INSCREVA-SE!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

365 dias de propósito! Dia 297/365

TEMA: A Minha Família é Plano de Deus 5 – Tg 5:12-18

 

A Arca da Aliança ontem estava cheia, cheia de bênçãos! Tivemos muitos bons momentos de oração, de louvor, de testemunho, de palavra do Senhor e de confraternização.

 

Continuando nossa reflexão, nós podemos entender as ordens de Deus a Adão e a Eva como mandatos que didaticamente ficam melhores se agrupados em cultural, social e espiritual. Vejamos essas ordens para termos uma vaga idéia, pois nosso tempo, é muito escasso para permitir aprofundamentos:

 

28 "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." 

29 "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento." 

30 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. 

31 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto."

è Frutificai

è multiplicai

è enchei a terra

è sujeitai-a

è dominai

 

E ainda disse que nos deu:

 

è toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra

è toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento

è todo animal da terra

è toda ave dos céus

è todo réptil da terra (ou todo ser que se arrasta na terra), em que há alma vivente (ou fôlego de vida)

è toda a erva verde lhes será para mantimento

 

Também disse sobre o Jardim do Éden e sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal:

 

                    Gênesis 2:

15 E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 

16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, 

17 "mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

 

è pôs o homem no jardim do Éden para o lavrar e o guardar

è ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, "mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." 

 

Se aprofundarmos o estudo, veremos que essas ordens de Deus ou mandatos que se dividem em culturais, sociais e espirituais não foram específicos a Adão e a Eva, mas a todas as famílias e isso inclui a minha e a sua família.

 

1.     Social (da frutificação, multiplicação e povoamento da Terra – Gen 1:28 )

2.     Cultural (de reinar, dominar e aflorar todas as influências e potencialidades grandes e maravilhosas na Terra, de acordo com as leis e modelos que Deus havia estabelecido – Gn 1:28)

3.     Espiritual (de continuar a andar com Deus. Ela e o seu marido são proibidos de comer do fruto da árvore – Gn 2:15-17)

 

Com a queda do homem, houve um grande desvio e rebeldia, mas com a redenção de Cristo, somos novamente convidados por Deus para reestabelecermos esses mandatos e os cumprirmos. Assim, são benditos os nossos trabalhos, estudos, arte, ciência, política, matemática, engenharia, etc. por exemplo, a ordem de Deus de crescer e multiplicar ainda está vigorando? É óbvio que sim, pois se não fosse desse jeito, seria o fim da humanidade.

 

Diante disso, eu não posso separar as coisas e ser espiritual na igreja, mas no meu trabalho, não. Não podemos separar essas ordens que funcionam de forma integrada. Jesus não valorizou o espiritual em detrimento do social e do cultural, mas sua mensagem, exemplo e testemunhos sempre buscaram atingir o homem como um todo. A redenção do homem é total.

 

Resumindo, Deus criou a família, planejou-a e lhe atribui tarefas ou mandatos que vigoram até o dia de hoje.

 

A unidade da família, homem, mulher e crianças, são a grande conquista de Deus na criação. Eles são a coroa da criação, mas eles devem ser sempre vistos como parte integral do reino cósmico.” (GVG).

 

Eu espero ter conseguido passar para você que a sua família é obra criadora do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus que dentro do infinito de si mesmo, em amor e união, por meio de sua palavra, a planejou e a trouxe à existência para exercer, por meio de uma aliança entre o Criador e as suas criaturas, através do cumprimento de mandatos (social, cultural e espiritual) o papel de vice-gerente da obra criadora de Deus a fim de que tudo venha a redundar em honras e glórias ao Criador, bendito para sempre e sempre. Amém!

 

Portanto, nós concluímos dizendo que a família é colocada de maneira tão central que deve ser vista como o pivô [a base] no reino cósmico de Deus. Ele colocou a família como sua subgerente e administradora da Aliança. Nós vimos que a família é básica e central. A família é colocada no centro do reino de Deus e, portanto, a tarefa da família é sub-gerenciar a totalidade do reino cósmico de Deus. Deus está acima de toda a sua criação mas ele colocou seu povo para ser sub-gerente dentro do todo da criação. A Igreja tem o seu papel, deve proclamar a graça, a salvação e realizar o culto; a Igreja, como instituição, no entanto, não deve se tornar família. Todos os membros de qualquer família devem se tornar ativos nas dimensões culturais da vida. Este não é um papel da Igreja mas da família. O papel principal dos aspectos cultural, social e espiritual no reino cósmico deve ser assumido pelo marido. Assim mulheres devem permanecer ao lado dos maridos e apoiá-los.

 

Terça-feira, por exemplo, 11 de maio de 2010, quem deu e está dando uma palestra para nós no seminário sobre o tema APOLOGÉTICA é o Dr. Davi Charles Gomes, Professor Titular de Teologia Filosófica e Coordenador da área, Diretor do CPAJ. Ele está enfrentando uma luta terrível por causa do Design Inteligente, pois muitos educadores e cientistas não aceitam essa teoria e consideram que na ciência, na educação, e em tudo nesta vida tem de haver separação entre aquilo que é de fé e aquilo que é secular.

 

Eu não estou dizendo que o Design Inteligente é questão de fé e outras teorias, não; na verdade, para mim, leigo, todas são questões de fé e, creio ser mais necessário a fé para engolir certos conceitos e afirmações naturalistas do que os próprios conceitos formados por cientistas cristãos. Ora, tudo é reino de Deus! Não há como fragmentar a nossa fé e separá-la do contexto em que vivemos. Eu não posso ser santo somente na igreja e no meu trabalho, não. Tudo é reino de Deus! Essa separação entre o secular e o sagrado não vieram dos reformados. Calvino mesmo não pensava assim, pelo contrário.

 

APLICAÇÕES:

 

Já que Deus planejou e criou a família com um propósito:

 

Irei ...continuar.... ou fazer novo sermão ou ambos. Amanhã, decidirei.

 

 

Ref.: Groningen, G. Van. A FAMÍLIA DA ALIANÇA. Ed. Cultura Cristã (as citações em itálico)

         http://www.scribd.com/doc/19043917/Pregacao-Minha-Familia-da-Alianca-no-Plano-de-Deus-238

         http://www.bibliaonline.com.br

         http://www.jamaisdesista.com.br

         Biblia Shedd.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias – estou pensando em armazenar essas informações em algum outro lugar, enquanto isso, as atualizações somente serão feitas nos fins de semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.