quarta-feira, 13 de maio de 2015
quarta-feira, maio 13, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 44:1-31 - O MINISTÉRIO SAGRADO DA JERUSALÉM RESTAURADA
Em nossa leitura, nos encontramos
aqui, na terceira e última parte “III”, na seção “B” – a última -, na subseção
“4”, no capítulo 44. O livro de Ezequiel é composto de 48 capítulos.
Ressaltamos que já vimos:
·
Os
oráculos de advertência sobre a destruição de Jerusalém (caps. 1-24) – preocupação
do profeta com o passado e com o presente de Jerusalém.
·
Uma
seção de oráculos contra outras nações (caps. 25-32) – com foco na destruição
de outras nações.
E agora, estamos vendo a terceira e última
parte de nossa divisão proposta para o livro de Ezequiel (com foco nas futuras
bênçãos de restauração que Judá gozaria após o exílio).
4. Os ministros sagrados (44.1-46.24).
Veremos doravante, até o capítulo 46, ver a
visão de Ezequiel sobre os ministros sagrados que deveriam orientar o povo de
Deus gloriosamente restaurado.
Seguindo a divisão proposta da BEG,
estaremos dividindo essa subseção “4” em três partes principais: a. O príncipe,
os levitas e os sacerdotes (44.1-31) – veremos
agora; b. A repartição das áreas sagradas da terra (45.1-12); e, c. As ofertas
e dias santificados com os quais estavam profundamente envolvidos
(45.13-46.24).
Não deveríamos esperar que tais ofícios
fossem cumpridos hoje como o eram no Antigo Testamento. O Novo Testamento
ensina que os ofícios sagrados e seus deveres são cumpridos por Cristo e sua
igreja, tanto agora quanto na era vindoura.
a. O príncipe, os levitas e os sacerdotes (44.1-31).
Neste capítulo, estaremos de olho no
príncipe, nos levitas e nos sacerdotes, uma vez que Ezequiel viu o ministério
sagrado da Jerusalém restaurada. Veremos, portanto, as reformas no ministério
do santuário, depois – vs. 15, em diante -, os deveres dos sacerdotes e,
finalmente, a partir do vs. 28, até o vs. 8, do próximo capítulo, a repartição
das terras
Aquele que o conduzia o fez voltar para o
caminho da porta exterior do santuário a qual olha para o oriente e que estava
fechada. Ezequiel foi levado do átrio interior (43.5) para a porta leste.
Essa porta deveria permanecer fechada
porque a glória do Senhor havia entrado no templo através dela (43.4; cf. SI
24.7-10). A porta fechada pode ser um bom sinal indicativo de que o Senhor
jamais deixaria o templo novamente (43.7,9).
Foi o anjo que lhe disse que a porta
ficaria fechada e o motivo de ser assim, uma vez que o Senhor passara por ela.
No vs. 3, somente o príncipe se assentaria
ali para comer pão diante do Senhor pelo caminho do vestíbulo da porta é que
entraria e por ele também haveria de sair.
Com a porta fechada, o pórtico tornou-se uma
sala; nessa sala, o príncipe (ou seja, o rei) comeria a sua porção da refeição
sacrifical. Essa providência nunca foi implantada para nenhum rei de Israel.
Na visão de Ezequiel, isso representava o
relacionamento especial que o rei prometido manteria com o templo. Deus havia
prometido que o trono de Davi seria restaurado após o exílio, e Ezequiel
elaborou sobre essa promessa. O príncipe que ele tinha em mente era um filho de
Davi que reinaria após o exílio. O Novo Testamento ensina que este era Cristo.
Dos vs. 4 ao 9, Ezequiel é orientado com
relação aos estrangeiros e à sua introdução no templo.
Conforme a BEG, embora no passado
estrangeiros tivessem servido no templo (p. ex., os guardas cários de 2Rs
11.4), eles não teriam mais permissão para entrar porque, nesse caso, as
providências ideais não seriam atendidas.
As tarefas que estes haviam realizado
pertenciam por direito aos levitas (Nm 1.50-53; 3.6,8,28-32; 1Cr 23.24-32; 2Cr
8.14-15).
Embora algumas porções do Antigo Testamento
enfatizem as restrições sobre a participação de estrangeiros no culto de Israel
(Êx 12.43; Lv 22.25; Ne 9.2; Jr 51.15), outras passagens antecipam a
participação de estrangeiros (47.22-23; 1 Rs 8.41,43; 2Cr 6.32-33; Is 56.3,6;
cf. Zc 14.21; Ef 2.12,19).
Restrições semelhantes contra os
estrangeiros caracterizam outros escritos pós-exílio (Ez 4.1-3; 10.10-44; Ne
13.1-9; Ag 2.14).
Durante o período do Novo Testamento, uma
advertência escrita na entrada do templo proibia a entrada dos gentios sob pena
de morte (cf. At 21.26-30).
