sexta-feira, 7 de maio de 2010

365 dias de propósito! Dia 290/365

TEMA: A Oração de um Justo 4 – Tg 5:12-18

 

Ontem, encerrei com uma pergunta difícil de como deve ser a oração daquele que está com um mal incurável decretado por seus genes? Ou o que podemos falar, dizer, aconselhar alguém que se encontra assim nessa situação ou que tenha parentes próximos?

 

Sobre a soberania, Paulo se dizia, “eu, prisioneiro de Cristo”. Logo se vê que ele não reconhecia que sua vida era dirigida e controlada pelo Governo humano ou por qualquer autoridade ou pelo sistema, mas por Cristo, pelo seu Deus. Assim, em primeiro lugar, devemos entender pelo Espírito de Deus que não é a pessoa que está acometida deste mal, uma vítima de seus genes ou serva deles, mas filha de Deus. O seu Deus e Senhor não é genes, mas Cristo.

 

Recentemente nosso vice-presidente José de Alencar, um exemplo de homem que não desiste de lutar contra um câncer que enfrenta há mais de 10 anos, declarou entre outras coisas que não é o câncer que tirará a sua vida, mas Deus, o autor da vida, que pode fazê-lo. Isso para mim, também é exemplo de conhecimento e entendimento da soberania de Deus. Não é o câncer que tira a vida de ninguém, mas Deus.

 

Aproveitando o raciocínio exposto, podemos dizer de muitas outras coisas que Deus é que tem o controle total e absoluto de todas as coisas. A palavra de Deus em Romanos declara que: “... nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

A vida é dom de Deus e somente ele pode conceder ou tirar. Eu também conheço outra história que se encaixa dentro do assunto. Meu amigão, Cleo, de MG, contou-me uma história de um Sr. Zé que ia morrer. Ele passou a sua infância e adolescência convivendo numa vizinhança que falava constantemente do Sr. Zé que ia morrer. Ele lembra que o quadro de saúde do Sr. Zé que ia morrer era terrível e vivia acamado. Lembra que lhe fez visitas. Lembra dos filhos e filhas do Sr. Zé que ia morrer e se lembra que o tempo foi passando, passando e agora não era mais criança, mas adolescente e nada do Sr. Zé que ia morrer, morrer. Pelo contrário, superou a doença, com muitíssima dificuldade e acabou tendo que enterrar alguns de seus filhos que estavam esperando sua morte para qualquer momento. Um dia desses, Cléo me disse que, finalmente o Sr. Zé que ia morrer, faleceu e olha que Cléo já passava dos 45 anos.

 

Esse testemunho enfatiza o que estamos falando de que quem manda na nossa vida não é a doença ou enfermidade fatal, mas Deus. Deus e somente Deus é o autor e consumador de toda a vida! Sabendo disso, como deve ser a vida de oração de um servo de Deus, de um justo (Cristo é a nossa justiça!)?

 

Amanhã, prosseguiremos com nossa meditação. Por enquanto faça como recomenda Pedro: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pe 5:7). A palavra de Deus que vai finalizar a mensagem de hoje e prepará-lo para amanhã é está: DEUS TEM CUIDADO DE VÓS! Um bom fim de semana a todos.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø  Terminei o livro de Zacarias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø  Ainda estou na página 75/192 página de CURA PARA O CORAÇÃO, de Howard Eyrich e William Hines, ed. Cultura Cristã (título original em inglês: Curing the Heart). Meu próximo livro: A ALMA DA CIÊNCIA – Fé Cristão e Filosofia Natural de Nancy R. Pearcey  e Charles B. Thaxton. Ed. Cultura Cristã. 294 páginas. (título original em inglês: The Soul of Science).

Ø  Estou com 01h50m18s de  02h11m45s de DEUS É SOBERANO, de A. W. Pink.

Ø  Estou com 03h33m33s de 03h35m42 de O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES, de Airton Willians Vasconcelos Barbosa, da Fonte Editorial Ltda.

Ø  Já ouvi [em breve, relacionarei tudo que já li e ouvi nesses 365 dias de propósitos]:

§  Terminei 07h38m47s de áudio, MP3, do livro de Michaels Horton, O CRISTÃO E A CULTURA – Nem separatismo, nem mundanismo, ed. Mundo Cristão, 206p. (título original em inglês: Where in World is the Church).

§  Já li as 660 páginas, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

§  08h06m54s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González

§  9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).

§  09h35m15s da segunda parte com 10h24m22s depois de terminar a primeira parte de 09h00m35s da parte 1/2 de áudio de VERDADE ABSOLUTA - Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural, Nancy Pearcey, 1ª edição/2006, ed. CPAD.

 

Observações:

·         Eu tenho ciência da necessidade de me cuidar na alimentação correta e da necessidade de fazer exercícios físicos regulares por causa de minha vida altamente sedentária. Fica aqui o registro da necessidade, veremos quanto tempo levará para eu tomar uma atitude. (registrado em 02/04/2010).

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.