INSCREVA-SE!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Faltam 753 dias para 26/04/13

TEMA: ADORAÇÃO 3 – Sl 99:9
 
ATENÇÃO: nossa próxima vigília terá o tema ADORAÇÃO – Sl 99:9 “Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo.”. realizar-se-á em 30/04/2011.
 
Amados irmãos, estamos no mês de abril de 2011 e nele comemoramos: o Dia de Tiradentes (feriado em comemoração ao mártir mineiro que disse a famosa frase na hora de seu martírio: “se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria” – um exemplo de abnegação) e o aniversário de Brasília, no dia 21; a paixão de Cristo – feriado cristão, no dia 22 e a páscoa – também feriado cristão, no domingo, no dia 24.
 
Sem desmerecermos os demais fatos históricos importantíssimos para a história de nosso Brasil, iremos neste presente post, nos concentrarmos nos dois principais eventos que se relacionam com Jesus Cristo, razão de ser única de nossa adoração!
 
Como se calcula que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã; no calendário hebraico, chegamos a conclusão que sua morte se deu numa sexta-feira e sua ressurreição no domingo.
 
Até aquela sexta-feira, durante tanto tempo, três anos e meio, Jesus andou com os seus discípulos e eles puderam ver e testemunhar que estavam diante de alguém muito especial que curava, realizava milagres, dominava a natureza, andava por cima das águas, expulsava demônios, ressuscitava mortos, falava com autoridade, com profundidade, com amor.
 
De repente, aquele em que eles confiavam tinha passado por aquela grande humilhação, sendo preso, chicoteado, obrigado a carregar uma enorme cruz e finalmente crucificado ao lado de dois sabidos e conhecidos marginais da sociedade daquela época.
 
Tudo tinha acontecido naquela “fatídica” sexta-feira. Na madrugada, foi traído por Judas, um dos discípulos, e naquela mesma sexta-feira, lá estava seu corpo inerte e sem vida!
 
Embora haja muita coisa interessante a ser explorada e discutida nesses eventos, inclusive histórica e arqueologicamente falando, quero ainda limitar mais ainda o escopo do presente post.
 
Antes de Jesus passar pela morte, ele celebrou com seus discípulos a sua última páscoa (Mc 14:12-25: Lc 22:7-38: Jo 13 e 14 ). É nesse evento que quero destacar o achado arqueológico da taça usada na última ceia. 
 
Diz-nos o Manual Bíblico de Halley que foi em 1910 que se achou nas ruínas de uma catedral, na Antioquia, um cálice contendo outro. Peritos, diz Halley, supõem ter sido possivelmente o verdadeiro cálice usado por Jesus naquela noite sagrada e especial. Como era um cálice dentro do outro, o exterior era primorosamente insculpido com 12 gravuras que representavam Cristo e os apóstolos.
 
Os detalhes das gravuras apontavam Cristo que toca com sua mão direita um prato com 5 pães e dois peixes e mais acima uma pomba; ao seu lado, um cordeiro e ramos de oliveira, os quais são reconhecidos, claramente, como símbolos cristãos.
 
O curioso é que este cálice externo foi feito justamente para conter o cálice interno de prata. A arte e o acabamento usados denunciam que o mesmo foi confeccionado no primeiro século. Ora ninguém iria fabricar um  cálice para conter outro se não tivesse evidências de estarem com o cálice respectivo usado, provavelmente, na casa da mãe de Marcos, que morava em Antioquia.
 
Depois da queda de Jerusalém, em 70 DC, Antioquia tornou-se o principal centro Cristão. Halley diz que seria natural, então, que tais objetos fossem conservados e preservados na principal igreja daquela cidade, em cujas ruínas, ao ser destruída, ficou sepultado até ser descoberto, recentemente. A peça sagrada é hoje de propriedade de Sr. Fahim Kouchakji, de Nova York. Veja a foto dele no seguinte link: http://cgi.ebay.com/ws/ebayisapi.dll?visupersize&item=170603912165.
 
Acho interessante o achado arqueológico e a história sendo confirmada com fatos. Dou glórias a Deus por mais e mais fatos, mas é somente isso. Não há nada de sagrado na peça em si. Não devemos adorar nem sacralizar coisa alguma, pois somente Deus é digno de nossa adoração. “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. ” (Mateus 4:10).
 
A Deus toda a glória!
 

2 comentários:

Tá difícil deixar este comentário fixo...
I need help!

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.