quinta-feira, 19 de março de 2015
quinta-feira, março 19, 2015
Jamais Desista
Jeremias 46:1-28. PROFECIA CONTRA AS NAÇÕES - O EGITO.
Estamos começando a décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 46.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Jeremias anunciou uma série de profecias
contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido, mostrando que as outras predições
também se cumpririam. Essa seção do livro de Jeremias, de 46.1 a 51.64, é
constituída de uma série de mensagens de julgamento contra nações vizinhas.
Para melhor compreensão de nosso estudo,
dividiremos esta penúltima parte em 9 seções: A. Contra o Egito (46.1-28); B.
Contra a Filístia (47.1-7); C. Contra Moabe (48.1-47); D. Contra Amom (49.1-6);
E. Conta Edom (49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27); G. Contra as tribos
árabes (49.28-33); H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a Babilônia
(50.1-51.64).
A. Contra o Egito (46.1-28).
Nesse capítulo, dos versos 1 aos 28,
veremos as predições de Jeremias do julgamento contra o Egito que se cumpriram
pelas mãos dos babilônios antes da redação desse livro.
O primeiro verso começa falando das
palavras que vieram a Jeremias sobre as nações e elas começam do o Egito.
Foi na cidade de Carquemis que uma das
batalhas decisivas da antiguidade foi travada. Nela, a Babilônia derrotou o
Egito (605 a.C.), acabando com a reivindicação de posse dos egípcios sobre
Canaã e a Síria (Arã). Isso se deu no quarto de Jeoaquim - 36.1; 45.1. A
supremacia da Babilônia sobre o Egito foi crucial para Judá em seus últimos anos.
No verso 3, o profeta escarnece dos
egípcios ao dizer a eles que preparassem o escudo e se vestissem de couraças. Essas
injunções dirigidas ao Egito escarneciam de suas pretensões militares.
Ele continua no verso 4 a falar para eles
se prepararem e se aparelharem para a guerra, mas o profeta os via espantados e
de costas voltadas, estando os seus heróis abatidos, fugindo, correndo
velozmente sem olharem para trás, cheios de terrores por todos os lados.
No entanto, eles não podiam fugir e junto à
borda do rio Eufrates – vs. 6 - ou seja, em Carquemis (vs. 2), eles tropeçavam
e caiam.
Alguém vinha subindo como o Nilo e chamava
a atenção, pois era semelhante às águas do Nilo e parecia que ia dominar toda a
terra.
O Egito achava que poderia cobrir a terra,
destruir a cidade e os que nela habitavam – vs. 8. Até os etíopes e os de Pute
que manejavam bem o escudo e os de Lude que eram hábeis com o arco se ajuntavam
ao Egito. A presença de mercenários desses locais na Grécia e na África, indicava
o poder do Egito.
A verdade era que aquele dia era diferente,
pois era o dia do Senhor Deus dos exércitos, o dia da vingança, de sacrifício e
a espada já sentia embriagada do cheiro do sangue que derramaria.
O profeta continua sua zombaria e escárnio
falando a Gileade – vs. 11 – para tomar o bálsamo que debalde servirá por causa
de suas muitas feridas incuráveis. Era essa, chamada aqui de virgem, filha do
Egito, uma imagem de vulnerabilidade e inocência que também podia ser empregada
com ironia. Veja o seu uso com referência a Israel em 14.17; 18.13.
Seria ali na terra do Norte, junto ao rio
Eufrates que o Senhor dos exércitos haveria de ter um grande sacrifício. Era
essa a palavra que estava vindo a Jeremias para anunciá-la no Egito. Quem
traria essa espada e morte e destruição seria Nabucodonosor, rei da Babilônia
que estava prestes a ferir o Egito.
Jeremias deveria anunciar essa palavra no
Egito e ali no Egito ele se encontrava, pois tinha sido raptado por Joanã,
filho de Careá, que achava que estaria indo para o Egito para se proteger da
Babilônia e escapar do juízo terrível de Deus. Ele deveria anunciar isso no
Egito, proclamar em Migdol; proclamar também em Mênfis, e em Tapanes; dizer:
Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti
– vs. 14.
Diante disso, todos estavam alarmados e os
seus valentes derribados porque o Senhor os abateu e já poderiam visualizar a
derrota que lhes seguiria. Não adiantaria lutar, o tempo já havia passado.
