terça-feira, 4 de junho de 2013

Salmo 138: 1-8 segmentado

Este é o meu salmo, um deles, predileto, principalmente quando sou constrangido a enfrentar notícias difíceis e tribulosas, especialmente tragédias, acidentes, mortes, grandes afrontas do inimigo, etc.
Eu costumo cantar o verso primeiro que é uma canção antiga (veja ela cantada no canal do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=mFjS0iMZidY). Foi assim que em 1987 quando eu trabalhava nos Correios no Pará que recebi uma notícia que fez os céus e a terra ao meu redor se abalarem para sempre.
Era meu pai em Guarulhos, São Paulo, que teve um ataque psicótico e quase pôs fim a minha mãe e irmãos e depois quase se matou. Apesar da gravidade de tudo, eu recebi a notícia com a força sobrenatural do Espírito Santo e a primeira coisa que fiz, foi ir ao banheiro, onde lá estavam somente eu e Deus, que cantei este louvor ao Senhor e lhe pedi sabedoria, forças e graça para ir resolver esse grande problema.
Não foi nada fácil, mas Deus me revestiu a mim e a minha esposa e juntos depois de grande sofrimento e dor pudemos contemplar a mão poderosa de Deus em nossas vidas, pois ninguém morreu e a situação que era para morte certa, gerou salvação e firmeza nos caminhos do Senhor.
Para vocês terem uma idéia da gravidade minha mãe e meu irmão mais novo (hoje pastor, servo do Senhor abençoado e um dos vice-presidente do campo de Guarulhos/SP – falecido em setembro de 2012 devido infarto do miocárdio) tiveram que enfrentar uma UTI onde as chances de sobrevivência eram muito delicadas.
Sem entrar nos detalhes, pois a história é longa, eu tive meu momento de situação classificada como IMPOSSÍVEL. Era impossível que meu pai fosse restaurado. Aceitou a Jesus posteriormente.
Era impossível que minha mãe e meu irmão sobrevivessem (minha mãe para vocês apenas terem uma vaga idéia, levou vários golpes na cabeça com uma torneira de ferro e a violência dos golpes foram tão fortes que houve, inclusive a decepação de uma das orelhas, posteriormente reimplantada).
Hoje minha mãe é uma evangelista de folheto que faz a obra de Deus com tanta alegria. Em sua testa é visível as marcas dos golpes que sofreu enquanto dormia e em alguns lugares de sua cabeça não há osso do crânio, mas nenhuma sequela houve em sua parte mental. Aleluias!
Calvino em seu comentário, na introdução dele, diz que neste Salmo Davi, em memória da ajuda singular, que sempre tinha sido concedida a ele por Deus - a experiência que ele tinha gostado de sua fidelidade e bondade, aproveita a ocasião para agitar-se até gratidão, e de que ele havia conhecido do divino fidelidade, ele antecipa a continuação da mesma misericórdia. Se perigos devem ser enfrentados, ele olha com confiança e feliz para tal assunto.
In this Psalm David, in remembrance of the singular help which had always been vouchsafed him by God -- the experience he had enjoyed of his faithfulness and goodness, takes occasion to stir himself up to gratitude; and from what he had known of the divine faithfulness, he anticipates a continuance of the same mercy. If dangers must be met, he confidently looks for a happy issue.
A Psalm of David.
Sl 138:1 <<Salmo de Davi>>
Eu te louvarei,
de todo o meu coração;
na presença dos deuses
a ti cantarei louvores.
Sl 138:2 Inclinar-me-ei
para o teu santo templo,
e louvarei o teu nome
pela tua benignidade,
e pela tua verdade;
pois engrandeceste a tua palavra
acima de todo o teu nome.
Sl 138:3 No dia em que eu clamei,
me escutaste;
e alentaste com força a minha alma.
Sl 138:4 Todos os reis da terra te louvarão,
ó SENHOR,
quando ouvirem as palavras da tua boca;
Sl 138:5 E cantarão os caminhos do SENHOR;
pois grande é a glória do SENHOR.
Sl 138:6 Ainda que o SENHOR é excelso,
atenta todavia para o humilde;
mas ao soberbo
conhece-o de longe.
Sl 138:7 Andando eu no meio da angústia,
tu me reviverás;
estenderás a tua mão
contra a ira dos meus inimigos,
e a tua destra
me salvará.
Sl 138:8 O SENHOR
aperfeiçoará o que me toca;
a tua benignidade,
ó SENHOR,
dura para sempre;
não desampares
as obras das tuas mãos.
Davi é o autor deste belo salmo que muito tem falado comigo ao longo de todos os anos que estou servindo ao Senhor. Foram muitos e muitos os momentos difíceis que enfrentei ao longo dos tempos, mas em todos eles pude cantar essa bela canção do Sl 138:1 e encontrar no Espírito Santo a força para superar todas as coisas para a glória de Deus.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 373 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 791 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.