INSCREVA-SE!

domingo, 17 de abril de 2011

Faltam 740 dias para 26/04/13

TEMA: ADORAÇÃO 16 – Sl 99:9

 

ATENÇÃO: faltam 12 dias para nossa vigília de adoração ao Senhor! Tema: ADORAÇÃO – Sl 99:9 "Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo.". Realizar-se-á em 30/04/2011.

 

Hoje na nossa igreja, pela misericórdia de Deus, irei pregar uma palavra de Deus. O culto terá início às 17h. você é meu convidado especial.  Irei pregar sobre o seguinte tema:

TEMA: A Prisão de Jesus – Jo 18_1-14


1 Tendo Jesus dito isto [algumas versões dizem "Tendo Jesus acabado de orar" – ele está se referindo à oração sacerdotal do capítulo 17, na qual Jesus, em 26 versículos, ora pela sua glorificação, vs 1-5; ora pelos seus discípulos, para Deus os separar do mundo, para o Pai os proteger e para o Pai os manter serparados do mundo – vs 6-19; pela unidade dos irmãos em si e com ele, vs 20-26], saiu com seus discípulos para o outro lado do ribeiro de Cedrom, onde havia um jardim [refere-se ao Jardim do Getsêmani, no Monte das Oliveiras, lugar costumeiro de oração e busca a Deus – ver Lc 22:39], e com eles ali entrou.

2 Ora, Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque muitas vezes Jesus se reunira ali com os discípulos.

3 Tendo, pois, Judas tomado a corte e uns guardas da parte dos principais sacerdotes e fariseus, chegou ali com lanternas archotes [tochas] e armas. [eram + de 200 soldados, fora os soldados do templo contra 12 homens desarmados – exceção: Pedro tinha uma espada].

4 Sabendo, pois, Jesus tudo o que lhe havia de suceder, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais?

5 Responderam-lhe: A Jesus, o nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, também estava com eles.

6 Quando Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram, e cairam por terra.

7 Tornou-lhes então a perguntar: A quem buscais? e responderam: A Jesus, o nazareno.

8 Replicou-lhes Jesus: Já vos disse que sou eu; se, pois, é a mim que buscais, deixai ir estes;

9 para que se cumprisse a palavra que dissera: Dos que me tens dado, nenhum deles perdi.

10 Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortandolhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.

11 Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice [1. da sua morte; 2. da ira de Deus] que o Pai me deu?

12 Então a escolta, e o comandante, e os guardas dos judeus prenderam a Jesus, e o maniataram.

13 E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.

14 Ora, Caifás era quem aconselhara aos judeus que convinha morrer um homem pelo povo.

 

Três perguntas:

  1. Porque Jesus foi preso?
  2. Quem prendeu a Jesus?
  3. Para que Jesus foi preso?

 

Introdução:

Durante tanto tempo, três anos e meio, 1260 dias, Jesus andou com os discípulos e eles puderam ver e testemunhar que estavam diante de alguém muito especial que curava, realizava milagres, dominava a natureza, andava por cima das águas, expulsava demônios, ressuscitava mortos, falava com autoridade, com profundidade, com amor.

 

De repente aquele em que eles confiavam tinha passado por aquela grande humilhação: a sua prisão!

Pergunta nº 1: porque Jesus foi preso?

a)     Por causa do diabo

A1) O diabo é o senhor do reino parasita e o reino parasita depende do Reino de Deus para sua sobrevivência. Para que se manifeste a injutiça, há necessidade da justiça; para que a mentira venha à tona, ela depende da verdade. Na verdade, há um só reino, o Reino de Deus,  e, portanto, um único Rei e Senhor sobre todos; o outro reino, é falso, mentiroso, parasita.

A2) o diabo odiava Jesus e tudo fazia para o fazer pecar e o arruinar.

A3) o diabo tinha esperanças de que Jesus fosse derrotado e lutou, lutou, e por último, usou a sua arma mais perigosa: um discípulo seu, um apóstolo seu (Judas, um dos 12, tinha sido enviado para pregar, para exercer autoridade  expelindo demônios – Lc 6:12-16; Mc 3:13-19)

 

b)     por causa de Judas.

B1) Judas era um dos 12 designados discípulos, apóstolos, ... (uma pergunta complicada: porque Jesus escolheu como um dos doze a Judas se ele sabia que ele era do diabo e o iria trair? – seria somente para que a Palavra de Deus se cumprisse?)

B2) A inicitativa da traição foi 100% de Judas – ele procurou os sacerdotes, planejou o modus operandi, ...

B3) O beijo de Judas – um beijo acompanhado com uma escolta de soldados de mais de 200 com lanternas, tochas e armas para enfrentarem 12 indefesos homens.

B4) Jesus o chamou de amigo – Mt 26:50.

B5) Judas era do diabo – o filho da perdição – Jo 17:12.

 

Fica para amanhã a continuação dessa pregação. Ore por mim! Eu amo a pregação cristocêntrica. Eu amo falar de Jesus, pois ele é digno de nossa adoração o qual será o tema de nossa próxima vigília!

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.