INSCREVA-SE!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Salmo 141: 1-10 - ORAÇÃO POR SANTIFICAÇÃO E PROTEÇÃO

É mais uma oração de Davi que se encontra angustiado com tanta perseguição de homens violentos que não têm escrúpulos e que se dão à prática da iniquidade. Ele anseia, em suas orações, por socorro divino, pela graça de Deus, pois o conhece desde seus tenros tempos quando cuidada das ovelhas de seu pai e zelava por elas com empenho e dedicação.
Davi conhece a Deus por isso que ora a Deus. Somente se derrama em orações diante de Deus aqueles que o conhecem e sabe que Deus proverá para eles o socorro em tempos oportunos. Eu gosto dos salmos de Davi porque ele passa isso para gente. Percebe-se que Davi é um adorador de Deus que gosta de Deus, apesar dele mesmo.
Apesar de mim, Deus me ama muito, por isso é que deu seu único Filho para que eu pudesse ter vida e vida com abundância. A minha fé nele não é em vão, nem devo desanimar em minha caminhada por causa das perseguições e homens da iniquidade que estão ocupando os melhores lugares, antes devo a Deus me lançar com fé sabendo que ele me ajudará.
Davi insiste em sua oração e clama a Deus com tanta fé. Ele ao contemplar o ímpio não quer ser nem se tornar como eles por isso pede ajuda a Deus para que o guarde e que guarde também a sua boca e língua para que não seja ela instrumento de Deus e do diabo.
Ele tem consciência de que Deus é soberano e por isso diz para Deus não incliná-lo às coisas más, nem as suas práticas, nem ainda banquetear-se com os que assim fazem. Ele prefere ser repreendido por Deus. Ele prefere ser ferido pelo justo do que ser alisado pelo ímpio. Seu objetivo é a santidade, é estar limpo de coração, alma e espírito diante daquele que ele adora.
Calvino diz em seu comentário, somente acerca da introdução deste salmo que qualquer que tenha sido a causa imediata pressionando Davi a orar da maneira que ele faz neste Salmo, é claro que seu desejo é pela graça divina para controlar e refrear o seu espírito. Estando ele ferido sem causa e sem provocação, procura de todos os modos a não sair em retaliação e vingança, e retribuir o mal com o mal. Tendo atingido o exercício da paciência, ele busca que Deus julgue entre ele e seus inimigos.
Qualquer que tenha sido a causa imediata, pressionando Davi a orar da maneira que ele faz neste Salmo, é evidente que seu desejo é através da graça divina para verificar e reprimir seu espírito, sob lesões de uma descrição sem causa e não provocada, então para não vencer em retaliação e vingança, e devolver o mal pelo mal. Tendo alcançado o exercício da tolerância, ele procura que Deus julgue entre ele e seus inimigos.
Um salmo de David.
Sl 141:1 <<Salmo de Davi>>
SENHOR,
a ti clamo,
escuta-me;
inclina os teus ouvidos à minha voz,
quando a ti clamar.
Sl 141:2 Suba a minha oração
perante a tua face como incenso,
e as minhas mãos levantadas
sejam como o sacrifício da tarde.
Sl 141:3 Põe, ó SENHOR,
uma guarda à minha boca;
guarda a porta dos meus lábios.
Sl 141:4 Não inclines o meu coração
a coisas más,
a praticar obras más,
com aqueles que praticam a iniquidade;
e não coma
das suas delícias.
Sl 141:5 Fira-me o justo,
será isso uma benignidade;
e repreenda-me,
será um excelente óleo,
que não me quebrará a cabeça;
pois a minha oração também ainda
continuará nas suas próprias calamidades.
Sl 141:6 Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha,
ouvirão as minhas palavras,
pois são agradáveis.
Sl 141:7 Os nossos ossos são espalhados
à boca da sepultura como se alguém fendera
e partira lenha na terra.
Sl 141:8 Mas os meus olhos te contemplam,
ó DEUS o Senhor;
em ti confio;
não desnudes a minha alma.
Sl 141:9 Guarda-me dos laços
que me armaram;
e dos laços
corrediços dos que praticam a iniquidade.
Sl 141:10 Caiam os ímpios
nas suas próprias redes,
até que eu tenha escapado inteiramente.

Ele encerra o presente salmo pedindo a Deus que o guarde dos laços armados pelos iníquos e que ao invés de ele cair, que caiam eles nos seus próprios laços que armaram. Querido, busque a Deus enquanto pode, pois o ímpio está com seus dias contados. Aquele que vem, não tardará mais. Vem Senhor Jesus! Estamos te esperando hoje!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


1 comentários:

Excelente a explanação. Gratificante, um frescor para o nosso espírito.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.