domingo, 15 de março de 2015
domingo, março 15, 2015
Jamais Desista
Jeremias 42:1-22 - JEREMIAS EXORTA O POVO A NÃO IREM PARA O EGITO.
Estamos vendo a décima sexta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 42.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – estamos vendo; e, C. A promessa de Deus
a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30,
estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito
por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis
represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma
mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com
a idolatria durante esse período (44.1-30).
Depois da invasão e do exílio babilônico e
depois do ataque brutal de Ismael, filho de Netanias, amonita, poucos restaram
dos judeus que estavam sendo liderados, momentaneamente, por Joanã, filho de
Careá.
Eles foram atrás de Jeremias para pedirem a
ele uma palavra do Senhor, pois que gostariam de saber o que fazer e, conforme
o discurso deles, pouco importava a resposta de Deus, eles a ouviriam e
obedeceriam, ainda que fosse se renderem cativos.
Jeremias concorda em interceder por eles e
vai buscar ao Senhor em orações e promete que conforme o Senhor lhe falar, ele
lhes falaria, não importando se bem ou mal. Eles tornaram a enfatizar que
apenas queriam saber o que o Senhor desejaria, pois eles estariam dispostos a
seguirem, bem ou mal, não importava.
Dez dias foi o prazo que tiveram de esperar
depois da consulta. Jeremias chamou Joanã, filho de Careá, a todos os chefes
das forças que havia com ele ainda e todos os restantes do povo, que como
sabemos, eram os mais pobres e desprezados que o próprio Senhor deixou na
terra.
Se de boa mente permanecerdes ou habitardes
nesta terra, então seriam edificados. Um novo aspecto da mensagem de Jeremias –
vs. 40.6-9. Eles seria edificados e não derrubados, seriam plantados e não
arrancados, por causa do arrependimento do Senhor que tinha permitido o mal os
assolar terrivelmente.
Eles não deveriam temer o rei da Babilônia –
vs. 11. Como em ocasiões anteriores, Jeremias diz ao povo para não temer os
invasores estrangeiros, mas confiar que o Senhor os livrará, pois estaria com
eles para os salvar e os livrar e ainda lhes concederia misericórdia – vs. 12.
Dos vs. 13 ao 19, Jeremias deixa claro que
a saída para o Egito seria não obedecerem ao Senhor e escolherem o caminho de
suas próprias ruínas, pois a espada ali os alcançaria, bem como a fome e a
peste – vs. 16.
O Senhor continua advertindo o povo a não
buscar refúgio no Egito (Dt 17.16). Como sempre, trata-se o Egito de uma
questão de confiança e segurança ilusórias com base no poder e nas estratégias
humanas - 22.20,22; 30.14.
Eles tinham pedido a palavra do Senhor e
orientações do que fazer devido a situação inusitada pela qual passavam e que
temos de reconhecer era muito difícil, mas haviam se comprometido a seguirem as
instruções de Deus, quer fossem a eles agradáveis, quer não fossem.
e
Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo,
desde
o menor até o maior,
Jr
42:2 e disseram a Jeremias, o profeta:
Seja
aceita, pedimos-te, a nossa súplica diante de ti,
e
roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este resto;
porque
de muitos restamos somente uns poucos,
assim
como nos veem os teus olhos;
Jr
42:3 para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho
por
onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
Jr 42:4 Respondeu-lhes Jeremias o
profeta:
Eu
vos tenho ouvido; eis que orarei ao Senhor vosso Deus
conforme
as vossas palavras; e o que o Senhor vos responder,
eu vo-lo
declararei; não vos ocultarei nada.
Jr 42:5 Então eles disseram a Jeremias:
Seja
o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel,
se
assim não fizermos conforme toda a palavra
com
que te enviar a nós o Senhor teu Deus.
Jr
42:6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus,
a
quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda
bem,
obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.
Jr 42:7 Ao fim de dez dias veio a
palavra do Senhor a Jeremias.
Jr
42:8 Então chamou a Joanã, filho de Careá,
e
a todos os chefes das forças que havia com ele,
e
a todo o povo, desde o menor até o maior,
Jr 42:9 e lhes disse:
Assim
diz o Senhor, Deus de Israel, a quem me enviastes
para
apresentar a vossa súplica diante dele:
Jr
42:10 Se de boa mente habitardes nesta terra, então vos edificarei,
e
não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei;
porque
estou arrependido do mal que vos tenho feito.
