INSCREVA-SE!

sábado, 15 de maio de 2010

365 dias de propósito! Dia 298/365

 

TEMA: A Minha Família é Plano de Deus 6 – Tg 5:12-18

 

Hoje, internacionalmente, é conhecido como o Dia Internacional da Família, mas ao procurarmos algo sobre a família no site da ONU no Brasil, http://www.onu-brasil.org.br nada encontraremos? Por que será? Que comemoração ou dedicação é essa a esse dia proclamado pela ONU para, dizem, chamar a atenção do mundo para o tema? Eu estou perplexo.

 

Desde o dia em que Deus planejou e criou a família, as instruções, os mandatos de Deus permanecem o mesmo. Qualquer estudo e afirmação que não leve em conta o Criador da Família já no seu nascedouro é fraco, sem base e não poderá edificar, mas conformar-se a esse mundo.

 

Eu não creio que devamos nos conformar, mas transformar esse mundo. Noé, em seu tempo, tinha parentes, amigos, vizinhos, primos e primas, tios e tias, irmãos e irmãs, mas somente 8 pessoas entraram no barco que estava construindo. Seu barco levou, com certeza, anos para ficar pronto e muita gente deve ter trabalhado nele, seguindo instruções de Noé. Eles devem ter ouvido a história de Noé, a sua advertência, a sua pregação, mas somente 8 pessoas entraram no barco.

 

Qual a população do planeta na época de Noé? Creio que alguns milhões ou milhares de milhões, mas somente 8 pessoas entraram no barco. E qual era a onda ou a moda dessas milhares de milhões de pessoas? O que rolava na sua TV e internet da época? Qual era o jornal mais famoso do mundo? Quais eram as notícias? Alguns deviam zombar e ter até charges mostrando o velho ancião maluco falando de algo estranho: o fim do mundo por meio de um dilúvio!

 

Será que tinha alguém que falava de família? Será que havia uma ONU? Será que havia um site da ONU que tinha um dia especial para comemorar o dia da família? Eu, sinceramente, gostaria muito de saber ou ter um quadro, um jornal da época do último dia desses milhares de milhões de vidas. Vamos supor e bota suposição nisso que a população na época de Noé fosse de 800.000.000 de vidas: matematicamente 8:800.000.000. Um de cada 100 milhões entrou no barco!

 

"11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." (Gn 6:11-13).

 

Hoje temos cerca de 7 bilhoes de vida habitando o planeta terra, todos filhos de Noé! Somos todos filhos de Noé, portanto descendentes de Sem, Cam e Jafé. Noé tinha seiscentos anos quando aconteceu o dilúvio.

 

Depois do dilúvio, diz as escrituras que Noé levantou um altar ao Senhor e lhe ofereceu sacrifícios que o Senhor Deus aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo que não tornaria a amaldiçoar a terra por causa do homem, pois é mau todo o seu desígnio íntimo desde a sua mocidade, nem que tornaria a ferir todo vivente, como fez.

 

Deus então com Noé faz uma aliança que se atentarmos bem, veremos que é uma renovação da aliança feita com o primeiro Adão e Eva. Ele renova e abençoa a família! Não se trata de uma nova aliança no sentido de ser outra, mas a mesma que tinha feito com os seus semelhantes, isto é, com aqueles que ele fez à sua imagem e semelhança.

 

Você sabia que Sem foi contemporâneo de Isaque, o filho querido de Abraão? E que Heber, bisneto de Sem e contemporâneo de Sem e de Isaque foi contemporâneo de Jacó o pai das 12 tribos de Israel? Noé também foi contemporâneo de Tera, pai de Abraão. Porque estou relacionando por meio da contemporaneidade Noé, Sem e Heber com Abraão, Isaque e Jacó? É para demonstrar que a história do dilúvio poderia ter sido fortemente contestada por eles se não fosse verdadeira! A contemporaneidade é mais um fator que dá crédito a história do dilúvio e da destruição de todos, pois:

 

APLICAÇÕES:  Já que Deus planejou e criou a família com um propósito: Irei ...continuar.... ou fazer novo sermão ou ambos...

   

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias – estou pensando em armazenar essas informações em algum outro lugar, enquanto isso, as atualizações somente serão feitas nos fins de semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.