INSCREVA-SE!

domingo, 8 de março de 2015

Jeremias 35:1-19 - OS RECABITAS, EXEMPLO DE FIDELIDADE.

Estamos na décima quarta parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 35.
XIV.TRANSGRESSÕES E JULGAMENTOS REPRESENTATIVOS (34.1-36.32) - continuação.
Vimos que vários acontecimentos selecionados retratavam os tipos de pecado que transtornavam Judá e que nesses capítulos estaremos vendo que há cenas representativas da rejeição da palavra do Senhor que levaram ao julgamento final de Judá.
Também tínhamos feito a divisão proposta dessa parte ficando assim: A. O julgamento contra Zedequias por voltar atrás em sua promessa de libertar os escravos (34.1-22) – já vimos; B. O julgamento por ficarem aquém do exemplo dos recabitas (35.1-19) – veremos agora; C. O julgamento contra Jeoaquim que queimou o rolo de Jeremias (36.1-32).
B. O julgamento por ficarem aquém do exemplo dos recabitas (35.1-19).
Veremos neste capítulo, o julgamento de Judá por ficarem aquém do exemplo dos recabitas. O profeta condena os judaítas por não seguirem o exemplo de fidelidade dos recabitas.
Aconteceu nos dias do rei Jeoiaquim, filho do grande reformador Josias, rei de Judá que a palavra do Senhor, como de costume, veio a Jeremias.
O Deus do universo que conhece todos os homens e sabe o que cada um faz, enviou Jeremias à casa dos recabitas. A maior parte do que se sabe sobre eles encontra-se nesse capítulo. Ao que parece, eram uma tribo nômade com uma relação de parentesco próxima com os queneus (1Cr 2.55). Sua fidelidade contrasta nitidamente com a falta dessa qualidade entre os filhos de Abraão.
A orientação de Deus a Jeremias era para os levarem à casa do SENHOR, à uma das câmaras, as quais eram usadas como depósitos (veja 1 Rs 6.5; Ne 13.4-5) e dentro dela era para oferecer vinho aos recabitas.
Jeremias, o profeta, tomou a Jaazanias, filho de Jeremias - Jeremias era um nome comum à época (40.8) -, filho de Habazínias e ele tomou alguns deles com seus irmãos e filhos e os introduziu na casa do Senhor em local bem específico, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus (designação comum para um profeta – I Rs 12:22), a qual estava junto à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo e ali, diante deles, colocou taças cheias de vinhos e copos à vontade. Em seguida, vem o convite efusivo de Jeremias, em obediência ao Senhor, aos recabitas: BEBEI VINHO! – vs. 5.
Naquele momento, eles responderam, sem titubear a Jeremias que não beberiam vinho e explicou o porquê.
O voto feito por Jonadabe, filho de Recabe, consagrou seus descendentes a um estilo de vida nômade caracterizado por habitações temporárias e abstenção de vinho. Um compromisso assumido voluntariamente e não uma exigência da lei mosaica (Dt 6.10-11; 7.13)  semelhante, portanto, a um voto nazireu (Nm 6.2-3,20; Jz 13.4-7).
Estas eram as suas firmes resoluções como o fez Jonathans Edwards e como escrevi em meu livro AS MINHAS FIRMES RESOLUÇÕES[1]. Isaías 26:3 nos diz que Deus conservará em perfeita paz aqueles cujos propósitos são firmes, porque eles confiam no Senhor. Também temos em Daniel um exemplo de firmeza de resolução ao decidir-se não se contaminar com as iguarias do rei – Dn 1:8.
Deus honra quando você honra os seus compromissos, principalmente com ele, o Senhor.
Também explicou por que estavam ali em Jerusalém uma vez que estavam fugindo dos babilônios e dos siros.
Deus se agradou deles e os usou para, por meio deles, levar uma palavra profética aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém – vs. 13.
Deus estava mesmo indignado por causa deles uma vez que aqueles eram fieis a seu pai Jonadabe e eles, totalmente infiéis a Deus.