A palavra da vinda dele para juízo era tão
forte que o Senhor a jurou por si mesmo que ele viria. Ele, Deus, se identifica
aqui como o Rei. Para referências a Deus como Rei, veja 8.19; 10.7,10, 48.15;
51.57; Dt 33.5. Nos oráculos contra as nações, a verdadeira realeza é
contrastada com as pretensões fúteis de reis terrenos.
Em seu juramento ele diz que certamente
viria assim como o Tabor estava entre os montes, e como o Carmelo estava junto
ao mar, assim ele viria. Ambos, Tabor e Carmelo, são montes altos no norte de
Israel, sendo este último, associado a uma batalha em Jz 4.6.
Novamente a ameaça de cativeiro e de fogo,
como tinha sido feito e cumprido em Jerusalém. Eles deveriam se prepararem,
pois o destruidor viria e poria a fogo a sua cidade de Mênfis e levaria todos
cativos para a Babilônia.
O Egito é comparado a uma novilha – vs. 20
– muito formosa. Talvez uma alusão à adoração ao touro no Egito, mas do norte viria
uma mutuca, um inseto que pica animais domésticos. Aqui, a mutuca ou tavão referia-se
a Nabucodonosor, que importunaria o Egito.
Até os seus mercenários iriam fugir e
virarem as costas porque também sobre eles viria o dia de suas ruínas e o tempo
da punição de Deus – vs. 21. O povo do norte iria humilhá-los e ainda que
fossem considerados impenetráveis, eles não riam resistir.
Amom de Tebas seria castigado, Faraó e o
Egito, juntamente com todos os seus deuses, reis e os que nele confiavam,
igualmente. Amom era o deus principal do Egito. Nô, ou Tebas, ficava ao sul,
sugerindo uma infiltração profunda dos babilônios no território egípcio impossibilitando
qualquer defesa, reação ou fuga.
o profeta,
acerca das nações.
Jr 46:2 Acerca do Egito:
a respeito do
exército de Faraó-Neco, rei do Egito,
que
estava junto ao rio Eufrates em Carquêmis,
ao
qual Nabucodonosor, rei de Babilônia,
derrotou
no quarto ano de Jeoiaquim,
filho
de Josias, rei de Judá.
Jr 46:3
Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.
Jr 46:4
Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros!
Apresentai-vos
com elmos;
açacalai
as lanças;
vesti-vos
de couraças.
Jr 46:5 Por
que razão os vejo espantados e voltando as costas?
Os
seus heróis estão abatidos, e vão fugindo,
sem
olharem para trás; terror há por todos os lados,
diz o Senhor.
Jr 46:6 Não
pode fugir o ligeiro, nem escapar o herói;
para
a banda do norte, junto ao rio Eufrates,
tropeçaram
e caíram.
Jr 46:7 Quem
é este que vem subindo como o Nilo,
como
rios cujas águas se agitam?
Jr 46:8 O
Egito é que vem subindo como o Nilo,
e
como rios cujas águas se agitam; e ele diz:
Subirei,
cobrirei a terra;
destruirei
a cidade e os que nela habitam.
Jr 46:9 Subi,
ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes:
Cuche
e Pute, que manejam o escudo,
e
os de Lude, que manejam e entesam o arco.
Jr 46:10
Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos,
dia
de vingança para ele se vingar dos seus adversários.
A
espada devorará, e se fartará, e se embriagará
com
o sangue deles;
pois o Senhor
Deus dos exércitos tem um sacrifício
na
terra do Norte junto ao rio Eufrates.
Jr 46:11 Sobe
a Gileade, e toma bálsamo,
ó
virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios;
não
há cura para ti.
Jr 46:12 As nações
ouviram falar da tua vergonha,
e
a terra está cheia do teu clamor;
porque
o valente tropeçou no valente e ambos juntos cairam.
Jr 46:13 A
palavra que falou o Senhor a Jeremias, o profeta,
acerca
da vinda de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
para
ferir a terra do Egito.
Jr 46:14
Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol;
proclamai-o
também em Mênfis, e em Tapanes; dizei:
Apresenta-te,
e prepara-te;
porque
a espada devorará o que está ao redor de ti.
Jr 46:15 Por
que está derribado o teu valente?
Ele
não ficou em pé, porque o Senhor o abateu.
Jr 46:16 Fez
tropeçar a multidão; caíram uns sobre os outros,
e
disseram:
Levanta-te,
e voltemos para o nosso povo,
para
a terra do nosso nascimento,
por
causa da espada que oprime.
