Começaremos a trabalhar com o
livro de Josué depois de termos passado por toda a Torah (Gn – Nm – Lv – Ex –
Dt). Foram 187 capítulos ou 187 dias, conforme nos propusemos a fazer – um vídeo
por dia. Nosso projeto total é de 1189 vídeos, portanto ainda nem atingimos os
16%.
Nosso projeto total levará – cálculos
matemáticos exatos – 3a3m3d para ser concluído. Vamos trabalhar que ainda falta
muito.
Se eu fosse dar um nome ao livro
de Josué, eu daria o nome de Deus de promessas. Na verdade, pensei em diversos
títulos apropriados, mas o que mais falou ao meu coração foi esse escolhido. No
capítulo 21, versos 43, 44 e 45, temos, como muitos entendem, um resumo
teológico de todo o livro de Josué.
Deus apareceu a Abraão e lhe
prometeu essa terra. Deus conduz o povo ao longo da história e ainda o faz
passar pelo Egito e depois o tira de lá com sua forte mão e braço poderoso e o
faz entrar na Terra Prometida. Deus fez uma aliança com Abraão, fez uma
promessa e a cumpriu.
Josué foi o líder escolhido por
Deus para cumprir a sua promessa ao povo de Israel.
Deus ainda fez uma promessa maior
para o homem quando houve a sua queda de que enviaria um Messias que iria
cumprir toda sua palavra. Deus assim vem nos conduzindo pela história e em
Cristo Jesus também cumpriu sua promessa.
Estamos também aguardando suas
promessas de redenção e vida eterna onde teremos novo corpo e uma nova vida não
mais sujeitos ao pecado. Deus fez a promessa! Deus gosta de promessas! Deus nos
faz viver esperando suas promessas! Deus cumprirá suas promessas!
Seguindo a divisão proposta pela
Bíblia de Estudo de Genebra, também dividiremos o livro de Josué em três
grandes partes:
I.A
conquista da terra – 1:1 – 12:24.
II.A
distribuição da Terra Prometida – 13:1-21:45.
III.A
lealdade à aliança na terra – 22:1 – 24:33.
Josué, o sexto livro da Bíblia, foi
escrito por Josué e registra a invasão da Terra Prometida, começando com a
conquista de Jericó, a cidade toda cercada de muros e uma fortaleza
considerada, à época, imbatível.
Depois de Jericó, tem-se início
uma série de conquistas, sendo que enfrentam alguns obstáculos e fracassos que
farão com que repensem suas estratégias. Foram dois os mais significativos
fracassos de Israel. Primeiro, devido ao pecado de Acã que prevaricando contra
o Senhor, prejudicou todo acampamento, depois, a parceria errada e enganosa que
fizeram com os gibeonitas, por não terem consultado ao Senhor nem confiado em
suas forças.
Tirando esses fracassos que
ensinaram grandes lições ao líder Josué e a todo o povo de Israel, os relatos
somente apontam vitórias e conquistas. Josué e o povo de Israel estavam
seguindo fielmente as instruções do Senhor e o Senhor com eles cooperava
dando-lhes vitórias sobre todos os seus inimigos.
Em seguida às vitórias, começa-se
a distribuição da Terra Prometida e tudo foi feito de forma pacífica, ordeira,
seguindo as instruções de Moisés, do Senhor e não há registro algum de qualquer
inconveniente ameaçador à nação de Israel.
Os que receberam suas partes,
ficaram satisfeitos. E toda distribuição foi feita por meio de sortes que foram
lançadas diante do Senhor, provavelmente com o uso do urim e do tumim.
Somente a tribo de Dã questionará, com razão, o
tamanho de sua porção, mas a solução fora providenciada ajustando melhor seu
território com sua subida conta Lesém, ou Laís. Eles a dominaram e a tomaram
para si e aí acabou-se toda questão.
Também houve uma outra questão em
relação à Terra Prometida por parte das tribos dos rubenitas, dos gaditas e da
meia tribo de Manassés que edificaram uma altar simbólico no território deles.
À princípio, todo o Israel se levantou para pelejar contra eles, mas a
controvérsia foi explicada quando disseram que não era um altar, mas um
memorial. Fineias e todas as outras tribos aceitaram a explicação.
