Não
sei quem é o autor deste salmo, nem Calvino comenta sobre isso, conforme sua
introdução, abaixo. O autor começa convocando toda a terra a aclamar a Deus.
Ora, para mim, quem faz isso é o Espírito Santo. O convite então é dele, do
Espírito de Deus, que a todos convida a aclamar a Deus e a salmodiá-lo dando
glórias ao seu louvor.
O
que diremos a Deus? O salmista propõe louvar a Deus pelos seus tremendos feitos
e pela grandeza do seu poder uma vez que até os inimigos se mostram submissos.
Aqui, vejo o salmista exaltando a Deus como soberano e providente que participa
de nossa história e faz justiça diante dos homens. Há aqueles que vivem
impiamente e que se vão aparentemente numa boa, mas Deus prometeu o fim deles.
Neste
belo salmo, o salmista louva a Deus, ora a ele, exalta e conclama todos a
também contemplarem a Deus. Também se lembra dos grandes feitos de Deus e assim
faz para nós, adoradores de Deus, um modelo para seguirmos. Obrigado Senhor
pelas Escrituras que meditando nela nos tornamos sábios e aperfeiçoados no seu
temor.
Daqui
há pouco Jesus estará voltando. Saudades de nosso povo que Deus nos deu para
crescermos juntos e enfrentarmos os “midianitas”. Deus irá aceitar de nossas
mãos nossos sacrifícios e votos e nos mostrar e revelar a sua vontade.
Juízes 6:13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o
SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as
suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR
subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos
dos midianitas.
Juízes 13:23 Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos
quisera matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de
manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais
coisas.
No
comentário de Calvino, em sua introdução, encontramos: o salmista, talvez,
celebrando em nome da igreja uma libertação particular onde inclui as muitas
misericórdias que Deus sempre tem conferido ao seu povo escolhido. Ele entende
que suas provações e sofrimentos serviram para prova-lo como a prata é provada
no fogo para tirar-lhe as impurezas. No final, ele parece falar de si próprio,
individualmente, e aduzi-lo como prova de sua integridade, por isso Deus o
tinha ouvido, uma vez que Deus não se faz aceitável ao ímpio.
Por ter havido uma libertação em particular, pode aqui
o salmista estar comemorando em nome da Igreja. Ele inclui as múltiplas e
diversas misericórdias que Deus sempre conferiu ao seu povo escolhido. Enquanto
ele toma nota da interposição divina em seu favor, em uma crise de grande
misericórdia e angústia, ele o sugere como matéria de conforto sob julgamento,
que sua sujeição à tirania de seus inimigos foi projetada para prová-los como
prata no forno. No final, ele parece falar de si mesmo individualmente, e aduz
como prova de sua integridade, que Deus o ouviu, uma vez que Deus não aceita
aos ímpios.
Ao músico-chefe, a Canção de um Salmo.
Sl 66:1
Aclamai a Deus,
Toda
a terra.
Sl 66:2
Salmodiai a glória do seu nome,
dai
glória ao seu louvor.
Sl 66:3
Dizei a Deus:
Que
tremendos são os teus feitos!
Pela
grandeza do teu poder,
a ti se mostram submissos os teus
inimigos.
Sl
66:4 Prostra-se toda a terra perante ti,
canta salmos a ti;
salmodia o teu nome.
Sl
66:5 Vinde e vede as obras de Deus:
tremendos feitos para com os filhos dos
homens!
Sl 66:6 Converteu o mar em terra seca;
atravessaram
o rio a pé;
ali, nos alegramos nele.
Sl
66:7 Ele, em seu poder,
governa eternamente;
os
seus olhos
vigiam as nações;
não se exaltem os rebeldes.
Sl
66:8 Bendizei,
ó povos, o nosso Deus;
fazei
ouvir
a voz do seu louvor;
Sl 66:9 o que preserva com vida a nossa
alma
e não permite que nos resvalem os
pés.
Sl
66:10 Pois tu, ó Deus,
nos provaste;
acrisolaste-nos
como se acrisola a prata.
