Este
é o famoso salmo lida na lua! Imagino a cena do astronauta americano Neil Armstrong,
quando o homem pouso pela primeira vez na lua, ao ler este salmo tendo a visão
que ele tinha que nenhum de nós pode ter. Que cenário! Que glórias!
É
um salmo que exalta a glória divina e a dignidade do Filho do Homem. Deus usa o
homem, para falar aos homens a palavra de salvação dos homens, por meio de um
Homem, mediador, Jesus Cristo, homem e Deus.
Vejam
o que nos diz as primeiras linhas do Comentário de Calvino sobre este lindo
salmo de Davi:
Davi, depois de ter contado as primeiras vitórias que
ganhou, e depois de ter sido exaltado em tensões elevadas, agradece, feliz, a
graça e o poder de Deus que passa a ser tema de suas reflexões. Agora
novamente, quando ele vê novos inimigos e perigos se levantando, ele implora a
proteção do mesmo Deus por quem antes havia sido entregue, e suplica que seja
derrubado o orgulho de seus inimigos.
Para o músico chefe Almuth Laben. Um salmo de David.
Davi
se sente encantado com a criação e com o Deus criador e sustentador de toda a
vida na terra e nos céus. Ele chega ao clímax de sua adoração quando fala do
homem e do que Deus fez e faz por este homem.
Somos
como nada se comparado à imensidão das coisas criadas e, principalmente, e
muito mais ainda, ao Criador de todas elas; no entanto que glórias, que
maravilhas e que honras. Somos como diz Gerard Van Groningen: vice gerentes de
Deus!
Sl 8:1 Ó Senhor,
Senhor nosso,
quão
admirável é o teu nome em toda a terra,
tu
que puseste a tua glória dos céus!
Sl 8:2 Da boca das
crianças
e dos que mamam
tu
suscitaste força,
por
causa dos teus adversários
para
fazeres calar o inimigo e vingador.
Sl 8:3 Quando contemplo
os teus céus,
obra
dos teus dedos,
a lua e as estrelas
que
estabeleceste,
Sl 8:4
que é o homem,
para
que te lembres dele?
e o filho do homem,
para
que o visites?
Sl 8:5 Contudo,
pouco abaixo de
Deus o fizeste;
de
glória
e de
honra o coroaste.
Sl 8:6 Deste-lhe
domínio
sobre
as obras das tuas mãos;
tudo
puseste debaixo de seus pés:
Sl 8:7
todas as ovelhas e bois,
assim
como os animais do campo,
Sl 8:8
as aves do céu,
e os
peixes do mar,
tudo
o que passa pelas veredas dos mares.
Sl 8:9 Ó Senhor,
Senhor nosso,
quão
admirável é o teu nome em toda a terra!
Ele encerra
seu salmo magnificando o nome excelso e maravilhoso de Deus que tudo fez
muito bom. Em breve, tudo o que tem corrompido a natureza e estragado as coisas
criadas terá seu fim. No tempo em que se completarem os tempos, então virá o
Filho do Homem outra vez para triunfar para sempre em seu reino sempre eterno.
Eu
claramente vejo neste lindo salmo uma alma que conhece ao seu Deus e que não se
cansa de clamar a ele que o livre de seus inimigos e, em especial, de caluniadores
e falsos amigos que amam a injustiça e não tem amor à verdade para seguirem a
justiça.
O
comentário de Calvino reflete profundamente o que penso deste salmo. A
diferença de Davi para os outros homens é que Davi cria piamente em Deus, como
seu Pai e a ele honrava com sua vida, embora tenha, por causa de sua natureza
depravada cometido pecados terríveis.
Vejam
o que nos diz as primeiras linhas do Comentário de Calvino sobre este lindo
salmo de Davi:
Davi, carregado de calúnia injusta, convida Deus para
ser seu defensor e protetor, e compromete sua inocência com a proteção Divina.