Encerrando nosso estudo deste
livro, entraremos na sua terceira parte onde Josué chama o povo, os anciãos,
juízes e os principais líderes e com eles renova a aliança do Senhor Deus.
Ao final, faremos uma conclusão e
colocaremos a bibliografia utilizada. Espero que esta obra de estudo seja útil,
proveitosa para o ensino, aprendizagem e compartilhamentos.
O que você encontrará aqui neste estudo
além das reflexões e segmentação e dos comentários? Uma palavra de fé, de
encorajamento, de certeza e de convicção de que não estamos aqui por acaso, nem
somos frutos das circunstâncias aleatórias do universo.
Tudo na vida tem um propósito,
uma função e você já descobriu a sua ou o seu propósito? Estude conosco que
Deus falará contigo em seu coração.
A ordem e a organização do texto
segue a mesma da narrativa bíblica.
Palavras finais dessa introdução.
Eu tenho me esmerado em estudar a
Bíblia de forma sistemática e mais aprofundada possível e o que mais tenho
visto nas histórias da Bíblia é Deus falando, Deus fazendo, Deus mostrando,
Deus instruindo, Deus aparecendo, Deus se revelando, Deus fazendo alianças,
Deus se aproximando, Deus conduzindo. E o homem? Este sendo convidado a pregar
a palavra de Deus e não suas opiniões e filosofias.
Josué não é diferente! Antes de
exaltar este homem que Deus mesmo fez questão de exaltá-lo diante do povo de
Israel, não há como não deixar de registrar que a obra de Josué é pura graça
divina de um Deus misericordioso, bondoso e cumpridor de suas promessas e que
zela de sua palavra para a cumprir e servir de exemplo para nós termos a mesma
fidelidade.
Vamos então a nossa primeira
parte:
A conquista da
terra – 1:1 – 12:24.
Para isso vamos
também começar o livro de Josué pelo primeiro capítulo, óbvio.
Josué 1:-1-18 – Deus é Deus de propósitos.
Antes de iniciarmos as reflexões no capítulo
primeiro do livro de Josué, façamos um pequeno tour por ele, conforme
as propostas de divisões e explicações gerais da Bíblia de Estudo de Genebra –
BEG.
Deus é Deus de propósitos. Eu assim creio e assim
tenho ensinado e pregado e em Josué o propósito é apresentar o cumprimento das
promessas de Deus nos dias de Josué e ensinar àquela segunda geração e a todas
as outras como servir ao Senhor nas batalhas, na distribuição da Terra
Prometida, entre as tribos e na renovação de sua aliança com Deus.
São suas verdades fundamentais: Por intermédio de
Josué: 1. Deus abençoou Israel com muitas vitórias na Terra Prometida, mas
ainda havia inúmeras batalhas a serem travadas. 2. Deus distribuiu a terra do
modo em que deveria ser mantida no futuro. E, 3. A renovação da aliança
realizada nos dias de Josué serviram de modelo para as renovações em gerações
futuras.
O que Josué apenas começou e deveria ter terminado,
Cristo cumpriu na sua primeira vinda ao derrotar Satanás – Ef: 4:8-9; Cl 2:15;
Hb 2:14,15 -, continua a cumprir na guerra santa espiritual que a igreja
enfrenta (estamos vivendo este período agora mesmo) – At 15:15-17; Ef 6:10-18
-, e cumprirá de modo definitivo na sua segunda vinda – Ap 19:11-21; 21:1-5.
Josué também será didaticamente – conforme BEG -
dividido em três grandes partes as quais terão as suas subdivisões, as quais
iremos comentando ao longo de nosso avanço no presente livro. São elas: I. A
conquista da terra – 1:1 – 12:24. II. A distribuição da Terra Prometida –
13:1-21:45. III. A lealdade à aliança na terra – 22:1 – 24:33.
A primeira parte falará de como Josué foi bem
sucedido na guerra santa da conquista de Canaã a qual será dividida em seis
partes: 1. A comissão de Deus para início da guerra – 1:1-18. 2. O contraste
entre as batalhas iniciais, apresentando os exemplos de maneiras apropriadas e
impróprias de conduzir uma batalha – 2:1-8:29. 3. A renovação da aliança
– 8:30-35. 4. As últimas batalhas da expansão – 9:1-11:15. 5. A tomada de toda
a terra – 11:16-23. 6. A lista dos reis e territórios conquistados.