Sl
66:11 Tu
nos deixaste cair na armadilha;
oprimiste as nossas costas;
Sl 66:12 fizeste que os homens cavalgassem
sobre a nossa cabeça;
passamos pelo fogo e pela água;
porém, afinal,
nos trouxeste para um lugar espaçoso.
Sl
66:13 Entrarei na tua casa
com holocaustos;
pagar-te-ei
os meus votos,
Sl 66:14 que proferiram os meus lábios,
e que, no dia da angústia,
prometeu a minha boca.
Sl
66:15 Oferecer-te-ei
holocaustos de vítimas cevadas,
com aroma de carneiros;
imolarei
novilhos com cabritos.
Sl 66:16
Vinde,
ouvi,
todos
vós que temeis a Deus,
e
vos contarei
o que tem ele feito por minha alma.
Sl
66:17 A ele clamei com a boca,
com a língua o exaltei.
Sl
66:18 Se eu no coração contemplara a vaidade,
o Senhor não me teria ouvido.
Sl
66:19 Entretanto,
Deus me tem ouvido
e me tem atendido a voz da oração.
Sl
66:20 Bendito seja Deus,
que não me rejeita a oração,
nem aparta de mim a sua graça.
Outra palavra de poder e de graça. Um convite maravilhoso
encerrando este salmo direcionado a todos os que temem a Deus por que ele tem
feito muitos benefícios. Aquele que convida tem prazer em contar aos outros os
grandes benefícios de Deus.
Deus não rejeita a minha oração nem aparta de mim a sua graça;
assim, Deus tem ouvido a minha voz e atendido a minha oração. No entanto, se
tivesse o salmista contemplado a vaidade, o que seria dele? E se nós
contemplarmos também a vaidade, seremos ouvidos? Eis ai o segredo para então
sermos atendidos: longe de nós toda vaidade!
Salmo
de Davi que nos ensina a orar. Primeiro a exaltação de Deus como digno de
confiança e de louvor. Como iremos orar a Deus se não confiamos nele? Como
iremos louvá-lo? Se no entanto confiamos, certamente o louvaremos. Se não, nos
resta o amargor e o declarar: “ó vida, ó
céus, ó dor!” (Lippy e Hary desenho dos anos 80. Quem não se lembra do leão
malandro e da hiena pessímista que reclamava. Oh dias! Oh céus! Oh azar! Oh
dor! Ou do Dr. Smith, da série Perdidos nos Espaços?).
Davi,
não era assim, mas confiava em Deus. Tanto confiava que declarou para nós: ó tu
que escutas a oração! Ai está! O Espírito de Deus deixou inclusa em sua palavra
para nós tão formidável declaração. Deus escuta as nossas orações! Este é um
bom versículo para se colocar nos umbrais de nossas salas de orações e mesmo
nas nossas testas!
Ele
diz que iremos a ele por que ele nos escuta e por que nossas iniquidades nos
impelirão a ele. Das iniquidades, também Deus nos deu seu livramento nos
concedendo seu perdão pela morte de seu único filho, Jesus Cristo. Nos perdoou,
para perdoarmos nossos irmãos! O perdão é 100% garantido para aqueles que
também perdoarem, pois se não perdoarmos, não seremos perdoados.
Há
dois segredos no perdão. Primeiro, o da sua liberação gratuita. Todos temos
gratuitamente o perdão de Deus em 100% de nossas transgressões, exceto a
blasfêmia contra o Espírito Santo. Segundo, a sua liberação condicionada.
Somente somos perdoados quando perdoamos!
Calvino,
em seu comentário dos salmos, em sua introdução, vai falar que tanto as
petições como as ações de graça estão de forma abundante neste salmo. Contém
ainda uma predição quanto aos gentios que serão chamados à fé comum de todos os
santos, mas o que prevalece mesmo é o louvor a Deus como o pai amoroso que
cuida de sua igreja a qual é uma bênção na terra.
