. 6.
E. Conta Edom (49.7-22).
Edom era um inimigo antigo de Israel (2Sm
8.13-14). Sua inimizade refletia a divisão entre Jacó, que herdou Canaã
usurpando o direito de primogenitura de Esaú, e este último, que era seu irmão
gêmeo e se assentou em Edom (cf. Gn 27; 32; 36). Israel ficou particularmente
amargurado com Edom, pois os edomitas ajudaram os babilônios a atacar Judá (cf.
Is 21.11-12; Ez 25.12-14; Am 1.11-12; Ob 1-16; Jr 27.3; 49.1-6).
A Jordânia atual é formada por três antigos
povos bíblicos: Edom, Moabe e Amom compõem respectivamente o sul, o centro e o
norte da Jordânia.[1]
Temã era uma cidade edomita importante
situada ao sul do mar Morto a qual o Senhor indagava se a sabedoria tinha
perecido por lá. Onde estariam a sabedoria, o conselho e os entendidos de Edom?
Era esse o tempo da punição de Esaú, o
irmão de Jacó, que era chamado por outro nome em Edom (Gn 25.29-30; Ob 10).
O próprio Senhor jurou por ele mesmo que
Bozra - não o local em Moabe (48.24), mas a atual cidade de Buseira que, no
tempo de Jeremias, era a capital de Edom – seria objeto de espanto, de
opróbrio, de assolação e de desprezo, sendo as suas cidades, todas, tornadas em
assolações perpétuas.
Edom tinha sido feito pequeno e desprezado
entre as nações, mas engrandeceu-se e passou a infundir o terror e a soberba de
seu coração o enganou. Habitando as fendas das rochas, ocupando as alturas dos
outeiros, elevou o seu ninho como a águia, mas de lá seria derribado, diz o
Senhor.
E agora seria Edom objeto de espanto,
meneio de cabeça e assovio de desprezo por causa de todas as suas pragas.
Ficaria pior que Sodoma e Gomorra, onde ninguém habita ali, nem ocorre qualquer
peregrinação.
Um inimigo subiria contra ele como um leão
para devorar sem piedade e sem deixar qualquer rastro. O conselho do Senhor
estava decretado contra os moradores de Temã e até os mais novos do rebanho
seriam arrastados e suas moradas todas assoladas.
A sua queda prevista seria tão terrível que
seu estrondo atravessaria os mares.
A figura da águia é novamente citada como
aquela ave de rapina que estaria vindo à caça. Provavelmente uma referência a
Nabucodonosor (como em 48.40), embora os edomitas só tivessem sido subjugados
em caráter mais definitivo pelos árabes nabateus no século 6 a.C.
F. Contra Damasco (49.23-27).
Palavras do profeta Jeremias contra Damasco,
a capital da Síria. A Síria (Arã) atacou principalmente Israel, o Reino do
Norte, durante o período assírio (1 Rs 20; Am 1.3-5).
Os três estados citados nessa passagem
foram tomados pela Assíria no século 8 a.C. Não se sabe de que maneira afetaram
a história de Judá no período babilónico (2Rs 24.2).
Envergonhadas se encontravam as cidades de Hamate
e Arpade, cidades arameias importantes. O medo as afligia por causa das más
notícias e assim estavam ficando agitadíssimas. Em meio a isso, viraram as
costas para fugirem e o temor tomou conta deles e com eles vieram a angústia e
as dores, como a das mulheres em trabalho de parto.
Uma cidade famosa, uma cidade alegre,
estava agora abandonada e os seus jovens caiam em suas ruas, sendo todos os
homens de guerra consumidos. O fogo estaria aceso em seus muros prontos para
consumirem os palácios de Bem-Hadade.
Atualmente a Síria é o berço de forças
terroristas que estão espalhando o terror em todo o mundo. Muitos jovens são
recrutados e treinados na Síria para matarem e seguirem a lei islâmica em sua
máxima expressão terrorífica.
G. Contra as tribos árabes (49.28-33).
Dos versos 28 ao 33, Jeremias vai
profetizar contra as tribos árabes. São profecias a respeito da Arábia. As
tribos árabes nômades representavam uma ameaça ocasional para as comunidades
sedentárias (Jz 6.1-6). É possível que esse oráculo se refira a uma rebelião
árabe contra Nabucodonosor em 599/598 a.C.
Quedar – vs. 28 – era uma tribo árabe
bastante conhecida durante o período do Antigo Testamento (veja Gn 25.13; Is
21.16-17; 42.11).
Os reinos de Hazor também estavam no
deserto árabe (não a conhecida cidade de Hazor no norte de Israel). Possivelmente,
era uma designação para vários assentamentos árabes que talvez incluíssem Temã,
Buz e Dedã (25.23-24).
A palavra profética dizia que Nacudonosor
tinha ferido Quedar e os reinos de Hazor, também chamados de filhos do Oriente,
outro nome para os povos das tribos árabes (veja Jz 6.3; 7.12; Já 1 3).
Elas foram pilhadas, saqueadas, humilhadas e
forçadas para o cativeiro.