Jr
42:11 Não temais o rei de Babilônia, a quem vós temeis;
não
o temais, diz o Senhor; pois eu sou convosco,
para
vos salvar e para vos livrar da sua mão.
Jr
42:12 E vos concederei misericórdia,
para
que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça habitar
na
vossa terra.
Jr
42:13 Mas se vós disserdes:
Não
habitaremos nesta terra; não obedecendo
à
voz do Senhor vosso Deus,
Jr
42:14 e dizendo:
Não;
antes iremos para a terra do Egito,
onde
não veremos guerra, nem ouviremos
o
som de trombeta, nem teremos fome de pão,
e
ali habitaremos;
Jr
42:15 nesse caso ouvi a palavra do Senhor, ó resto de Judá:
Assim
diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Se
vós de todo vos propuserdes a entrar no Egito,
e
entrardes para lá peregrinar,
Jr
42:16 então a espada que vós temeis
vos
alcançará ali na terra do Egito,
e
a fome que vós receais vos seguirá
de
perto mesmo no Egito, e ali morrereis.
Jr
42:17 Assim sucederá a todos os homens que se propuserem
a
entrar no Egito, a fim de lá peregrinarem:
morrerão
à espada, de fome, e de peste;
e
deles não haverá quem reste ou escape
do
mal que eu trarei sobre eles.
Jr 42:18 Pois assim diz o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel:
Como
se derramou a minha ira e a minha indignação
sobre
os habitantes de Jerusalém,
assim
se derramará a minha indignação sobre vós,
quando
entrardes no Egito.
Sereis
um espetáculo de execração, e de espanto, e de maldição,
e
de opróbrio; e não vereis mais este lugar.
Jr 42:19 Falou o Senhor acerca de vós, ó
resto de Judá:
Não
entreis no Egito. Tende por certo que hoje vos tenho avisado.
Jr 42:20 Porque vós vos enganastes a vós
mesmos;
pois
me enviastes ao Senhor vosso Deus, dizendo:
Roga
por nós ao Senhor nosso Deus,
e
conforme tudo o que disser o Senhor Deus nosso,
declara-no-lo
assim, e o faremos.
Jr
42:21 E vo-lo tenho declarado hoje,
mas
não destes ouvidos à voz do Senhor vosso Deus
em
coisa alguma pela qual ele me enviou a vos.
Jr
42:22 Agora pois sabei por certo que morrereis
à
espada, de fome e de peste no mesmo lugar onde desejais ir
para
lá peregrinardes.
Jeremias termina este capítulo, vs. 20 ao
22, chegando a conclusão de que o povo de fato tinha escolhido a opção da
desobediência ao Senhor, apesar de terem-no buscado para justamente seguirem ao
Senhor.
A palavra que seria a salvação deles tinha
sido declarada, mas agora ela era o sinal da morte deles pela espada, pela fome
e pela peste, isso sem a menor chance de retorno à Terra Prometida – vs. 17.
...
sábado, 14 de março de 2015
sábado, março 14, 2015
Jamais Desista
Jeremias 41:1-18 - A TOLA INOCÊNCIA DE GEDALIAS O LEVA À MORTE.
Estamos vendo a décima sexta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 41.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – em andamento; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – iniciaremos agora; e, C. A promessa de
Deus a Baruque (45.1-5).
A. Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) - continuação.
Falamos que desde o verso primeiro, do
capítulo anterior, até ao verso 10, deste, estaremos vendo o relato do governo
de Gedalias e o seu assassinato.
Quase todos os eventos bíblicos são
narrados precisamente quanto aos dias dos cumprimentos de seus feitos. Aqui,
foi no sétimo mês, que veio Ismael, com dez de seus homens, como já previsto e
previamente anunciado ao rei Gedalias, ter com o rei, mas com intenções
malignas.
Com certeza, vieram saudando a paz e até
comeram juntos. Esse detalhe – comeram pão juntos em Mizpá - enfatiza a traição
de Ismael. O rei Gedalias nada percebeu, nem deu ouvidos ou se preveniu de um
possível ataque, mas acreditou piamente em sua intuição.
Que perigo corremos ao confiarmos em nossos
sentimentos! Eu não canso de ensinar aos meus filhos que no trem da vida, o
primeiro vagão deve ser a palavra de Deus, em segundo lugar a nossa razão, o
intelecto e, por último, nunca sozinho, os nossos sentimentos.