Este salmo é composto tanto de petição como de ação de
graças. Contém uma predição de que os gentios são chamados à fé comum, mas é
principalmente ocupado em louvar a Deus pelo cuidado paternal que exerce sobre
a Igreja e os benefícios que dela decorrem. O salmista ora particularmente que
Deus continuaria sua antiga bondade para o povo judeu. São especificadas duas
instâncias do Deus Divino, - a sua poderosa proteção sobre a terra e o
enriquecimento da mesma com tantas bênçãos.
Ao músico-chefe, um salmo de Davi.
Sl 65:1 A
ti,
ó
Deus,
confiança e louvor em Sião!
E a ti
se
pagará o voto.
Sl 65:2 Ó
tu que escutas a oração,
a
ti virão todos os homens,
Sl 65:3 por causa de suas iniqüidades.
Se
prevalecem as nossas transgressões,
tu no-las perdoas.
Sl
65:4 Bem-aventurado
aquele a quem escolhes
e aproximas de ti,
para que assista nos teus átrios;
ficaremos satisfeitos com a bondade de tua
casa
- o teu santo templo.
Sl
65:5 Com tremendos feitos
nos respondes em tua justiça,
ó Deus,
Salvador nosso,
esperança
de todos os confins da terra
e dos mares longínquos;
Sl 65:6 que por tua força consolidas os
montes,
cingido de poder;
Sl
65:7 que aplacas o rugir dos mares,
o ruído das suas ondas e o tumulto das
gentes.
Sl
65:8 Os que habitam nos confins da terra
temem os teus sinais;
os
que vêm do Oriente e do Ocidente,
tu os fazes exultar de júbilo.
Sl
65:9 Tu
visitas a terra
e a regas;
tu
a enriqueces copiosamente;
os ribeiros de Deus são abundantes de
água;
preparas o cereal,
porque para isso a dispões,
Sl 65:10 regando-lhe os sulcos,
aplanando-lhe as leivas.
Tu
a amoleces com chuviscos
e lhe abençoas a produção.
Sl 65:11 Coroas o ano da tua bondade;
as tuas pegadas destilam fartura,
Sl 65:12 destilam sobre as pastagens do
deserto,
e de júbilo se revestem os outeiros.
Sl 65:13 Os campos
cobrem-se de rebanhos,
e os vales
vestem-se de espigas;
exultam de alegria
e cantam.
Ele conclui o salmo com as bênçãos declaradas de Deus sobre a
terra da qual tiramos nosso sustento. Apesar de amaldiçoada por causa do homem,
ele a renova por causa de outro homem, seu filho unigênito!
Salmo
de Davi feito porque ele enfrenta situações difíceis na sua vida nos
relacionamentos que vive. Sua posição e sua pessoa são objetos de inveja e de
traições. Ele, no entanto, não entra no jogo do inimigo, mas conhecendo o seu
Deus a ele dirige as suas orações.
Ele
se encontra perplexo e assim se dirige a Deus para ouvi-lo, na certeza de que
será ouvido e atendido. Sua vida corre perigo por causa das circunstâncias, por
isso logo pede a
Deus que lhe preserve a vida.
Conspirações
e tumultos o cercam e ele pede proteção a Deus que o protege e lhe preserva a
vida no meio de gente cuja língua é como espada afiada pronta para devorar.
Sim, as línguas afiadas conseguirão devorar, não o justo, mas os que dela usam
com maldade em seus corações.
Os
homens maus teimam em seus propósitos e imaginam que ninguém vê. São diferentes
de
Davi os obreiros da iniquidade que na verdade estão sendo usados pela serpente
para dirigirem seu ódio contra aquele que tem a semente que irá gerar o
descendente que irá esmagar a sua cabeça.
Se
teimam no mal e imaginam que ninguém os vê é por que estão cegados pelo deus
deste século que já os enganou. Ai dos que dão crédito ao diabo! Cuidado você
que vive pecando e sabe das consequências imaginando que ninguém te vê...