Esses povos nômades normalmente viviam em
cidades sem muros e tinham um modo de vida independente das cidades
fortificadas. Confira com a descrição de Laís em Jz 18.7; nos dois exemplos, os
habitantes poderiam ser subjugados com facilidade por invasores fortemente
armados.
Com a invasão e o saqueamento, nada restou.
A calamidade se espalhou por todos os lugares e Hazor agora seria morada de
chacais em desolação para sempre, onde ninguém mais ali habitaria nem
peregrinaria.
H. Contra Elão (49.34-39).
Elão era uma potência importante a leste da
Babilônia e foi subjugada pela Assíria, mas ressurgiu no período babilônico. O
oráculo provavelmente se refere a uma campanha babilônica para reprimir uma rebelião
elamita em 596/594 a.C., na época em que Zedequias era rei de Judá.
Jr 49:1 A respeito dos filhos de Amom.
Assim diz o
Senhor:
Acaso
Israel não tem filhos? Não tem herdeiro?
Por
que, então, possui Milcom a Gade,
e
o seu povo habita nas suas cidades?
Jr 49:2
Portanto, eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que farei ouvir
contra
Rabá dos filhos de Amom o alarido de guerra,
e
tornar-se-á num montão de ruínas,
e
os seus arrabaldes serão queimados a fogo;
então Israel
deserdará aos que e deserdaram a ele,
diz
o Senhor.
Jr 49:3 Uiva,
ó Hesbom, porque é destruída Ai;
clamai,
ó filhas de Rabá, cingi-vos de sacos;
lamentai,
e dai voltas pelas sebes;
porque Milcom
irá em cativeiro, juntamente com os seus
sacerdotes
e os seus príncipes.
Jr 49:4 Por
que te glorias nos vales, teus luxuriantes vales,
ó
filha apóstata? que confias nos teus tesouros, dizendo:
Quem
virá contra mim?
Jr 49:5 Eis
que farei vir sobre ti pavor,
diz
o Senhor Deus dos exércitos, de todos os que estão
ao
redor de ti; e sereis lançados fora,
cada um para
diante, e ninguém recolherá o desgarrado.
Jr 49:6 Mas
depois disto farei voltar do cativeiro os filhos de Amom,
diz
o senhor.
Jr 49:7 A respeito de Edom.
Assim diz o Senhor dos exércitos:
Acaso não há
mais sabedoria em Temã?
Pereceu
o conselho dos entendidos?
Desvaneceu-se-lhes
a sabedoria?
Jr 49:8 Fugi,
voltai, habitai em profundezas, ó moradores de Dedã;
porque
trarei sobre ele a calamidade de Esaú,
o
tempo em que o punirei.
Jr 49:9 Se
vindimadores viessem a ti, não deixariam alguns rabiscos?
se
ladrões de noite, não te danificariam
só
o quanto lhes bastasse?
Jr 49:10 Mas
eu desnudei a Esaú, descobri os seus esconderijos,
de
modo que ele não se poderá esconder.
E
despojada a sua descendência,
como
também seus irmãos e seus vizinhos,
e
ele já não existe.
Jr 49:11
Deixa os teus órfãos, eu os guardarei em vida;
e
as tuas viúvas confiem em mim.
Jr 49:12 Pois
assim diz o Senhor:
Eis
que os que não estavam condenados a beber o copo,
certamente o
beberão; e ficarias tu inteiramente impune?
Não
ficarás impune, mas certamente o beberás.
Jr 49:13 Pois
por mim mesmo jurei, diz o Senhor,
que
Bozra servirá de objeto de espanto, de opróbrio,
de
ruína, e de maldição; e todas as suas cidades
se
tornarão em desolações perpétuas.
Jr 49:14 Eu
ouvi novas da parte do Senhor, que um embaixador
é
enviado por entre as nações para lhes dizer:
Ajuntai-vos,
e vinde contra ela, e levantai-vos para a guerra.
Jr 49:15 Pois
eis que te farei pequeno entre as nações,
desprezado
entre os homens.
Jr 49:16
Quanto à tua terribilidade,
enganou-te
a arrogância do teu coração,
ó
tu que habitas nas cavernas dos penhascos,
que
ocupas as alturas dos outeiros;
ainda que
ponhas o teu ninho no alto como a águia,
de
lá te derrubarei, diz o Senhor.
Jr 49:17 E
Edom se tornará em objeto de espanto;
todo
aquele que passar por ela se espantará,
e
assobiará por causa de todas as suas pragas.
Jr 49:18 Como
na subversão de Sodoma e Gomorra,
e
das cidades circunvizinhas, diz o Senhor, não habitará
ninguém
ali, nem peregrinará nela filho de homem.
Jr 49:19 Eis
que como leão subirá das margens do Jordão
um
inimigo contra a morada forte;
mas de
repente o farei correr dali; e ao escolhido,
pô-lo-ei
sobre ela.
Pois
quem é semelhante a mim? e quem me fixará um prazo?
e
quem é o pastor que me poderá resistir?
Jr 49:20
Portanto ouvi o conselho do Senhor, que ele decretou
contra
Edom, e os seus desígnios, que ele intentou
contra
os moradores de Temã:
Até os mais
novos do rebanho serão arrastados;
certamente
ele assolará as suas moradas sobre eles.
