INSCREVA-SE!

sábado, 8 de junho de 2013

Salmo 142: 1-7 - ORAÇÃO NO MEIO DE GRANDE PERIGO

A oração foi feita por Davi quando estava na caverna e Saul, seu maior perseguidor, injustamente, entrou ali para aliviar o seu ventre. Davi teve ali a chance de matá-lo e por fim a toda perseguição que já se estendia por um período.
Saul não era qualquer um, mas o rei de Israel. Ele era da sua própria gente, e Davi mal nenhum tinha feito contra ele. Embora tendo nas mãos a chance impar de exterminá-lo para sempre, preferiu temer ao Senhor do que ouvir seus companheiros e dar vazão aos seus sentimentos e imaginações.
Somente age assim quem está atento a Deus e o conhece e sabe que Deus está com ele em todas as situações. Ali Davi preferiu confiar plenamente em Deus que tudo governa, controla e sustenta com seu poder e força e majestade. Davi cria na soberania de Deus como poucos na Bíblia. Ele juntamente com Paulo e Cristo, Daniel e José são exemplos que ultrapassam todos os limites de confiança.
E o que nos pede sempre Deus se não que estejamos atentos e confiantes nele sempre? A primeira coisa que Davi faz ali é orar. Ele ora e apresenta a Deus sua súplica. Ele clama, ele suplica, ele derrama a sua alma diante de Deus.
Ele não vê a ocasião favorável como oportunidade de tirar vantagens, mas como um laço armado para sua alma que tinha uma promessa de Deus a se cumprir no tempo certo de Deus sobre o reino de Israel. No presente século, nos especializamos em tirarmos vantagens de tudo e somos como a famosa lei brasileira, Lei de Gérson.
(Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens pessoais. A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista.
O vídeo inicia-se associando a imagem de Gerson como "Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70" sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão, que se passa em um sofá de uma sala de visitas, este entrevistador pergunta o porque de Vila Rica, que durante a resposta recebe um cigarro de Gerson e acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase:
"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".
Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. O diretor do comercial, José Monserrat Filho, procurando se eximir de responsabilidade, sustenta que o público fez uma interpretação errônea do seu video: "Houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente”, mas essa frase não ficou, a sabedoria popular usa o que lhe interessa". Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e a população começou a utilizar o termo "Lei de Gérson".) Fonte: Wikiipedia.
No comentário de Calvino, na sua introdução sobre este salmo ele diz que quando Saul entrou na caverna onde Davi estava escondido, este santo de Deus teve um grande dilema diante de si tendo a oportunidade de até matá-lo, mas preferiu temer a Deus e isso lhe trouxe desespero, desânimo. Mas parece que a partir deste Salmo que Davi manteve sua compostura, contando com a confiança garantida em Deus, e resignando-se em votos e orações, em vez de tomar quaisquer medidas não autorizadas.
Quando Saul entrou na caverna onde Davi estava escondido, este santo de Deus poderia, em tal caso, ter sido lançado em consternação ou liderado por seu alarme em algum passo injustificável, sendo comum que pessoas com desespero sejam prostradas com consternação , ou conduzido ao frenesi. Mas parece deste salmo que Davi manteve sua compostura, confiando em Deus e renunciando a votos e orações em vez de tomar medidas não autorizadas.
Uma oração de Davi, dando instruções quando ele estava na caverna.  
Sl 142:1 <<Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna>>
Com a minha voz
clamei ao SENHOR;
com a minha voz
supliquei ao SENHOR.
Sl 142:2 Derramei a minha queixa perante a sua face;
expus-lhe a minha angústia.
Sl 142:3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim,
então conheceste a minha vereda.
No caminho em que eu andava,
esconderam-me um laço.
Sl 142:4 Olhei para a minha direita,
e vi;
mas não havia quem me conhecesse.
Refúgio me faltou;
ninguém cuidou da minha alma.
Sl 142:5 A ti,
ó SENHOR,
clamei; eu disse:
Tu és o meu refúgio,
e a minha porção na terra dos viventes.
Sl 142:6 Atende ao meu clamor;
porque estou muito abatido.
Livra-me dos meus perseguidores;
porque são mais fortes do que eu.
Sl 142:7 Tira a minha alma da prisão,
para que louve o teu nome;
os justos me rodearão,
pois me fizeste bem.

O salmista somente irá encontrar a resposta de suas orações, de suas súplicas e do seu derramar de alma no Senhor. Este é seu refúgio, sua porção, que atende ao seu clamor, que o livra de laços, que o tira de prisões da alma e, sendo assim, é cercado pelos justos e juntamente com eles louva ao Senhor que somente faz bem.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.