Calvino
diz que o presente salmo expressa a linguagem de queixa e oração de Davi. Onde
ele habita está cheio de injustiças e crueldade e seus inimigos são queixosos,
por isso que os seus olhos se dirigem para Deus em antecipação da alegria que
vem de suas mãos.
Este salmo expressa a queixa e a oração. Davi deseja de
Deus o seu compadecimento, pois enfrentava a injustiça e a crueldade, as
intrigas e o engano de seus inimigos. No final, seus olhos são direcionados a
Deus, na expectativa de uma libertação alegre de suas mãos.
Para o principal músico. Um salmo de Davi.
Sl 64:1 Ouve,
ó
Deus,
a minha voz nas minhas perplexidades;
preserva-me
a vida
do
terror do inimigo.
Sl 64:2
Esconde-me
da
conspiração dos malfeitores
e
do tumulto dos que praticam a iniquidade,
Sl 64:3 os quais afiam a língua como
espada
e apontam, quais flechas, palavras
amargas,
Sl 64:4 para, às ocultas, atingirem o
íntegro;
contra ele disparam repentinamente
e não temem.
Sl
64:5 Teimam no mau propósito;
falam em secretamente armar ciladas;
dizem:
Quem nos verá?
Sl 64:6 Projetam iniquidade,
inquirem tudo o que se pode excogitar;
é um abismo o pensamento
e o coração de cada um deles.
Sl 64:7
Mas Deus
desfere
contra eles uma seta;
de súbito,
se acharão feridos.
Sl
64:8 Dessarte,
serão levados a tropeçar;
a própria língua se voltará contra eles;
todos os que os vêem meneiam a
cabeça.
Sl
64:9 E todos os homens temerão,
e anunciarão as obras de Deus,
e entenderão o que ele faz.
Sl 64:10
O justo
se
alegra no SENHOR
e nele
confia;
os de reto coração,
todos se gloriam.
E como sempre tenho falado, ele fecha este belo salmo com a
palavra de vitória que Deus sempre lhe dá depois que ele o busca em suas
aflições. A nossa alegria está, pois, no Senhor em quem confiamos. Os que são
de coração reto gloriar-se-ão no Senhor ainda que contra ele estejam os
malfeitores e os obreiros da iniquidade.
Salmo
feito por Davi enquanto estava no deserto de Judá. Como sempre, sempre uma
grande lição para nós que estamos aqui na terra sujeitos a tantas coisas. Davi
escreveu no deserto este salmo e eu comento aqui dos ares, pois estou a cerca
de uns 10.000 metros de altura do chão, em voo para São Paulo para a obra que
Deus quer fazer por meu intermédio que eu ainda nem sei.
Para
Davi, Deus é seu Deus forte e por isso que ele o buscava ansiosamente. Para mim
que estou, no momento, enfrentando uma pequena tempestade, também é o meu Deus
forte que busco ansiosamente, todos os dias.
Davi,
você tirou as palavras de minha boca por que meu coração e alma tem sede de
Deus, e meu corpo anseia por ele. Davi, aqui no Salmo 63, compara seu corpo com
a terra árida, exausta e sem água, por que ele estava no deserto de onde, pelo Santo Espírito de Deus, escreveu este salmo para mim e para você ...
No
momento, podemos estar como Davi em terra árida cercada de inimigos e
aproveitadores querendo nos devorar como o calor escaldante, a falta de água e
a areia fazem com toda vida que nela está.
No
entanto, o Deus de Davi é o nosso Deus. Davi não entendia por que sofria tanto
tendo tantas promessas, mas jamais atribuiu a Deus culpa alguma, antes teve
paciência e compôs salmos belíssimos que servem hoje para nos abrigar do sol do
deserto, às vezes, de nossas próprias ações...
Ele
não se entregava ao inimigo, antes lutava e Deus o cercava de vitórias. Embora
no deserto, ele se colocava no santuário de Deus e assim, recebia força e via a
glória de Deus onde conclui que a graça de Deus é melhor do que a vida, por
isso, mesmo no deserto, louvava a Deus.