Jr 49:21 A
terra estremecerá com o estrondo da sua queda;
o
som do seu clamor se ouvirá até o Mar Vermelho.
Jr 49:22 Eis
que como águia subirá, e voará, e estenderá as suas asas
contra
Bozra; e o coração do valente de Edom naquele dia
se
tornará como o coração da mulher
que
está em dores de parto.
Jr 49:23 A respeito de Damasco.
Envergonhadas
estão Hamate e Arpade, e se derretem de medo
porquanto
ouviram más notícias; estão agitadas como o mar,
que
não pode aquietar-se.
Jr 49:24
Enfraquecida está Damasco, virou as costas para fugir,
e
o tremor apoderou-se dela; angústia e dores apossaram-se
dela
como da mulher que está de parto.
Jr 49:25 Como
está abandonada a cidade famosa,
a
cidade da minha alegria!
Jr 49:26
Portanto os seus jovens lhe cairão nas ruas,
e
todos os homens de guerra serão consumidos naquele dia,
diz o Senhor
dos exércitos.
Jr 49:27 E
acenderei fogo no muro de Damasco,
o
qual consumirá os palácios de Ben-Hadade.
Jr 49:28 A respeito de Quedar, e dos
reinos de Hazor,
que
Nabucodonosor, rei de Babilônia, feriu. Assim diz o Senhor:
Levantai-vos,
subi contra Quedar, e destruí
os
filhos do Oriente.
Jr 49:29 As
suas tendas e os seus rebanhos serão tomados;
as
suas cortinas serão levadas, como também
todos
os seus vasos, e os seus camelos;
e
lhes gritarão: Há terror de todos os lados!
Jr 49:30
Fugi, desviai-vos para muito longe, habitai nas profundezas,
ó
moradores de Hazor, diz o Senhor; porque Nabucodonosor,
rei
de Babilônia, tomou conselho contra vós,
e
formou um desígnio contra vós.
Jr 49:31
Levantai-vos, subi contra uma nação que está sossegada,
que
habita descuidada, diz o Senhor;
que
não tem portas nem ferrolhos, que habita a sós.
Jr 49:32 E os
seus camelos serão para presa e a multidão do seu gado
para
despojo; e espalharei a todo o vento aqueles que cortam
os
cantos da sua cabeleira;
e de todos os
lados lhes trarei a sua calamidade,
diz
o Senhor.
Jr 49:33
Assim Hazor se tornará em morada de chacais,
em
desolação para sempre; ninguém habitará ali,
nem
peregrinará nela filho de homem.
Jr 49:34 A palavra do Senhor, que veio a
Jeremias, o profeta, acerca de Elão,
no princípio
do reinado de Zedequias, rei de Judá, dizendo:
Jr
49:35 Assim diz o Senhor dos exércitos:
Eis
que eu quebrarei o arco de Elão,
o
principal do seu poder.
Jr 49:36 E
trarei sobre Elão
os
quatro ventos dos quatro cantos dos céus,
e
os espalharei para todos estes ventos;
e não haverá
nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão.
Jr 49:37 E
farei que Elão desfaleça diante de seus inimigos
e
diante dos que procuram a sua morte.
Farei
vir sobre eles o mal, o furor da minha ira, diz o Senhor;
e
enviarei após eles a espada,
até
que eu os tenha consumido.
Jr 49:38 E
porei o meu trono em Elão, e destruirei dali rei e príncipes,
diz
o Senhor.
Jr 49:39
Acontecerá, porém, nos últimos dias, que restaurarei
do
cativeiro a Elão, diz o Senhor.
Elão teve o seu arco quebrado que era a
principal força de sua defesa. Sem o seu arco, como poderia resistir ao inimigo
que o atacaria e o destruiria? Pois foi mesmo o Senhor quem quebrou o seu arco,
a sua defesa.
Além disso trouxe sobre Elão os seus quatro
ventos, dos quatro cantos dos céus para assim os espalhar por toda a terra,
perdendo, obviamente, sua própria identidade. Eles estariam espalhados por
todas as nações.
Ainda o Senhor os faria desfalecer diante
do inimigo e ainda mais faria vir sobre eles: o mal; o furor da sua ira; a sua
espada terrível que os consumiria até o fim.
No entanto, até Elão recebeu uma palavra
profética que após o seu castigo e subjugação, ela seria igualmente restaurada,
nos últimos dias.
Estamos na décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 48.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Como já dissemos, Jeremias anunciou uma
série de profecias contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido, mostrando
que as outras predições também se cumpririam. Essa seção do livro de Jeremias,
de 46.1 a 51.64, é constituída de uma série de mensagens de julgamento contra
nações vizinhas.
Assim, dividimos nosso estudo em 9 seções:
A. Contra o Egito (46.1-28) – já vista;
B. Contra a Filístia (47.1-7) – já vimos;
C. Contra Moabe (48.1-47) - veremos agora;
D. Contra Amom (49.1-6); E. Conta Edom (49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27);
G. Contra as tribos árabes (49.28-33); H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a
Babilônia (50.1-51.64).
C. Contra Moabe (48.1-47).
O capítulo 48, em seus 47 versículos,
falará das profecias de Jeremias contra Moabe. Jeremias prediz a destruição de
Moabe (cf. Is 15-16; Ez 25.8-11; Am 2.1-3).