Em primeiro lugar, ele protesta que sua consciência não o acusou da
perversidade colocada à sua carga. Em segundo lugar, ele mostra o quanto isso
diz respeito à glória de Deus para que ele julgue contra os ímpios. Em terceiro
lugar, para inspirar sua mente com confiança, ele reflete seriamente sobre a
bondade e a justiça de Deus e coloca diante dele as promessas divinas. Por fim,
como se ele tivesse obtido o desejo de seu coração, ele ridiculariza a loucura
e as inúmeras tentativas de seus inimigos; Ou melhor, dependendo da ajuda de
Deus, ele assegura que todos os seus esforços contra ele se voltarão para a
própria destruição.
Shiggaion de Davi, que ele cantou a Jeová, sobre as
palavras de Cush, Benjamim.
Com respeito à palavra Shiggaion, os intérpretes
judeus não estão de acordo. Alguns entendem isso como um instrumento musical.
Para outros, parece ser uma melodia para a qual uma música está definida.
Outros supõem que tenha sido o início de uma música comum, para a qual David
desejou que este salmo fosse cantado. Outros traduzem a palavra hebraica,
prazer ou alegria. [96] A segunda opinião parece-me o mais provável, a saber, que
era algum tipo de melodia ou música, como se alguém fosse chamado de verso
sappico ou falociano. [97] Mas eu não ligo sobre uma questão de tão pequena
importância. Novamente, diz-se que o salmo foi composto pelas palavras de Cush.
Não consigo assimilar a interpretação (embora seja
comumente recebida), as palavras aqui significam assuntos ou negócios. Escrever
uma questão, ou um caso, é permitir uma forma comum de fala entre os judeus;
Mas, como Davi, um pouco depois, declara que ele foi falsamente acusado de
algum crime, não duvido, mas ele aqui fala da acusação ou da própria calúnia,
dos quais, como eu julgo, Cush, alguém da família de Saul, foi o autor ou, pelo
menos, o instrumento que a proferiu e a fez circulou.
A opinião de alguns que dizem que Saul é falado aqui
sob um nome fictício, não é apoiado por qualquer argumento de peso suficiente.
Segundo eles, Davi evitou chamá-lo por seu próprio nome, para poupar a
dignidade real. David, admito, teve grande reverência pela santa unção; Mas,
como ele expressamente nomeia Saul em outros lugares onde ele o repreende não
menos severamente, e o pinta em cores não menos negras do que ele faz neste
salmo, por que ele deveria suprimir seu nome aqui e não nessas passagens?
Na minha opinião, portanto, ele aqui expressa por seu
nome próprio, e sem figura, um acusador perverso, que tinha excitado o ódio
contra ele acusando-o falsamente de algum crime e que tinha sido subornado pelo
rei para fazer isso, ou, obtido o favor real, tinha caluniado David por sua
própria vontade; Pois Davi, nós sabemos, era muito caluniado, como se ele
tivesse sido ingrato e traiçoeiro com o rei, seu sogro. Saul, de fato,
pertencia à tribo de Benjamim. No entanto, não pensamos que ele é a pessoa aqui
mencionada, mas que era uma das relações de Saul, uma que pertencia à mesma
tribo com ele, que falsamente acusou David.
Muito
bom este comentário de Calvino. Não é à toa que Davi é chamado de homem segundo
o coração de Deus.
Sl 7:1.
Senhor,
Deus meu,
confio,
salva-me de todo o que me persegue,
e livra-me;
Sl 7:2. para que ele não me arrebate,
qual leão,
despedaçando-me, sem que haja quem acuda.
Sl 7:3.
Senhor,
Deus meu,
se
eu fiz isto,
se
há perversidade nas minhas mãos,
Sl
7:4. se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo,
ou
se despojei o meu inimigo sem causa.
Sl 7:5. persiga-me o inimigo
e alcance-me;
calque
aos pés a minha vida no chão,
e deite no pó a minha glória.
Sl
7:6. Ergue-te, Senhor, na tua ira;
levanta-te
contra o furor dos meus inimigos;
desperta-te,
meu Deus,
pois tens ordenado o juízo.
Sl
7:7. Reúna-se ao redor de ti
a assembléia dos povos,
e por cima dela remonta-te ao alto.
Sl 7:8. O
Senhor julga os povos;
julga-me,
Senhor,
de acordo com a minha justiça
e conforme a integridade que há em mim.
Sl
7:9. Cesse a maldade dos ímpios,
mas estabeleça-se o justo;
pois tu,
ó justo Deus,
provas o coração
e os rins.