1. A comissão de Deus para início da guerra –
1:1-18.
Começa Josué a liderar o povo depois dos discursos
de Moisés e depois de todo preparativo que ele mesmo presenciou. Seu coração
devia estar ansioso, mas era homem temente a Deus e valente e não iria recuar
diante de nada.
Já tinha demonstrado ser um homem de Deus de grande
fé e já tinha passado pela melhor escola do mundo junto com o maior líder de
todos os tempos do povo de Israel abaixo do próprio Senhor.
Deus mesmo se manifesta a Josué e lhe diz palavras
fortes de encorajamento e força que o ajudarão a caminhar a caminhada e jornada
de sua vida conduzindo o povo de Deus.
O discurso de Deus é praticamente o mesmo discurso
de Moisés quando Moisés falou com ele antes de Deus lhe falar. Não é que Moisés
fosse maior, nem melhor, mas para demonstrar que o Espírito Santo já falava por
Moisés, e Deus estava ali confirmando, ratificando o que Moisés já tinha dito
de encorajamento para Josué.
Vamos recordar. Examinemos novamente Dt 31:1-8 e
comparemos com o presente discurso:
Deuteronômio 31:1 Depois foi
Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
Deuteronômio 31:2 E disse-lhes: Da
idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar;
além disto o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão.
Deuteronômio 31:3 O SENHOR teu
Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para
que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem falado.
Deuteronômio 31:4 E o SENHOR lhes
fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais
destruiu.
Deuteronômio 31:5 Quando, pois, o
SENHOR vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o
mandamento que vos tenho ordenado.
Deuteronômio 31:6 Esforçai-vos, e
animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu
Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:7 E chamou Moisés
a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te;
porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes
dar; e tu os farás herdá-la.
Deuteronômio 31:8 O SENHOR, pois,
é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te
desamparará; não temas, nem te espantes.
Do vs. 1-8, Josué é apresentado como o sucessor de
Moisés. Moisés se dirige a todo Israel e lhes explica que já está com 120 anos
e que não passará o Jordão com eles, mas que não era para temerem porque Deus
tinha preparado a Josué que entraria com eles naquela terra.
O que Moisés diz a Josué na frente do povo, logo,
logo, em Josué, capítulo primeiro, o qual estamos agora vendo, o próprio Senhor
fala com ele da mesma forma e usando praticamente as mesmas palavras,
inclusive: “não te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.
Paulo também, muito tempo depois usando a mesma
palavra, agora aplica a todo crente em Cristo Jesus, inclusive eu e você, amado
leitor.
Moisés orienta Josué e todo o povo quanto à lei e à
sua leitura e à sua importância. Todos deveriam ser juntados – o povo, homens,
mulheres, meninos estrangeiros – para ouvirem, aprenderem e temerem ao Senhor
Deus.
Ainda Moisés anuncia da parte de Deus que o povo
haveria de se esquecer dele, de suas leis, de sua aliança e logo estariam
entregues ao juízo.
Após os discursos de Moisés e após ele ter falado e
lido a todo Israel, ele escreveu toda a lei – 31:24 - que hoje temos disponível
em muitos idiomas e a colocou ao lado da Arca, não dentro. Dentro, como
sabemos, estavam as pedras com a lei escritas pelo próprio Deus.
Josué tinha participado de tudo isso e sabia
exatamente de todas as coisas por que ele mesmo tinha passado por aquilo tudo e
fora ele que tinha sido apresentado ao povo e agora estava ele ali, sem Moisés,
mas com sua liderança e todo o povo era com ele.
O encorajamento e as palavras de Deus, confirmaram
as palavras de Moisés e deram a Josué mais confiança ainda. Ele não deveria se
afastar do livro da lei e nele, no livro, deveria meditar, estudar, se
aprofundar, honrar e respeitar e ele seria bem sucedido em tudo que fizesse.
Josué animado e fortalecido anuncia a partida do
povo dentro de três dias! Os rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de
Manassés são alertados e intimados por Josué para cumprirem suas palavras e
apoiá-los nas lutas vindouras e eles lho obedecem como se a Moisés ou ao Senhor
estivessem obedecendo.