Também são assim os crédulos demais que “confiam”
– entre aspas, porque isso não é confiar, mas negligenciar - tanto em Deus que
chegam a ser tolos. Esse parecia ser mais o caso de Gedalias.
Ismael se levanta para sua ação e executa
Gedalias, provavelmente quando ainda estavam à mesa, como bem faria um traidor
covarde. Feriu-o à espada aquele que estava ali como representante do
governador de Babilônia.
Ainda matou todos os judeus que estavam com
eles, bem assim toda a guarda que ali se encontrava da parte de Nebuzaradão,
chefe da guarda babilônica – vs. 3.
No dia seguinte, vieram de Siquém, de Siló
e de Samaria, centros religiosos importantes do antigo Reino do Norte,
destruídos em 722 a.C., homens que representavam claramente um remanescente da
população israelita dessa região que costumava peregrinar a Jerusalém para as
grandes festas (seguindo a instrução de Êx 23.14-17).
Era época (o "sétimo mês" – vs. 1)
de comemorar a Festa dos Tabernáculos. Eles vinha com a barba rapada e o corpo
retalhado, sinais claros de luto, sem dúvida pela queda de Jerusalém, para irem
à Casa do SENHOR. Apesar de o templo ter sido destruído, o local ainda era
considerado santo, como é até ao dia de hoje, em pleno século XXI.
Ismael, maligno, ia recebendo o povo e
falsamente os conduzindo para o centro da cidade para, supostamente, verem o
rei e chorarem juntos. No entanto, ao chegarem no centro da cidade, eram mortos
à espada, sem piedade. Os seus corpos eram então jogados num poço. Provavelmente,
era o mesmo que o rei Asa tinha feito - 38.6 – com trabalhos forçados - 1 Rs
15.22 – e que estavam cheios de lama, onde Jeremias também passou um grande
apuro, sendo somente libertado após a intercessão de um estrangeiro etíope,
Ebede-Meleque.
Dentre os que iam sendo mortos se acharam
dez homens que negociaram as suas vidas com Ismael em troca de alimentos e
tesouros escondidos que somente eles sabiam. Eles tinham trigo, cevada, azeite
e mel. Por causa disso, não os matou.
Quanto ao restante do povo, Ismael os levou
cativo dali, incluindo as filhas do rei, ou sejam, as mulheres que faziam parte
da corte de Zedequias. Ele os levou aos filhos de Amom, isto é, uma parte da
antiga coalizão contra a Babilônia (27.3). A própria ação dos amonitas estava
sob o julgamento de Deus (27.8; 49.1-6).
O fato é que nem os pobres escaparam do
juízo de Deus. Todos foram levados cativos, quer para a Babilônia, quer para
Amom. Jerusalém, literalmente, estava um caos e os que passavam por ela,
certamente meneavam a cabeça, dizendo o que teria feito essa grande cidade para
estar nesse estado atual? As profecias estavam se cumprindo!
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30).
Do verso 41.11 até o 44.30, estaremos vendo
a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito por
sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis
represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma
mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com
a idolatria durante esse período (44.1-30).
Aqui, para defenderem-se de Ismael, é
levantado Joanã, filho de Careá que juntou forças e saíram em busca de vingança
contra o destruidor de Amom. Eles o acharam ao pé das grandes águas que há em
Gibeão.
O povo que estava cativo ao ver Joanã muito
se alegraram e correram para o seu encontro, enquanto isso, Ismael e oito de
seus homens trataram de fugir. Presume-se, pois, que dois de seus homens
morreram no confronto (vs. 2 fala de Ismael com dez homens).
filho de
Netanias, filho de Elisama, de sangue real,
e
um dos nobres do rei, e dez homens com ele,
a
Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá;
e
eles comeram pão juntos ali em Mizpá.
Jr 41:2 E
levantou-se Ismael, filho de Netanias,
com
os dez homens que estavam com ele,
e
feriram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, à espada,
matando
assim aquele que o rei de Babilônia
havia
posto por governador sobre a terra.
Jr 41:3 Matou
também Ismael a todos os judeus
que
estavam com Gedalias, em Mizpá,
como também
aos soldados caldeus que se achavam ali.