Sl 7:10.
O meu escudo está em Deus,
que
salva os retos de coração.
Sl 7:11.
Deus é um juiz justo,
um
Deus que sente indignação todos os dias.
Sl 7:12.
Se o homem não se arrepender,
Deus
afiará a sua espada;
armado
e teso está o seu arco;
Sl
7:13. já preparou armas mortíferas,
fazendo suas setas inflamadas.
Sl
7:14. Eis que o mau
está com dores de perversidade;
concedeu a malvadez,
e dará à luz a falsidade.
Sl
7:15. Abre uma cova,
aprofundando-a,
e cai na cova que fez.
Sl
7:16. A sua malvadez
recairá sobre a sua cabeça,
e
a sua violência
descerá sobre o seu crânio.
Sl 7:17.
Eu louvarei ao Senhor
segundo
a sua justiça,
e
cantarei louvores
ao
nome do Senhor,
o Altíssimo.
Os que contendem com ele não se darão bem porque estão seguindo
a injustiça e a maldade e isso já tem o preço combinado de antemão. Nem é
preciso ser profeta ou gênio para entender o fim dos que rejeitam a Deus.
E tu homem, do que se queixas? Queixe-se cada um de seus
próprios pecados, quanto ao mais dê glórias a Deus e o busque de todo o seu
coração, como Davi neste salmo, que ele é generoso e rico em perdoar.
Neste salmo Davi está sofrendo muito. Tudo indica ser
por causa das consequências de seus pecados, independentemente se o que o
persegue são inimigos ou doenças e enfermidades. O que impressiona é como Davi
se volta para Deus em oração.
Ensina-nos Senhor a orar como Davi orou e aprenderemos!
Vejam o que nos diz as primeiras linhas do Comentário
de Calvino sobre este lindo salmo de Davi:
Davi, afligido pelas mãos de Deus, reconhece que ele
provocou a ira divina pelos seus pecados e, portanto, para obter alívio, ele
pede perdão. Ao mesmo tempo, ele lamenta que, sendo tirado do mundo, ele seria
privado de uma oportunidade de louvar a Deus. Então, tendo obtido confiança,
ele comemora a graça de Deus e dirige seu discurso para seus inimigos, que
triunfaram sobre suas calamidades.
Ao mestre de canto, com instrumentos de oito cordas. Salmo
de Davi.
Na BEG, o seu comentário geral, diz: “o salmo é um lamento pessoal. Como acontece
em muitos lamentos, no final o salmista expressou a sua confiança no Senhor. A motivação
original para o salmo talvez tenha sido uma enfermidade – vs 2, 5 -. Esse salmo
é um dos sete salmos penitenciais – junto com 32, 38, 51, 102, 130 e 143.”
Ao final do salmo, enquanto lamentava sua dor e se
queixava ao Senhor não como cobrando algo do Senhor, mas como aquela cera que
se derrete diante do sol, de repente, por um momento, vem a palavra do Senhor
ao seu coração e ele entende que já foi ouvido e atendido. Precisamos orar
assim.
Sl 6:1. Senhor,
não me repreendas
na tua ira,
nem me castigues no
teu furor.
Sl 6:2. Tem
compaixão de mim,
Senhor,
porque
sou fraco;
sara-me,
Senhor,
porque
os meus ossos estão perturbados.
Sl 6:3.
Também a minha alma está muito perturbada;
mas
tu, Senhor,
até
quando?...
Sl 6:4. Volta-te,
Senhor,
livra
a minha alma;
salva-me
por
tua misericórdia.
Sl 6:5.
Pois na morte não há lembrança de ti;
no
Seol quem te louvará?
Sl 6:6. Estou
cansado do meu gemido;
toda
noite faço nadar em lágrimas a minha cama,
inundo
com elas o meu leito.
Sl 6:7.
Os meus olhos estão consumidos pela mágoa,
e
enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.
Sl 6:8. Apartai-vos
de mim
todos
os que praticais a iniquidade;
porque
o Senhor
já
ouviu a voz do meu pranto.
Sl 6:9. O Senhor
já
ouviu a minha súplica,
o Senhor
aceita
a minha oração.