Deus não somente os advertiu como também enviou de tempos em tempos homens de Deus, seus profetas, para anunciarem o tempo de se converterem de seus maus caminhos, emendarem as suas ações para não servirem a outros deles a fim de que pudessem habitar para sempre a terra que ele estava dando a eles, mas não o ouviram.
Seria por isso que Deus iria trazer mesmo todo mal que intentava contra eles, pois que falou, mas não ouviram, clamou, mas não responderam.
Jr 35:1 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias,
                nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
Jr 35:2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles,
                introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras,
                               e lhes oferece vinho a beber.
                Jr 35:3 Então tomei a Jaazanias, filho de Jeremias,
                               filho de Habazínias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos,
                                               e a toda a casa dos recabitas,
                               Jr 35:4 e os introduzi na casa do Senhor,
                                               na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias,
                                                               homem de Deus, a qual estava junto
                                               à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara
                                               de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
                Jr 35:5 e pus diante dos filhos da casa dos recabitas
                               taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes:
                                               Bebei vinho.
                Jr 35:6 Eles, porém, disseram:
                               Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe,
                                               nosso pai, nos ordenou, dizendo:
                               Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
                               Jr 35:7 não edificareis casa, nem semeareis semente,
                                               nem plantareis vinha, nem a possuireis;
                               mas habitareis em tendas todos os vossos dias;
                                               para que vivais muitos dias na terra
                                                               em que andais peregrinando.
                Jr 35:8 Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe,
                               nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos
                                               vinho em todos os nossos dias,
                               nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos,
                                               nem nossas filhas; Jr 35:9 nem de edificarmos casas
                               para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo,
                                               nem semente; Jr 35:10 mas habitamos em tendas,
                               e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto
                                               nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
                Jr 35:11 Sucedeu, porém, que, quando subia Nabucodonosor,
                               rei de Babilônia,                contra esta terra, dissemos:
                               Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército
                                               dos caldeus, e por causa do exército dos sírios;
                                                               e assim habitamos em Jerusalém.
Jr 35:12 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
                Jr 35:13 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
                               Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores
                                               de Jerusalém:
                Acaso não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras?
                               diz o Senhor.
                Jr 35:14 As palavras de Jonadabe, filho de Recabe,
                               pelas quais ordenou a seus filhos que não bebessem vinho,
                                               foram guardadas;
                               pois não o têm bebido até o dia de hoje,
                                               porque obedecem o mandamento de seu pai;
                                               a mim, porém, que vos tenho falado a vós,
                                                               com insistência, vós não me ouvistes.
                Jr 35:15 Também vos tenho enviado, insistentemente,
                               todos os meus servos, os profetas, dizendo:
                                               Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho,
                                                               e emendai as vossas ações,
                                               e não vades após outros deuses para os servir,
                                                               e assim habitareis na terra que vos dei a vós
                                                                              e a vossos pais;
                                               mas não inclinastes o vosso ouvido,
                                                               nem me obedecestes a mim.
                Jr 35:16 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe,
                               guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou,
                                               mas este povo não me obedeceu;
Jr 35:17 por isso assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos, o Deus de Israel:
                Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém,
                               todo o mal que pronunciei contra eles;
                pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles,
                               e não responderam.
Jr 35:18 E à casa dos recabitas disse Jeremias:
                Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
                               Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe,
                                               vosso pai, guardando todos os seus mandamentos
                                               e fazendo conforme tudo quanto vos ordenou;
                Jr 35:19 portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
                               Nunca jamais faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe,
                                               que assista diante de mim.
Quanto aos recabitas, sim, quanto aos fieis, a recompensa. Obedeceram ao seu pai e por isso nunca mais faltaria a Jonadabe, filho de Recabe, quem assistisse ao Senhor da parte deles.