Jr 41:4
Sucedeu pois no dia seguinte,
depois
que ele matara a Gedalias, sem ninguém o saber,
Jr 41:5 que
vieram de Siquém, de Siló e de Samária,
oitenta
homens, com a barba rapada, e os vestidos rasgados
e
tendo as carnes retalhadas,
trazendo nas
mãos ofertas de cereais e incenso,
para
os levarem à casa do Senhor.
Jr 41:6 E,
saindo-lhes ao encontro Ismael, filho de Netanias,
desde
Mizpá, ia chorando; e sucedeu que, encontrando-os,
lhes
disse: Vinde a Gedalias, filho de Aicão.
Jr 41:7
Chegando eles, porém, até o meio da cidade,
Ismael,
filho de Netanias, e os homens que estavam com ele
mataram-nos
e os lançaram num poço.
Jr 41:8 Mas
entre eles se acharam dez homens que disseram a Ismael:
Não
nos mates a nós, porque temos escondidos no campo
depósitos
de trigo, cevada, azeite e mel.
E ele por
isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.
Jr 41:9 E o
poço em que Ismael lançou todos os cadáveres dos homens
que
matara por causa de Gedalias é o mesmo
que
fez o rei Asa, por causa de Baasa, rei de Israel;
foi esse
mesmo que Ismael, filho de Netanias,
encheu
de mortos.
Jr 41:10 E
Ismael levou cativo a todo o resto do povo
que
estava em Mizpá:
as
filhas do rei, e todo o povo que ficara em Mizpá,
que
Nebuzaradão, capitão da guarda, havia confiado
a
Gedalias, filho de Aicão;
e levou-os
cativos Ismael, filho de Netanias,
e
se foi para passar aos filhos de Amom.
Jr 41:11
Ouvindo, porém, Joanã, filho de Careá,
e
todos os chefes das forças que estavam com ele,
todo
o mal que havia feito Ismael, filho de Netanias,
Jr 41:12
tomaram todos os seus homens e foram pelejar
contra
Ismael, filho de Netanias;
e
o acharam ao pé das grandes águas
que
há em Gibeão.
Jr 41:13 E
todo o povo que estava com Ismael se alegrou
quando
viu a Joanã, filho de Careá, e a todos os chefes
das
forças, que vinham com ele.
Jr 41:14 E
todo o povo que Ismael levara cativo de Mizpá
virou
as costas, e voltou, e foi para Joanã, filho de Careá.
Jr 41:15 Mas
Ismael, filho de Netanias, com oito homens,
escapou
de Joanã e se foi para os filhos de Amom.
Jr 41:16 Então
Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças
que
estavam com ele, tomaram a todo o resto do povo
que
Ismael, filho de Netanias,
tinha levado
cativo de Mizpá, depois que matara Gedalias,
filho
de Aicão, a saber,
aos soldados,
as mulheres, aos meninos e aos eunucos,
que
Joanã havia recobrado de Gibeão,
Jr 41:17 e
partiram, indo habitar Gerute-Quimã,
que
está perto de Belém, para dali entrarem no Egito,
Jr 41:18 por
causa dos caldeus; pois os temiam, por ter Ismael,
filho
de Netanias, matado a Gedalias, filho de Aicão,
a
quem o rei de Babilônia tinha posto
por
governador sobre a terra.
Aqueles dez homens deveriam ser terríveis,
pois mantinham presos e sob vigilância, soldados, mulheres, meninos e eunucos –
vs. 16. De onde estavam, foram levados por Joanã para Gerute-Quimã, onde
passaram a habitar, por medo dos caldeus.
Gerute-Quimã ficava perto de Belém. No extremo
sul de Mispa, no caminho para o Egito. O temor deles se justificava porque
haviam matado o rei Gedalias e guardas babilônicos.
...
sexta-feira, 13 de março de 2015
sexta-feira, março 13, 2015
Jamais Desista
Jeremias 40:1-16 - GEDALIAS RECHAÇA A AMEAÇA REAL DE ISMAEL.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5).
Desde este capítulo 40 até ao capítulo 45,
estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que ocorreram
depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de maneira
específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A. Acontecimentos
associados a Gedalias (40.1-41.10); B. A fuga de Jeremias para o Egito
(41.11-44.30); e, C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5).
A. Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10).
Desde o verso primeiro até ao verso 10, do
próximo capítulo, estaremos vendo o relato do governo de Gedalias e o seu
assassinato.