Jr 46:17 Clamaram
ali:
Faraó,
rei do Egito, é apenas um som;
deixou
passar o tempo assinalado.
Jr 46:18 Vivo
eu, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos,
que
certamente como o Tabor entre os montes,
e
como o Carmelo junto ao mar, assim ele vira.
Jr 46:19 Prepara-te
para ires para o cativeiro,
ó
moradora filha do Egito;
porque
Mênfis será tornada em desolação,
e
será incendiada, até que ninguém mais aí more.
Jr 46:20
Novilha mui formosa é o Egito;
mas
já lhe vem do Norte um tavão.
Jr 46:21 Até
os seus mercenários no meio dela
são
como bezerros cevados;
mas
também eles viraram as costas, fugiram juntos,
não
ficaram firmes;
porque veio
sobre eles o dia da sua ruína
e o tempo da sua punição.
Jr 46:22 A
sua voz irá como a da serpente;
porque
marcharão com um exército,
e
virão contra ela com machados, como cortadores de lenha.
Jr 46:23
Cortarão o seu bosque, diz o Senhor,
embora
seja impenetrável;
porque
se multiplicaram mais do que os gafanhotos;
são
inumeráveis.
Jr 46:24 A
filha do Egito será envergonhada;
será
entregue na mão do povo do Norte.
Jr 46:25 Diz
o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Eis
que eu castigarei a Amom de Tebas,
e
a Faraó, e ao Egito, juntamente com os seus deuses
e
os seus reis, sim, ao próprio Faraó,
e
aos que nele confiam.
Jr 46:26 E os
entregarei na mão dos que procuram a sua morte,
na
mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
e
na mão dos seus servos;
mas depois
será habitada, como nos dias antigos,
diz
o Senhor.
Jr 46:27 Mas
não temas tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel;
pois
eis que te livrarei mesmo de longe,
e
a tua descendência da terra do seu cativeiro;
e
Jacó voltará, e ficará tranqüilo e sossegado,
e
não haverá quem o atemorize.
Jr 46:28 Tu
não temas, servo meu, Jacó, diz o senhor;
porque
estou contigo;
pois
destruirei totalmente todas as nações
para
onde te arrojei;
mas
a ti não te destruirei de todo,
mas
castigar-te-ei com justiça,
e
de modo algum te deixarei impune.
Apesar de serem totalmente destruídos, Deus
ainda garantia que voltariam a ser habitados, como nos dias antigos. O mesmo se
daria para com Jacó, servo do Senhor, e para com Israel também. Deus os
visitaria de longe mesmo, fazendo com que voltassem posteriormente, tranquilos
e sossegados, sem haver quem os atemorizasse novamente.
A palavra profética foi entregue ao Egito,
mas o fecho do capítulo fala de Jacó afirmando que Deus continuaria com eles e
destruiria todas as nações para onde os arrojou. A sua disciplina e correção
teria seu completo fecho sobre aqueles a quem ele amava e tinha escolhido.
Ai das outras nações que poderiam, naqueles
momentos, exagerarem e aproveitarem a oportunidade para excederem os seus
limites. A nação que fosse sábia, sim, deveria aproveitar a oportunidade, mas
com temor e tremor diante de Deus que os vingaria pelos excessos.
...
quarta-feira, 18 de março de 2015
quarta-feira, março 18, 2015
Jamais Desista
Jeremias 45:1-5 - BARUQUE ORA E DEUS LHE RESPONDE.
Estamos finalizando a décima sexta parte,
de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 45.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – já vimos; e, C. A promessa de Deus a
Baruque (45.1-5) – concluiremos agora.
C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5).
Este é um pequeno capítulo do livro de
Jeremias com apenas cinco versículos no total que tratara, em especial, da
promessa feita a Baruque, da parte de Deus, pelo profeta Jeremias.
Esse capítulo traz, portanto, a promessa de
Deus a Baruque, feita vários anos antes, de que pouparia a sua vida.
Foi exatamente no ano quarto do reinado de
Jeoaquim, filho de Josias, que veio esta palavra de Deus a Banique ou Baruque,
filho de Nerias.
Era esse o ano em que Baruque preparou o
primeiro rolo com as palavras de Jeremias para a leitura em público (36.1-3).
Em termos cronológicos, essa profecia se encaixa entre a redação do rolo
(36.1-8) e a sua leitura diante do povo e de Jeoaquim (36.9-32).