Reparando em 33.17-18, vemos que nunca faltará a Davi, nem aos sacerdotes, quem se assente como rei, no trono da casa de Israel e quem o sirva no sacerdócio dos levitas para assisti-lo diante dele para sempre. Seria de se esperar que urna promessa desse tipo fosse feita para um rei, ou mesmo para sacerdotes, mas não para os recabitas, um grupo praticamente desconhecido. Ela é usada aqui para contrastar de modo agourento com o que Jeoaquim e a dinastia davídica histórica poderiam esperar.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br

sábado, 7 de março de 2015

Jeremias 34:1-22 - A INCONSTÂNCIA EM JUDÁ LHE CAUSOU RUÍNAS.

Iniciamos a décima quarta parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 34.
XIV.TRANSGRESSÕES E JULGAMENTOS REPRESENTATIVOS (34.1-36.32).
Vários acontecimentos selecionados retratam os tipos de pecado que transtornavam Judá.
Dos versos de 34.1 até 36.32, estaremos meditando nas transgressões e julgamentos representativos. Esses capítulos contêm cenas representativas da rejeição da palavra do Senhor que levaram ao julgamento final de Judá.
A divisão proposta dessa parte ficará assim: A. O julgamento contra Zedequias por voltar atrás em sua promessa de libertar os escravos (34.1-22) – veremos agora; B. O julgamento por ficarem aquém do exemplo dos recabitas (35.1-19); C. O julgamento contra Jeoaquim que queimou o rolo de Jeremias (36.1-32).
A. O julgamento contra Zedequias (34.1-22).
Veremos neste capítulo, o julgamento contra Zedequias. Essa seção mostra Jeremias transmitindo profecias de julgamento contra Zedequias por este haver quebrado a sua promessa de libertar os escravos de Jerusalém.
A palavra do Senhor veio ao profeta naquele momento em que todo o mundo parecia conspirar contra Jerusalém, mas isso se explica. Era comum os tratados trazerem estipulações que obrigavam as nações vassalas a lutar para o seu suserano.
E Deus disse para Jeremias dizer ao rei de Judá, Ezequias, que ele estaria prestes a entregar a sua cidade nas mãos de Nabucodonosor que a queimaria a fogo. Reparem nas ações simultâneas. Babilônia e seus vassalos atacavam Jerusalém e Deus lhe entregava a cidade.
Ora, se Deus não entregasse a cidade, jamais os babilônios poderiam conquistá-la ainda que fossem muito superiores em efetivo, armas, táticas e estratégias. Diz a palavra de Deus que em vão vigiam as sentinelas se o Senhor não guardar a cidade – Sl 127:1,2.
Zedequias veria os olhos do rei da Babilônia e falaria a ele face a face, mas não morreria, em paz morreria no tempo oportuno. O fim exato de Zedequias permanece obscuro em 21.4-7; 32.3-5 (52.11). O fato é que ele não morreria em combate.
Como lhe ordenou o Senhor, assim fez Jeremias anunciando-lhe todas as palavras fieis e verdadeiras do Senhor em sua vida. Assim ele fez, no exato momento, quando o exército babilônico atacava a cidade de Jerusalém e outras como Laquis e Meca, importantes cidades fortificadas de Judá (2Cr 11.5,9).
Esse versículo – vs. 7 - oferece um vislumbre dos últimos dias de Judá. Jerusalém sabia que o inimigo estava se aproximando, tomando, uma a uma, as cidades mais afastadas da capital do reino. Um fragmento de cerâmica datado de 588 a.C. traz uma mensagem ao comandante de Laquis: "Estamos esperando os sinais de fogo de Laquis... pois não podemos ver Azeca".
Novamente a palavra do Senhor veio a Jeremias quando o rei Zedequias tinha feito um pacto com o povo que estava em Jerusalém para lhes apregoar a liberdade. De acordo com as leis (Êx 21.2-11; Lv 25.39-55; Dt 15.12-18), os escravos deviam ser libertos no último ano de um ciclo de sete anos. Zedequias não havia exigido o cumprimento dessa prática, mas agora obedece à lei na tentativa de apaziguar Deus. Essa iniciativa do rei reflete a sua ambivalência quanto a dar ouvidos a Jeremias ou aos seus conselheiros políticos.