Js 1:1 E
sucedeu depois da morte de Moisés,
servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num,
servo de Moisés, dizendo:
Js 1:2
Moisés, meu servo, é morto;
levanta-te, pois, agora, passa este Jordão,
tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Josué 1:3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé,
vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Josué 1:4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates,
toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente dosol, será o vosso termo.
Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida;
como fui com Moisés, assim serei contigo;
não te deixarei nem te desampararei.
Josué 1:6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo
herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Josué 1:7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo,
para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu
servo Moisés te ordenou;
dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda,
para que prudentemente te conduzas por onde quer
que andares.
Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei;
antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de
fazer conforme a tudo quanto nele está escrito;
porque então farás prosperar o teu caminho,
e serás bem sucedido.
Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;
não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus
é contigo, por onde quer que andares.
Js 1:10
Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:
Josué 1:11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo:
Provede-vos
de comida, porque dentro de três dias passareis
este Jordão, para que entreis a possuir a terra que
vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.
Js 1:12 E
falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas,
e à meia tribo de Manassés, dizendo:
Josué 1:13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés,
o servo do SENHOR, dizendo:
O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
Josué 1:14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra
que Moisés vos deu deste lado do Jordão;
porém vós passareis armados na frente de vossos
irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis;
Josué
1:15 Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós,
e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus
lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança,
e possuireis a que vos deu Moisés,
o servo do SENHOR, deste lado do Jordão,
para o nascente do sol.
Js 1:16
Então responderam a Josué, dizendo:
Tudo quanto nos ordenaste faremos,
e onde quer que nos enviares iremos.
Josué 1:17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti,
tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo,
como foi com Moisés.
Josué 1:18 Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens,
e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares,
morrerá.
Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
“Tão somente sê forte e corajoso”: assim Deus falara
com ele no vs. 7 e ele acatou a fala de Deus e foi forte e corajoso conduzindo
o povo de Deus em suas aventuras. O capítulo encerra-se com a mesma fala, mas
agora era os rubenitas e os gaditas e a meia tribo de Manassés, junto com todo
o povo, que falava a ele as mesmas palavras de incentivo e de força.
Como é bom meditar na palavra de Deus! A mesma frase
fora dita por Moisés, pelo Senhor e pelo povo a Josué! Eu irei me atrever e
dizer para você também, meu caro leitor: TÃO SOMENTE SÊ FORTE E CORAJOSO!
Reparem ainda que na literatura hebraica,
encontraremos aqui um valioso quiasmo - disposição cruzada da ordem das partes
simétricas de duas frases, de modo que formem uma antítese ou um paralelo.
Na Bíblia e na literatura hebraica há muitos usos
dessa figura de linguagem ou figura de música em que elementos são dispostos de
forma cruzada.
O nome se deriva da letra grega X (Chi), e é em
latim chiasmus, como ainda hoje no inglês, alemão e outras línguas, e sofreu
uma alteração no português por causa da pronúncia do italiano, que pronuncia o
ch como k.[1]
Sendo a letra grega X a primeira da palavra Χριστός
(Xristo ou Christo, em português Cristo), o motivo simboliza na língua, como na
música, o Cristo. Pela forma, representa a cruz, e em adição dos dois sentidos
a morte de Jesus na cruz.
O quiasmo foi muito usado na época do barroco na
música sacra para indicar a presença do Cristo. A figura musical consiste de
quatro notas e se ligam a primeira nota com a quarta por uma linha imaginária
reta, e a segunda com a terça.
Por coincidência o nome do compositor Bach forma as
notas B-A-C-H, que na música alemã significa Sib-Lá-Dó-Si natural. Assim o nome
de Bach em notas virou um motivo muito citado na música, que alude além aos
três sentidos ao nome do grande compositor luterano.
Um outro exemplo famoso é o motivo do coro "And
with his stripes" ("Por suas chagas") do oratório O Messias de
Georg Friedrich Handel.