Sl 6:10. Serão
envergonhados
e grandemente
perturbados
todos
os meus inimigos;
tornarão
atrás
e
subitamente
serão
envergonhados.
Esta mesma
frase será dita pelo Senhor no julgamento: “Apartai-vos de mim todos os que
praticais a iniquidade”. Aqui, neste salmo, Davi diz isso repentinamente
enquanto apresentava suas ansiedades ao Senhor. Ato contínuo, ele entendeu que
foi ouvido e, portanto, aceita a sua oração.
Mateus
7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a
iniqüidade.
Mateus
25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo
eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Lucas 13:27 Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades.
Mais um salmo de Davi, para o diretor de canto com acompanhamento de flauta. Será que ele está falando de Saul ou de Jonatas, seu filho?
Ele Davi está clamando a Deus na certeza de que será
ouvido e atendido. Como seria bom que nossa fé fosse assim confiante na
resposta certa de nosso Deus. Muitos oram, mas nem sabem orar por que nem sabem
pedir e quando pedem, pedem mal, conforme Tiago já nos falou em sua epístola.
Davi abriu o verbo e apresentou-se diante de Deus em
oração humilde e sincera. Não é reclamação, nem murmuração, nem queixa, nem
raiva de Deus, nem depressão, ou sentimento de pobre coitado, antes, oração,
conversa em adoração, com seu Pai. Deus é seu Pai e isso ele deixa claro ao
orar a Deus. Precisamos aprender a orar como Davi.
“Dá ouvidos,... pois é a ti que oro!” – não é uma oração
qualquer a um deus qualquer, mas é oração ao Pai, seu Pai que está nos céus. Oh
Deus, ensina-me a orar! Reparem que ele apresenta a sua oração a Deus e depois
fica vigiando... isso mesmo, vigiando, esperando, na sentinela, aguardando a
resposta certa de seu Pai.
Sl 5:1. Dá ouvidos
às minhas palavras,
ó
Senhor;
atende
aos meus gemidos.
Sl 5:2. Atende
à voz do meu
clamor,
Rei
meu e Deus meu,
pois
é a ti que oro.
Sl 5:3.
Pela manhã
ouves
a minha voz, ó Senhor;
pela
manhã
te
apresento a minha oração,
e
vigio.
Sl 5:4.
Porque tu não és um Deus
que
tenha prazer na iniqüidade,
nem
contigo habitará o mal.
Sl 5:5.
Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos;
detestas
a todos os que praticam a maldade.
Sl 5:6.
Destróis aqueles que proferem a mentira;
ao
sanguinário e ao fraudulento
o
Senhor abomina.
Sl 5:7.
Mas eu,
pela
grandeza da tua benignidade,
entrarei
em tua casa;
e em teu temor
me
inclinarei
para
o teu santo templo.
Sl 5:8. Guia-me,
Senhor,
na
tua justiça,
por
causa dos meus inimigos;
aplana
diante de mim
o teu
caminho.
Sl 5:9.
Porque não há fidelidade na boca deles;
as
suas entranhas são verdadeiras maldades,
a sua
garganta é um sepulcro aberto;
lisonjeiam
com a sua língua.
Sl 5:10. Declara-os culpados,
ó Deus;
que
caiam por seus próprios conselhos;
lança-os fora
por causa da
multidão de suas transgressões,
pois
se revoltaram contra ti. Sl 5:11. Mas alegrem-se
todos
os que confiam em ti;
exultem
eternamente,
porquanto
tu os defendes;
sim,
gloriem-se
em ti
os
que amam o teu nome.
Sl 5:12.
Pois tu, Senhor,
abençoas
o justo;
tu
o
circundas do teu favor
como
de um escudo.
Deus abençoa o
justo! E quem é ou quem são os justos que ele abençoa? Na verdade, há somente
um justo entre os céus e a terra: Jesus Cristo, o Justo! Também são justos aqueles
que são justificados por Cristo, confira os Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas.
É também um Salmo de Davi. Ao mestre de canto com
instrumentos de corda. Davi mostra a sua confiança cabal em Deus ao qual dirige
a sua súplica. Ele tem certeza de que Deus o ouve e que na sua sabedoria e
soberania haverá de socorrê-lo.