À princípio, todos obedeceram ao comando do rei, mas logo voltaram atrás em suas decisões de libertá-los e refizeram a escravidão e nisso veio a palavra ao profeta que Deus tinha feito com eles um pacto, uma aliança no deserto, no dia em que os tirou do Egito, da terra de servidão.
O Senhor relembra o que foi dito em Dt 15.12 de que era para libertarem cada um a seu irmão hebreu que lhe foi vendido e que lhe serviu por seis anos, mas ressalta o Senhor o fato de não terem ouvido a Deus, nem terem se inclinado a ele para obedecer.
Deus tinha se agradado do pacto deles, mas tão rapidamente desistiram e como meninos voltaram atrás. Isso despertou a ira do Senhor contra eles.
Esses dois verbos (a mesma palavra no hebraico “voltado a fazer”; “mudaste” - וַתָּשֻׁ֙בוּ֙) retratam claramente a inconstância de Judá (3.6,14). Os judaítas iam para um lado e depois para o outro. Porém, não existe neutralidade moral. O que eles faziam profanavam o nome do Senhor. A desconsideração ostensiva da lei que determinava a libertação dos escravos representava, na verdade, um repúdio do Senhor que deu a lei.
Como cada um desrespeitou sua própria decisão de proclamar a liberdade deles, ele o Senhor proclamaria a liberdade deles para a espada, para a fome e para a peste e ainda que os faria um espetáculo de horror em toda a terra. A repetição irônica “liberdade... liberdade” reflete a maneira como o povo trouxe julgamento sobre si mesmo (7.5-6; 23.12).
Jr 34:1 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias,
quando Nabucodonosor, rei de Babilônia, e todo o seu exército,
e todos os reinos da terra que estavam sob o domínio da sua mão,
e todos os povos, pelejavam contra Jerusalém,
e contra todas as suas cidades, dizendo:
Jr 34:2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel:
Vai, e fala a Zedequias, rei de Judá, e dize-lhe:
Assim diz o Senhor:
Eis que estou prestes a entregar esta cidade na mão
do rei de Babilônia, o qual a queimará a fogo.
Jr 34:3 E tu não escaparás da sua mão; mas certamente serás preso
e entregue na sua mão; e teus olhos verão
os olhos do rei de Babilônia,
e ele te falará boca a boca, e irás a Babilônia.
Jr 34:4 Todavia ouve a palavra do Senhor, ó Zedequias, rei de Judá;
assim diz o Senhor acerca de ti:
Não morrerás à espada;
Jr 34:5 em paz morrerás, e como queimavam perfumes
a teus pais, os reis precedentes, que foram antes
de ti, assim tos queimarão a ti;
e te prantearão, dizendo: Ah Senhor!
Pois eu disse a palavra, diz o Senhor.
Jr 34:6 E anunciou Jeremias, o profeta, a Zedequias, rei de Judá,
todas estas palavras, em Jerusalém,
Jr 34:7 quando o exército do rei de Babilônia
pelejava contra Jerusalém, e contra todas as cidades de Judá,
que ficaram de resto, contra Laquis e contra Azeca;
porque dentre as cidades de Judá, só estas haviam ficado
como cidades fortificadas.
Jr 34:8 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias,
depois que o rei Zedequias fez um pacto com todo o povo
que estava em Jerusalém, para lhe fazer proclamação de liberdade,
Jr 34:9 para que cada um libertasse o seu escravo,
e cada um a sua escrava, hebreu ou hebréia,
de maneira que ninguém se servisse mais dos judeus,
seus irmãos, como escravos.
Jr 34:10 E obedeceram todos os príncipes e todo o povo
que haviam entrado no pacto de libertarem
cada qual o seu escravo, e cada qual a sua escrava,
de maneira a não se servirem mais deles,
sim, obedeceram e os libertaram.
Jr 34:11 Mas depois se arrependeram, e fizeram voltar os escravos
e as escravas que haviam libertado, e tornaram
a escravizá-los.