Chegamos, finalmente, ao último capítulo de
Deuteronômio e ainda estamos no último dia de vida de Moisés. Estamos, também,
finalizando a quarta parte de nossa divisão proposta, seguindo a BEG: O
Encerramento do Ministério de Moisés e sua Sucessão na Liderança – 31:1 a
34:12.
Os quatro últimos capítulos foram também divididos
em quatro pequenas partes. Hoje veremos a última parte: a espetacular e
privilegiada morte de Moisés – 34:1-12. Foi em Dt 32:48, quando o Senhor falou
a Moisés para ele subir ao monte Nebo para ali deixar a sua vida. Às vezes,
acho estranho a forma de Deus falar as coisas. Como deixaria Moisés a sua vida?
O fato é que, em ato de misericórdia e graça
abundante, Deus ainda lhe permitiu o privilégio de ver a terra pela qual tinha
conduzido todo o povo por cerca de 40 anos, mas não entrou por causa de sua
prevaricação contra o Senhor e porque não santificou a Deus no meio do povo.
Dois foram os pecados graves de Moisés: 1. Prevaricou contra o Senhor. 2. Não
santificou a Deus no meio do povo
Se fizéssemos uma contabilidade entre os atos bons e
maus de Moisés, ele teria vencido de goleada, tipo 20x1. No entanto, no jogo
celestial as coisas não são assim. Deus é perfeito e nada menos que a perfeição
é permitida, por isso que Deus usa de sua graça e misericórdia e espera que
igualmente ajamos assim.
Se agimos bem e nossos atos glorificaram e
santificaram ao Senhor, a glória deles não nos pertencem, mas sim a Deus. Deus jamais
nos será devedor de coisa alguma, principalmente de glórias que lhe
proporcionamos. Se agimos mal e prevaricamos e nossos atos não o glorificaram,
nem o santificaram, agimos por natureza – pecadora – e somos responsáveis pelo
mal feito, e não Deus.
Em suma, não sou eu que faço o bem, mas a graça que
me dá condições de assim agir. Também não sou eu que faço o mal, mas o pecado
que habita em mim. Paulo mesmo perguntou a si mesmo – Rm 7:24 -, chamando-se
ainda de desventurado homem que era: quem me livrará do corpo desta morte? E
ele mesmo responde no vs. 25: Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso
Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a
carne à lei do pecado.
Então ao sempre agirmos bem, agiremos por causa da
graça de Deus e não por que sou bom e faço coisas boas. E quando peco, estou
simplesmente sendo eu mesmo, sem a graça, livre, não para não fazer ou se
conter, mas para fazer e cair na vontade da carne.
Se é assim, então como faço para sempre fazer o bem
e jamais cair no pecado? Isso não é possível no presente momento, mas somente
quando ressuscitarmos. Ai sim, jamais pecaremos por que não será de nossa
natureza pecar; hoje, infelizmente, é o contrário, por causa do pecado.
Portanto, a dica para viver o melhor possível diante de Deus, é o Espírito
Santo mesmo quem dá essa dica:
Habacuque 2:4 Eis o
soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo
viverá pela sua fé.
Hebreus 10:38 todavia,
o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a
minha alma.
Deus mesmo se encarregou de sepultar Moisés e até
hoje ninguém sabe onde Deus o escondeu. Interessante! Ah, se tivessem achado os
restos mortais dele... Talvez estariam sendo expostos e venerados por ai em
vitrines até a prova de bala.
Moisés morreu velho, bem velho, mas forte, bem forte
e cheio de vigor e saúde. De onde vem então nossa saúde e força e vigor? Com
certeza dos alimentos e bebidas e de uma vida saudável, mas não é somente isso
e Moisés é prova disso, assim como Josué e mesmo Calebe.
Com a partida de Moisés, se levanta Josué, cheio do
Espírito Santo e de sabedoria. Sabem porquê? Por causa da escolha divina e do
preparo de uma vida toda feita pelo Espírito Santo de Deus que culminou no vs.
9 com a imposição das mãos de Moisés.
Dt 34:1 Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao
monte Nebo,
ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó
e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
Dt 34:2 E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra
de Judá, até ao mar ocidental; Dt 34:3 E o sul, e a campina
do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
Dt 34:4 E disse-lhe o SENHOR:
Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo:
A tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos,
porém lá não passarás.
Dt 34:5 Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR,
na terra de Moabe,
conforme a palavra do SENHOR.
