quinta-feira, 6 de junho de 2013

Salmo 140: 1-13 segmentado

Davi foi muito perseguido e neste salmos está clamando a Deus por causa das perseguições. Ele não está falando de qualquer homem, mas do homem mau, daqueles que não têm Deus em seus corações ou tendo Deus, usam-no como desculpas para se entregarem com toda avidez ao pecado.
Quanto a nós, nos presentes dias, estamos enfrentando problemas acentuados com a violência e com toda sorte de homens maus que estão roubando, matando, fazendo vítimas, incendiando vidas porque não conseguiram obter o que malignamente vieram buscar. A vida está sendo tirada por nada. Se não bastasse isso, estamos mais estressados e propensos a agir sem pensar usando de violência máxima.
Estas são vidas entregues a si mesmos que rejeitaram totalmente o conhecimento de Deus e cada vez mais se entregam ao diabo para satisfazerem seus próprios desejos malignos. A moral em nossos dias está relativizada e isso faz com que o povo perca o temor a Deus e a corrupção se alastre como incêndio em combustível.
Davi pede ao Senhor que o guarde assim do homem mau, do violento, do ímpio e do soberbo. Vamos também pedir isso, como Davi pediu, em nossas orações porque nossos dias atuais são deveras tenebrosos.
Davi ora e pede com a convicção de que será ouvido e guardado. Ele sabe com quem ele está falando e a quem está pedindo, por isso não vivia o medo, mas com confiança de estar nas mãos de Deus e debaixo de seu controle, embora muitas vezes nem parece.
Depois de se consolar em Deus que ouve as suas orações, ele intercede a Deus contra os ímpios a fim de que Deus os exterminem da face da terra. Sim, serão exterminados todos os ímpios, maus, violentos e soberbos, pois aquele que vem, virá e não tardará. Virá como Leão da Tribo de Judá e como Juiz de toda a terra.
No comentário de Calvino, na introdução deste salmo, ele comenta que David reclama da crueldade implacável de seus inimigos, e de suas calúnias traição e rancores. Tendo rogado a ajuda de Deus e expressado sua convicção de obter o seu favor, ele se consola com a esperança de libertação e com a vingança que está sendo executado sobre os seus inimigos.
David complains of the implacable cruelty of his enemies, and of their treachery and rancorous calumnies. In the close, having besought God's help, and expressing his persuasion of obtaining his layout, he comforts himself with the hope of deliverance, and just vengeance being executed upon his enemies.
To the chief Musician -- A Psalm of David.  
Sl 140:1 <<Salmo de Davi para o músico-mor>>
Livra-me,
ó SENHOR,
do homem mau;
guarda-me
do homem violento,
Sl 140:2 Que pensa o mal no coração;
continuamente se ajuntam para a guerra.
Sl 140:3 Aguçaram as línguas como a serpente;
o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
Sl 140:4 Guarda-me,
ó SENHOR,
das mãos do ímpio;
guarda-me
do homem violento;
os quais se propuseram transtornar os meus passos.
Sl 140:5 Os soberbos
armaram-me laços e cordas;
estenderam a rede ao lado do caminho;
armaram-me laços corrediços. (Selá.)
Sl 140:6 Eu disse ao SENHOR:
Tu és o meu Deus;
ouve a voz das minhas súplicas, ó SENHOR.
Sl 140:7 O DEUS o Senhor,
fortaleza da minha salvação,
tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
Sl 140:8 Não concedas,
ó SENHOR,
ao ímpio os seus desejos;
não promovas
o seu mau propósito,
para que não se exalte. (Selá.)
Sl 140:9 Quanto à cabeça dos que me cercam,
cubra-os a maldade dos seus lábios.
Sl 140:10 Caiam sobre eles brasas vivas;
sejam lançados no fogo,
em covas profundas,
para que se não tornem a levantar.
Sl 140:11 Não terá firmeza na terra
o homem de má língua;
o mal
perseguirá o homem violento
até que seja desterrado.
Sl 140:12 Sei que o SENHOR
sustentará a causa do oprimido,
e o direito do necessitado.
Sl 140:13 Assim os justos
louvarão o teu nome;
os retos
habitarão na tua presença.
Por enquanto ainda podemos, no tempo presente da graça abundante e da misericórdia sem fim, alcançarmos a salvação de nossas almas. Arrependemos pois de toda negligência e desdém ao Senhor para não sermos contados, como está escrito neste salmo, com os ímpios, com os maus, com os violentos e com os soberbos.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 371 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 789 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.