Moabe era uma nação inimiga de Israel - Jz
3.12-14; 2Rs 3.4-27 – que ocupava parte da terra dada originalmente, por Deus,
a Israel e foi um dos aliados contra a Babilônia (27.3).
Gênesis 19 fala da origem do povo moabita que
se deu através de um incesto, promovido pela filha mais velha de Ló, sobrinho
de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra.
Passados uns tempos, as filhas de Ló se desesperaram
e urdiram um plano para embriagarem ao pai e dele extrair herança. Elas foram
bem sucedidas em embriagá-lo e depois ao se deitarem com ele, uma numa noite e na
outra. Ambas ficaram grávidas de seu pai. A bebida é mesmo uma tragédia. Nem
soube o bêbado o que fizera em sua bebedice...
Surgiram dois povos disso os moabitas e os
amonitas. Eles foram rejeitados por Deus por haverem maltratado Israel – Dt
23:3-61. Rute (e, portanto Jesus Cristo), posteriormente, participou
fisicamente da linhagem messiânica e assim foi contada na tribo de Judá. Ela
foi bisavó de Davi. E foi mesmo Davi quem os combateu e os subjugou.[1]
Ainda assim, essa nação forneceu soldados
para Nabucodonosor contra Jeoaquim (2Rs 2). É possível que a sua derrota por
Nabucodonosor tenha ocorrido em 582 a.C., depois de uma rebelião.
As cidades de Nebo e Quiriataim que ele
proclama um “ai”, originalmente, essas cidades foram entregues à tribo de Rúben
(Nm 32.3,37-38; Js 13.15,19). No entanto, não obedeceram ao Senhor e isso lhes
custou muito caro.
O Senhor tinha dado a terra, mas era
preciso conquistá-la e obedecer ao Senhor em suas instruções que logo tudo
estaria resolvido, mas ao invés disso, se aliançaram com os estrangeiros e logo
estavam imitando as nações vizinhas.
A cidade de Hesbom – vs. 2 - também tinha
sido dada a Rúben (Nm 32.37; Js 13.17).
Horonaim – vs. 3 - provavelmente estava situada
no extremo sul do mar Morto; a relação de cidades abrange todo o território
moabita. Moabe estaria destruída e o seu clamor segue por meio de seus filhos,
suas cidades, Nebo, Quiriatiaim, Misgabe, Hesbon, Madmén, Horonaim, Luite –
esta última de localização desconhecida (ver Is 5 15).
A palavra de ordem do vs. 7 seria a de
fugir como um asno selvagem doido que é perseguido implacavelmente por seu
predador.
A confiança de Moabe estaria nas suas obras
e nos seus tesouros e por isso seria tomada. O seu deus era Quemos que,
curiosamente fora adorado por Salomão (1 Rs 11.7,33; 2Rs 23.13). Até a sua
estátua seria levado para o cativeiro, pois muitas vezes, imagens de deuses
"derrotados" eram levadas para o exílio.
O destruidor estaria vindo do norte.
Provavelmente uma referência a Nabucodonosor que implacavelmente viria com toda
força para destruir tudo ao seu alcance, tornando desoladas todas as cidades de
Moabe.
Nesse momento e nesse contexto é que o
profeta expressa duas maldições:
1.Contra
todo aquele que fizesse a obra do Senhor relaxadamente, sem cuidado algum, de
forma desprezível, como se estivesse fazendo sem atenção.
2.Contra
todo aquele que vedasse do sangue a sua espada, ou seja, ela estaria ali para
justamente, derramar o sangue deles e o não derramar, seria uma negligência.
A verdade dos fatos era que a obra que
seria feita ali era a obra de juízo de Deus contra Moabe a qual não poderia ser
feita de qualquer modo, pois que cairiam em maldição os seus executores.
Essa imagem do vinho em repouso para
amadurecer e, portanto, melhorar, representa a complacência de Moabe. Sua
situação mudaria rapidamente, pois os jarros seriam quebrados e o vinho
derramando – vs. 11 e 12.
Moabe, finalmente, teria vergonha de
Quemos, seu deus como tinha se envergonhado Israel de Betel, a qual era a sua confiança
– vs. 13. Betel, possivelmente, era o nome usado para o Senhor na religião apóstata
instituída por Jeroboão em Betel (1Rs 12.28-30). Essa religião não foi capaz de
evitar a destruição provocada pelos assírios em 722 a.C. (2Rs 18.9-12).
Dos vs. 14 ao 18, um lamento por Moabe e a
certeza de seu juízo o qual se apressava, vindo do norte com toda a sua força e
sem piedade para fazer dos homens valentes e dos homens fortes de Moabe uma
calamidade sem igual.
No verso 19, os moradores de Aroer - uma
fortaleza fronteiriça a sudeste de Dibom, junto ao rio Arnom (v. 20) – estão aqui
retratando, ansiosamente, a fuga dos refugiados.
Moabe estaria envergonhada, totalmente
quebrada e destruída e era para anunciar isso em Arnon, o rio mais importante
de Moabe, com uivos e gritos desesperadores.
