domingo, 20 de fevereiro de 2022

EVENTOS FUTUROS NÃO PROBABILÍSTICOS

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Segundo as Leis de Newton, o Universo parece funcionar como um relógio; tudo tem uma causa e um efeito.

Será q na Natureza tudo funciona assim? Segundo a Física Quântica, tudo tem causa e efeito, mas as coisas funcionam segundo as Probabilidades.

Na Física Clássica, se você conhece a posição e a velocidade de um objeto, você consegue prever, calcular, onde ele estará no futuro.

Segundo a Física Quântica, se você conhece a posição do objeto, você não consegue saber a velocidade do mesmo; e vice-versa, se você conhece  a velocidade do objeto, você não saberá a sua posição, é impossível você ter essas duas informações simultaneamente, posição e velocidade; se você souber de uma, será impossível você saber da outra informação, isso se você tiver 100% da informação de uma delas ( sem levar em conta q é impossível você ter 100% de certeza de alguma coisa). Ou seja, você nunca saberá com antecedência onde o objeto vai estar no futuro.

É o Princípio da Incerteza de Heisenberg.

Será q a Natureza funciona assim?...

Para quem gosta de equações, a fórmula é simples:

∆Sx∆V >= h/4π

(Incerteza na Posição vezes incerteza na velocidade
é maior ou igual a h/4π)

Onde:

∆S: incerteza na posição;

∆V: incerteza na velocidade;

h = Constante de Planck.

Também:

∆S = Variação na posição;

∆V = Variação na Velocidade.

Resumindo... Tudo na natureza com relação a eventos futuros é probabilístico. No entanto, é certeza quando se trata da Palavra de Deus que afirma que se cumprirá exatamente como previsto. Por exemplo, a Segunda vinda de Cristo. A Bíblia afirma que á fé é “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hb 11.1 - ARA). Certeza (não probabilística), mas não simplesmente de coisas, mas de “coisas que se esperam” – ideia de futuro onde há esperança que foi gerada pela fé que foi prevista pela Palavra. Convicção (não probabilístico), mas não simplesmente de fatos, mas de “fatos que não se vêem) – novamente, ideia de futuro onde há esperança que foi gerada pela fé que foi prevista pela Palavra. A única coisa que foge ao princípio da incerteza é a Palavra de Deus e as profecias bíblicas.

Autores:
A parte de física: João Carlos Barreto;
A parte teológica: Pr. Daniel Deusdete A. Barreto.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.