Novamente a palavra de Deus procura o homem
de Deus para ser seu canal e transmiti-la aos homens a sua vontade. Ela veio a
ele no momento em que ainda se encontrava encarcerado, preso a cadeias em seu
corpo. Ao que parece, Jeremias não foi reconhecido de imediato pelas
autoridades babilônicas.
Jerusalém já tinha sido invadida e
Nebuzaradão, capitão da guarda, o tinha levado e a ele disse que o que estava
ocorrendo era resultado do que o próprio Senhor tinha pronunciado sobre aquele
local que não tinham obedecido à voz do Senhor.
No verso 4, ele o solta das suas cadeias e
o convida a ir para a Babilônia e mostrando-lhe toda a terra oferece a ele a
opção de ir ou escolher qualquer outro lugar qualquer.
Também lhe ofereceu a oportunidade de
voltar para Gedalias, filho de Aicão – vs. 5. Gedalias, pelo que parece, se
mostrou receptivo à interpretação dos acontecimentos apresentada por Jeremias.
Finalmente, Nebuzaradão, chefe da guarda
babilônica, lhe deu provimentos para o caminho e o deixou ir embora depois de
lhe dar também alguns presentes.
Não há na Bíblia qualquer relato ou indício
que possa ligar Jeremias aos babilônios de forma a formarem uma parceria. O que
estava ocorrendo era muito estranho, mas o fato era que ele era respeitado e
tratado de forma muito especial pelo inimigo de Judá.
A opção de Jeremias não foi ir para a
Babilônia seguindo ao chefe da guarda que parecia sinalizar a ele uma vida
tranquila e fácil entre os babilônios, mas ele escolheu ir ter com Gedalias, em
Mizpá e ele habitou com eles no meio do povo que havia ficado na terra: os
pobres e rejeitados da sociedade que tinha sido levado em cativeiro.
A notícia logo se espalhou que Gedalias
tinha sido escolhido para ser o novo líder do povo, o governador dos homens,
mulheres e crianças, os mais pobres da terra, que não foram levados cativos
para Babilônia.
E vieram a ele alguns dos chefes das forças
que estavam no campo e Gedalias, com um discurso “jeriminiano” jurou a eles e
aos seus homens que não era para temerem servir aos caldeus. Deveriam mesmo
habitar na terra, servir o rei da Babilônia e tudo iria bem com eles.
E ele se ofereceu a eles como canal representante
deles em Mizpá fazendo a ligação entre eles e a Babilônia e disse a eles que,
doravante, colhessem o vinho, as frutas de verão e o azeite e habitassem as
suas cidades que tomaram. No momento do julgamento, o texto dá o primeiro
vislumbre de bênção futura na terra. Contrastar com a seca no início do
ministério de Jeremias (14.1-6).
No verso 11, é dito que mais povos souberam
do que tinha acontecido e como tinham deixado a Gedalias, filho de Aicão, filho
de Safã, como seu representante naquela terra. Eram eles os judeus que estavam
em Moabe e entre os filhos de Amom e Edom.
Assim começaram a voltar todos esses judeus
daqueles lugares onde tinham sido arrojados e vieram para a terra de Judá a
estarem com Gedalias em Mizpá e de fato colheram vinho e frutos de verão com
muita abundância.
Gedalias fora avisado tempestivamente de
uma tentativa de assassinato dele por parte de Baalis, rei dos filhos de Amon,
que tinha enviado a Ismael para executar o serviço, no entanto,
lamentavelmente, Gedalias não lhes deu ouvidos.
Já Joanã, filho de Careá, sabendo do
ocorrido e do perigo real da situação, se ofereceu a Gedalias para,
furtivamente, ir ao encontro de Ismael, filho de Netanias, antes que ele viesse
ao seu encontro e o matasse. Joaná se mostrava preocupado com as consequências
da possível morte de Gedalias que estava conseguindo agregar todos os judeus
que se encontravam dispersos por causa do que acontecera a cidade de Jerusalém.
Algo bom estava acontecendo no meio daquele caos todos e ele se importava com
isso.
Gedalias ao invés de ouvi-lo, o acusa de
falar falsamente contra Ismael.
depois que
Nebuzaradão, capitão da guarda, o deixara ir de Ramá,
quando
o havia tomado, estando ele atado com cadeias
no
meio de todos os do cativeiro
de
Jerusalém e de Judá,
que estavam
sendo levados cativos para Babilônia.
