quarta-feira, 12 de junho de 2013

Salmo 146: 1-22 segmentado

Toda a nossa esperança deve estar centrada em Deus! Este é o recado deste salmo de Davi. Assim como ele começa este salmo, ele termina: louvando ao Senhor. Veja você que se levantou neste dia já teve a sua oportunidade de louvar ao Senhor? Sim, louvá-lo por reconhecer nele o seu poder, glória, majestade, graça?
A primeira atitude nossa deve ser de agradecimento a Deus por mais um dia e hoje é um dia especial, no Brasil, para os enamorados: é O DIA DOS NAMORADOS! Eu já estou casado há mais de 26 anos, mas não me esqueço da minha eterna namorada... o que seria de mim sem essa cor em minha vida, sem esse brilho, sem essa alegria, sem esse ar que respiro todos os dias? Então sou grato a Deus porque ele não me deixou só e proveu para mim uma companheira idônea, uma mulher sábia, sensata, carinhosa, doce e bela.
Ele primeiro louva e canta louvores e se encanta com seu Deus. Em seguida, nos adverte para não confiarmos no homem uma vez que este é passageiro e vão todo seu socorro. No que nos pode ajudar o homem que carece primeiramente da graça de Deus? Sem a sua graça e misericórdia todos os dias, o homem seria totalmente imprestável por causa da queda de Adão, o primeiro homem.
A bem-aventurança deste salmo se dirige àqueles que tem Deus por seu socorro e auxílio. O Deus que tudo governa e controla o Deus que tudo fez e faz de forma sábia e duradoura. Ele executa a justiça e com ele está a verdade que o mundo perdeu ou preferiu relativizá-la. Assim fizeram para ficarem à vontade com suas práticas pecaminosas e reprovadas por Deus.
Ele, Deus, é quem faz a justiça e nos dá o mantimento diário, que nos solta dos encarceramentos e prisões, que nos abre os olhos das cegueiras, que nos levanta quando estamos abatidos, que ama os justos que seguem o seu caminho e não o rejeitam, mas lhe obedecem, o que guarda os estrangeiros, sustenta os órfãos e as viúvas e que transtorna o caminho dos ímpios.
Calvino em seu comentário dos salmos, na introdução deste, diz que depois de incentivar os outros com o seu exemplo, para louvar a Deus, David adverte para não cairmos na alienação doente, quase universal, para enganar-nos e nos entretermos com expectativas de vários quadrantes. Ele, ao mesmo tempo, aponta o remédio: que toda nossa esperança deve estar centrada em Deus. Para convencer-nos a recorrer a ele mais facilmente, ele apresenta algumas provas do seu poder e misericórdia.
After stirring up himself, and others by his example, to praise God, David animadverts upon the diseased disposition, almost universally prevalent, to deceive ourselves by expectations entertained from various quarters. He, at the same time, points out the remedy -- that our whole hope should be centered in God. To persuade us to resort to him more readily, he touches shortly upon some proofs of his power and mercy.
Hallelujah.
Sl 146:1 Louvai ao SENHOR.
O minha alma,
louva ao SENHOR.
Sl 146:2 Louvarei ao SENHOR
durante a minha vida;
cantarei louvores
ao meu Deus enquanto eu for vivo.
Sl 146:3 Não confieis em príncipes,
nem em filho de homem,
em quem não há salvação.
Sl 146:4 Sai-lhe o espírito,
volta para a terra;
naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
Sl 146:5 Bem-aventurado
aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio,
e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
Sl 146:6 O que fez os céus e a terra,
o mar e tudo quanto há neles,
e o que guarda a verdade para sempre;
Sl 146:7 O que faz justiça aos oprimidos,
o que dá pão aos famintos.
O SENHOR
solta os encarcerados.
Sl 146:8 O SENHOR
abre os olhos aos cegos;
o SENHOR
levanta os abatidos;
o SENHOR
ama os justos;
Sl 146:9 O SENHOR
guarda os estrangeiros;
sustém o órfão e a viúva,
mas transtorna o caminho dos ímpios.
Sl 146:10 O SENHOR
reinará eternamente;
o teu Deus,
ó Sião,
de geração em geração.
Louvai ao SENHOR.
A palavra final deste salmo é de vitória, como sempre. Ela mostra que Deus já reina e seu reino é eterno e durará para todo o sempre. O seu domínio é de geração em geração, mesmo que no presente, na era da graça e da misericórdia, os homens ainda insistem em continuar a rejeitar o Deus de Jacó para sua própria ruína e destruição.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 365 dias para a Copa [UM ANO EXATO], sem álcool nos estádios.... também faltam 783 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.