Dt 34:6 E o sepultou num vale, na terra de Moabe,
em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje
o lugar da sua sepultura.
Dt 34:7 Era Moisés da idade de cento e vinte anos
quando morreu;
os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
Dt 34:8 E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias,
nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto
de Moisés se cumpriram.
Dt 34:9 E Josué, filho de Num,
foi cheio do espírito de sabedoria,
porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos;
assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos,
e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
Dt 34:10 E nunca mais se levantou em Israel profeta
algum como Moisés,
a quem o SENHOR conhecera face a face;
Dt 34:11 Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas,
que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito,
a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
Dt 34:12 E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto,
que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.
Nunca mais se levantou ninguém como Moisés até que
veio Cristo que com seus sinais, prodígios, maravilhas e palavras as quais ele
falou que jamais alguém falou. Ele, o Cristo, foi também profetizado por Moisés
que viria e que quando viesse seria para todos lhe darem ouvidos.
Monte Nebo - (A morte de Moisés - Dt 34:5 e 6)
Aquele que sepultou Moisés voltou e agora ele era
Jesus Cristo, o Messias esperado e desejado que veio para por fim ao pecado e
nos livrar da morte e da imperfeição. Ele precisou voltar novamente aos céus,
mas disse e prometeu que voltaria em breve e estamos aguardando a sua segunda
vinda para definitivamente se cumprirem toda a Escritura. Maranata!
Moisés termina os seus quatro discursos, prepara e
orienta o povo, apresenta o seu substituto aprovado por Deus e consagrado pela
imposição de suas mãos, fala de sua morte e sobe ao monte para morrer. Missão
concluída! Ele também pode dizer:
II Timóteo 4:7 Combati
o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
E você? Continua firme em sua jornada? Em breve, ela
terminará e eu espero que você também consiga dizer como Moisés e como Paulo que
combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé! Deus abençoe!
Conclusão do livro de Deuteronômio
Novamente - repito o que já disse antes em outros
livros meus - estou satisfeito com o resultado alcançado se bem que acho que
ainda há muito a melhorar. De fato é muito bom terminarmos algo que começamos! Como
é bom termos propósitos e levarmos a sério nossa missão! Como é bom termos fé neste
Deus maravilhoso cuja graça é maior do que a nossa vida!
O povo de Deus estava no deserto já havia quarenta
anos e toda aquela geração, a primeira, tinha morrido. Ainda estavam vivos
Moisés que estava pronunciando seus últimos quatro discursos, Josué, que iria
substituí-lo, Calebe e toda a segunda geração cuja idade do mais velho era de
sessenta anos.
Deuteronômio descreve a reunião efetuada por Moisés
com o povo judeu bem no final daquela peregrinação de quarenta anos no deserto.
Neste livro Moisés prega sobre os mandamentos, abençoa, instrui e orienta o
povo, narra os perigos da idolatria e do abandono da Palavra de Deus.
O texto finaliza com a morte de Moisés. No judaísmo,
o texto é comumente dividido em onze partes, ou porções - parashot - cuja
divisão serve para a leitura semanal do texto nas sinagogas acompanhadas das
haftarot - (em hebraico הפטרה; plural haftarot ou haftorás) é um trecho de
texto dos Neviim (Os profetas) lidos na sinagogas geralmente após a leitura da
Parashat haShavua.
Esses quatros discursos de Moisés foram pronunciados
nas últimas cinco semanas de vida dele na face da terra.
Do início ao fim é Deus orientando, esclarecendo,
falando, instruindo, mostrando o quê, como, de que forma, quando, quanto, por
quanto tempo. Percebe-se assim o Deus imanente na história de Israel e que se
utiliza de líderes por ele escolhidos para realizarem as suas obras, no caso
aqui, para instruir e orientar o povo de Israel.
Há tantas lições interessantes em toda as Escrituras!
Cada vez que me dedico ao estudo delas, cada vez mais me convenço que Deus
tanto é onipotente, como soberano.
Entraremos
hoje no último dia de vida de Moisés, conforme Deuteronômio 32, onde estamos
vendo a quarta parte de nossa divisão proposta, seguindo a BEG: O Encerramento
do ministério de Moisés e a sua sucessão na liderança – 31:1 a 34:12.