Jr 34:12 Veio, pois, a palavra do Senhor a Jeremias,
da parte do Senhor, dizendo:
Jr 34:13 Assim diz o Senhor, Deus de Israel:
Eu fiz um pacto com vossos pais,
no dia em que os tirei da terra do Egito,
da casa da servidão, dizendo:
Jr 34:14 Ao fim de sete anos libertareis cada um a seu irmão hebreu,
que te for vendido, e te houver servido seis anos,
e despedi-lo-ás livre de ti;
mas vossos pais não me ouviram, nem inclinaram
os seus ouvidos.
Jr 34:15 E vos havíeis hoje arrependido,
e tínheis feito o que é reto aos meus olhos,
proclamando liberdade cada um ao seu próximo;
e tínheis feito diante de mim um pacto,
na casa que se chama pelo meu nome;
Jr 34:16 mudastes, porém, e profanastes o meu nome,
e fizestes voltar cada um o seu escravo,
e cada um a sua escrava,
que havíeis deixado ir livres à vontade deles;
e os sujeitastes de novo à servidão.
Jr 34:17 Portanto assim diz o Senhor:
Vós não me ouvistes a mim, para proclamardes a liberdade,
cada um ao seu irmão, e cada um ao seu próximo.
Eis, pois, que eu vos proclamo a liberdade, diz o Senhor,
para a espada, para a peste e para a fome;
e farei que sejais um espetáculo de terror
a todos os reinos da terra.
Jr 34:18 Entregarei os homens que traspassaram o meu pacto,
e não cumpriram as palavras do pacto que fizeram
diante de mim com o bezerro que dividiram
em duas partes,
passando pelo meio das duas porções.
Jr 34:19 Os príncipes de Judá, os príncipes de Jerusalém, os eunucos,
os sacerdotes, e todo o povo da terra,
os mesmos que passaram pelo meio das porções do bezerro,
Jr 34:20 entregá-los-ei, digo, na mão de seus inimigos,
e na mão dos que procuram a sua morte.
Os cadáveres deles servirão de pasto
para as aves do céu e para os animais da terra.
Jr 34:21 E a Zedequias, rei de Judá, e seus príncipes entregarei
na mão de seus inimigos e na mão dos que procuram
a sua morte, e na mão do exército
do rei de Babilônia,
os quais já se retiraram de vós.
Jr 34:22 Eis que eu darei ordem, diz o Senhor,
e os farei tornar a esta cidade,
e pelejarão contra ela, e a tomarão,
e a queimarão a fogo;
e das cidades de Judá farei uma assolação,
de sorte que ninguém habite nelas.
O pacto tinha sido feito e um cordeiro tinha sido sacrificado ao dividirem o bezerro e passarem entre as partes. (Gn 15.18) . essa passagem entre os corpos era um ato que, com frequência, acompanhava a ratificação de uma aliança e indicava uma solene maldição sobre si mesmo (1 Rs 19.2). Aquele que andava entre os pedaços das carcaças dizia: "Se eu quebrar a minha aliança, que aconteça comigo o mesmo que aconteceu com este animal". Aqui o Senhor jura permitir que a maldição se realize.
Nos versos 21 e 22, o Senhor decidiu entregar Zedequias e seus oficiais aos babilônios porque Zedequias havia transgredido a lei de Deus e a sua aliança com Deus. E se não tivessem falhado no bom começo que tiveram, mas que recuaram em seguida? Deus teria mudado a sorte deles! É Deus quem muda a nossa sorte!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Jeremias 33:1-26 - CLAMA A MIM E RESPONDER-TE-EI.

Estamos na décima terceira parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 33.
XIII. A CERTEZA DE RESTAURAÇÃO (30.1-33.26)- continuação.
Vimos que apesar do exílio iminente, Jeremias reafirmou a promessa de que o povo de Deus voltaria do cativeiro e que esses capítulos são chamados com frequência de "livro de consolação" de Jeremias, pois que contêm promessas da restauração de Israel e Judá depois dos setenta anos de exílio.