Não
chores o choro da derrota, nem do desespero nesta hora difícil. Confie em Deus
e faça como Davi e como eu, entre no santuário, e chore as pés do Senhor para
que a sua alma se apegue a ele e a destra dele, o salve. Em breve, diz a
palavra, os seus inimigos abismar-se-ão das profundezas! Terrível coisa é
afrontar o Deus de Israel.
Vamos
agir sim, buscar nossos direitos, lutar, mas jamais nos desesperarmos como são
os que não conhecem o Deus que servimos, diante do qual estamos em paz. Deus
nos dará vitórias... Receba esta palavra profética pai como verdadeira. Em breve, nos veremos.
O seguinte salmo não pode ser dito como consistente em
orações como uma variedade de meditações piedosas, o que consolou a mente de
Davi sob perigos, ansiedades e problemas de uma descrição diferente. Contém
também os votos que ele fez para Deus no sofrimento ocorrido pelas
circunstâncias alarmantes em que ele foi colocado.
Um salmo de Davi, quando ele estava no deserto de
Judá.
Sl 63:1 Ó
Deus,
tu
és o meu Deus forte;
eu te busco ansiosamente;
a minha alma tem sede de ti;
meu corpo te almeja,
como terra árida, exausta, sem água.
Sl 63:2
Assim,
eu
te contemplo no santuário,
para ver a tua força e a tua glória.
Sl 63:3 Porque a tua graça é melhor do que
a vida;
os meus lábios te louvam.
Sl 63:4
Assim,
cumpre-me
bendizer-te enquanto eu viver;
em teu nome, levanto as mãos.
Sl
63:5 Como de banha e de gordura farta-se a minha alma;
e, com júbilo nos lábios,
a minha boca te louva,
Sl 63:6 no meu leito, quando de ti me
recordo
e em ti medito,
durante a vigília da noite.
Sl 63:7
Porque tu
me
tens sido auxílio;
à sombra das tuas asas,
eu canto jubiloso.
Sl 63:8 A
minha alma
apega-se
a ti;
a tua destra me ampara.
Sl 63:9 Porém os que me procuram a vida
para a destruir
abismar-se-ão nas profundezas da terra.
Sl 63:10 Serão entregues ao poder da
espada
e virão a ser pasto dos chacais.
Sl 63:11
O rei, porém,
se
alegra em Deus;
quem por ele jura
gloriar-se-á,
pois se tapará a boca dos que proferem
mentira.
Por fim, como sempre, sempre Davi se alegrando e falando
palavras de vitórias e de esperança e alegria em Deus. A boca dos mentirosos
será tapada! Sejamos como Davi! Obrigado Espírito Santo por este salmo e por
esta palavra que trouxe alento ao nosso coração.
Outro
dos salmos de Davi no qual ele se apresenta diante de Deus em orações e
meditações que o encorajavam e também
servem para nos encorajar. Eu tenho o costume de me encorajar diante de Deus
escrevendo e meditando nele e em sua palavra.
Davi
era realmente muito dependente de Deus e nele esperava sempre, e não nas riquezas. Jamais Davi
atribuiu a si mesmo qualquer glória por qualquer conquista sua ou vitórias nas
guerras ou livramentos. Sua mente era disciplinada para glorificar a Deus
sempre e a sempre nele colocar a sua esperança.
Se
estamos meditando em salmos, veremos que ficaremos imbuídos desse espírito,
assim como Davi era cheio do Espírito Santo. Ele sofria muito e muitos dos
sofrimentos dele eram gratuitos por que ele não os merecia, nem eram
consequências de seus comportamentos, mesmo assim, ele confiava em Deus. Suas
orações sempre são um pedido de socorro e de livramento seguidos de ações de
graça pela operação de Deus lhe dando vitórias.
No
comentário de Calvino, em sua introdução sobre este salmo, veremos as razões
explicadas para Davi escrever e uma pequena contextualização para nos situarmos
em relação ao salmo em questão.