Os
quatro últimos capítulos foram também divididos em quatro pequenas partes. Hoje,
veremos a terceira parte: A bênção de Moisés – 32:48 a 33:29; e, amanhã,
finalmente, a morte de Moisés – 34:1-12.
Essa
parte começou exatamente no capítulo anterior no vs. 48 quando o Senhor falou a
Moisés para ele subir ao monte Nebo para ali deixar a sua vida.
Deus
em ato de misericórdia e graça ainda lhe permitiu um privilégio: ver a terra
pela qual foi conduzindo todo o povo por cerca de 40 anos e não entrou por
causa de sua prevaricação contra o Senhor e porque não santificou a Deus no
meio do povo.
Quer
uma boa dica para você que certamente agrada ao teu Senhor: ame o seu povo e
seja como Moisés que tudo fazia pelo seu povo, exceto onde ele falhou, isso não
imitai.
Outro,
que pela sua oração alcançou uma grande sabedoria entre os homens, foi Salomão
que queria julgar o povo de Deus com sabedoria. Sua preocupação não era
pessoal, nem ele estava buscando sabedoria, mas tudo queria fazer pelo povo de
Deus. O triste em sua vida que não devemos imitá-lo foi as suas questões quanto
às suas mulheres que acabaram por desviar o seu coração do Senhor.
I
Reis 3:5 E
em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus:
Pede o que queres que eu te dê.
I
Reis 3:6 E
disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai,
como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de
coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe
deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
I
Reis 3:7 Agora,
pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu
pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
I
Reis 3:8 E
teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode
contar, nem numerar, pela sua multidão.
I
Reis 3:9 A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?
I
Reis 3:10 E
esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
I
Reis 3:11 E
disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias,
nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas
pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
I
Reis 3:12 Eis
que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e
entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se
levantará.
I
Reis 3:13 E
também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que
não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
I
Reis 3:14 E,
se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus
mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
I
Reis 3:15 E
acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a
arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios
pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
Se
compararmos a bênção de Moisés com a bênção de Jacó, não encontraremos uma
ordem certa das tribos nas duas bênçãos, além do que Levi é incluído e Manasses
e Efraim são contados em José.
Moisés
foi chamado de homem de Deus e poucos personagens bíblicos foram assim chamados
em toda a Bíblia. No Novo Testamento, encontraremos essa expressão em apenas
duas passagens usadas por Paulo a Timóteo, nos dois livros a Timóteo. Hoje, em
Cristo Jesus, todo crente fiel é homem de Deus com uma missão de Deus.
A
bênção de Moisés começa justamente dizendo que o Senhor veio do Sinai em clara
demonstração ou alusão à teofania que ele testemunhou juntamente com Calebe e
Josué que ainda estavam vivos e com toda aquela geração que foi poupada e que
agora estavam com seus 60 anos para baixo até 40 anos, pois os outros nasceram
depois.
Todos
eles foram testemunhas das demonstrações e da voz potente de Jeová que foi
falada e eles ouviram também, embora não foram contados por terem idade
inferior a 20 anos na época. Eles eram os herdeiros da segunda geração e Moisés
estava concluindo seu último discurso e finalizando todas as instruções antes
de sua partida iminente.
Embora
seja curta e aparentemente sem graça a bênção destinada à tribo de Judá que,
conforme Gn 49:8-12, nas bênçãos de Jacó, governaria Israel e traria o Messias,
é a única delas que pede ao Senhor para ouvir a sua voz.
Jesus
Cristo, o Messias, veio justamente da tribo de Judá e por ter sido ele ouvido
em suas súplicas foi capaz de se tornar agora o mediador e intercessor dos
homens diante de Deus. Em Jesus Cristo, agora nós também temos a nossa voz
ouvida não porque ele nos fez justos, mas porque com sua morte nos justificou
diante de Deus e vive por interceder por todos nós. Oh, que grande
privilégio!!!
Dt 33:1 Esta, porém, é a bênção com que Moisés,
homem de Deus,
abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
Dt 33:2 Disse pois:
O SENHOR veio de Sinai, e lhes subiu de Seir;
resplandeceu desde o monte Parã,
e veio com dez milhares de santos;
à sua direita havia para eles o fogo da lei.