Baruque se encontrava trabalhando para
Jeremias quando essa palavra lhe foi entregue da parte de Deus na
instrumentalidade de Jeremias. Ele era o responsável por escrever num livro as
profecias e as palavras que Jeremias ditava.
Não era ele o autor intelectual do texto
produzido, mas o escriba que tinha a responsabilidade de ser fiel em seu
serviço e missão.
A palavra veio diretamente para ele, o
profeta Jeremias, da parte do Senhor e começa citando o lamento de Baruque que
achava que o Senhor lhe tinha acrescido tristeza â sua dor que o obrigava a
gemer, sem achar repouso e descanso para a sua alma.
É evidente que Baruque sofreu junto com
Jeremias como resultado da missão profética deste último (p. ex., 11.18-23). Confira
também 36.19; 43.3; Dt 12.9; SI 95.11.
Em atenção à sua queixa, Deus lhe responde
que estaria para demolir aquilo que tinha edificado, que iria arrancar aquilo
que tinha plantado e isso em toda a terra, ou seja, não era tempo de se ficar
buscando certas coisas e privilégios, antes tempo de muita busca a Deus e
orações.
Deus, fiel, lhe promete a sua própria vida
em recompensa. No verso 5, está escrito que ele Deus lhe daria a sua própria
vida. A fidelidade de Baruque resultou nessa grande bênção de Deus.
Não era o momento de Baruque estar a
procurar benefícios ou grandezas para ele mesmo. Deus não recomenda isso a ele
por causa do grande mal que estaria por trazer para toda a raça.
No entanto, por onde quer que ele fosse,
Deus lhe pouparia a sua vida.
filho de
Nerias, quando este escrevia num livro
as
palavras ditadas por Jeremias,
no quarto ano
de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá:
Jr 45:2 Assim diz o Senhor, Deus de
Israel, acerca de ti ó Baruque.
Jr 45:3
Disseste:
Ai
de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza
à
minha dor; estou cansado do meu gemer,
e
não acho descanso.
Jr 45:4 Isto
lhe dirás:
Assim
diz o Senhor:
Eis
que estou a demolir o que edifiquei,
e
a arrancar o que plantei,
e
isso em toda esta terra.
Jr 45:5 E
procuras tu grandezas para ti mesmo?
Não
as busques;
pois
eis que estou trazendo o mal sobre toda a raça,
diz
o Senhor;
porém te
darei a tua vida por despojo,
em
todos os lugares para onde fores.
Baruque conhecia o Deus de Jeremias, o qual
era o seu próprio Deus, por isso que sentia confiança em lhe dirigir as suas
orações certo de que Deus o ouviria também.
Assim, somos nós e devemos ser como Baruque
não deixando de orar e de apresentar diante dele toda nossa ansiedade porque
ele tem cuidado de nós e cuidará até aquele dia final.
Também não devemos nos esquecer das
recomendações do Senhor de que devemos procurar primeiro o seu reino e a sua
justiça que, naturalmente, as demais coisas nos seriam acrescentadas – Mt 6:33.
...
Caso se queira mais aprofundamento e melhores esclarecimentos, poderá ver nos links abaixo dezenas ou centenas de estudos e comentários, versículo x versículo. Vamos continuar estudando e aprendendo sempre (textos em inglês).
terça-feira, 17 de março de 2015
terça-feira, março 17, 2015
Jamais Desista
Jeremias 44:1-30 - A RAINHA DOS CÉUS ERA UM TROPEÇO NA VIDA DOS JUDAÍTAS.
Estamos vendo a décima sexta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 44.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – concluiremos agora; e, C. A promessa de
Deus a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30,
estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito
por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis
represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma
mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com
a idolatria durante esse período (44.1-30).
No verso primeiro, o anúncio de que mais
uma vez veio a Jeremias a palavra do Senhor cujo público alvo dessa vez eram
todos os judeus que habitavam na terra do Egito em Migdol, em Tapanes, em
Mênfis, e no país de Patros.
A palavra dizia nos versos dois e três que
eles tinham visto todo o mal que Deus enviara a Jerusalém por causa da teimosia
de seus corações que insistiam com os deuses das outras nações, se esquecendo
do Deus vivo e verdadeiro.