O julgamento que começara ali de forma
terrível se espalharia por toda Moabe e por todas as suas cidades, tanto as de
perto, quanto as de longe – vs. 21-24.
A sua destruição vai sendo anunciada aos
poucos e no verso 25 ela teria perdido já o seu poder e quebrado o seu braço. Era
a hora de ela se embriagar do sangue derramado e de se revolver em seu próprio
vômito, tornando-se objeto de escárnio como tinha sido Israel e ela bem meneava
sua cabeça, zombando.
Moabe estaria sendo orientada a deixar as cidades
para habitar nos rochedos - Is 2.10 – sendo como as pombas que se aninham nos lados
da boca da caverna. Contra ela as acusações eram de soberba, orgulho,
arrogância e altivez de seu coração.
Dos versos de 29 ao 37, o lamento continua
por Moabe e por todos os seus homens que deles era tirado a alegria e o
regozijo do campo fértil e do vinho de seus lagares os quais eram pisados com
alegria. Seria feito o desaparecimento daqueles que sacrificavam nos altos e
queimavam incenso aos seus deuses. Eram nos eirados de Moabe – vs. 38 – os lugares
onde se queimavam esses incensos (veja 2Rs 23.12).
Moabe estaria quebrantada, por isso
uivavam; estaria envergonhada, por isso virava as suas costas para não ver; era
ela objeto de escárnio e de espanto para todos ao seu redor –vs. 39.
Aquele que voaria e estenderia as suas asas
– vs. 40 - contra Moabe seria Nabucodonosor (como em Ez 17.3). Este deixaria os
valentes de Moabe com as mulheres em trabalho de parto, com suas mãos em
desespero em seus ventres.
Por que Moabe estaria sendo tão terrivelmente
destruída? A resposta está no verso 42, pois que Moabe tinha se engrandecido
contra o Senhor. Agora estaria diante dela o terror, cova e laço - Is 24.17.
Não haveria escapatórias para Moabe, pois
que se fugisse do terror, seria alcançada pela cova e se desta, pelo laço, ou
seja, sem saída. Fim! Game Over!
Derivada de Nm 21.28-29, essa passagem –
vs. 45 e 46 - afirma que o oráculo antigo de Balaão estava prestes a se
cumprir. No tempo de Moisés, era o rei dos amorreus, cuja capital era Hesbom
(Nm 21.21-30).
Moabe a cidade de Quemos pereceu! Os seus
filhos e as suas filhas estariam agora sendo levados em cativeiro pela grande
águia, ave de rapina, vinda do norte.
Jr 48:1 Acerca de Moabe.
Assim diz o
Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Ai
de Nebo, porque foi destruída;
envergonhada
está Quiriataim, já é tomada;
Misgabe
está envergonhada e espantada.
Jr 48:2 O
louvor de Moabe já não existe mais;
em
Hesbom projetaram mal contra ela, dizendo:
Vinde,
e exterminemo-la,
para
que não mais seja nação;
também
tu, ó Madmém, serás destruída;
a
espada te perseguirá.
Jr 48:3 Voz
de grito de Horonaim, ruína e grande destruição!
Jr 48:4 Está
destruído Moabe; seus filhinhos fizeram ouvir um clamor.
Jr 48:5 Pois
pela subida de Luíte eles vão subindo
com
choro contínuo; porque na descida de Horonaim,
ouviram
a angústia do grito da destruição.
Jr 48:6 Fugi,
salvai a vossa vida!
Sede
como o asno selvagem no deserto.
Jr 48:7 Pois,
porquanto confiaste nas tuas obras e nos teus tesouros,
também
tu serás tomada; e Quemós sairá para o cativeiro,
os
seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente.
Jr 48:8
Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades
e
nenhuma escapará, e perecerá o vale,
e
destruir-se-á a planície, como disse o Senhor.
Jr 48:9 Dai
asas a Moabe, porque voando sairá;
e
as suas cidades se tornarão em desolação, sem habitante.
Jr 48:10
Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente,
e
maldito aquele que vedar do sangue a sua espada!
Jr 48:11
Moabe tem estado sossegado desde a sua mocidade,
e
tem repousado como vinho sobre as fezes;
não
foi deitado de vasilha em vasilha,
nem
foi para o cativeiro;
por isso
permanece nele o seu sabor,
e
o seu cheiro não se altera.
Jr 48:12
Portanto, eis que os dias vêm, diz o Senhor,
em
que lhe enviarei derramadores que o derramarão;
e
despejarão as suas vasilhas,
e
despedaçarão os seus jarros.
Jr 48:13 E
Moabe terá vergonha de Quemós,
como
se envergonhou a casa de Israel de Betel,
sua
confiança.
Jr 48:14 Como
direis:
Somos
valentes e homens fortes para a guerra?
Jr 48:15 Já
subiu o destruidor de Moabe e das suas cidades,
e
os seus mancebos escolhidos desceram à matança,
diz
o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos.
Jr 48:16 A
calamidade de Moabe está perto e muito se apressa
o
seu mal.
Jr 48:17
Condoei-vos dele todos os que estais em seu redor,
e
todos os que sabeis o seu nome; dizei:
Como
se quebrou a vara forte, o cajado formoso!
