INSCREVA-SE!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

365 dias de propósito! Dia 293/365

TEMA: A Minha Família é Plano de Deus – Gn 1: 26-31

 

É hoje que irei trazer uma reflexão da Palavra de Deus no Grupo Evangélico dos Correios – GECOR e você é o meu convidado especial, pois Deus me tem dado um recado para compartilhar com você! Sim, com você, principalmente, você, homem semelhante a Elias? E também você, justo e justificado pelo Senhor.

 

O tema de nossa nova reflexão é: A MINHA FAMÍLIA É PLANO DE DEUS! Eu creio piamente que a família nem aconteceu ao longo dos tempos nem foi evoluindo num contexto social, mas foi criada por Deus. Para mim, ela foi planejada e veio a existir pela Palavra de Deus quando a Trindade reunida decidiu fazer o homem e a mulher. A leitura bíblica que iremos fazer se encontra, conforme a seguir:

 

GÊNESIS 1:

26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra." 

27 "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou." 

28 "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." 

29 "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento." 

30 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. 

31 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto." 

 

GÊNESIS 2:

7 "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." 

8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. 

(…)

15 E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 

16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, 

17 "mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." 

18 "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele." 

(…)

21 "Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar." 

22 "E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão." 

23 "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada." 

24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 

25 "E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam." 

 

MATEUS 19:

8 "Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim." 

 

ATOS 17:

24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. 

25 "Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;" 

26 e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação, 

27 "para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;" 

28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

 

Perguntas importantes que procuraremos responder ao longo de nossa reflexão:

 

  • Qual a origem e o significado de família?
  • Qual o significado de plano?
  • Quem é Deus para você?
  • O que é plano de Deus e no que isso implica?
  • O que vem a ser, então, “Família no plano de Deus?”
  • Quais são os fundamentos bíblicos e os propósitos do casamento e da família?
  • Quais os piores inimigos da família (o egoismo!)

 

Repare que são 3 palavras importantes que se destacam no tema: 1. família; 2. plano; 3. Deus. O próprio tema é perfeito e completo e se encaixa dentro do que creio e entendo.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø  Estou no capítulo 8 do livro de Mateus - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø  Ainda estou (são muitas minhas atividade escolares) na página 75/192 página de CURA PARA O CORAÇÃO, de Howard Eyrich e William Hines, ed. Cultura Cristã (título original em inglês: Curing the Heart). Meu próximo livro: A ALMA DA CIÊNCIA – Fé Cristão e Filosofia Natural de Nancy R. Pearcey  e Charles B. Thaxton. Ed. Cultura Cristã. 294 páginas. (título original em inglês: The Soul of Science).

Ø  Reniciei 08h075m05s de A FAMÍLIA DA ALIANÇA,  de Gerard Van Groningen, Ed. Cultura Cristã – é que irei pregar nesta quarta, na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga – Sandu Norte, sobre a família. Aindo estou por concluir (falta menos de meia hora) 03h35m42 de O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES, de Airton Willians Vasconcelos Barbosa, da Fonte Editorial Ltda.

Ø  Já ouvi [em breve, relacionarei tudo que já li e ouvi nesses 365 dias de propósitos]:

§  Terminei 01h50m18s de  02h11m45s de DEUS É SOBERANO, de A. W. Pink.

§  Terminei 07h38m47s de áudio, MP3, do livro de Michaels Horton, O CRISTÃO E A CULTURA – Nem separatismo, nem mundanismo, ed. Mundo Cristão, 206p. (título original em inglês: Where in World is the Church).

§  Já li as 660 páginas, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

§  08h06m54s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González

§  9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).

§  09h35m15s da segunda parte com 10h24m22s depois de terminar a primeira parte de 09h00m35s da parte 1/2 de áudio de VERDADE ABSOLUTA - Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural, Nancy Pearcey, 1ª edição/2006, ed. CPAD.

 

Observações:

·         Eu tenho ciência da necessidade de me cuidar na alimentação correta e da necessidade de fazer exercícios físicos regulares por causa de minha vida altamente sedentária. Fica aqui o registro da necessidade, veremos quanto tempo levará para eu tomar uma atitude. (registrado em 02/04/2010).

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.