INSCREVA-SE!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

365 dias de propósito! Dia 289/365

TEMA: A Oração de um Justo 3 – Tg 5:12-18
 
Ontem, encerrei dizendo que nossas orações somente serão eficazes se tivermos essa mente aberta e cônscia da soberania de Deus que nos põe onde quer para que ali o honremos e o glorifiquemos. O fato é que em nossa aula de Teologia Sistemática, no Seminário Presbiteriano, com o Prof. Heber, tivemos boas e gostosas discussões sobre o tema da soberania de Deus.
 
Para não atrapalharmos o bom andamento das aulas, resolvemos prolongar nossas discussões de uma forma sadia e madura em um churrasco que iremos promover onde, inclusive, contaremos com a presença de um moderador, de um projetor e um quadro-negro para colocarmos ali as idéias principais. Contrataremos um bom churrasqueiro para que fiquemos livres para comermos, bebermos e discutirmos.
 
Que tal se o nosso professor nos acompanhasse e além disso considerasse nossas discussões como uma das muitas tarefas e resenhas que ele nos passa? Esta aí uma sugestão! Nada, no entanto, será melhor do que a oportunidade que teremos de nos confraternizarmos discutindo as coisas concernentes ao Reino de Deus e a sua Justiça.
 
Nosso Professor nos passou uma tarefa sobre a soberania. Ler o livro de A. W. Pink, SOBERANIA DE DEUS. E eu já comecei a lê-lo, isto é, ouvi-lo! Ele tem ao todo 2h11m45s de áudio. Estou gostando e aprendendo muito. Orar entendendo a soberania de Deus é assaz importante. E foi dessa forma que encerramos ontem nossa meditação.
 
E agora vem um grande desafio de oração. Imagine você que seu pai ou sua mãe falecesse de DH (Doença de Huntington – recomendo acessar o site http://www.upadh.org.br/ para conhecer o assunto e orar pelas famílias com este grave problema) e que tivesse gerado 6 filhos. Sabem o que dizem as estatísticas e a ciência comprova? Que 50% dos filhos poderão herdar a doença.
 
Resumidamente, podemos dizer que a DH é uma doença que “afeta cerca de 30.000 pessoas nos EUA e é considerada um mal genético dominante: o menino que herda uma cópia do gene defeituoso de um de seus pais tem 50 por cento de chances de desenvolvê-lo. Uma vez descoberta, a doença manifesta-se com movimentos descontrolados das extremidades, perda da capacidade intelectual, alterações emocionais e, por último, a morte.”. No Brasil também há muitas famílias com este terrível e, no momento, um mal incurável.
 
Quando a DH se manifesta numa vida ela dura uns 15 anos para levar o doente à óbito, mas durante este tempo vai acontecendo progressivamente uma degradação nos neurônios que irão afetando aos poucos tanto a parte física e motora do doente como também sua mente. É um definhamento completo e já nos últimos anos a pessoa fica totalmente dependente de outra. É simplesmente terrível!
 
O que significa ter esse gene defeituoso que levará um jovem ou uma jovem a desenvolver a DH? O que significa ver que seu pai ou mãe ou irmão ou irmã está doente? Como explicar e como orientar a orar alguém com este problema? Deus é soberano e está no controle de tudo. O homem é 100% responsável por seus atos. Como deve ser, então, a oração de um justo? Um bom dia a todos.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no cap. 10 do livro de Zacarias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Ainda estou na página 75/192 página de CURA PARA O CORAÇÃO, de Howard Eyrich e William Hines, ed. Cultura Cristã (título original em inglês: Curing the Heart). Meu próximo livro: A ALMA DA CIÊNCIA – Fé Cristão e Filosofia Natural de Nancy R. Pearcey  e Charles B. Thaxton. Ed. Cultura Cristã. 294 páginas. (título original em inglês: The Soul of Science).
  • Iniciei 02h11m45s de DEUS É SOBERANO, de A. W. Pink.
  • Estou com 03h33m33s de 03h35m42 de O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES, de Airton Willians Vasconcelos Barbosa, da Fonte Editorial Ltda.
  • Já ouvi [em breve, relacionarei tudo que já li e ouvi nesses 365 dias de propósitos]:
  • Terminei 07h38m47s de áudio, MP3, do livro de Michaels Horton, O CRISTÃO E A CULTURA – Nem separatismo, nem mundanismo, ed. Mundo Cristão, 206p. (título original em inglês: Where in World is the Church).
  • Já li as 660 páginas, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • 08h06m54s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González
  • 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).
  • 09h35m15s da segunda parte com 10h24m22s depois de terminar a primeira parte de 09h00m35s da parte 1/2 de áudio de VERDADE ABSOLUTA - Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural, Nancy Pearcey, 1ª edição/2006, ed. CPAD.
 
Observações:
Eu tenho ciência da necessidade de me cuidar na alimentação correta e da necessidade de fazer exercícios físicos regulares por causa de minha vida altamente sedentária. Fica aqui o registro da necessidade, veremos quanto tempo levará para eu tomar uma atitude. (registrado em 02/04/2010).
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.