Jr 48:18
Desce da tua glória, e senta-te no pó, ó moradora,
filha
de Dibom; porque o destruidor de Moabe
subiu
contra ti, e desfez as tuas fortalezas.
Jr 48:19
Põe-te junto ao caminho, e espia, ó moradora do Aroer;
pergunta
ao que foge, e à que escapa:
Que
sucedeu?
Jr 48:20
Moabe está envergonhado, porque foi quebrantado;
uivai
e gritai; anunciai em Arnom que Moabe está destruído.
Jr 48:21
Também o julgamento é vindo sobre a terra da planície;
sobre
Holom, Jaza, e Mefaate; Jr 48:22 sobre Dibom, Nebo,
e
Bete-Diblataim; Jr 48:23 sobre Quiriataim, Bete-Gamul,
e
BeteMeom; Jr 48:24 sobre Queriote, e Bozra,
e
todas as cidades da terra de Moabe,
as
de longe e as de perto.
Jr 48:25 Está
cortado o poder de Moabe, e quebrantado o seu braço,
diz
o senhor.
Jr 48:26
Embriagai-o, porque contra o Senhor se engrandeceu;
e
Moabe se revolverá no seu vômito,
e
ele também se tornará objeto de escárnio.
Jr 48:27 Pois
não se tornou também Israel objeto de escárnio para ti?
Porventura
foi achado entre ladrões para que,
sempre
que falas dele, meneies a cabeça?
Jr 48:28
Deixai as cidades, e habitai no rochedo,
ó
moradores de Moabe; e sede como a pomba que se aninha
nos
lados da boca da caverna.
Jr 48:29
Temos ouvido da soberba de Moabe, que é soberbíssimo;
da
sua sobrançaria, do seu orgulho, da sua arrogância,
e
da altivez do seu coração.
Jr 48:30 Eu
conheço, diz o Senhor, a sua insolência, mas isso nada é;
as
suas jactâncias nada têm efetuado.
Jr 48:31 Por
isso uivarei por Moabe; sim, gritarei por todo o Moabe;
pelos
homens de Quir-Heres lamentarei.
Jr 48:32 Com
choro maior do que o de Jazer chorar-te-ei,
ó
vide de Sibma; os teus ramos passaram o mar,
chegaram
até o mar de Jazer;
mas o
destruidor caiu sobre os teus frutos de verão,
e
sobre a tua vindima.
Jr 48:33
Tirou-se, pois, a alegria e o regozijo do campo fértil
e
da terra de Moabe; e fiz que o vinho cessasse dos lagares;
já
não pisam uvas com júbilo;
o
brado não é o de júbilo
Jr 48:34 O
grito de Hesbom e Eleale se ouve até Jaza;
fazem
ouvir a sua voz desde Zoar até Horonaim,
e
até Eglate-Selíssia;
pois também
as águas do Ninrim virão a ser uma desolação.
Jr 48:35 Demais,
farei desaparecer de Moabe,
diz
o Senhor, aquele que sacrifica nos altos,
e
queima incenso a seus deuses.
Jr 48:36 Por
isso geme como flauta o meu coração por Moabe,
e
como flauta geme o meu coração
pelos
homens de Quir-Heres;
porquanto a
abundância que ajuntou se perdeu.
Jr 48:37 Pois
toda cabeça é tosquiada, e toda barba rapada;
sobre
todas as mãos há sarjaduras, e sobre os lombos sacos.
Jr 48:38
Sobre todos os eirados de Moabe e nas suas ruas
há
um pranto geral; porque quebrei a Moabe,
como
a um vaso que não agrada, diz o Senhor.
Jr 48:39 Como
está quebrantrado! como uivam!
como
virou Moabe as costas envergonhado!
assim
se tornou Moabe objeto de escárnio
e
de espanto para todos os que estão em redor dele.
Jr 48:40 Pois assim diz o Senhor:
Eis que
alguém voará como a águia,
e
estenderá as suas asas contra Moabe.
Jr 48:41
Tomadas serão as cidades, e ocupadas as fortalezas;
e
naquele dia será o coração dos valentes de Moabe
como
o coração da mulher em suas dores de parto.
Jr 48:42 E
Moabe será destruído, para que não seja povo,
porque
se engrandeceu contra o Senhor.
Jr 48:43
Temor, e cova, e laço estão sobre ti,
ó
morador de Moabe, diz o Senhor.
Jr 48:44 O
que fugir do temor cairá na cova,
e
o que sair da cova ficará preso no laço;
pois
trarei sobre ele, sobre Moabe,
o
ano do seu castigo, diz o Senhor.
Jr 48:45 Os
que fugiram ficam parados sem forças
à
sombra de Hesbom; mas fogo saiu de Hesbom,
e
a labareda do meio de Siom,
e
devorou a fronte de Moabe
e
o alto da cabeça dos turbulentos.
Jr 48:46 Ai
de ti, Moabe! pereceu o povo de Quemós;
pois
teus filhos foram levados cativos,
e
tuas filhas para o cativeiro.
Jr 48:47
Contudo nos últimos dias restaurarei do cativeiro a Moabe,
diz
o Senhor. Até aqui o juízo de Moabe.