Jr 40:2 Ora o
capitão da guarda levou Jeremias, e lhe disse:
O
Senhor teu Deus pronunciou este mal contra este lugar;
Jr
40:3 e o Senhor o trouxe, e fez como havia dito;
porque
pecastes contra o Senhor, e não obedecestes
à
sua voz, portanto vos sucedeu tudo isto.
Jr 40:4 Agora
pois, eis que te solto hoje das cadeias
que
estão sobre as tuas mãos.
Se
te apraz vir comigo para Babilônia, vem,
e
eu velarei por ti;
mas, se não
te apraz vir comigo para Babilônia,
deixa
de vir.
Olha,
toda a terra está diante de ti;
para
onde te parecer bem e conveniente ir,
para
ali vai.
Jr
40:5 Se assim quiseres, volta a Gedalias, filho de Aicão
filho
de Safã e a quem o rei de Babilônia constituiu
governador
das cidades de Judá,
e habita com
ele no meio do povo;
ou vai para
qualquer outra parte que te aprouver ir.
E
deu-lhe o capitão da guarda sustento para o caminho,
e
um presente, e o deixou ir.
Jr 40:6 Assim
veio Jeremias a Gedalias, filho de Aicão,
a
Mizpá, e habitou com ele no meio do povo
que
havia ficado na terra.
Jr 40:7
Ouvindo pois todos os chefes das forças
que
estavam no campo, eles e os seus homens,
que
o rei de Babilônia havia constituído a Gedalias,
filho
de Aicão, governador da terra,
e
que lhe havia confiado homens, mulheres e crianças,
os
mais pobres da terra, que não foram levados
cativos
para Babilônia,
Jr 40:8
vieram ter com Gedalias, a Mizpá; e eram:
Ismael,
filho de Netanias, e Joanã e Jônatas, filhos de Careá,
e
Seraías, filho de Tanumete, e os filhos de Efai, o netofatita,
e Jezanias,
filho do maacatita, eles e os seus homens.
Jr 40:9 E
jurou Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã,
a eles
e aos seus homens, dizendo:
Não
temais servir aos caldeus;
habitai
na terra, e servi o rei de Babilônia,
e
bem vos terá.
Jr 40:10
Quanto a mim, eis que habito em Mizpá,
para
vos representar diante dos caldeus que vierem a nós;
vós,
porém, colhei o vinho e os frutos de verão,
e
o azeite, e metei-os nos vossos vasos,
e
habitai nas vossas cidades, que tomastes.
Jr 40:11 Do
mesmo modo, quando todos os judeus que estavam
em
Moabe, e entre os filhos de Amom, e em Edom,
e
os que havia em todos os países,
ouviram
que o rei de Babilônia
havia
deixado um resto em Judá,
e
que havia posto sobre eles a Guedalias, o de Aicão,
filho
de Safã;
Jr 40:12
voltaram, então, todos os judeus de todos os lugares
para
onde foram arrojados,
e
vieram para a terra de Judá, a Gedalias,
a
Mizpá, e colheram vinho e frutos do verão
com muita
abundância.
Jr 40:13
Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças
que
estavam no campo vieram ter com Gedalias, a Mizpá,
Jr 40:14 e
disseram-lhe:
Sabes
que Baalis, rei dos filhos de Amom, enviou a Ismael,
filho
de Netanias, para te tirar a vida?
Mas
não lhes deu crédito Gedalias, filho de Aicão.
Jr 40:15
Todavia Joanã, filho de Careá, falou a Gedalias em segredo,
em
Mizpá, dizendo:
Deixa,
peço-te, que eu vá e mate a Ismael,
filho
de Netanias, sem que ninguém o saiba.
Por
que razão te tiraria ele a vida,
de
modo que fossem dispersos todos os
judeus
que se têm congregado a ti,
e perecesse o
resto de Judá?
Jr 40:16 Mas
disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá:
Não
faças tal coisa; pois falas falsamente contra Ismael.
Gedalias estava indo bem conduzindo aquele
resto do povo e a ele ia se ajudando muitos judeus que passaram a acreditar que
seria possível uma restauração. O seu sucesso começou a despertar nos vizinhos
a inveja e o medo de que Gedalias os entregassem aos babilônios uma vez que
agora o seu governo estava debaixo da autoridade de Nabucodonosor.
Uma sentença de morte tinha sido anunciada
contra ele, mas ele não deu ouvidos a ela e por duas vezes recusou-se a crer
nos que o avisavam.