Deus tinha avisado da destruição iminente e
que era para eles se arrependerem, mas não o ouviram, antes se tornaram piores
ainda agravando mais e mais a situação deles. Apesar disso, Deus em sua
infinita graça e misericórdia lhes havia enviado os seus servos e os seus
profetas para anunciar a eles claramente que não fizessem aquilo que o Senhor
odiava, o qual era também o culto idólatra a outros deuses. No entanto, não se
inclinaram, não se arrependeram e não se converteram de suas maldades pelo que
se derramou a sua indignação e a sua ira fazendo das cidades de Judá e de
Jerusalém um deserto e uma desolação, como facilmente se poderia notar.
A pergunta do profeta era porque eles
estavam agindo assim de forma a continuamente estarem buscando o fim deles
mesmos a ponto de não ficar mais resto algum deles – vs. 7. Jeremias falava de
uma possível ameaça de que as excelentes predições de 5.10; 23.3, dos
remanescentes, poderiam não se cumprir.
A exortação era para que eles prestassem
mais atenção e não provocassem à ira o Senhor seguindo e indo após outros
deuses que nem são deuses, pois as consequências poderiam ser muito terríveis.
Jeremias desejava que o povo se lembrasse
não apenas das maldades, mas também do julgamento resultante. A lembrança de
julgamentos anteriores poderia incentivar o povo a obedecer. Compare com o uso
do julgamento do Reino do Norte como advertência a Judá antes de sua queda em
2Rs 17.18-20.
Dos versos 11 ao 14, Jeremias continua
exortando e falando das terríveis consequências das quais eles haveriam de
passar, ou seja, seriam destruídos pela fome, pela peste e pela espada, de modo
que todos fossem dizimados, sem haver quem pudesse retornar, senão um pequeno
pugilo deles, ou seja, um tão pequena quantidade (de alguma coisa) que se pode
pegar com o polegar, o indicador e o dedo médio; uma pitada, mãozada, punhado.
No verso 15, uma resposta da parte dos
homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, ousada e
atrevida da parte deles anunciando claramente que não teriam a mínima intenção
de obedecerem ao que Jeremias falava – vs. 16.
Eles ainda anunciaram que fariam isso mesmo
queimariam incenso
à rainha dos céus e lhe ofereceriam libações como seus pais fizeram e bem assim seus reis, príncipes e o resultado era fartura de pão e prosperidade sem haver mal algum sobre eles.
à rainha dos céus e lhe ofereceriam libações como seus pais fizeram e bem assim seus reis, príncipes e o resultado era fartura de pão e prosperidade sem haver mal algum sobre eles.
Fica claro que as mulheres exerciam um
papel importante no culto a essa deusa pagã – vs. 19. Elas mesmas confessaram
que assim faziam com a anuência e a participação explícita dos homens, seus
maridos.
Na mente deles, as tragédias e problemas
que estavam enfrentando era devido ao fato de terem negligenciado o culto à
rainha dos céus e não ao fato de terem rejeitado ao Senhor.
Jeremias fala em nome do Senhor e prega a
sua palavra àqueles que seguiam a rainha dos céus, ou seja toda a população. Ele
explica que as desgraças atuais eram devidas ao fato de eles terem rejeitado ao
Senhor e terem ido adorarem outros deuses. Ele deixa isso muito claro.
Como eles queimaram incenso, e pecaram
contra o Senhor, não obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei, nos
seus estatutos e nos seus testemunhos (as estipulações da aliança mosaica - Dt
11.1,32; 12.1) por isso é que tinha vindo todo este mal, como estavam
testemunhando eles, em fuga no Egito – vs. 23.
Dos versos de 24 ao 30, Jeremias continua
seu sermão profético e duro de ser transmitido que ia de encontro ao que
desejava e esperava o povo.
Ele apresenta o Senhor como um Deus que
doravante estaria agindo contra eles por causa das escolhas malignas de seus
corações apodrecidos.
No verso 26, acontece, inclusive, um
juramento da parte de Deus de que nunca mais seria pronunciado o seu nome pela
boca de nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito, que diria: Como vive o
Senhor Deus!