No novo Israel da nova aliança, a igreja,
todas essas distinções entre judeus e gentios foram eliminadas (Rm 2.28-29; Fp
3.3); parte da obra de Cristo foi a destruição dessas barreiras (Mt 10.18; Lc
2.32; At 9.15; 10.28,45; 11.1,18; 13.46-48; 15.7; Rm 1.5,16; 2.10; 3.29; 10.12;
15.16; GI 2.7; 3.8,28; Ef 2.11-18; 3,6).
Agora, em Cristo Jesus, cremos que não há
mais distinção alguma.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos
debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque
todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois
descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Gálatas 3:25-29
Podemos entender aqui que estar em Cristo
não mais é ser estrangeiro, assim, não se ab-rogou ou anulou-se essa
recomendação de que os estrangeiros não terão acesso a Deus em seu templo.
Como dizem as Escrituras e isso continua
válido, não entrarão no descanso de Deus, os incrédulos.
Temamos, pois, que, porventura, deixada a
promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Porque também a nós foram pregadas as boas
novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto
não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
Porque nós, os que temos crido, entramos no
repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu
repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
Porque em certo lugar disse assim do dia
sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu
repouso.
Hebreus 4:1-5
Dos versos 10 ao 14, as famílias sacerdotais
que haviam se envolvido com idolatria durante o período pré-exílio (8.6) se
reuniriam aos seus companheiros levitas, mas seus serviços seriam restringidos
a imolar os holocaustos e sacrifícios, à manutenção e aos serviços aos
sacerdotes.
O sacerdócio propriamente dito estaria
restrito somente aos descendentes de Zadoque (vs. 15; 40.45-46).
Continuam as explicações da BEG: Zadoque
havia servido como sumo sacerdote ao lado de Abiatar durante o reinado de Davi
(2Sm 8.17; 15.24-29), entretanto, Zadoque tornou-se o único sumo sacerdote
depois de apoiar a sucessão de Salomão ao trono de Davi, ao passo que Abiatar
havia apoiado Adonias (I Rs 1.8).
Anteriormente, o sacerdócio havia sido
restrito aos filhos Arão entre os levitas (Êx 28.1; Lv 8.2-7; 9.1-24; Nm
20.25-28; 1Cr 6.48-53), mas Ezequiel previu uma restrição adicional do
sacerdócio para apenas uma família da linhagem de Arão.
Esses sacerdotes da linhagem de Zadoque é
que seriam aqueles que iriam resolver as questões e demandas entre o povo,
conforme às leis de Deus, eles é que julgariam –vs. 24. Sobre o papel judicial
dos sacerdotes, compare 1Cr 26.29 com 2Cr 19.8-11.
Eles não poderiam se contaminar tocando em
pessoas mortas, exceto em se tratando de seu pai ou mãe, seu filho ou filha,
seu irmão, ou sua irmã que não tivesse marido – vs. 25.
O contato com mortos tornava o indivíduo
imundo; os sacerdotes, e especialmente o sumo sacerdote, deveriam evitar esse
tipo contato (Lv 21.1-12).
Uma vez contaminados, deveriam se
descontaminar ou se purificar e para isso seriam contados sete dias, sendo que
no dia em que ele entrasse no lugar santo, no átrio interior, para ministrar no
lugar santo, ofereceria a sua oferta pelo pecado, dizia o Senhor Deus – vs. 27.
a qual olha
para o oriente; e ela estava fechada.
Ez 44:2 E
disse-me o Senhor:
Esta
porta ficará fechada, não se abrirá,
nem
entrará por ela homem algum;
porque o
Senhor Deus de Israel entrou por ela;
por
isso ficará fechada.
Ez 44:3
Somente o príncipe se assentará ali,
para
comer pão diante do Senhor;
pelo
caminho do vestíbulo da porta entrará,
e
por esse mesmo caminho saíra,
Ez 44:4 Então
me levou pelo caminho da porta do norte,
diante
do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor
encheu
o templo do Senhor;
pelo
que caí com o rosto em terra.
Ez 44:5 Então me disse o Senhor:
Filho do
homem, nota bem,
vê
com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos,
tudo
quanto eu te disser a respeito
de todas as
ordenanças do templo do Senhor,
e de todas as
suas leis;
e
considera no teu coração a entrada do templo,
com
todas as saídas do santuário.
Ez 44:6 E dirás aos rebeldes, à casa de
Israel:
Assim diz o
Senhor Deus:
Bastem-vos
todas as vossas abominações, ó casa de Israel!
Ez 44:7
Porquanto introduzistes estrangeiros,
incircuncisos
de coração e incircuncisos de carne,
para
estarem no meu santuário,
para
o profanarem, quando ofereceis
o
meu pão, a gordura, e o sangue;
e vós
quebrastes o meu pacto,
além de todas as vossas abominações.
Ez 44:8 E não
guardastes a ordenança a respeito
das
minhas coisas sagradas;
antes
constituístes, ao vosso prazer,
guardas da
minha ordenança no tocante ao meu santuário.
Ez 44:9 Assim diz o Senhor Deus:
Nenhum
estrangeiro, incircunciso de coração e carne,
de
todos os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos
de
Israel, entrará no meu santuário.