Não será assim, no entanto, com os filhos dos homens
que tem se desviado de Deus por converterem a glória de Deus em infâmia e amado
a vaidade e buscado a mentira.
Este é o problema
do homem; sempre foi. Enquanto ele amar a vaidade e buscar a mentira ele
simplesmente estará sendo entregue a 3 atitudes lamentáveis (Rm 1: 24, 26 e 28:
à imundícia, pelas concupiscências de
seu próprio coração, para desonrarem seus corpos entre si;
à paixões infames inflando-se
mutuamente em sua sensualidade, em suas práticas reprováveis homem com
homem e mulher com mulher, cometendo torpeza; e,
à uma disposição mental reprovável
para praticarem coisas inconvenientes.
No entanto, se ele buscar a verdade, a
Verdade o alcançará! Todos os que buscam a verdade, a verdade encontrarão,
exceto aqueles que não a buscam em verdade.
Sl 4:1. Responde-me
quando eu clamar,
ó
Deus da minha justiça!
Na angústia
me deste largueza;
tem
misericórdia de mim
e
ouve a minha oração.
Sl 4:2. Filhos dos homens,
até quando
convertereis
a
minha glória em infâmia?
Até quando amareis
a
vaidade
e
buscareis a mentira?
Sl 4:3. Sabei
que o
Senhor separou para si aquele que é piedoso;
o Senhor
me
ouve
quando
eu clamo a ele.
Sl 4:4. Irai-vos
e não pequeis;
consultai
com o vosso coração
em vosso leito,
e calai-vos.
Sl 4:5. Oferecei
sacrifícios de
justiça,
e confiai
no Senhor.
Sl 4:6. Muitos dizem:
Quem nos mostrará o
bem?
Levanta, Senhor,
sobre nós a luz do
teu rosto.
Sl 4:7. Puseste
no meu coração
mais
alegria do que a deles
no
tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho.
Sl 4:8. Em paz
me deitarei
e dormirei,
porque
só tu,
Senhor,
me
fazes habitar em segurança.
Quando temos
por companhia o Senhor na hora de dormir, como seremos perturbados em nossos
sonhos pela nossa consciência ou por qualquer problema? É por isso que quem está
no Senhor deita em paz e dorme tranquilo, ainda que no meio dos inimigos, como
andava Davi na época de feitura deste lindo salmo.
Eu gostaria de ter conhecimento suficiente para poder
comentar cada salmo que o Espírito Santo deixou para nossa meditação e prazer. No
entanto, não deixarei de falar daquilo que entendi e vivo e já conheço.
Título: Salmo de Davi quando fugia de Absalão, seu
filho.
A vida de Davi é um mistério impressionante. Ele falou
deste salmo quando fugia de Absalão isso devido a consequência de seu pecado
com Bate-Seba tempos atrás, no entanto, ele se aplica perfeitamente a Jesus
Cristo.
Jesus Cristo veio nos trazer a paz, a salvação e a
vida, no entanto se multiplicaram seus adversários que pretendiam matá-lo por
causa das coisas que fazia e que dizia que atormentavam aos que tinham o poder
espiritual sobre o povo.
Davi, como Jesus - o Filho de Deus, o Filho de Davi -,
tinha uma noção fenomenal de Deus como soberano Senhor. Davi esperava no
Senhor Jesus, em seu Pai. Ambos tinham a sabedoria e o discernimento para
entenderem os retos caminhos do Senhor e o momento certo de se levantarem e
enfrentarem o inimigo que os queriam matar.
A confiança de Davi e de Jesus estava em Deus que não
deixariam eles sem o seu socorro e proteção.
Sl 3:1. Senhor,
como se têm
multiplicado os meus adversários!
Muitos
se levantam contra mim.
Sl 3:2.
Muitos são os que dizem de mim:
Não
há socorro para ele em Deus.
Sl 3:3. Mas tu, Senhor,
és um escudo ao
redor de mim,
a minha glória,
e aquele que exulta
a minha cabeça.
Sl 3:4. Com a minha voz
clamo ao Senhor,
e ele
do seu santo monte
me
responde.
Sl 3:5. Eu me deito
e durmo;
acordo,
pois
o Senhor me sustenta.