O Senhor passaria a velar por eles para o
mal, e não para o bem, para que fossem consumidos todos os homens de Judá que
estavam na terra do Egito, pela espada e pela fome, até que de todo se acabassem
– vs. 27.
acerca de
todos os judeus, que habitavam na terra do Egito,
em
Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros:
Jr 44:2 Assim diz o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel:
Vós vistes
todo o mal que fiz cair sobre Jerusalém,
e
sobre todas as cidades de Judá;
e
eis que elas são hoje uma desolação,
e
ninguém nelas habita;
Jr 44:3 por
causa da sua maldade que fizeram, para me irarem,
indo
queimar incenso, e servir a outros deuses,
a
quem eles nunca conheceram, nem eles, nem vós,
nem
vossos pais.
Jr 44:4
Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos,
os
profetas, para vos dizer:
Ora,
não façais esta coisa abominável que odeio!
Jr 44:5 Mas
eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos,
para
se converterem da sua maldade,
para
não queimarem incenso a outros deuses.
Jr 44:6 Pelo
que se derramou a minha indignação e a minha ira,
e
acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém;
e
elas tornaram-se em deserto e em desolação,
como
hoje se vê.
Jr 44:7
Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos exércitos,
Deus
de Israel:
Por que
fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos,
para
desarraigardes o homem e a mulher,
a
criança e o que mama, dentre vós,
do meio de
Judá, a fim de não vos deixardes
ali
resto algum;
Jr
44:8 irando-me com as obras de vossas mãos,
queimando
incenso a outros deuses
na
terra do Egito,
aonde vós
entrastes para lá peregrinardes,
para que
sejais exterminados,
e para que
sirvais de maldição e de opróbrio
entre
todas as nações da terra?
Jr 44:9
Esquecestes já as maldades de vossos pais,
as
maldades dos reis de Judá,
as
maldades das suas mulheres, as vossas maldades
e
as maldades das vossas mulheres,
cometidas
na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Jr 44:10 Não
se humilharam até o dia de hoje,
nem
temeram, nem andaram na minha lei,
nem
nos meus estatutos, que pus diante de vós
e
diante de vossos pais.
Jr 44:11 Portanto assim diz o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel:
Eis que eu
ponho o meu rosto contra vós para mal,
e
para desarraigar todo o Judá.
Jr 44:12 E
tomarei os que restam de Judá,
os
quais puseram o seu rosto para entrar na terra do Egito,
a
fim de lá peregrinarem, e todos eles serão consumidos;
na
terra do Egito cairão;
à espada, e
de fome serão consumidos;
desde
o menor até o maior morrerão
à
espada e de fome;
e
tornar-se-ão um espetáculo de execração,
de
espanto, de maldição e de opróbrio.
Jr 44:13 Pois
castigarei os que habitam na terra do Egito,
como
castiguei Jerusalém, com a espada, a fome e a peste.
Jr 44:14 De
maneira que, da parte remanescente de Judá que entrou
na
terra do Egito a fim de lá peregrinar,
não
haverá quem escape e fique para tornar à terra
de
Judá,
à qual era
seu grande desejo voltar, para ali habitar;
mas não
voltarão, senão um pugilo de fugitivos.
Jr 44:15
Então responderam a Jeremias todos os homens
que
sabiam que suas mulheres queimavam incenso
a
outros deuses, e todas as mulheres que estavam
presentes,
uma grande multidão, a saber,
todo
o povo que habitava na terra do Egito, em Patros,
dizendo:
Jr 44:16
Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor,
não
te obedeceremos a ti;
Jr 44:17 mas
certamente cumpriremos toda a palavra
que
saiu da nossa boca, de queimarmos incenso
à
rainha do céu, e de lhe oferecermos libações,
como
nós e nossos pais, nossos reis
e nossos
príncipes, temos feito, nas cidades de Judá,
e
nas ruas de Jerusalém;
então
tínhamos fartura de pão, e prosperávamos,
e
não vimos mal algum.
Jr 44:18 Mas
desde que cessamos de queimar incenso à rainha do céu,
e
de lhe oferecer libações, temos tido falta de tudo,
e
temos sido consumidos pela espada e pela fome.
Jr 44:19 E
nós, as mulheres, quando queimávamos incenso
à
rainha do céu, e lhe oferecíamos libações,
acaso
lhe fizemos bolos para a adorar
e
lhe oferecemos libações sem nossos maridos?
Jr 44:20 Então disse Jeremias a todo o
povo, aos homens e às mulheres,
e a todo o
povo que lhe havia dado essa resposta, dizendo:
Jr 44:21
Porventura não se lembrou o Senhor,
e
não lhe veio à mente o incenso que queimastes nas cidades
de
Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais,
vossos
reis e vossos príncipes,
como
também o povo da terra?