Para melhor compreensão, também dividimos essa parte XIII, em três seções: A. O livro de restauração (30.1-31.40) – já vista; B. Uma compra simbólica (32.1-44) – já vista e, C. Predições de restauração (33.1-26) – veremos e concluiremos agora.
C. Predições de restauração (33.1-26).
A primeira revelação enquanto o profeta estava preso é registrada no cap. 32. Agora, vem a segunda revelação, estando ele encarcerado ainda no pátio da guarda.
Isso nos remete a Paulo que se dizia o “prisioneiro de Cristo” em suas epístolas. Veja as referências:
·         Efésios 3:1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios,
·         Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
·         Efésios 6:20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
  • Colossenses 4:10 Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o),
  • Filemon 1:1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador,
  • Filemon 1:9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;
  • Filemon 1:23 Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus,
  • Filipenses 1:7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.
  • Filipenses 1:13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;
A noção de soberania em Paulo era tão forte que ele não se considerava injustiçado de Roma, ou preso político, ou coitadinho, vítima do sistema corrupto da época, mas se auto-intitulava “prisioneiro de cristo”, como que reconhecendo que o Senhor da vida dele era Deus e não Roma ou qualquer líder.
Uma vez que Deus criou e forma todas as coisas, é evidente que ele teria poder para restaurar o seu povo do exílio (32.17).
Ele desafia Jeremias a clamar a ele, pois que coisas grandes e ocultas, que não sabia, ele estaria disposto a revelá-las. Uma frase semelhante é encontrada em Is 48.6 que também se refere à salvação como uma nova criação (veja Dn 2.47).
Deveras interessante este apelo do clamar a ele para ele revelar! Isso nos remete a John Piper e a R. C. Sproul, que nos dizem sobre a oração que elas fazem coisas acontecerem que se não orássemos não aconteceriam e que a oração é um privilégio para nós no qual Deus nos convida para com ele regermos o universo, mudando as coisas e os fatos pela pura oração! Isso é tremendo! Vale aqui a construção de um bom sermão!
Nos versos 4 e 5, o profeta anuncia o horror da destruição de Jerusalém. Seus líderes tinham destruído casas para com elas construírem verdadeiras fortalezas contra as trincheiras e a espada dos caldeus, mas isso não seria suficiente. De nada adiantariam técnicas e métodos quando o Senhor tinha contra eles o seu rosto virado – vs. 5. Que isso nos sirva de lição quando as coisas estão dando erradas em nossas vidas, apesar de tudo estarmos fazendo corretamente e com modernas técnicas. Aqui também a dica para outro sermão é fantástica!
No verso 6, extensível ao 8, o sentido é claro, Deus traria o seu povo de volta do cativeiro apesar da destruição da cidade e do exílio (cf. 30.8,16; 32.36). Ele não somente os faria voltar, mas os reconstruiria e os reedificaria como no princípio, além do que os purificaria de toda as suas iniquidades e perdoaria os seus pecados com que pecaram e transgrediram contra o Senhor.
Deus restauraria o seu povo do exílio não apenas para o bem de Israel, mas para sua própria glória entre todos os povos da terra (Rm 11.36). É na verdade por causa de sua glória que nós nos damos bem em nossas vidas.
É por isso que o professor e pastor Airton Wilhians, nosso amigo, nos ensina sobre o casamento que não casamos para fazermos nosso cônjuge feliz ou para preencher vazios em nossas almas, mas assim fazemos para a glória de Deus e que ao buscá-la em sua plenitude, melhoraremos 100% em nossos relacionamentos.
O Senhor estaria desejoso de abençoar e fazer o povo se rejubilar em sua glória.
Naquele mesmo lugar morto, sem vida e sem graça, que todos diziam que era uma desolação, ali mesmo, ainda se ouviria, por causa de sua graça, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz de noivo e a de noiva e, finalmente, a voz dos que dão graças ao Senhor por causa de seus grandes benefícios. É interessante observar o contraste com os vs. 7.34; 16.9.