Sl 3:6. Não tenho
medo
dos
dez milhares de pessoas
que
se puseram contra mim ao meu redor.
Sl 3:7. Levanta-te, Senhor!
salva-me, Deus meu!
pois
tu feres no queixo
todos
os meus inimigos;
quebras
os
dentes aos ímpios.
Sl 3:8. A salvação
vem do Senhor;
sobre
o teu povo seja a tua bênção.
A salvação, certamente,
não vem de lugar algum se não do Senhor. Em Jonas 2:9 está dito que a salvação
pertence ao Senhor. É vão o socorro e a ajuda do homem.
Diz-nos a BEG que este salmo não tem título, mas Pedro
e João o atribuíram a Davi (At 4:25 e 26 - 25 que disseste por intermédio do Espírito
Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os
gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 4.26 Levantaram-se os reis da terra, e as
autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;).
Fala ainda que o Novo Testamento faz muitas citações
deste salmo (Mt 3:17; 17:5; At 4:25 a 27; 13:33; Rm 1:4; Hb 1:5; 5:5) e que Jesus
Cristo é, ao mesmo tempo, o Filho de Davi e o Filho de Deus: as promessas dadas
a Davi são e serão cumpridas em Cristo.
Apesar de advertidos com tanta antecedência ainda assim
quando Cristo veio, foi desprezado. Os príncipes e os reis da terra acabaram
conspirando e não o recepcionando como tal.
A perseguição alcança os dias de hoje e a palavra do
salmo 2 ainda continua prevalecendo e os reis da terra e seus príncipes
continuam se amotinando e se enfurecendo contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Um versículo famoso e utilizado erroneamente por muita
gente é o verso 8: “pede-me e te darei as
nações por herança e a extremidade da terra por possessão” que é aplicado ao
Senhor Jesus e não aos que nele crêem. A desculpa de que querem ‘dominar o
mundo para Deus’ é mentirosa e enganosa, antes, é para o seu próprio ventre que
assim querem fazer. Quando entendemos que há um único reino, um único rei, um único
trono, um único domínio, um único Deus Senhor e soberano, entenderemos que
nossa missão não é nossa, mas dele.
Sl 2:1. Por que
se amotinam as nações,
e os povos tramam
em vão?
Sl 2:2. Os reis da terra se levantam,
e os príncipes juntos conspiram
contra o Senhor
e contra o seu
ungido, dizendo:
Sl 2:3.
Rompamos as suas ataduras,
e
sacudamos de nós as suas cordas.
Sl 2:4. Aquele que está sentado nos céus
se rirá;
o Senhor
zombará deles.
Sl 2:5. Então
lhes falará na sua
ira,
e no seu furor os
confundirá, dizendo:
Sl 2:6.
Eu tenho estabelecido
o meu
Rei sobre Sião,
meu
santo monte.
Sl 2:7. Falarei do decreto do Senhor;
ele me disse:
Tu és
meu Filho,
hoje
te gerei.
Sl 2:8. Pede-me,
e eu te darei
as
nações
por
herança,
e as
extremidades da terra
por
possessão.
Sl 2:9. Tu os
quebrarás
com
uma vara de ferro;
tu os despedaçarás
como
a um vaso de oleiro.
Sl 2:10. Agora, pois, ó reis,
sede prudentes;
deixai-vos
instruir,
juízes da terra.
Sl 2:11. Servi ao
Senhor com temor,
e
regozijai-vos com tremor.
Sl 2:12. Beijai o
Filho,
para
que não se ire,
e
pereçais no caminho;
porque
em breve
se
inflamará a sua ira.
Bem-aventurados
todos
aqueles que nele confiam.
A palavra de
Deus vem advertindo as autoridades e os juízes da terra e os exorta a deixarem
se instruir, mas acontece que há rejeição à palavra e ao seu decreto por causa
da dureza de seus corações. Apesar de escrito como advertência, para eles, que
certamente tomaram conhecimento de alguma forma, era como um livro selado com
sete selos.
Devemos tomar
cuidado e ao menor sinal de endurecimento de nossos corações, devemos ligar o
pisca-pisca de alerta e colocar nossa mente e coração para buscar ao Senhor com
choro e lágrimas a fim de que sejamos alcançados pelo arrependimento.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
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transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...