Jr 44:22 O
Senhor não podia por mais tempo suportar
a
maldade das vossas ações, as abominações que cometestes;
pelo
que se tornou a vossa terra em desolação,
e
em espanto, e em maldição, sem habitantes,
como
hoje se vê.
Jr 44:23
Porquanto queimastes incenso, e pecastes contra o Senhor,
não
obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei,
nos
seus estatutos e nos seus testemunhos;
por isso vos
sobreveio este mal, como se vê neste dia.
Jr 44:24
Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres:
Ouvi
a palavra do Senhor, vós, todo o Judá,
que
estais na terra do Egito.
Jr 44:25 Assim fala o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel, dizendo:
Vós e vossas
mulheres falastes por vossa boca,
e
com as vossas mãos o cumpristes, dizendo:
Certamente
cumpriremos os nossos votos que fizemos,
de
queimarmos incenso à rainha do céu
e
de lhe derramarmos libações;
confirmai,
pois, os vossos votos, e cumpri-os!
Jr 44:26
Ouvi, pois, a palavra do Senhor,
todos
os de Judá que habitais na terra do Egito:
Eis que eu
juro pelo meu grande nome, diz o Senhor,
que
nunca mais será pronunciado o meu nome
pela
boca de nenhum homem de Judá
em
toda a terra do Egito, dizendo:
Como
vive o Senhor Deus!
Jr 44:27 Eis
que velarei sobre eles para o mal, e não para o bem;
e
serão consumidos todos os homens de Judá
que
estão na terra do Egito,
pela
espada e pela fome, até que de todo se acabem.
Jr 44:28 E os
que escaparem da espada voltarão da terra do Egito
para
a terra de Judá, poucos em número;
e
saberá todo o resto de Judá que entrou na terra
do
Egito para peregrinar ali,
se subsistirá
a minha palavra ou a sua.
Jr 44:29 E
isto vos servirá de sinal, diz o Senhor,
de
que eu vos castigarei neste lugar,
para
que saibais que certamente subsistirão
as
minhas palavras contra vós para o mal:
Jr 44:30 Assim diz o Senhor:
Eis que eu
entregarei Faraó-Hofra, rei do Egito,
na
mão de seus inimigos,
e
na mão dos que procuram a sua morte;
como
entreguei Zedequias, rei de Judá,
na
mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
seu
inimigo, e que procurava a sua morte.
Os que sobrassem desse juízo duro contra
eles, pouquíssimos, que poderiam ser contados nos dedos, que retornariam a Judá,
seriam testemunhas da palavra profética do Senhor que ainda lhes daria um
sinal. O sinal está predito nos vs. 29-30 que falam da morte do rei do Egito.
O Faraó Hofra (598-570 A.C.) foi morto por
inimigos num conflito interno pelo poder. Sua morte foi usada como sinal de que
todas as profecias do Senhor contra os judaítas refugiados no Egito se
cumpririam.
...
segunda-feira, 16 de março de 2015
segunda-feira, março 16, 2015
Jamais Desista
Jeremias 43:1-13 - JEREMIAS É LEVADO FORÇADO PARA O EGITO.
Estamos vendo a décima sexta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 43.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – estamos vendo; e, C. A promessa de Deus
a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30,
estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito
por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis
represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma
mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com
a idolatria durante esse período (44.1-30).
Jeremias terminou o seu discurso e as suas
palavras que falara da parte de Deus em resposta aos próprios questionamentos
dos que agora estavam sob a guarda e proteção de Joanã, filho de Careá que
afirmavam que iriam seguir as suas palavras de qualquer modo quer fossem, quer
não fossem agradáveis.
Azarias e Joanã e todos os homens soberbos
responderam a Jeremias com aspereza e dureza de coração chamando-o de mentiroso
e que o Senhor não o havia mandado falar aquelas coisas ruins a eles de se
entregarem aos babilônios e desistirem de procurar abrigo no Egito.
Ora, foram eles que pediram a palavra, mas
eles mesmos recusaram ouvi-la. Eles mesmos disseram que Jeremias poderia falar
e que eles iriam seguir fielmente, quer gostassem ou não do que o profeta
falasse da parte de Deus e agora não queriam aceitar as palavras e acusaram
Jeremias de mentiroso, falso profeta e conspirador.
