INSCREVA-SE!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Salmo 146: 1-22 - A FRAQUEZA DO HOMEM E A FIDELIDADE DE DEUS

Toda a nossa esperança deve estar centrada em Deus! Este é o recado deste salmo de Davi. Assim como ele começa este salmo, ele termina: louvando ao Senhor. Veja você que se levantou neste dia já teve a sua oportunidade de louvar ao Senhor? Sim, louvá-lo por reconhecer nele o seu poder, glória, majestade, graça?
A primeira atitude nossa deve ser de agradecimento a Deus por mais um dia e hoje é um dia especial que o Senhor nos fez.
Ele primeiro louva e canta louvores e se encanta com seu Deus. Em seguida, nos adverte para não confiarmos no homem uma vez que este é passageiro e vão todo seu socorro. No que nos pode ajudar o homem que carece primeiramente da graça de Deus? Sem a sua graça e misericórdia todos os dias, o homem seria totalmente imprestável por causa da queda de Adão, o primeiro homem.
A bem-aventurança deste salmo se dirige àqueles que tem Deus por seu socorro e auxílio. O Deus que tudo governa e controla; o Deus que tudo fez e faz de forma sábia e duradoura. Ele executa a justiça e com ele está a verdade que o mundo perdeu ou preferiu relativizá-la. Assim fizeram para ficarem à vontade com suas práticas pecaminosas e reprovadas por Deus.
Ele, Deus, é quem faz a justiça e nos dá o mantimento diário; que nos solta dos encarceramentos e prisões; que nos abre os olhos das cegueiras; que nos levanta quando estamos abatidos; que ama os justos que seguem o seu caminho e não o rejeitam, mas lhe obedecem; que guarda os estrangeiros, sustenta os órfãos e as viúvas; e, que transtorna o caminho dos ímpios.
Calvino em seu comentário dos salmos, na introdução deste, diz que depois de incentivar os outros com o seu exemplo, para louvar a Deus, Davi adverte para não cairmos na alienação doente, quase universal, para enganar-nos e nos entretermos com expectativas de vários quadrantes. Ele, ao mesmo tempo, aponta o remédio: que toda nossa esperança deve estar centrada em Deus. Para convencer-nos a recorrer a ele mais facilmente, ele apresenta algumas provas do seu poder e misericórdia.
Sl 146:1 Louvai ao SENHOR.
O minha alma,
louva ao SENHOR.
Sl 146:2 Louvarei ao SENHOR
durante a minha vida;
cantarei louvores
ao meu Deus enquanto eu for vivo.
Sl 146:3 Não confieis em príncipes,
nem em filho de homem,
em quem não há salvação.
Sl 146:4 Sai-lhe o espírito,
volta para a terra;
naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
Sl 146:5 Bem-aventurado
aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio,
e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
Sl 146:6 O que fez os céus e a terra,
o mar e tudo quanto há neles,
e o que guarda a verdade para sempre;
Sl 146:7 O que faz justiça aos oprimidos,
o que dá pão aos famintos.
O SENHOR
solta os encarcerados.
Sl 146:8 O SENHOR
abre os olhos aos cegos;
o SENHOR
levanta os abatidos;
o SENHOR
ama os justos;
Sl 146:9 O SENHOR
guarda os estrangeiros;
sustém o órfão e a viúva,
mas transtorna o caminho dos ímpios.
Sl 146:10 O SENHOR
reinará eternamente;
o teu Deus,
ó Sião,
de geração em geração.
Louvai ao SENHOR.
A palavra final deste salmo é de vitória, como sempre. Ela mostra que Deus já reina e seu reino é eterno e durará para todo o sempre. O seu domínio é de geração em geração, mesmo que no presente, na era da graça e da misericórdia, os homens ainda insistem em continuar a rejeitar o Deus de Jacó para sua própria ruína e destruição. Não desanimemos pois de nossa esperança!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br


...


2 comentários:

Este salmo falou muito comigo hoje,porque to sentido um lixo neste mundo,uma pecadora aos pés de Jesus,uma cristã que precisa dele todo o momento.Sou viuva,meus filhos precisando ajuda,mas ele ampara a viúva e os orfãos,eu quero louva-lo por tudo que ele é,pois ele é o nosso socorro bem presente nas nossas tribulações.Obrigada pai pelo seu amor incondiicional.Eu te louvarei de todo o meu coração.

Estou passando por um momento muito difícil meu relacionamento mas eu louvo a Deus por isso pois andei lonje dos caminhos do pai sei que Deus está usando as circunstâncias pra me restaurar,pra restaurar meu relacionamento com ele pois eu estava distante de Deus e muito perto do pecado. Hj apesar de muito sofrimento sinto alegria de servir a ele e de saber o tamanho do amor dele por mim.
Já ouvi de algumas pessoas que nao vou conseguir oque peço a Deus ouvi hj da minha mãe que tbm é crista fiquei muito triste mas não me deixei abater pq jamais vou esquecer das promessas do meu Deus ,e uma delas e de que ele pode fazer muito mais infinitamente do que pedimos ou pensamos e ainda agora li uma frase que dizia que Noé parecia um idiota até que choveu. Essas palavras me fizeram chorar muito e perceber a orespres de Deus ao meu lado me sustentando.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.