sábado, 1 de junho de 2013

Salmo 135: 1-21 segmentado

O salmo começa com louvor. Uma exortação aos servos do Senhor para louvar a Deus. O salmista não exalta uma circunstância especial ou qualquer que estejam vivendo, mas fala de louvarmos ao Senhor. Ao não priorizar nem destacar qualquer situação, entendemos que o louvor a Deus tem de ser automático, gerado já no coração do crente independentemente de qualquer coisa.
Se estamos alegres, se estamos tristes, se enfrentamos um problemão, se estamos na bonança, se estamos desesperados ou se estamos abastados não importa nunca, mas sim importa termos o coração pronto para louvar a Deus sempre.
E há uma razão principal que o salmista exalta logo de cara: - a bondade do Senhor! O Senhor é bom! Se o Senhor é bom, eu tenho de reconhecer que seus atos são movidos em direção ao amor, à verdade, à justiça e à misericórdia e graça.
Minha esposa ontem, com saudades de seu papi querido, que passou para o Senhor meditava: - eu estou viva com o Senhor, aqui na terra; meu pai está vivo com o Senhor também, mas no céu. Com tantos avanços tecnológicos incríveis porque ainda não inventaram um celular ou email que nos possibilite comunicarmos?
Eu também acredito piamente que não somente o sr. Hugo esteja vivo com Deus lá no céu, mas creio que está tendo comunhão com Deus principalmente, com todos os que partiram antes dele e com os anjos de Deus. Todos estão aguardando o dia do Senhor quanto todas as coisas forem finalizadas e haverá um novo começo. Por enquanto tudo é mistério. Por isso somos todos tão saudosos pelos que foram e esperançosos quando ao futuro o qual Deus nos tem preparado.
Em seguida, após dizer que o Senhor é bom, que é grande, que fez céus e terra, mares e que tirou do Egito o seu povo com sinais, maravilhas e braço forte, ele fala da vaidade humana que se fia em deuses feitos pelas suas mãos e a eles atribuem poderes e força. A maldição cai tanto sobre os que o fazem quanto aos que se curvam diante desses deuses feitos pela mão humana. Caso você se curve diante de imagens de escultura ou de papéis ou simbólicas, você está em maldição. Como irá se livrar? Jesus Cristo é a saída!
Cavino em seu comentário, em sua introdução, acerca deste salmo 135, fala de uma exortação para louvar a Deus, tanto por sua bondade especialmente mostrada para o seu povo escolhido, e por seu poder e glória aparente no mundo em geral.
Um contraste é desenhado entre ídolos vãos da divindade e o Deus verdadeiro de Israel, que tinha pretendido ser considerado o único Deus verdadeiro hajavista às provas claras e indubitáveis​​, além de com visão de levar seu povo a mais alegremente para louvá-lo, e se submeter ao seu governo.
An exhortation to praise God, both for his goodness specially shown to his chosen people, and for his power and glory apparent in the world at large. A contrast is drawn between idols, which had but a vain show of divinity, and the God of Israel, who had established his claim to be considered the only true God by clear and indubitable proofs, and this with the view of leading his people the more cheerfully to praise him, and submit to his government.
Halleluiah.
Sl 135:1 Louvai ao SENHOR.
Louvai o nome do SENHOR;
louvai-o,
servos do SENHOR.
Sl 135:2 Vós
que assistis na casa do SENHOR,
nos átrios da casa do nosso Deus.
Sl 135:3 Louvai ao SENHOR,
porque o SENHOR é bom;
cantai louvores ao seu nome,
porque é agradável.
Sl 135:4 Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó,
e a Israel para seu próprio tesouro.
Sl 135:5 Porque eu conheço
que o SENHOR é grande
e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.
Sl 135:6 Tudo o que o SENHOR quis,
fez,
nos céus e na terra,
nos mares e em todos os abismos.
Sl 135:7 Faz subir os vapores das extremidades da terra;
faz os relâmpagos para a chuva;
tira os ventos dos seus tesouros.
Sl 135:8 O que feriu os primogênitos do Egito,
desde os homens até os animais;
Sl 135:9 O que enviou
sinais e prodígios no meio de ti,
ó Egito,
contra Faraó e contra os seus servos;
Sl 135:10 O que feriu muitas nações,
e matou poderosos reis:
Sl 135:11 A Siom,
rei dos amorreus,
e a Ogue,
rei de Basã,
e a todos os reinos de Canaã;
Sl 135:12 E deu a sua terra em herança,
em herança a Israel, seu povo.
Sl 135:13 O teu nome,
ó SENHOR,
dura perpetuamente,
e a tua memória,
ó SENHOR,
de geração em geração.
Sl 135:14 Pois o SENHOR julgará o seu povo,
e se arrependerá com respeito aos seus servos.
Sl 135:15 Os ídolos dos gentios
são prata e ouro,
obra das mãos dos homens.
Sl 135:16 Têm boca,
mas não falam;
têm olhos,
e não vêem,
Sl 135:17 Têm ouvidos,
mas não ouvem,
nem há respiro algum nas suas bocas.
Sl 135:18 Semelhantes a eles
se tornem os que os fazem,
e todos os que confiam neles.
Sl 135:19 Casa de Israel,
bendizei ao SENHOR;
casa de Arão,
bendizei ao SENHOR;
Sl 135:20 Casa de Levi,
bendizei ao SENHOR;
vós os que temeis ao SENHOR,
louvai ao SENHOR.
Sl 135:21 Bendito seja o SENHOR
desde Sião,
que habita em Jerusalém.
Louvai ao SENHOR.
Assim como começou o salmo termina exortando a Casa de Israel, de Arão, de Levi, os que temem ao Senhor a louvar ao Senhor. Bendito seja o Senhor para sempre e sempre. Amém!
p.s.: link da imagem original: anunciandooevangelhoddeus.blogspot.com  
Contagem regressiva: Faltam 376 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 794 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.