Dt 33:3 Na verdade ama os povos;
todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio,
entre os teus pés, e cada um receberá
das tuas palavras.
Dt 33:4 Moisés nos deu a lei, como herança da
congregação de Jacó.
Dt 33:5 E foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças
do povo com as tribos de Israel.
Dt 33:6 Viva Rúben, e não morra, e que os seus
homens não sejam poucos.
Dt 33:7 E isto é o que disse de Judá:
Ouve, ó SENHOR, a voz de Judá,
e introduze-o no seu povo;
as suas mãos lhe bastem,
e tu lhe sejas em ajuda contra os seus inimigos.
Dt 33:8 E de Levi disse:
Teu Tumim e teu Urim são para o teu amado,
que tu provaste em Massá, com quem contendeste
junto às águas de Meribá.
Dt 33:9 Aquele que disse a seu pai, e à sua mãe:
Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos,
e não estimou a seus filhos; pois guardaram a tua palavra
e observaram a tua aliança.
Dt 33:10 Ensinaram os teus juízos a Jacó, e a tua lei a Israel;
puseram incenso no teu nariz,
e o holocausto sobre o teu altar.
Dt 33:11 Abençoa o seu poder, ó SENHOR, e aceita
a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam
contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem.
Dt 33:12 E de Benjamim disse:
O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o cobrirá;
e morará entre os seus ombros.
Dt 33:13 E de José disse:
Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o mais excelente dos céus,
com o orvalho e com o abismo que jaz abaixo.
Dt 33:14 E com os mais excelentes frutos do sol,
e com as mais excelentes produções das luas,
Dt 33:15 E com o mais excelente dos montes antigos,
e com o mais excelente dos outeiros eternos.
Dt 33:16 E com o mais excelente da terra, e da sua plenitude,
e com a benevolência daquele que habitava na sarça,
venha sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça
daquele que foi separado de seus irmãos.
Dt 33:17 Ele tem a glória do primogênito do seu touro,
e os seus chifres são chifres de boi selvagem;
com eles rechaçará todos os povos até às extremidades da terra;
estes pois são os dez milhares de Efraim,
e estes são os milhares de Manassés.
Dt 33:18 E de Zebulom disse:
Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas.
Dt 33:19 Eles chamarão os povos ao monte; ali apresentarão
ofertas de justiça, porque chuparão a abundância dos mares
e os tesouros escondidos da areia.
Dt 33:20 E de Gade disse:
Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa,
e despedaça o braço e o alto da cabeça.
Dt 33:21 E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida
a porção do legislador; por isso veio com os chefes do povo,
executou a justiça do SENHOR e os seus juízos
para com Israel.
Dt 33:22 E de Dã disse:
Dã é cria de leão; que salta de Basã.
Dt 33:23 E de Naftali disse:
Farta-te, ó Naftali, da benevolência, e enche-te
da bênção do SENHOR; possui o ocidente e o sul.
Dt 33:24 E de Aser disse:
Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos,
e banhe em azeite o seu pé.
Dt 33:25 Seja de ferro e de metal o teu calçado;
e a tua força seja como os teus dias.
Dt 33:26 Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus,
que cavalga sobre os céus para a tua ajuda,
e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.
Dt 33:27 O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão
os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti,
e dirá: Destrói-o.
Dt 33:28 Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó,
na terra de grão e de mosto;
e os seus céus gotejarão orvalho.
Dt 33:29 Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu?
Um povo salvo pelo SENHOR,
o escudo do teu socorro,
e a espada da tua majestade;
por isso os teus inimigos te serão sujeitos,
e tu pisarás sobre as suas alturas.
Conforme
a BEG, essa última estrofe das bênçãos destinadas a Aser tem abençoado o
coração do povo de Deus ao longo das eras. Deus é majestoso – vs. 26; Deus é
eterno – vs. 27; Deus é protetor e provedor – vs. 28; e, finalmente o fato de
ser ele Deus o grande Deus do seu povo.
Apocalipse
15:3 E
cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro,
dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso!
Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Apocalipse
15:4 Quem
te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo;
por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus
juízos são manifestos.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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