A maior parte deste salmo está ocupada com meditações,
em que Davi encoraja a si mesmo e aos outros a esperar em Deus, e fortifica sua
mente contra os assaltos à tentação. E como sempre somos propensos a ser
afastados de Deus pela influência que os objetos mundanos exercem sobre nossos
sentidos, perecendo e evanescentes como estes, a ocasião é levada a mostrar a
loucura disso, e nos leva a uma dependência única e inteira de Deus.
Ao músico-chefe de Jeduthun, um salmo de David.
Com efeito, verificou-se que havia um dos principais
cantores que tinham o nome de Jeduthun, alguns pensaram que este salmo foi feito
por suas mãos para ser cantado (1 Crônicas 9:16; 1 Crônicas 16:38, 41 e 25: 1)
No título do Salmo 39, é suficientemente provável que a alusão seja para algum
músico daquela família. Mas isso não parece ser o caso aqui; pois o salmo não é
dito, mas sim a Jeduthun. Isso levou à opinião de que formou o início de uma
música comumente conhecida naquela época. Ainda a partícula hebraica l, al,
sobre a qual nos tornamos, significa frequentemente para, para ou antes; e
consistirá nas palavras a serem supostas, que este salmo foi posto nas mãos da
posteridade de Jeduthun
Sl 62:1
Somente em Deus,
ó
minha alma,
espera silenciosa;
dele vem a minha salvação.
Sl
62:2 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei muito abalado.
Sl 62:3
Até quando acometereis vós
a
um homem, todos vós,
para o derribardes,
como se fosse uma parede pendida
ou um muro prestes a cair?
Sl
62:4 Só pensam em derribá-lo da sua dignidade;
na
mentira
se comprazem;
de
boca bendizem,
porém no interior maldizem.
Sl 62:5
Somente em Deus,
ó
minha alma,
espera silenciosa,
porque dele vem a minha esperança.
Sl
62:6 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei jamais abalado.
Sl 62:7
De Deus dependem
a
minha salvação
e
a minha glória;
estão em Deus
a minha forte rocha
e o meu refúgio.
Sl 62:8
Confiai nele,
ó
povo,
em todo tempo;
derramai perante ele o vosso coração;
Deus é o nosso refúgio.
Sl 62:9
Somente vaidade
são
os homens plebeus;
falsidade,
os de fina estirpe;
pesados em balança,
eles juntos são mais leves que a vaidade.
Sl
62:10 Não confieis naquilo que extorquis,
nem vos vanglorieis na rapina;
se as vossas riquezas prosperam,
não ponhais nelas o coração.
Sl 62:11
Uma vez
falou
Deus,
duas vezes ouvi isto:
Que o poder pertence a Deus,
Sl 62:12 e a ti, Senhor,
pertence a graça,
pois a cada um retribuis
segundo as suas obras.
Se nossas riquezas prosperarem, não devemos por nelas a nossa
confiança! Isso nos lembra Deuteronômio:
Deuteronômio 8:11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu
Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos,
que hoje te ordeno;
Deuteronômio 8:12 para não suceder que, depois de teres
comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado
nelas;
Deuteronômio 8:13 depois de se multiplicarem os teus gados e
os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante
tudo quanto tens,
Deuteronômio 8:14 se eleve o teu coração, e te esqueças do
SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão,
Deuteronômio 8:15 que te conduziu por aquele grande e
terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que
não havia água; e te fez sair água da pederneira;
Deuteronômio 8:16 que no deserto te sustentou com maná, que
teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te
fazer bem.
Deuteronômio 8:17 Não digas, pois, no teu coração: A minha
força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
Deuteronômio 8:18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus,
porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua
aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
Deuteronômio 8:19 Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e
andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje,
contra vós outros que perecereis.
Deuteronômio 8:20 Como as nações que o SENHOR destruiu de
diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do
SENHOR, vosso Deus.
É o Senhor quem nos dá forças! A glória será sempre toda dele,
do Senhor! Por isso que SEMPRE o agradecemos por tudo! Sugestão de reflexão:
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...