Como é importante estarmos ligados à
vontade de Deus para não fazermos péssimas escolhas em nossas vidas. Avisos a
ele não faltaram, mas ele, simplesmente, não agia, ou até parecia cooperar com
seu destino.
...
quinta-feira, 12 de março de 2015
quinta-feira, março 12, 2015
Jamais Desista
Jeremias 39:1-18 - A QUEDA DE JERUALÉM. EBEDE-MELEQUE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.
Finalizando agora a décima quinta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 39.
XV. OS ENCONTROS FINAIS E A QUEDA DE JERUSALÉM (37.1-39.18).
Como já vimos, Jeremias teve vários
encontros com o rei e seus príncipes pouco antes da queda de Jerusalém. Desde o capítulo 37 até o 39.18, estamos
vendo os últimos encontros e a queda de Jerusalém. Esses capítulos relatam os
últimos dias do ministério de Jeremias antes da queda de Jerusalém e seus
períodos de encarceramento devido à sua mensagem impopular. Seu conselho
repetido para que Judá se entregasse aos babilônios é ignorado e ele permanece
preso até o fim do cerco.
Também dividimos essa passagem em quatro
seções: A. Os encontros de Jeremias com Zedequias (37.1-21) – já vista; B. Jeremias e os príncipes
(38.1-13) – já vista; C. Jeremias e
Zedequias com seus príncipes (38.14-28) – já
vista; e, finalmente, D. A queda de Jerusalém (39.1-18) – veremos e concluiremos agora.
D. A queda de Jerusalém (39.1-18).
Veremos até ao vs. 18, deste, a queda de
Jerusalém. Esse capítulo descreverá a tomada de Jerusalém pelos babilônios.
Com precisão nas datas, é registrado – vs.
1 - que no ano nono de Zedequias, rei de Judá, no mês décimo, foi que Nabucodonosor
atacou Jerusalém e a cercou. No décimo dia do décimo mês (52.4; 2Rs 25.1), ou
seja, janeiro de 588 a.C.
Mas somente foi no undécimo ano, quarto
mês, aos nove do mês – vs. 2 -, em julho de 586 a.C., que conseguiram fazer uma
brecha na cidade. O cerco durou dois anos e meio.
Finalmente, depois desse longo período é
que puderam entrar e assim se registrou que entraram todos os príncipes e se
assentaram na Porta do Meio, cumprindo a predição de 1.15. Os príncipes usavam nomes
de deuses babilônicos (Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarsequim, Rabe-Sáris,
Nergal Sarezer, Rabe-Maque).
Quando isso se sucedeu, o que fizeram os
reis, os príncipes e outros homens de guerra? Fugiram! Saíram da cidade de
noite, mas foram perseguidos e alcançados nas campinas de Jericó, onde os
prenderam e os levaram ao rei da Babilônia que os sentenciou.
O rei da Babilônia então matou os filhos do
rei em Ribla diante dele, bem como todos os seus nobres e após isso, cegou a
Zedequias e o atou em cadeias de bronze para levá-lo cativo para a Babilônia.
Tudo isso poderia ter sido evitado, se
Zedequias tivesse ouvido ao profeta Jeremias que da parte do Senhor lhe falava
a palavra profética. Foram muitas as oportunidades que lhe foram dadas de
arrependimento, mas, o rei preferiu o temor dos homens ao temor de Deus.
Depois, conforme palavra profética de
Jeremias, o rei queimou a cidade a fogo e Zedequias pode testemunhar cada
palavra do profeta se cumprindo diante de seus olhos. Ele devia pensar: - se eu
tivesse dado ouvidos ao profeta quando me falava.... ai, ai, de mim e da minha
cidade e povo agora!
Das sobras da guerra ficaram um resto do
povo, que ficara na cidade e os desertores que se tinham passado para ele.
Todos foram levados por Nebuzaradão, capitão da guarda, para Babilônia.
Ainda ficou um remanescente na cidade: os
pobres dentre o povo que não tinham nada. O capitão da guarda, Nebuzaradão deixou-os
na terra e ainda lhes deu vinhas e campos. Para esses, perseguidos e
maltratados do governo de Judá, a invasão, em parte, foi boa.
Nabucodonosor cuida de Jeremias.