Segundo eles, Jeremias estaria seguindo
Baruque, filho de Nerias que o estaria incitando a favor dos caldeus, o que era
para eles um grande absurdo.
O resultado dessa consulta foi a
desobediência. Joanã, filho de Careá e todos os seus príncipes e o povo
recusaram obedecer ao Senhor que os orientavam a ficarem em Judá.
Todos foram levados por eles para o Egito,
inclusive contra a sua vontade, Jeremias, o profeta e Baruque e entraram na
terra do Egito que o Senhor claramente tinha dito para não irem para lá. Mesmo
no Egito, Jeremias continua a exercer o seu ministério profético.
Eles foram para Tapanes - 2.16.
Provavelmente na região leste do delta do Nilo. Ali, em Tapanes, veio a palavra
do Senhor a Jeremias o qual lhe mandou tomar consigo pedras grandes e
escondê-las com barro no pavimento que estaria na entrada da casa de Faraó, à
vista dos homens de Judá. Era esse um ato simbólico profético indicando que a
palavra certamente se cumpriria.
Jeremias deveria dizer-lhes em nome do
Senhor dos Exércitos que enviaria e tomaria Nabucodonosor, seu servo – vs. 10;
25.9 -, rei da Babilônia e colocaria o seu trono sobre aquelas pedras que ele
estava escondendo e ele estenderia ali o seu pavilhão real sobre elas.
Jeremias continua a dizer-lhes que ele,
Nabucodonosor, viria e feriria a terra do Egito entregando à morte, quem seria
entregue a ela, ao cativeiro, os que para lá deveriam ir e à espada outros que
a ela estariam destinados.
todas
as palavras do Senhor seu Deus,
aquelas
palavras com as quais o Senhor seu Deus
lho
havia enviado,
Jr
43:2 então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã,
filho
de Careá, e todos os homens soberbos,
dizendo
a Jeremias:
Tu
dizes mentiras; o Senhor nosso Deus
não
te enviou a dizer:
Não
entreis no Egito para ali peregrinardes;
Jr
43:3 mas Baruque, filho de Nerias, é que te incita
contra
nós, para nos entregar na mão dos caldeus,
para
eles nos matarem, ou para nos levarem cativos
para
Babilônia.
Jr
43:4 Não obedeceu pois Joanã, filho de Careá,
nem
nenhum de todos os príncipes dos exércitos,
nem
o povo todo, à voz do Senhor,
para
ficarem na terra de Judá.
Jr
43:5 Mas Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças
tomaram
a todo o resto de Judá, que havia voltado
dentre
todas as nações, para onde haviam sido
arrojados,
com o fim de peregrinarem na
terra
de Judá;
Jr
43:6 aos homens, às mulheres, às crianças, e às filhas do rei,
e
a toda pessoa que Nebuzaradão, capitão da guarda,
deixara
com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã,
como
também a Jeremias, o profeta, e a Baruque,
filho
de Nerias;
Jr
43:7 e entraram na terra do Egito; pois não obedeceram
à
voz do Senhor; assim vieram até Tapanes.
Jr 43:8 Então veio a palavra do Senhor a
Jeremias, em Tapanes, dizendo:
Jr
43:9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as com barro
no
pavimento que está à entrada da casa de Faraó
em
Tapanes, à vista dos homens de Judá;
Jr
43:10 e dize-lhes:
Assim
diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Eis
que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor,
rei
de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono
sobre
estas pedras que escondi;
e
ele estenderá o seu pavilhão real sobre elas.
Jr
43:11 Virá, e ferirá a terra do Egito, entregando à morte
quem
é para a morte, ao cativeiro quem é para o cativeiro,
e
à espada.
Jr
43:12 E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito;
e
ele os queimará e os levará cativos;
e
ornar-se-á da terra do Egito,
como
se veste o pastor com a sua roupa;
e
sairá dali em paz.
Jr
43:13 E quebrará as colunas de Bete-Semes,
que
está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito
queimará
a fogo.
Além disso, lançaria fogo às casas dos
deuses do Egito e queimaria e levaria cativo os seus deuses fazendo daquela
terra como um pastor faria despiolhando a sua própria veste e saindo dali em
total paz.
Também quebraria as colunas dos obeliscos,
monumentos característicos do Egito – vs. 13 - de Bete-Semes, ou, do
"templo do sol", provavelmente uma referência a Heliópolis ("cidade
do sol" em grego) e para humilhá-las queimaria no próprio fogo.
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