A grande bênção do Senhor se estenderia pela sua geografia – 32:44 - a toda a Terra Prometida tornando-a uma morada de pastores que fariam seus rebanhos repousarem em segurança e tranquilidade.
Ainda pelos versos 13 e 14, o profeta continua narrando detalhes das bênçãos do Senhor a todo seu povo restaurado.
Baseado em 2 Sm 17:12, a promessa messiânica – vs. 15 e 16 (repetição de 23:5,6) - é um cumprimento da promessa feita a Davi – Mt 1:1,17; 12:23. O renovo, como já falamos, é um termo messiânico que expressa o fato de que o último Ungido da linhagem de Davi seria perfeitamente justo – Is 4:2; 11:1. Além disso, também se refere a todos os líderes do povo de Deus – Zc 6:12, por exemplo, descreve Zorobabel desse modo.
A profecia do vs. 17 faz alusão a 2Sm 7.12-16; Sl 89.3-4; 132.11-12 e se refere à restauração da monarquia davídica depois do exílio, que foi cumprida por Jesus.
Além do monarca real, descendente de Davi, com reino eterno, tínhamos também a promessa de sacerdotes os quais não faltariam igualmente. Sobre esses sacerdotes e sobre o sacerdócio:
·         O papel do sacerdote era essencial para a administração da aliança (Êx 28-29; Dt 10.8; 18.1).
·         Os sacerdotes também tinham a sua própria aliança com o Senhor (Nm 25.12-13; 1Sm 2.30,35).
·         Deus não ignorou a promessa de um ministério sacerdotal perpétuo exercido pelos levitas quando encerrou o seu serviço por ocasião da morte, sepultamento, ressurreição e ascensão de Cristo. Antes, cumpriu a sua promessa dando ao seu povo algo muito melhor do que havia oferecido inicialmente, ou seja, o sacerdócio real de Cristo. Jesus cumpre perfeitamente o serviço que os levitas apenas prefiguravam no tabernáculo e no templo (Hb 5.6-10; 7.11-25).
No verso 19, novamente veio a Jeremias a palavra do Senhor que falará da aliança com o dia e com a noite. Talvez essa seja uma alusão à aliança firmada com Noé (cf. Gn 8.22) ou a uma aliança firmada implicitamente na criação (cf. Gn 1.14-18).
A permanência desses elementos cósmicos contrasta nitidamente com o caráter temporário do templo original (7.1-15). Essa permanência é compreensível no contexto da nova aliança, embora a necessidade de fidelidade nunca seja deixada de lado (32.40).
A verdade é que embora seja finito, tanto os grãos de areia como as estrelas dos céus são incontáveis. Do mesmo modo, ele Deus multiplicaria a descendência de Davi e dos levitas! As promessas feitas a Abraão (compare Gn 22.17 com Gn 15.8, observando atentamente o seu contraste) também são cumpridas nessas promessas acerca do reino messiânico.
Jr 33:1 E veio a palavra do Senhor a Jeremias,
segunda vez, estando ele ainda encarcerado
no pátio da guarda, dizendo:
Jr 33:2 Assim diz o Senhor que faz isto,
o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome.
Jr 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei,
e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
Jr 33:4 Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel,
acerca das casas desta cidade, e acerca das casas dos reis de Judá,
que foram demolidas para fazer delas uma defesa
contra os valados e contra a espada;
Jr 33:5 entrementes os caldeus estão entrando a pelejar
para os encher de cadáveres de homens que ferirei
na minha ira e no meu furor;
porquanto escondi o meu rosto desta cidade,
por causa de toda a sua maldade.
Jr 33:6 Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei,
e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança.
Jr 33:7 E farei voltar do cativeiro os exilados de Judá e de Israel,
e os edificarei como ao princípio.
Jr 33:8 E os purificarei de toda a iniqüidade do seu pecado
contra mim; e perdoarei todas as suas iniqüidades,
com que pecaram e transgrediram contra mim.