Quanto ao profeta Jeremias – vs. 11 e 12 –
havia da parte do rei da Babilônia um pedido especial para tratá-lo bem,
conforme ele quisesse e falasse. Fica evidente que Jeremias era renomado fora
de Judá (1.5). Não se sabe ao certo até que ponto o rei conhecia a mensagem do
profeta; é também possível que Jeremias tenha sido considerado um simpatizante
da Babilônia, embora tenha falado a ela palavras de julgamento severas - 25.12.
Jeremias então fora retirado, por eles, do
átrio da guarda e entregue a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, para ser
levado para casa e assim habitar entre o povo.
veio
Nabucodonosor, rei de Babilônia,
e
todo o seu exército contra Jerusalém, e a cercaram.
Jr 39:2 No
ano undécimo de Zedequias, no quarto mês,
aos
nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.
Jr 39:3 E
entraram todos os príncipes do rei de Babilônia,
e
sentaram-se na porta do meio,
os
quais eram Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo,
Sarsequim,
Rabe-Sáris Nergal Sarezer, Rabe-Maque,
juntamente,
com todo o resto dos príncipes
do
rei de Babilônia
Jr 39:4 E
sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá,
e
todos os homens de guerra, fugiram,
saindo da
cidade de noite pelo caminho do jardim do rei,
pela
porta entre os dois muros;
e
seguiram pelo caminho da Arabá.
Jr 39:5 Mas o
exército dos caldeus os perseguiu;
e
eles alcançaram a Zedequias nas campinas de Jericó;
e,
prendendo-o, levaram-no a Nabucodonosor
rei
de Babilônia,
a Ribla, na
terra de Hamate; e o rei o sentenciou.
Jr 39:6 E o
rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias em Ribla,
à
sua vista; também matou o rei de Babilônia
a
todos os nobres de Judá.
Jr 39:7 Cegou
os olhos a Zedequias, e o atou com cadeias de bronze,
para
levá-lo a Babilônia.
Jr 39:8 Os
caldeus incendiaram a casa do rei e as casas do povo,
e
derribaram os muros de Jerusalém.
Jr 39:9
Então, ao resto do povo, que ficara na cidade,
aos
desertores que se tinham passado para ele
e
ao resto do povo que havia ficado,
levou-os
Nebuzaradão, capitão da guarda,
para
Babilônia.
Jr 39:10 Mas
aos pobres dentre o povo, que não tinham nada,
Nebuzaradão,
capitão da guarda,
deixou-os
ficar na terra de Judá;
e ao mesmo
tempo lhes deu vinhas e campos.
Jr 39:11 Ora
Nabucodonosor, rei de Babilônia,
havia
ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradão,
capitão
dos da guarda, dizendo:
Jr 39:12
Toma-o, e trata-o bem, e não lhe faças mal algum;
mas
como ele te disser, assim procederás para com ele.
Jr 39:13 Pelo
que Nebuzaradão, capitão da guarda, Nebusazbã,
Rabe-Sáris,
Nergal-Sarezer, Rabe-Maeue,
e
todos os príncipes do rei de Babilônia
Jr 39:14
mandaram retirar Jeremias do átrio da guarda,
e
o entregaram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã,
para
que o levasse para casa;
assim
ele habitou entre o povo.
Jr 39:15 Ora, a palavra do Senhor viera
a Jeremias,
estando ele
ainda encarcerado no átrio da guarda, dizendo:
Jr 39:16 Vai,
e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo:
Assim
diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Eis
que eu cumprirei as minhas palavras sobre
esta
cidade para mal e não para bem;
e se
cumprirão diante de ti naquele dia.
Jr 39:17 A
ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor,
e
não serás entregue na mão dos homens a quem temes.
Jr 39:18 Pois
certamente te salvarei, e não cairás à espada,
mas
a tua vida terás por despojo,
porquanto
confiaste em mim, diz o Senhor.
Quando Jeremias ainda estava no átrio da
guarda, Deus lhe tinha enviado uma palavra profética a ele a favor do etíope,
único ali em Judá, que tinha se sensibilizado com o profeta a ponto de se
arriscar a favor dele, junto ao rei Zedequias quando Jeremias tinha sido
lançado, para morrer, num poço terrível, sem água e pão.
Ebede-Meleque - servo do rei - é um exemplo
de um homem que confiou no Senhor e isso agradou a Deus que a ele enviara essa
palavra reconfortante acima quando Jeremias estava no átrio da guarda. Deus jamais
se esquece dos seus e daqueles que o ouvem e obedecem.
...