Pelo desenrolar do capítulo todo, o qual é
longo, poderíamos quase afirmar que Moabe jamais seria lembrada novamente e sua
destruição seria perpetuada, mas não é isso o que vemos no verso último, o 47.
Nos últimos dias, Moabe seria restaurada de seu cativeiro.
A cidade que era conhecida como a cidade de
Quemos agora voltaria a ser restaurada, mas com qual finalidade e propósitos?
Atualmente ela é o país da Jordânia.
Como vimos, os moabitas são um povo
histórico, cuja existência é atestada por diversas descobertas arqueológicas,
em especial a Estela Mesha, que descreve a vitória moabita sobre um filho (não
identificado) do Rei Omri de Israel. Sua capital foi Dibon, localizada próxima
a moderna cidade Jordaniana de Dhiban.[2]
Para maiores
esclarecimentos e aprofundamentos, sugiro acessar, igualmente free, os textos
de apoio, todos em inglês, conforme referências abaixo. Nelas, o presente
capítulo e livro será esmiuçado e aprofundado. Abcs e muito obrigado.
Nos links abaixo,
você encontrará, também, versículo x versículo, verdadeiros tesouros de
conhecimentos bíblicos valiosos e preciosos para sua edificação e crescimento
espiritual. Para cada um dos 66 livros da Bíblia, haverá uma sinopse de
qualidade do livro, um sumário proposto, comparativos e informações riquíssimas
em detalhes edificadores. Além disso, você encontrará inúmeras opções de
downloads de Bíblias, imagens gráficas de versículos bíblicos, de covers do
FaceBook; também centenas de opções de download de bibliotecas bíblicas dos
escritos dos pais da igreja, de sacerdotes de Nicéia e Pós-Nicéia, todos os
apócrifos, textos apologéticos, históricos e muitos outros valiosos estudos,
credos, confissões, catecismos, ficções, livros.
Tudo grátis (free)
bastando apenas solicitar um ID e uma Senha.
Cada versículo
bíblico é apresentado em dezenas de traduções para efeito de comparações, além
de referências cruzadas, estudos bíblicos, léxico, concordância de Strong (com
8674 radicais hebraicos usados no AT e 5624 radicais gregos usados no NT), a
tradução interlinear do AT/NT, comentários, tesouros de conhecimentos bíblicos,
devocionais, planos de leitura bíblica e diversos links referentes.
Ainda, para cada
versículo, é possível o download de dezenas de fotos de qualidade com o
versículo bíblico correspondente. Veja ainda mais, as versões bíblicas de
estudo em grego e hebraico/aramaico; cronologia do AT e do NT; Linha de Tempo
Completa da Bíblia; Bíblia Poliglota Apostólica e muito, muito mais...
Aproveite, conheça, estude, aprove e então compartilhe/divulgue.
Estamos na décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 47.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Como já dissemos, Jeremias anunciou uma
série de profecias contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido,
mostrando que as outras predições também se cumpririam. Essa seção do livro de
Jeremias, de 46.1 a 51.64, é constituída de uma série de mensagens de
julgamento contra nações vizinhas.
Assim, dividimos nosso estudo em 9 seções:
A. Contra o Egito (46.1-28) – já vista;
B. Contra a Filístia (47.1-7) – veremos
agora; C. Contra Moabe (48.1-47); D. Contra Amom (49.1-6); E. Conta Edom
(49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27); G. Contra as tribos árabes (49.28-33);
H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a Babilônia (50.1-51.64).
B. Contra a Filístia (47.1-7).
Neste pequeno capítulo de apenas sete
versos, veremos as palavras proféticas de Jeremias contra a Filístia, antes que
Faraó – não se sabe a qual Faraó o profeta se referia - ferisse a Gaza.
As palavras de condenação de Jeremias
dirigidas à Filístia se cumpriram pelas mãos dos egípcios antes da redação
desse livro de Jeremias (cf. Is 14.28-32; Ez 25.15-17; Am 1.6-8; Sf 2.4-7).
Os
filisteus
são, provavelmente, parte de uma confederação de grupos de povos, originária da
região do Mar Egeu e de Creta (Caftor - Am 9.7; Jr 47.4). Chegaram na Palestina
e se estabeleceram ali por volta dos séculos XIII e XII a.C., depois de trabalharem
como mercenários para governantes hititas, cananeus e egípcios, e serem derrotados
pelos últimos.[1]
Viria do Norte uma torrente transbordante
de destruição que alagaria a terra e tudo o que nele houvesse e também a
cidade, seus habitantes de forma que os homens haveriam de clamar e de uivar
diante do estrepitoso som das unhas dos fortes cavalos, do som de seus carros,
do estrondo de suas rodas.
Jeremias fala de um fenômeno natural que
quando acontece causa muita destruição e associa-o ao invasor do Norte que
igualmente destruiria como uma inundação todos os seus habitantes.
A destruição seria tão forte que os
próprios pais haveriam de se desanimar em socorrer os seus filhos por causa da
fraqueza de suas próprias mãos – vs. 3 – e por causa desse dia que viria para
destruição dos filisteus e para cortar de Tiro e de Sidom qualquer
possibilidade de socorro a eles.
Essas cidades fenícias serviam de proteção
natural para os filisteus nas regiões costeiras mais ao sul, embora não se
saiba se havia alguma aliança entre esses dois povos.