Jr 33:9 E esta cidade me servirá
de nome de gozo, de louvor e de glória,
diante de todas as nações da terra que ouvirem
de todo o bem que eu lhe faço;
e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem,
e por causa de toda a paz que eu lhe dou.
Jr 33:10 Assim diz o Senhor:
Neste lugar do qual vós dizeis:
E uma desolação, sem homens nem animais,
sim, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém,
que estão assoladas, sem homens,
sem moradores e sem animais,
ainda se ouvira
Jr 33:11 a voz de gozo e a voz de alegria, a voz de noivo
e a voz de noiva, e a voz dos que dizem:
Dai graças ao Senhor dos exércitos, porque bom é o Senhor,
porque a sua benignidade dura para sempre;
também se ouvirá a voz dos que trazem à casa do Senhor
sacrifícios de ação de graças.
Pois farei voltar a esta terra os seus exilados
como no princípio, diz o Senhor.
Jr 33:12 Assim diz o Senhor dos exércitos:
Ainda neste lugar, que está deserto, sem homens, e sem animais,
e em todas as suas cidades, haverá uma morada de pastores
que façam repousar aos seus rebanhos.
Jr 33:13 Nas cidades da região montanhosa,
nas cidades das planícies, e nas cidades do sul,
e na terra de Benjamim,
e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá,
ainda passarão os rebanhos pelas mãos
dos contadores, diz o Senhor.
Jr 33:14 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que cumprirei
a boa palavra que falei acerca da casa de Israel
e acerca da casa de Judá.
Jr 33:15 Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi
um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra.
Jr 33:16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará
em segurança; e este é o nome que lhe chamarão:
O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA.
Jr 33:17 Pois assim diz o Senhor:
Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono
da casa de Israel;
Jr 33:18 nem aos sacerdotes levíticos faltará varão
diante de mim para oferecer holocaustos,
e queimar ofertas de cereais
e oferecer sacrifícios continuamente.
Jr 33:19 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
Jr 33:20 Assim diz o Senhor:
se puderdes invalidar o meu pacto com o dia,
e o meu pacto com a noite,
de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,
Jr 33:21 também se poderá invalidar o meu pacto com Davi,
meu servo, para que não tenha filho que reine
no seu trono;
como também o pacto com os sacerdotes levíticos,
meus ministros.
Jr 33:22 Assim como não se pode contar o exército dos céus,
nem medir-se a areia do mar,
assim multiplicarei a descendência de Davi,
meu servo, e os levitas, que ministram diante de mim.
Jr 33:23 E veio ainda a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
Jr 33:24 Acaso não observaste o que este povo está dizendo:
As duas famílias que o Senhor escolheu, agora as rejeitou?
Assim desprezam o meu povo, como se não fora um
povo diante deles.
Jr 33:25 Assim diz o Senhor:
Se o meu pacto com o dia e com a noite não permanecer,
e se eu não tiver determinado as ordenanças dos céus
e da terra, Jr 33:26 também rejeitarei
a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo,
de modo que não tome da sua descendência
os que dominem sobre a descendência de Abraão,
Isaque, e Jacó;
pois eu os farei voltar do seu cativeiro,
e apiedar-me-ei deles.
A palavra de Deus ainda continuou para Jeremias – vs. 23.
A honra do Senhor estava ligada ao seu povo (vs. 9); a nova aliança voltaria a honrá-lo devidamente.
Deus volta a apelar – vs. 25 - em forma de juramento para a permanência da ordem cósmica sustentando a sua palavra que não faltará ou não rejeitará nem a descendência de Jacó, nem a de Davi. Ora de Jacó e de Davi, depois, veio o Messias, mas e de Jacó, não passando por Davi, por exemplo os levitas? Deles, Deus promete que não faltará quem domine sobre a descendência (não descendências) de Abraão, Isaque e Jacó.
A restauração depois do exílio, que implicaria o reinado do Filho de Davi, cumpriria a aliança com Abraão.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
...