Ez 44:10 Mas
os levitas que se apartaram para longe de mim,
desviando-se
de mim após os seus ídolos,
quando
Israel andava errado, levarão sobre si a sua punição.
Ez 44:11
Contudo serão ministros no meu santuário,
tendo
ao seu cargo a guarda das portas do templo,
e
ministrando no templo.
Eles imolarão
o holocausto, e o sacrifício para o povo,
e
estarão perante ele, para o servir.
Ez 44:12
Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos,
e
serviram à casa de Israel de tropeço de iniqüidade;
por
isso eu levantei a minha mão contra eles,
diz
o Senhor Deus,
e
eles levarão sobre si a sua punição.
Ez 44:13 E
não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio,
nem
se chegarão a nenhuma de todas as minhas coisas
sagradas,
às coisas que são santíssimas;
mas
levarão sobre si a sua vergonha
e
as suas abominações que cometeram.
Ez 44:14
Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança
no
tocante ao templo, em todo o serviço dele,
e
em tudo o que nele se fizer.
Ez 44:15 Mas
os sacerdotes levíticos,
os
filhos de Zadoque,
que
guardaram a ordenança a respeito
do
meu santuário,
quando os
filhos de Israel se extraviaram de mim,
eles
se chegarão a mim, para me servirem;
e estarão
diante de mim, para me oferecerem
a
gordura e o sangue, diz o Senhor Deus;
Ez 44:16 eles
entrarão no meu santuário,
e
se chegarão à minha mesa, para me servirem,
e
guardarão a minha ordenança.
Ez 44:17
Quando entrarem pelas portas do átrio interior,
estarão
vestidos de vestes de linho;
e
não se porá lã sobre eles,
quando
servirem nas portas do átrio interior,
e
dentro da casa.
Ez 44:18
Coifas de linho terão sobre as suas cabeças,
e
calções de linho sobre os seus lombos;
não
se cingirão de coisa alguma que produza suor.
Ez 44:19 E
quando saírem ao átrio exterior,
a
ter com o povo, despirão as suas vestes
em
que houverem ministrado,
pô-las-ão
nas santas câmaras,
e
se vestirão de outras vestes,
para que com
as suas vestes não transmitam
a
santidade ao povo.
Ez 44:20 Não
raparão a cabeça, nem deixarão crescer o cabelo;
tão
somente tosquiarão as cabeças.
Ez 44:21
Nenhum sacerdote beberá vinho
quando
entrar no átrio interior.
Ez 44:22 Não
se casarão nem com viúva, nem com repudiada;
mas
tomarão virgens da linhagem da casa de Israel,
ou
viúva que for viúva de sacerdote.
Ez 44:23 E a
meu povo ensinarão
a
distinguir entre o santo e o profano,
e o farão
discernir entre o impuro e o puro.
Ez 44:24 No
caso de uma controvérsia,
assistirão
a ela para a julgarem;
pelos
meus juízos a julgarão.
E observarão
as minhas leis e os meus estatutos
em
todas as minhas festas fixas,
e
santificarão os meus sábados.
Ez 44:25 Eles
não se contaminarão,
aproximando-se
de um morto;
todavia
por pai ou mãe, por filho ou filha,
por
irmão, ou por irmã que não tiver marido,
se
poderão contaminar.
Ez 44:26
Depois de ser ele purificado,
contar-se-lhe-ão
sete dias.
Ez 44:27 E,
no dia em que ele entrar no lugar santo,
no
átrio interior, para ministrar no lugar santo,
oferecerá
a sua oferta pelo pecado,
diz
o Senhor Deus.
Ez 44:28 Eles
terão uma herança;
eu
serei a sua herança.
Não
lhes dareis, portanto, possessão em Israel;
eu
sou a sua possessão.
Ez 44:29 Eles
comerão a oferta de cereais
a
oferta pelo pecado, e a oferta pela culpa;
e
toda coisa consagrada em Israel será deles.
Ez 44:30
Igualmente as primícias de todos os primeiros frutos de tudo,
e
toda oblação de tudo, de todas as vossas oblações,
serão
para os sacerdotes;
também as
primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote,
para
fazer repousar uma bênção sobre a vossa casa.
Ez 44:31 Os
sacerdotes não comerão de coisa alguma
que
tenha morrido de si mesma
ou
que tenha sido despedaçada,
seja
de aves, seja de animais.
Com relação ao fato de eles se tornarem em
herança e o Senhor lhes ser a sua porção ou herança, vamos comparar com Nm
18.20-24; Dt 10.9; 18.1-5; Is 13.33; 18.7.
O melhor de todos os primeiros frutos e de
todas as contribuições deveria pertencer aos sacerdotes. Eles deveriam receber
a primeira porção das suas refeições de cereal moído, para que houvesse bênçãos
sobre as suas casas.
Os sacerdotes não poderiam comer da carne
de aves ou de animais, encontrados mortos ou despedaçados por animais
selvagens. A proibição de comer carne de um animal encontrado morto – vs. 31 -
aplicava-se a todo o Israel (Lv 11.39-40; Dt 14.21).
...
1 comentários:
Excelente estudo :)
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.