A destruição viria aos filisteus, ao resto
da ilha de Caftor, o lugar de origem dos filisteus, normalmente identificado
como Creta. Paulo, apóstolo, falava deles como sendo aqueles que somente se
preocupavam com o seu próprio ventre.
O texto de Tito 1.12 diz: Um dentre eles, seu próprio
profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres
preguiçosos.
É admirável a cultura enciclopédica de Paulo. Clemente
de Alexandria e Jerônimo atribuem a devastadora caracterização a um poeta e
reformador cuja data fornecida varia entre 630 e 500 a.C. Seu nome era
Epimênides, natural de Cnossos, nas proximidades de Iráklion na costa norte de
Creta, onde ainda hoje se pode visitar o museu que contém os tesouros
extraordinários da era minóica.
Os antigos consideravam Epimênides um profeta, “um
homem divinamente inspirado” (segundo Platão), “um homem querido dos deuses”
(segundo Plutarco). Paulo não tenciona dizer que o poeta cretense é realmente
um profeta no sentido bíblico. Quer dizer “um homem que, por eles e outros, era
considerado profeta, um porta-voz dos deuses”.
Sobre a referência à atividade supostamente profética
de Epimênides, Platão escreveu o seguinte:
“Esse homem divinamente inspirado, Epimênides.. nasceu
em Creta, e dez anos antes da guerra persa, de acordo com o oráculo de deus,
foi a Atenas…; e quando os atenienses se viram tomados de temor em razão das
forças expedicionárias dos persas, fez esta profecia: Eles não virão por dez
anos, e quando vierem, voltarão outra vez, não havendo realizado nada do que
esperavam (realizar), e havendo sofrido dores do que terão infligido”.
Foi esse Epimênides que, segundo Diógenes Laércio,
aconselhou aos atenienses que fizessem sacrifícios “ao deus mais conveniente”,
conselho que pode ter levado à edificação do famoso altar “ao deus
desconhecido”, que proporcionou a Paulo o ponto de partida para a proclamação
do Deus vivo (At 17.23).
A citação de Epimênides, aqui em Tito 1.12, é um poema
que consiste em seis pés métricos (verso hexâmetro).
A representação dos cretenses como enganadores e
mentirosos pode ter surgido da pretensão deles de terem em sua ilha o túmulo de
Zeus. Mas a reputação dos cretenses de serem mentirosos a fim de lograr fins
egoístas (o contexto do vs 11) era tão amplamente difundida que origem ao
substantivo “cretismo”, que quer dizer “conduta cretense” ou “falar como
cretense”, significando: “dizer a mentira”, “enganar”.
A expressão “bestas ruins”, demonstra o caráter
selvagem e cruel dos cretenses dos dias de Epimênides e dos dias de Paulo e
Tito. Costumavam arredar todos de seu caminho para obterem vantagem pessoal.
“Ventres inativos”, estigmatiza os cretenses como
glutões, indolentes e ávidos por sexo. Os cretenses, pois, são falsos, egoístas
e amantes dos prazeres.
Dos versos 5 ao 7, Jeremias concluiu suas
palavras falando de destruições e assolações que estariam vindo sobre Gaza,
Asquelom e o restante do seu vale.
A espada do Senhor, um dos seus três
terrores (a fome, a espada e a peste), não se sossegava, antes tinha sede e
saia a cumprir aquilo que o Senhor tinha determinado a ela.
Jr 47:1 A palavra do Senhor que veio a
Jeremias, o profeta,
acerca dos
filisteus, antes que Faraó ferisse a Gaza.
Jr 47:2 Assim diz o Senhor:
Eis que do
Norte se levantam as águas,
e
tornar-se-ão em torrente trasbordante,
e
alagarão a terra e quanto há nela,
a
cidade e os que nela habitam;
os
homens clamarão, e todos os habitantes da terra uivarão,
Jr 47:3 ao
ruído estrepitoso das unhas dos seus fortes cavalos,
ao
barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas;
os
pais não atendem aos filhos,
por
causa da fraqueza das mãos,
Jr 47:4 por
causa do dia que vem para destruir a todos os filisteus,
para
cortar de Tiro e de Sidom todo o resto que os socorra;
pois
o Senhor destruirá os filisteus,
o
resto da ilha de Caftor.
Jr 47:5 A
calvície é vinda sobre Gaza;
foi
desarraigada Asquelom, bem como o resto do seu vale;
até
quando te sarjarás?
Jr 47:6 Ah
espada do Senhor! até quando deixarás de repousar?
volta
para a tua bainha; descansa, e aquieta-te.
Jr 47:7 Como
podes estar quieta,
se
o Senhor te deu uma ordem?
Contra
Asquelom, e contra o litoral,
é
que ele a enviou.
Não estaria o Senhor sendo mau e rude com
os povos da terra, mas antes exercendo o seu juízo e correções. O homem tinha
sido advertido, mas não fizeram caso de sua palavra e antes buscaram seus
próprios conceitos e explicações sobre as coisas e inventaram caminhos de
religiões que não aproximavam o homem dele, pelo contrário, os expulsavam ainda
mais de sua presença.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...